Top 5 Melhores Endings – Temporada de Inverno e Primavera 2015

Juntamos as EDs da temporada de Janeiro e Abril e tiramos o que achamos de melhor de cada uma.

Esse Top foi montado apartir da votação de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas endings estavam concorrendo: clique aqui e aqui


Top 5 melhores Endings – Temporada de Verão 2014

 – “ScaPEGoat” by Sawano[nZk]:Yosh –  Owari no Seraph (10)

Marco – Gosto da música, mas o que me chamou atenção foi todos os personagens distribuídos pela cidade com as sombras saindo do vampiro loiro e escurecendo o cenário pouco a pouco. Quando finalmente chegam no outro protagonista elas revertem e todo o cenário começa a se iluminar. Posso estar vendo demais, pode ser só o sol descendo e nascendo ao invés de uma metáfora visual, mas ainda é um bom exemplo de como fazer uma ED estática bacana. Devil Survivor 2 também tinha uma ED nesse estilo de ir e voltar (aqui). A dele era até mais legal porque o terreno e personagens mudavam de algo dark para alegre quando tudo se iluminava.

Tanaka – É uma música que fala sobre os sentimentos do protagonista, onde ele declara que não quer perder sua família, mesmo que para isso tenha que se tornar um bode expiatório (MUCH EDGY AND SUFFERING). Fala também do relacionamento dele com o Mika, nas partes “você não é meu inimigo” e “eu vou deixar você provar o contrário”.

Jessica-  O encerramento de Owari no Seraph é bem simples mas consegue ter bastante impacto (mais que a direção do anime, diga-se de passagem). Começa com o mundo sendo envolto pelas sombras e termina com os personagens mais jovens correndo em direção ao sol, numa dualidade bem clara entre desespero e esperança e como a segunda triunfa. Fora que os cenários do Studio Pablo sempre agradam os olhos.


 – “Platinum Jet” by Doughnut@Quintet –  Shirobako ED2 (11)

Tanaka – Isso que a Jéssica falou e também o efeito de ficar cantando “nelunaluna”, “nelunaluna” esporadicamente.

Jessica- Um enceramento que é tipo um vídeo “step by step” de como o frame final é formado. Criativo e simples, fora que combina com a temática de Shirobako.


– “Honey Honey Honey” by Ayumikurikamaki –  Punchline (11)

Jessica – Não vejo Punchline, mas não pude deixar um vídeo feito por Wataru Uekasu no top. Pra quem não conhece, ele é um artista conhecido por suas animações em clipes musicais, com um estilo artístico bem próprio. Em Punchiline não foi diferente, combinado com uma música animada de tom otimista.


 – “Last Theater” by NoisyCell –  Death Parade (14)

Marco – Linda ending. Gosto bastante dessas EDs cantadas em inglês. A música é sobre pessoas tentando lidar com suas memórias e emoções. As bonecas sendo quebradas você tem que ver o anime para entender (só perto do final explica).

Jessica – O storyboard enceramento foi feito por Shinchiro Watanabe e é bem competente na hora de combinar com a música, dando um tom bem dramático.

– “Hello, shooting-star” by moumoom – AssClass (14)

Marco – Acho a música linda, pena não ter conseguido uma versão com a letra. A animação tem tudo a ver com o dia a dia feliz dos alunos com seu professor mutante, com tudo sendo desenhado de forma infantil em quadros negros.

Tanaka – “Não importa o quanto eu desenhe, não fica bonito, mas a culpa não é das tintas”. Talvez se pudesse traduzir isso como “não importa o quanto eu tente ser compreendido pela sociedade, não adianta de nada, e as minhas ações não são responsáveis por isso”. A estrela cadente seria obviamente o Koro-sensei, por quem estiveram esperando todo esse tempo.

Jessica – O efeito de desenho no quadro combina muito bem com a temática escolar de Assassination Classroom, fora que a música é simplesmente muito bonita.

– “Jounetsu Continue” by Sphere- Yatterman (15)

Marco – Gosto muito das músicas da Sphere, e com essa não foi diferente. A ED parece contar a história dos pais da protagonista desde que se conheceram até ela nascer (só vi um episódio então não posso afirmar com certeza). Muito bonitinha.


– “Sugar Song to Bitter Step” by Unison Square Garden – Kekkai Sensen (45)

Tanaka – A música pode não ter nada a ver com o encerramento em questão de letra, mas ignora-se a letra em favor do ritmo (poucos entendem japonês aqui de qualquer forma) e se tem uma demonstração incrível de uma dança animada, que provavelmente deve ter dado um trabalho do cão, principalmente na parte em que estão todos eles juntos. Mereceu ser a primeira.

Marco – A música é sobre alguém se acostumando a vida na cidade louca aonde o anime se passa, mas o charme mesmo é da parte visual com os personagens dançando e brincando em uma espécia de festa. Gosto dessas EDs movimentadas e divertidas.

Jessica –  Kekkai Sensen consegue fazer um encerramento que vai muito bem de uma dança divertida a quadros mais dramático, como o do protagonista chorando no colo da irmã. É muito criativa, bem dirigida e bem animada. Merece ser o destaque da temporada.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.

High School DxD 3

Marco – Mesmo sendo uma decepção se comparado as ótimas Endings de DxD 1 e DxD 2 ainda é uma ending legalzinha apresentando todas as personagens com animação em vez de quadro estático e terminando com elas tentando seduzir o Issei (enquanto ele foge?…..). A música é muito legal (mesmo grupo que cantou a ED da S1), realmente uma pena não terem feito um encerramento mais animado como a das temporadas anteriores.

Oregairu 2


Marco – A letra da música é perfeita para o anime e o que está se passando nele nessa temporada. Se acharem em PT ou entenderem inglês vão ver que está descrevendo as situações pelas quais a Yukino e Hachiman estão passando. O ponto fraco é o fundo ser só um bando de quadros estáticos passando para apresentar os personagens ao invés de algo mais inventivo.  

Fate UBW 3 

Marco – Gosto das músicas da Kalafina, mas ela estão começando a parecer todas muito parecidas pra mim conseguir realmente aproveitar ou valorizar a canção. Visualmente apresenta um relance do passado do Archer, Saber e Shirou em vários relances estáticos, finalizando com um belo cenário aonde os protagonistas se encontram. Bonito.

Shokugeki no Souma

Marco – Divertida ED, com ecchi mas sem apelar. Mas o que me chamou atenção mesmo foi o episódio dos personagens cantando ela no final. Bem criativo da direção (clique aqui para ver).


Jessica – Gosto de como a ED trata a nudez de forma mais leve e não sexualizada, além do clima de confraternização. Fora o fato de mudarem o personagem quadro do personagem sorrindo depois da garfada dar um toque muito fofo. 
Absolute Duo

Marco – Absolute Duo parecia tentar compensar a produção e história fraca com ótimas EDs e OP, sempre bem animadas e criativas. A que mais gostei é a de duas heroínas cantando e escutando música.

Arslan Senki 

Jessica- A arte do enceramento é muito boa (e pra quem reclamar que é afeminada demais, voltam pro QUALITY do anime em si). É bem simples, mas charmosa.

Tokyo Ghoul Re:

Jessica – A música é legal, mas o que chama atenção mesmo é o fato do Ishida estar fazendo a arte! Não, sério, quantos mangakas com trabalho semanal em publicação fariam isso? Além da arte ser muito boa.

Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
Jessica
1
15
Kekkai Sensen
Kekkai Sensen
Kekkai Sensen
2
11
Shirobako ED 2
Yatterman
Punchline
3
8
Dog Days 3 ED 2
AssClass
Death Parade
4
6
AssClass
Death Parade
Seraph
5
4
Yatterman
Seraph
Souma
6
3
Absolute Duo ED2
Souma
Arslan
7
2
Plastic Memories
Absolute Duo ED2
Tokyo Ghoul 2
8
1
Kancolle
Kimi no Uso ED2
Euphonium
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Kekkai Sensen
45
2
Yatterman
15
3
AssClass, Death Parade
14
4
Punchline, Shirobako ED2
11
5
Seraph
10
6
Dog Days ED 2, Souma
8
7
Absolute Duo ED2
5
8
Souma
4
Recomendado: