Previsões de Venda de BD/DVD de Animes – Abril 2015

Hora de descobrir se seu anime preferido deve vender bem ou não.


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Fate UBW P2
Utaprince 3
15,000 – 20,000
Kekkai Sensen
10,000 – 15,000
Oregairu 2
5,000 – 10,000
Euphonium (Talvez)
Show by Rock (Talvez)
Danmachi (Talvez)
DxD 3 (Talvez)
Gintama (Talvez)
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
30k+
Fate UBW P2
2
15 a 20k
Kekkai Sensen
3
20k+
Utaprince 3
4
10k – 12k
Oregairu 2
5
5 a 7k
Euphonium
6
4 a 5k
DanMachi
7
5 a 6k
DxD 3
8
5 a 7k
Gintama 2015
9
4 a 5k
Grisaia 2
10
3 a 4k
Arslan Senki
11
3 a 4k
Seraph
12
3 a 4k
Nisekoi 2
13
3 a 4k
Nagato Yuuki-chan
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários:

Kekkai Sensen é o único das “não continuações” a parecer que vai vender realmente bem nessa temporada. O engraçado é que a previsão dele estava mediana, de 5 a 6k até o episódio 5 ir ao ar e jogar ele pro topo to top de pre-venda da Amazon. Como faz apenas 2 semanas que isso ocorreu a previsão dele pode estar inflada e cair daqui a pouco, mas ao menos algo acima de 10k já é quase certo. Fate UBW deve vender um pouco menos que a primeira parte e Oregairu 2 um pouco mais que a S1 (teve um BOX pra quem não comprou a S1 vendendo bastante essas semanas). Utaprince 3 vai vender horrores no volume 1 por causa do ticket de evento que em animes do tipo dele fazem mais sucesso que o normal e depois cair consideravelmente.



Danmachi está relativamente estável em uns 4 a 5k desde que a temporada começou, Hestia fez ele sair da margem do desconhecido (chance de “abaixo de 2k”) e vender muita LN mas parece que BDs não vendem tanto assim só pela popularidade de uma heroína (suponho, nunca tinha visto um caso assim pra ser honesto). Euphonium parecia que ia dar prejuízo mas deu uma melhorada grande depois do episódio 5. Como foi algo muito recente ele pode cair de novo, sendo meio cedo para levar a previsão dele como certa. DxD 3 está com previsões bem baixas comparado a season 2 mas a previsão da season anterior era de 7k e acabou vendendo quase 9, então quem sabe não surpreende de novo. NIsekoi 2 parece que vai ter uma boa queda também mas como as obras da Aniplex costumam vende mais do que o previsto pode surpreender (vai vender menos que a S1 no entanto, isso é obvio).  

Arslan, Seraph, Grisaia 2 Gintama e Nagato estão estáveis a um bom tempo então é pouco provável que melhorem ou piorem muito daqui pra frente. Gintama costumava vender um pouco mais do que o previsto no entanto (30 a 40%). Show by Rock deu uma boa melhorada nas últimas 2 semanas mas só foi o bastante para sair do “se pagou” para “vendas medianas” por enquanto.

CDZ: Soul of Gold e Vivid ainda não saíram na pre-venda. 

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão abaixo de 1500)

(Gunslinger e Plastic Memories podem vender um pouco mais do que o previsto por serem da Aniplex mas dificilmente será algo muito acima de 3k)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

As vendas estão meio fracas (para variar) se descontar que a maioria dos hits serão continuações. Dos animes novos muitas vendas fracas, algumas medianas e apenas um hit por enquanto.

E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS: Talvez haja uma Parte 2, talvez não, vai de depender se houverem mudanças significativas nas previsões nas próximas semanas.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 15/05/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.


59 Resultados

  1. Lezerman disse:

    Eu realmente fiquei surpreso com essas previsões de Kekkai sensen, não esperava isso nem de longe, ainda mais sendo bones que não tem muita sorte com vendas de uns anos pra cá.
    Eu só queria entender como Uta no prince faz tanto sucesso…
    Kekkai sensen ainda tem muito material pra adaptar?, por que se as vendas forem no mínimo 10k deve ter 2 temporada, olha noragami que vendeu pouco e está ai rindo com 2 temp anunciada.

    Obs: tem 2 Euphonium na tabela

    • Shiba disse:

      Dos fracassos da Bones do ano passado , Noragami foi único que vendeu ”bem” , mas também não esperava anuncio de segunda temporada . Utapri faz sucesso por causa das fujoshis , Kuroko , Free , Utapri e Haikyuu dependem dessa base para vender bem , os animes comprados pelas fujoshis são hits garantidos kkk .

  2. Edu© disse:

    Os números de Kekkai Sensen me surpreenderam, se continuar assim vai ser ótimo pro anime… O episódio 5 realmente levou o anime pra outro nível, foi o que eu mais gostei até agora, dei boas risadas… E o 6 também foi ótimo.

    Acho que tá tudo normal… Nenhuma surpresa… Pelo meu gosto pessoal, gostaria que Yamada-kun vendesse mais, mas pelo jeito que estão adaptando já não deve ter chance de uma nova temporada, então tanto faz…

  3. Shiba disse:

    Fate e UtaPri já sabiam que era hits garantidos . Estou surpreso por Kekkai Sensen , realmente o anime anda melhorando a cada ep , se bem que eu queria que ele focasse mais no plot central , o ep 6 também foi bem emocionante , depois de longos anos a Bones vai conseguir um hit kk agora posso ficar ansioso por uma segunda temporada kk . Oregairu também vai vender bem o que eu acho ótimo já que essa segunda temporada está muito boa . Euphonium achei que seria o novo hit da KyoAni , acho que ainda pode melhorar . DxD acho que surpreende . DanMachi mesmo que o anime não chegue a ser grande coisa , pelo menos vai vender ”bem” . Gintama mitando *O* . Arlsan Senki e Owari já sabiam que iam vender pouco pelo nível de produção , mas cheguei a pensar em 10k em Owari por causa das fujoshis . Nisekoi deve vender bem , eu acho . Da linha da miséria tô triste por Plastic Memories , estou gostando tanto do anime e queria vê-lo vendendo bem , o mesmo para Shokugeki no Souma . Ore Monogatari , Kyoukai no Rinne e Denpa são animes de audiência então já sabia que não iam vender tão bem assim . Mikagura mostrando os resultados de sua ”bela” adaptação kk .

  4. Não achei Kekkai Sensen tão bom assim ao ponto de merecer vendas acima de 10k, eu acho a história do anime muito fraca, narrativa confusa e com problemas de continuidade – Mas quando o assunto é animação está impecável. De qualquer modo, como sou fã da Square, é bom ver um mangá da revista tendo um grande destaque e fazendo sucesso… Quem imaginaria que Kekkai Sensen faria mais sucesso que Owari no Seraph.

  5. Sora disse:

    Fate sempre será um hit em vendas kkkk,me surpreendi com essa previsão de Kekkai Sensen não esperava que fosse virar um hit nesse quesito oO,Oregairu 2 vai vender praticamente o mesmo da S1 então de boa 12k lá vamos nós,DanMachi deve variar entre 5~6k por volume acho eu mas tá bom.

    Da linha da miséria fico com pena só desses:Souma,Plastic Memories e Mikagura Gakuen(Eruna é muito viajada kkk),eles mereciam vender muito mais :/ de resto não tenho muito que comentar…

    • DouglasLK disse:

      Faço minhas suas palavras mano. Sobre Mikagura Gakuen, gosto muito dos personagens mas a direção fraca estão ferrando com o anime que vai ter só 12 episódios, passaram quase metade do cour fazendo build up dos personagens e sacrificam várias cenas de ação alem do desenvolvimento da estória (o foco da coisa ta voltado para os personagens e não para o enredo), duvido que vão conseguir melhorar essa bagunça até o ultimo episódio, me pergunto se foi falta de dinheiro, tempo ou as duas coisas que deram nisso.

      • Marco disse:

        Isso é mais culpa da LN do que do diretor ou roteirista, já que eles tem limite do que podem mudar do original. O anime não tem orçamento também então acho que eles já fazem milagre em conseguir deixar vários corte de animação fluidos. Mikagura é um anime bem bobinho e acho que pra mudar isso só refazendo tudo de modo original, inclusive mudando a personalidade da protagonista que não sabe ficar séria. Dá pra assistir como comédia, mas fica só nisso.

        • Sora disse:

          Mudar a personalidade da Eruna seria um grande erro,boa parte da comédia da obra em si só acontece e funciona justamente por causa das loucuras dela.

        • DouglasLK disse:

          Acho que oque realmente de deixou fulo foi a transição brusca de alguns eventos para outros, exemplo: Eruna venceu a luta contra o cara do clube de teatro, um minuto depois “fui derrotada pela garota do clube de rádio” pera aí! como assim? não me contaram nada! cade a luta? podiam pelo menos ter colocado uma cena de uns 10 segundos mostrando o final dessa luta mesmo que de maneira cômica em vez de deixarem a galera com a ideia de “Mas como???? quando isso aconteceu???”

      • Sora disse:

        Não li a Novel ou o mangá para comparar com o anime mas talvez seja mais como o Marco disse,honestamente eu estou gostando do jeito que o anime está seguindo com mais foco nos personagens do que no enredo em si,mas claro nada contra quem preferisse o contrário.Para 6 episódios até o momento o anime teve até bastante ação as competições são bem legais o mesmo para as batalhas.

        • Shiba disse:

          Os personagens e a comédia é o que eu mais gosto no anime , as batalhas em si não consigo gostar por causa da animação , a única luta que eu achei decente foi a do ep 6 que pelo menos o rosto dos personagens não ficaram tortos kk . Quero mais foco no Imizu nos próximos eps ‘3’

          • Sora disse:

            A comédia é o ponto forte do anime ainda mas com a Eruna aqui kkk,hum eu curti a maioria das batalhas principalmente aquela contra a Katai,mas a do 6 episódio foi boa/divertida também Tonkyun deu uma de Badass em certas partes.

  6. kingumaga disse:

    Meio surpreso pelo Yamada-kun e Souma estarem com vendas tão baixas, do resto era até esperado, Kekkai Sensen não sabia q tava esse sucesso todo.

    Nisekoi 2 apesar do desenvolvimento da história não ser tão bom quanto da S1 a qualidade do anime ainda tá muito boa, espero q venda bem pois prefiro muito mais o anime ao mangá.

    Curioso pra ver quanto Ninja Slayer vai vender hahahhaahaha

  7. GodSoul disse:

    ”Kekkai Sensen é o único das “não continuações” a parecer que vai vender realmente bem nessa temporada. O engraçado é que a previsão dele estava mediana, de 5 a 6k até o episódio 5 ir ao ar e jogar ele pro topo to top de pre-venda da Amazon.”

    foi so colocar romance um romance qualquer coisa que disparou?porque eu nao vi nada muito diferente dos outros episódios alem do relacionamento do Protagonista cujo nome nao lembro com a falsa fantasma(ela me engano) cujo nome eu nao lembro.

    acho que dessa temporada o único que troço por uma segunda temporada e Kekkai SenSen.

  8. Lucio disse:

    tá até boa a situação….mas como kekai vai vender tanto eu não sei…..

        • danpmss disse:

          a qualidade do anime corresponde ao tanto que ele ta vendendo, ao menos nesse caso (em outras palavras, ele é excelente) haha

          o “…” deve ter sido uma forma educada de dizer “o que diabos voce esta tentando implicar aqui?”.

          • Marco disse:

            Se essa lógica fosse aplicável Infinite Stratos é um dos animes de maior “qualidade” já feitos…..o mesmo para aqueles echis que vendem 10k. Coisas vendem porque apelam para alguém, qualidade não tem nada a ver, nem técnica, nem narrativa. Quantidade absurda de histórias idiotas ou animes tecnicamente deploráveis que vendem não é pequena, e quantidade absurda de obras que realmente tentam uma história mais inteligente ou profunda e não vendem 1000 BDs é grande também.

          • danpmss disse:

            “…ao menos nesse caso…”

          • Marco disse:

            Quis dizer que é pessoal a afirmação, não importa para que obra. Se você tivesse colocado um “eu acho que” na frente eu nem teria comentado nada, mas sempre que alguém afirma sua opinião de modo a parecer uma verdade absoluta eu acabo ficando incomodado.

          • danpmss disse:

            Mas era realmente isso que eu estava implicando, Marcos-bro haha (tipo aqueles caras chatos no MAL e no 4chan que falam que algo é completamente objetivo… dessa vez eu só consigo agir como eles).

            [red]A qualidade deste aqui é realmente aparente, quem quer que negue que ele é essas coisas não sabe o que é um bom anime.[red]

            Eu faço as palavras do review do ANN as minhas ( http://www.animenewsnetwork.com/review/blood-blockade-battlefront/.87044 ). Eu concordo em tudo que ele comentou sobre o anime até o momento.

            E outra, vai provavelmente ser o primeiro 10/10 (9,4 pra Yuri Kuma foi o que chegou mais perto… mas tinha muito fanservice apesar de todo conteudo espetacularmente inteligente por tras, tive que descontar alguns pontos) que eu vou dar em ao menos 2 anos, se continuar como ta agora (ou melhor que isso) lol

            Aqui a parte da minha opinião pessoal que você citou entra em jogo. Eu vou hypar pra caramba esse daqui em qualquer lugar, porém nao sem um bom motivo para tal.

          • Marco disse:

            Bem, não vou ser eu a tentar tirar o direito de alguém de hypar algo que gostou mas na minha opinião o enredo é super simples apesar dos elementos estranhos, a animação econômica apesar de bem dirigida e guardando aproveitada nos momentos de maior necessidade, o desenvolvimento quase inexistente e episódico (dá quase pra pular episódios). O anime tenta se safar com a White para dar alguma progressão mínima mas o mangá parece uma coleção de contos soltos. A mistura de nonsense quase o tempo todo que de vez em quando quer ser sério eu acho bizarro também (o protagonista é amassado, cortado, e tá sempre de boa terminando enfaixado no hospital como se não fosse grande coisa).
            Tirando a parte engraçada e a direção tentando deixar tudo estiloso é uma obra bem mediana, diferente de Durarara a que comparam pelo clima da cidade e ter muitos personagens. Talvez eu gostasse mais dele se conseguisse ver só como uma comédia, mas as mudanças que ele quer fazer para sério de vez em quando atrapalham nisso.

          • danpmss disse:

            Se você assistiu Trigun, deve saber bem que esse tipo de narrativa e progressão é o que faz a magica nos animes e mangas feitos por esse cara (ou baseados em seus trabalhos).

            Kekkai Sensen é uma verdeira festa louca, que vai se estruturando pouco a pouco, enquanto introduz, desenvolve e bota em ação seus carismáticos personagens em um cenário no minimo caótico, e muitas vezes episódico (episódico =/= ruim, só pra deixar claro, um exemplo magistral é Mushishi).

            Trigun fez a mesma coisa no anime (superior ao manga de diversas formas, como Kekkai Sensen de um certo modo), que por ironia do destino, é praticamente o oposto do que estao fazendo com KS, usando a mesma formula (Trigun, com 3 mangas em 26 episodios, adicionando varios personagens extras (alguns que cumpriram seu papel na historia como cast secundario de modo espetacular e inesquecível, e outros que serviram como bons cataclistas de eventos sem serem completamente descartados só por aquele proposito/sendo mal caracterizados por serem personagens de fundo), e Kekkai Sensen, com ao menos 7+ mangas em 12 episodios carregados de conteudo (e dessa vez, o cast adicional ainda por cima tem um grande papel na historia e background gerais), à um ponto onde voce precisa assistir umas 3 vezes (o episodio 4 por exemplo) para absorver toda a informação colocada ali).

            E não acabando por aqui, assim como Trigun, a verdadeira historia e até mesmo as motivações de alguns personagens, que vão se desenvolvendo por trás de cada aventura no enredo, tem sim um ponto principal para onde se direcionar.

            Eu to lendo o manga, e você ficaria surpreso que, apesar do pacing relâmpago do anime, eles encaixaram muito bem todos os foreshadowings necessarios para o desenvolvimento de cada plot-point que esta por vir (o mais interessante de tudo foi que eles encaixaram essa verdadeira coleçao de informaçoes/acontecimentos num contexto bem mais especifico (a relaçao com os personagens extras), logo eu so posso ficar boquiaberto enquanto espero para saber o que eles vao fazer na historia para fechar com um final original envolvendo os personagens novos).

            1- Em resumo, nada tem a ver com DRRR!, parece mais com é com Baccano! por conta da forma de storytelling em diversas situaçoes, e com Trigun por conta de todo resto que eu ja citei.

            2- A direção até o momento é incrivelmente cuidadosa e por vezes impecável, apesar de toda a correria em cada episodio antes do sexto (alteraram também a ordem de alguns acontecimentos para encaixar o Black, proximo episodio vai ser um capitulo do volume 4, enquanto este ultimo se passava no volume 5).

            3- A OST é matadora, e eu farei questao de comprar o CD assim que sair. Isso sem contar a ED, que é muito provavelmente a melhor dessa temporada (a OP também ficou maneira, mas é a ending que faz o show).

            4- A animaçao, apesar de limitada em algumas cenas (poucas, pelo o que pude notar), que podem ser corrigidas no BD sem maiores problemas) é bastante fluida e bem dirigida (como voce bem falou). De todo modo, eu sou um cara que desconsidera completamente o quesito visual, mesmo em séries de açao como esta (serve como ponto extra na minha escala, isto é, quando realmente é necessario para o proveito de uma certa série que nao tem nada a mais para oferecer, o que nao é o caso aqui).

            5- A historia nao poderia ser melhor para um anime feito nesse estilo. Simples, criativa, eficaz (introduz tudo o que quer introduzir no determinado ponto, executa o script de maneira incrivelmente satisfatória e conclui o mesmo de igual maneira, me lembra muito Cowboy Bebop, que seria o melhor exemplo de como fazer tudo isso do modo certo numa série episódica que progride de acordo com o desenvolvimento dos personagens e suas interaçoes entre si e diversos elementos que constroem um certo background para um futuro ato final conclusivo para série), com boas mensagens (um dos pontos mais importantes para mim numa historia) e com um cast realmente bem caracterizado que a compõe (o tipo de plot “os personagens fazem a historia… literalmente em varias ocasiões” ).

            6- E falando nos personagens, o ponto mais alto de todo anime, é claro que eu poderia incluir aqui os pontos de divertimento da série aqui. Em poucas palavras, com tudo aquilo que eu citei, mais esses personagens maravilhosos que deixam toda historia mais divertida do que ja era (com todo seu criativo world-building… que se desenvolverá progressivamente mais no futuro, so avisando), uma pessoa tem que ser realmente MUITO sem sal para nao apreciar uma singela mas perspicaz obra de arte como essa aqui.

            TL;DR
            Um anime muito bem contruido em base ao seu material original, com uma OST excelente, personagens memoraveis, uma historia formulada genialmente de maneira episodica ao ponto de poder ser comparada à “classicos” como Baccano! e Bebop e, mais que tudo (o ponto onde mais acerta, por ser seu objetivo principal), absolutamente enjoyable.

            O equilibrio entre drama e comédia sem forçar a barra em nenhum deles é outro ponto positivo notavel.

            Essa é a parte que mais me agradou, agora se quiser ver ainda mais pontos positivos que eu nem mesmo vi de primeira (referencias inteligentes, excelente atuaçao dos voice actors, que por sua parte, ja trabalharam em uma série de comédia e açao de igual (e por vezes até maior) qualidade, como Gintama, etc…), veja as reviews do ANN e as discussoes no Futaba (ou até mesmo no Animesuki).

          • Marco disse:

            Eita! O.O’ esse textão ficou meio “fanboy mode on” pra mim. Tento ser o mais objetivo e frio que posso com a maioria das coisas que vejo (atualmente) e não vejo essas qualidades todas na obra, sequer considero metade disso qualidade até, é mais fácil criar um plot por episódio do que arcos grandes e complexos. Exaltar personagens completamente planos é meio sem sentido pra mim também (ninguém tem o mínimo de profundidade ou sequer faz reflexões inteligentes, é tudo na base cômica até agora). Outra coisa que me incomoda é ficarem falando que tem informação demais, nunca precisei rever nada (e honestamente não acho que sou mais inteligente que ninguém aqui). É capaz de ter mais informações de world build em cada episódio de Sidonia do que Kekkai Sensen.

            Eu suponho que esse é o perigo de gostar de algo demais, a visão acaba ficando meio nublada e se desconsidera o mais importante quando se está vendo um anime/filme: algo que é qualidade pra você pode ser um defeito para outros (ex: nonsense, eu detesto em animes de ação, principalmente os que se levam a sério em algum ponto). Particularmente nunca vou entender os fanboys loucos Cowboy Beebob que acham aquilo perfeito.

            Quanto a comparação, Baccano tinha uma narrativa única, a qual não vejo semelhança em Kekkai, ele nunca bagunçou a ordem da narrativa com 3 linhas temporais ao mesmo tempo, o que foi o maior charme de Baccano. No episódio 1 ele tentou mudar a ordem dos acontecimentos mas acabou sendo algo simples no fim das contas.

            De Trigun eu vi muito pouco (não curti) então não tenho como concordar ou não com as comparações.

          • danpmss disse:

            Sobre isso:
            >Eita! O.O’ esse textão ficou meio “fanboy mode on” pra mim.
            >Eu suponho que esse é o perigo de gostar de algo demais, a visão acaba ficando meio nublada e se desconsidera o mais importante quando se está vendo um anime/filme: algo que é qualidade pra você pode ser um defeito para outros (ex: nonsense, eu detesto em animes de ação, principalmente os que se levam a sério em algum ponto).

            Eu nem fui fanboy man, eu fui objetivo com os pontos positivos que eu achei no anime.

            Quando uma pessoa é fanboy, normalmente ele nega que qualquer coisa seja superior em um certo quesito à tal obra que esta se referindo e tenta impor que as pessoas aceitem a sua opinião como verdade absoluta.

            Eu no caso bombardeei o texto com fatos, sem nem mesmo considerar minha opinião pessoal (que não seja na parte de Enjoyment), isso nao é fanboylizar, é analisar profundamente as qualidades e falhas de uma certa obra e demonstrar (ou debater até chegar em uma conclusao, onde ambas as partes que estao apontando defeitos e qualidades chegam em um consenso “acumulado” entre as suas opinioes, em outras palavras, até que compartilhem uma ideia em comum) que estes pontos sao validos.

            Outra é que Kekkai Sensen nao entra nem no Top 20 da minha lista de melhores animes, mas que merece um 10 até o momento, ele merece (não falhou em nada que me faça tirar pontos até agora). Fora isso, eu nao tenho nenhum motivo em especial para hypar ele que nao seja para dizer “merece a hype que ta ganhando”.

            Como posso, explicar… tanta porcaria rodando por ai que é popular, so pra chegar alguem e dizer que um dos melhores animes da temporada (exemplo, Yuri Kuma na temporada passada) nao merece tais aclamaçoes. Veja isso mais como uma defesa com argumentos da minha parte, antes de um ataque de fanboyismo kk

            Seu método de dar notas é diferente do meu, entao é inutil insistir nesse ponto de todo modo.

            Agora para o proximo ponto:
            >ninguém tem o mínimo de profundidade ou sequer faz reflexões inteligentes, é tudo na base cômica até agora.

            Suponho que voce nao tenha visto o episodio 5 e 6 ainda, que se focam mais em desenvolver os personagens do que os outros (os personagens ja sao bem caracterizados e envolventes no pouco tempo de exposiçao que eles ganham para demonstrar as suas caracteristicas (outra semelhança com Baccano! aqui), nao sei aonde voce viu o contrario.

            A nao ser que voce esteja se referindo à nenhum personagem ser um tipo intelectual que analisa tudo de maneira logica e genial, mas isso é uma coisa completamente diferente, e a ausencia desse tipo de personagem nao faz com que a historia seja estupida ou inferior à outras… um exemplo primordial de anime inteligente e perspicaz ao seu modo sem um personagem desses?
            Mais uma vez Baccano! (perceba que voce falou que nao achou muitas semelhanças mas eu vou citar ali embaixo mais algumas que nao se referem à forma de narrativa, que é de um modo muito similar, pois contém varios elementos de Jigsaw Puzzle Plot (apesar de nao ser separado em linhas de tempo com intervalos anuais, cada episodio inicia com algo que so vai fazer sentido com informaçoes que vao sendo adicionadas depois, por conta da ordem dos episodios nao ser exatamente linear).

            Mas talvez seja somente o ritmo frenetico que te fez pensar que nenhum deles teve tempo de se colocar como foco principal com o objetivo de serem desenvolvidos em maneira singular (uma semelhança com Baccano! (de novo, em boa parte, se nao contar a historia dos alquimistas), Durarara! (em geral, até começarem a dar atençao demais ao trio “principal”) e Trigun (manga) nesse caso, ja que diante de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, os personagens tem um momento exclusivo de brilhar em meio ao caos e mostrar suas personalidades para a audiencia).

            Em poucas palavras, nao desenvolver do jeito tradicional (como a maioria dos animes fazem) nao significa nao desenvolver at all. So significa que a exposiçao dos personagens da série é dada de maneira em que possa se encaixar ao ritmo da historia que esta acontecendo ao seu redor.

            Agora, esse modo de desenvolver ou apresentar/revelar estes personagens é bem mais dificil de se ter exito do que o ato dedicar-se à uma backstory para apresentar ao menos uma informaçao geral sobre tal personagem (uma pessoa precisa ser muito boa na administraçao do roteiro para conseguir fazer com que um personagem sem uma devida “sessao backstory” se sobresaia tao bem quanto um desenvolvido na mesma forma.

            Bem, é aqui que Kekkai Sensen brilha mais uma vez (assim como Baccano!). Ele consegue administrar muito bem o tempo de cada episodio para fazer isso (além de caprichar no storytelling enquanto faz isso, episodio 4 que o diga– apenas tente listar o numero de coisas que aconteceram na primeira metade do episodio por exemplo, e veja se elas realmente ficaram de alguma forma fora de ritmo/mal direcionadas, apesar do pacing).

            Como voce mesmo falou, apesar de todo o “infodump” de coisas acontecendo ao mesmo tempo, voce conseguiu acompanhar com louvor sem maiores problemas. Isso demonstra o quao confortavel e dinamico o roteiro é organizado– eu mesmo tive que repetir 2 vezes (nao completamente, so algumas partes) o episodio 4 para perceber diversos plot-points interessantes que aconteceram ali, mas que eu nao notei na primeira vez que vi. Eles encaixaram o conteudo de ao menos 3 episodios em um so ali, e isso é impressionante (de ser feito com exito).

            >nonsense, eu detesto em animes de ação, principalmente os que se levam a sério em algum ponto

            Sobre isso, apesar do conturbado e maluco world-building da série, ela nunca deixou de fazer senso (nonsense) em seu proprio universo (consequentemente virando uma trainwreck).

            Tem uma diferença entre ter uma historia maluca, por vezes bizarra, porém criativa e bem organizada no seu proprio senso (Franken Fran, o meu exemplo preferido, é a prova de como fazer isso com perfeiçao) e ter uma historia sem sentido que so serve para ver explosoes e porrada rolando solta (Michael Bay style, tipo Valvrave e alguns outros animes sem pé nem cabeça da Sunrise).

            Se voce considera tudo farinha do mesmo saco, te recomendo ficar longe de séries como Higurashi e especialmente Umineko (a visual novel e o manga… o anime nao existe), dois exemplos absurdamente extremos desse caso, pois seria uma pena serem julgados como trainwrecks sendo absolutamente geniais numa visao geral.

            Sobre Sidonia, como sendo de um genero completamente diferente, e que envolve diversos plot points que exigem uma explicaçao elaborada para cada coisa que roda por ali, é obvio que voce vai ganhar muito mais infodump (especialmente sobre detalhes cientificos (especulativos ou nao)) que numa série mais frenética (Sidonia tem um pacing bem lento, perfeito para explicar com calma aquela tonelada de coisas sobre o universo) como Kekkai Sensen.

            Mas nao é isso nao vai faze-lo ser superior ou nao à outras obras (especialmente quando a comparaçao vem de um genero completamente diferente, me lembra até do pessoal no MAL e no 4chan comparando Mushishi e Ping Pong com No game No life). E é aqui que entramos na area de Cowboy Bebop.

            Aplicando todas essas muralhas de texto acima à equaçao. Quantos erros para com o estilo de historia e execuçao do roteiro e dos detalhes tecnicos (contando até mesmo animaçao, OST e tudo mais) voce acha que Cowboy Bebop cometeu, sabendo como a estrutura da historia funcionava e o quao bem os personagens interagiam com esta enquanto a episodica historia encaminhava para um ponto final?

            Eu diria que é um dos poucos animes no geral que nao cometeu sequer um deslise, analisando de maneira geral todo seu conteudo.

            Malz ae cara, eu escrevo demais lol
            De todo modo, so pra ter como referencia, essa é a minha lista:
            http://myanimelist.net/profile/Danpmss

            Talvez eu demore um pouquinho pra responder a proxima mensagem (vou estar estudando e talz), mas bem, é sempre bom discutir com voce xD

            Até o proximo reply o/

          • Marco disse:

            E eu que pensei que eu escrevia demais…..bem, ao menos está bem escrito e dividido. Vamos lá:

            >”A não ser que você esteja se referindo à nenhum personagem ser um tipo intelectual que analisa tudo de maneira logica e genial”

            Quando digo que os personagens são super simples quero dizer que eles tem personalidade X ou Y, algo que costuma ser fácil de caracterizar, embora sim, alguns animes o façam bem melhor que outros. Tem tanto personagem simples (plano) que é popular pra caramba, enquanto alguns complexos são, em uma palavra, chatos.

            O negócio é que em termos de análise o personagem com conflitos ou até o famoso background clichê funciona melhor, já que o background pode dar tanto profundidade emocional quanto empatia (ex: acho que boa parte de quem assiste Madoka só começa a achar a Homura muito legal como personagem depois que mostra o passado dela).

            Os personagens de Kekkai por enquanto não tem conflitos (como terão desenvolvimento?) e de backgrounds temos o protagonista com a irmã morta(?) e um cara fundido com um monstro, mas nada disso parece tentar contribuir para dinâmicas de conflito emocional, é apenas um extra. O que acaba me levando a caracterizar Kekkai como uma comédia, uma tentativa de um Kill la Kill nos anos 80, melhor dirigido e um pouco menos louco (mas só um pouco).

            É um anime sem duvidas divertido e dentro do que ele parece tentar fazer bem dirigido, mas por enquanto fica só nisso (pode ficar mais ambisioso depois, quem sabe). Quanto a comparação com Baccano, entendo algumas partes, mas Baccano aprofunda melhor os personagens, sendo que até os vilões conseguem apresentar instabilidades comportamentais que os humanizem (ou minha memória que está ruim?), enquanto Kekkai só me deu uma casca para maioria do elenco, que embora não seja pequeno é menor que o de Baccano. O protagonista é tão simples que nem sei se tem como tornar ele de fato interessante. Pode ser meio cedo para analisar no entanto, dado que ainda faltam 6 episódios para o fim.

            >nonsense

            Se já me incomodo com excesso de comédia (gags) em animes sérios imagina meu problema com cenas de ação nonsense (malucas). Me tira investimento emocional. Se o protagonista pode ser esmagado, frito, jogado de um lado para o outro, ect e terminar enfaixado no hospital saindo no dia seguinte as cenas de ação passam de possivelmente emocionantes para algo “divertido” (para eu rir, não levar a sério).

            Tem gente que até prefere assim, mas para mim nonsense, seja ele mais ou menos controlado, em uma trama que parece querer oscilar entre séria e engraçada o tempo todo, não casa bem. Outras pessoas podem ter uma visão diferente sobre isso no entanto, o que não vejo problema. Vários aspectos de uma análise são sujeitos a interpretações ou impressões subjetivas, sem que nenhuma delas esteja necessariamente errada. Suponho que a aceitação do nonsense intercalado por tentativas de um desenvolvimento sério seja uma delas.

            >Deslizes e erros

            Sobre isso não dá pra analisar muito sem saber aonde Kekkai Sensen quer chegar. Mas por enquanto não acho essa trama episódica muito viável para o investimento emocional com o telespectador, e os personagens por enquanto foram só apresentados (as personalidades), nenhum foi realmente desenvolvido (sei mais sobre um cogumelo tarado por hamburgens do que sobre os protagonistas até o momento).

            As lutas rápidas de Kekkai Sensen com golpes de Hit Kill estilosos, sem uma real movimentação, são particularmente enfadonhas ao meu ver (o melhor episódio até agora foi um sem ação então acho que deu pra entender o que quis dizer). Os episódios ainda são divertidas mas um “nossa, que luta legal”, não teve nada do gênero, e admito que era uma coisa que eu
            esperava pelo trailer ou mesmo o episódio 1.

            Uma análise justa no entanto só será possível a longo prazo, mas embora o anime tenha seus bons momentos não vi nada demais nele por enquanto, só a direção que chama atenção por ser estilosa e conseguir levar bem uma quantidade elevada de ocorrências por episódio (o 1 e o 4).

            Sobre Bebop, devo falar algo a respeito em um post futuro.

            ——-
            Quantos 10!…..eu dei 10 para dois animes até hoje e sinceramente não acho que eles mereçam, só dei para destaca-los como meus preferidos.

        • Nagisa Shiota disse:

          n faço a mínima ideia :v

  9. chefe é chefe né pai disse:

    Desses ai eu so compraria Oregairu.

  10. Leonan Ferreira disse:

    Sendo assim, parece que Shokugeki(um dos meus animes favoritos da temporada), não vai ter continuação ;-; #deprê

  11. Lezerman disse:

    Achava que Euphonium fosse o novo hit da Kyoani, triste =(

  12. Lola disse:

    Por mais que eu estivesse realmente conformada que Kyoukai no Rinne de forma alguma passaria da linha da miséria, ele me traz lembranças tão boas enquanto e uma nostalgia com Inuyasha :’c

  13. Jessica Alguma Coisa disse:

    >Fujos comprando Kekkai Sensen
    Fujos salvando o anime, como sempre.

    • danpmss disse:

      Acho mais provável serem fans de Trigun (ambos manga e anime estao sendo absurdamente populares e bem vistos nos forums de discussao por ai, especialmente pela fanbase americana), e até mesmo de Baccano (o estilo e a interaçao entre os personagens sao muito similares e a fanbase desse aqui aclamou quase que na mesma intensidade… sei disso porque sou ativo nos foruns e discussoes de ambas kk).

      Incrivel que no Futaba, apesar de todos falarem bem (meio que raro para um anime do genero (Watanabe que o diga, mencionando ele aqui por acaso btw), que agrada mais o publico ocidental), nunca vi o manga na lista de mais vendidos por la (no maximo 100k, e acho que foi volume 1 isso), apesar de realmente merecer o.O

      Mas as fujos devem ter feito a sua parte (pelo Leo-kun xD).

    • Marco disse:

      Vi os gringos que acompanham comentando que do nada elas caíram em cima depois do ep 5. Só não entendi porque depois de um episódio com enfoque em romance, ou será que foi o personagem novo com cara de galã?

      • Eduardo disse:

        Eu não sei porquê, mas eu também comecei a adorar kekkai a partir do episódio 5. Acredito q seja pq a partir daí os episódios foram ficando menos confusos, mesmo sem deixar de ser maluco. O episodio 4 por exemplo, eu tive q assistir 2 vezes pra entender mais ou menos o q tinha acontecido. Já nos episódios mais recentes eu consegui pegar tudo q tava acontecendo de boas. Fora q no episódio 5 ainda teve o melhor merchan q eu já vi na minha vida(o do catchup da Heinz kk) e passou o filme “irmãos gêmeos” q me bateu mó nostalgia de sessão da tarde.

  14. Antony Santos disse:

    Min tira uma duvida isso é da Amazon certo? ou seja só existe esse lugar ae q vende Bds,ou tem outros q vcs no final junta tudo,fiquei meio perdido ae 🙁 ou eu entendi errado ?

    • Marco disse:

      Tem outros mas a maioria compra na Amazon. Os que vendem muito fora da previsão normalmente são os que tem uma demanda forte em outras lojas online ou lojas físicas, mas são casos raros.

  15. oga tatsumi disse:

    Fico muito feliz que Kekkai tá prometendo vendas boas, é um ótimo anime, e mesmo tendo conteúdo original que não tem no mangá, uma segunda temporada seria bem vinda caso eles deixem um bom gancho no final.

    Só espera chegar no ep 8/9, o Juggernaut Drive vai fazer DxD vender que nem água. huehuehuehue
    Falando sério, duvido que venda muito mais do que está previsto, mas esperança é algo bom de ter até o fim. :3 E como eu só me importo com eles adaptarem os volumes 9 ao 12 nem precisa ter vendas estupendas, 7k de BDs tá mais do que bom, além de todos os volumes da LN estarem ganhando uma reimpressão. (Não sei se influencia muito, mas reimprimir 20 Volumes não parece ser algo feito por nada)

    Espero que Arslan venda pelo menos o suficiente pra ter um pouco de lucro, ouvi dizer que a novel (Não é LN, é uma novel mesmo) é espetacular, e como não tem traduzida o anime é a melhor forma pra mim. Se flopar mesmo ainda tem o mangá da Arakawa pelo menos.

    Ore Monogatari tá legalzinho, mas não sei se quero segunda temporada. Se não tiver uns plot twists marotos, comédia romântica pura que nem essa fica chato com o tempo. Foi bem legal o Suna ser o bróder mais broderístico da história dos bróders e ajudar o Takeo e a garota-que-não-lembro-o-nome (me deu branco ;-;) a namorarem logo no começo, mas tirando isso, e o fato doTakeo ser mó comédia (Final do último ep foi tenso, pobre travesseiro xD) não tem muita coisa rolando na história. Não li o mangá então não sei se isso melhora, mas por enquanto tá bem meh.

  16. Rodrigo Rodrigues disse:

    Esses post sempre me decepciona, maioria dos animes que vejo não vende rsrsrs.. Mas para uma season de abril realmente poderia ser melhor! Com mais animes na faixa de 5k -10k

Deixe um comentário