Impressões: Oregairu 2 #12

Alguém mata esse mulher antes que ela faça a gente voltar pro climão do arco anterior!

Segundo o próprio autor confirmou esse episódio foi uma adaptação do vindouro volume 11. Se foi uma adaptação completa ou só metade eu não sei. Como a Yui está fazendo uma cara triste na capa do volume 11 e o produtor do anime falou que ela vai finalmente tomar uma ação no final do anime (aqui a entrevista) eu suponho que só vimos a primeira metade do volume 11, que o episódio 13 da S2 deve finalizar. A questão é como fica o anime depois disso, já que o próprio autor comentou no final do volume 10 que estava na reta final – o que mais ou menos implica que dificilmente passaremos de 13 volumes.

A primeira parte teve de interessante a Haruno tentando desconstruir tudo que os arcos anteriores fizeram colocando dúvidas na cabeça do Hachiman e a conversa do Hachiman de sair com a Yui. Como ele chamou ela “na cara dura”, sem corar nem nada, parece ser algo mais no nível de chamar um amigo para uma saída normal do que qualquer coisa romântica. A Yui parece ter percebido algo e ficou hesitante, algo difícil de interpretar: ela pode ter percebido que ele quer falar sobre algo que ela não quer ouvir (sobre a Yukino por exemplo, já que, vale lembrar, ela viu a a cena dos dois na enfermaria) ou estar com medo de uma progressão romântica mesmo, do mesmo modo que se recusou a ir com o Hachiman no final por “não achar justo com a Yukino”. De qualquer modo, pelo discurso dela no preview depois da ED e o que o produtor do anime comentou na entrevista, acho que ela vai acabar aceitando a oferta. Fora isso a primeira metade foi mais focada na comédia e bate papo do pessoal do clube – do qual a Iroha parece ter se tornado um membro não oficial por imposição.

Episódio 12 em uma imagem.

Haruno está sendo perversa de um modo que já está começando a irritar. Ela sempre foi assim, tentando incentivar ações das pessoas observando suas fraquezas e mexendo nas suas feridas até abrir – o que é um método muito sádico de tentar fazer alguém tomar nota dos seus defeitos. Ela é praticamente um Hachiman mais maduro e cruel, usando sua capacidade de análise das pessoas para instigar o negativismo e tentar resolver situações que não lhe agradam com soluções que mais deixam as pessoas infelizes do que as ajudam na maioria das vezes. Mas diferente do Hachiman ela não se conscientizou do lado negativo que sua metodologia pode ter. Ou então ela sabe, mas ignora por sadismo.

Ela parece ter um problema com pessoas felizes a sua volta, já que como ela mesma afirma, preferia o clima anterior do clube do Hachiman – aquele com todo mundo ressentido sem falar nada. Antes eu tentava entender ela, mas agora ela parece mais uma péssima irmã mais velha tentando infernizar a mais nova, desde a tentar criar um clima desagradável para Yukino, forçando uma resposta de para quem ela estava fazendo o chocolate e lembrando sobre ela dar um chocolate para o Hayato, até dedurá-la para sua mãe no final. Forçar situações entre Yukino e Hachiman publicamente só gera constrangimento entre os dois, e nenhum deles vai se confessar em situações assim, então ela parece estar fazendo isso mais por diversão pessoal do que para tentar fazer eles progredirem romanticamente (o que é a única justificativa plausível para as ações dela).
Mesmo que você se esforce para ver algo por trás das ações dela só 2 parecem ter propósito: a de deixar o Yukino e Hachiman pouco a vontade e contestar o estado de triângulo amoroso do clube deles. Agora, tentar desconstruir tudo que o Hachiman aprendeu e dedurar a irmã pra mãe não faz sentido, parece puro sadismo mesmo.

O amor está no ar….

Bem, o episódio foi isso, um pouco de comédia, Haruno instigando o caos, Sensei fazendo o contraponto positivo com bons concelhos para o Hachiman, os sentimentos da Yukino e Hachiman ficando mais óbvios e tudo acabando com um clima meio desagradável para a Yukino. Foi legal, apesar de eu acha-lo um pouco abaixo da média dessa temporada. Tudo acabou parecendo apenas uma construção para algo futuro – um daqueles episódios em que eu ganharia mais analisando junto com o próximo, mas já que comecei a fazer análises semanalmente resolvi manter o esquema.

Episódio que vem é o último dessa temporada, mas levando em conta como tudo está não parece que vai encerrar a série como muitos temiam (tem tanta coisa meio em aberto que acho quase impossível um episódio apenas fechar tudo). Segundo o produtor vai ser um episódio “doloroso”, então ao menos um climax dramático deve ter. 

Avaliação: ★    ★ (+)

Extras

Essa sequência de reações foi ótima para reforçar quem faz parte do harém.

Interessante o enfoque rápido em como a Haruno ficou incomodada da Yui ter acertado o clima que ela tinha criado pra cima da Yukino. Só sei que não importa quem ganhe no final, eu vou ficar triste do mesmo jeito pela perdedora.

Cadê o maldito episódio de flashback explicando a relação da Yukino, Hayato e Haruno na infância? Isso responderia tantas perguntas…..bem, ao menos ficou claro que a Yukino realmente gostava do Hayato no passado.

Isso nunca fez tanto sentido como agora hauhauhauah. Haruno é com certeza um coringa encarnado tentando instigar o caos.

Preview do próximo episódio?

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2