Previsões de Venda de BD/DVD de Animes – Abril 2015

Hora de descobrir se seu anime preferido deve vender bem ou não.


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Fate UBW P2
Utaprince 3
15,000 – 20,000
Kekkai Sensen
10,000 – 15,000
Oregairu 2
5,000 – 10,000
Euphonium (Talvez)
Show by Rock (Talvez)
Danmachi (Talvez)
DxD 3 (Talvez)
Gintama (Talvez)
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
30k+
Fate UBW P2
2
15 a 20k
Kekkai Sensen
3
20k+
Utaprince 3
4
10k – 12k
Oregairu 2
5
5 a 7k
Euphonium
6
4 a 5k
DanMachi
7
5 a 6k
DxD 3
8
5 a 7k
Gintama 2015
9
4 a 5k
Grisaia 2
10
3 a 4k
Arslan Senki
11
3 a 4k
Seraph
12
3 a 4k
Nisekoi 2
13
3 a 4k
Nagato Yuuki-chan
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários:

Kekkai Sensen é o único das “não continuações” a parecer que vai vender realmente bem nessa temporada. O engraçado é que a previsão dele estava mediana, de 5 a 6k até o episódio 5 ir ao ar e jogar ele pro topo to top de pre-venda da Amazon. Como faz apenas 2 semanas que isso ocorreu a previsão dele pode estar inflada e cair daqui a pouco, mas ao menos algo acima de 10k já é quase certo. Fate UBW deve vender um pouco menos que a primeira parte e Oregairu 2 um pouco mais que a S1 (teve um BOX pra quem não comprou a S1 vendendo bastante essas semanas). Utaprince 3 vai vender horrores no volume 1 por causa do ticket de evento que em animes do tipo dele fazem mais sucesso que o normal e depois cair consideravelmente.



Danmachi está relativamente estável em uns 4 a 5k desde que a temporada começou, Hestia fez ele sair da margem do desconhecido (chance de “abaixo de 2k”) e vender muita LN mas parece que BDs não vendem tanto assim só pela popularidade de uma heroína (suponho, nunca tinha visto um caso assim pra ser honesto). Euphonium parecia que ia dar prejuízo mas deu uma melhorada grande depois do episódio 5. Como foi algo muito recente ele pode cair de novo, sendo meio cedo para levar a previsão dele como certa. DxD 3 está com previsões bem baixas comparado a season 2 mas a previsão da season anterior era de 7k e acabou vendendo quase 9, então quem sabe não surpreende de novo. NIsekoi 2 parece que vai ter uma boa queda também mas como as obras da Aniplex costumam vende mais do que o previsto pode surpreender (vai vender menos que a S1 no entanto, isso é obvio).  

Arslan, Seraph, Grisaia 2 Gintama e Nagato estão estáveis a um bom tempo então é pouco provável que melhorem ou piorem muito daqui pra frente. Gintama costumava vender um pouco mais do que o previsto no entanto (30 a 40%). Show by Rock deu uma boa melhorada nas últimas 2 semanas mas só foi o bastante para sair do “se pagou” para “vendas medianas” por enquanto.

CDZ: Soul of Gold e Vivid ainda não saíram na pre-venda. 

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão abaixo de 1500)

(Gunslinger e Plastic Memories podem vender um pouco mais do que o previsto por serem da Aniplex mas dificilmente será algo muito acima de 3k)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

As vendas estão meio fracas (para variar) se descontar que a maioria dos hits serão continuações. Dos animes novos muitas vendas fracas, algumas medianas e apenas um hit por enquanto.

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS: Talvez haja uma Parte 2, talvez não, vai de depender se houverem mudanças significativas nas previsões nas próximas semanas.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 15/05/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.