Impressões: Oregairu 2 #08
Pelo que leio por ai existe um público que quer um herói que não expressa emoções, com soluções infalíveis, psicológico e fisicamente invencível (não me refiro necessariamente ao Hachiman mas sim a uma gama de protagonistas atuais vindos de fabrica com boa parte dessas características). A questão é que de alguma forma alguns tornaram essa imagem do cara com planos infalíveis e frio o protagonista ideal, e o Hachiman em parte se encaixava nisso, principalmente na S1, ainda que haja uma explicação para tal. Só que eu nunca consegui ver sentido nessa caracterização do protagonista como um ser inabalável, e é nesse ponto que essa segunda temporada está mais acertando ao meu ver.
O ser humano é falho, ele não pode acertar sempre, ele nem sempre consegue lidar com qualquer situação, ele nem sequer consegue entender todas as situações, e é por isso que, em tese, precisará de ajuda de vez em quando, rever seus conceitos e crescer com isso. Obviamente, se o personagem for afetado e isso se repetir toda hora fica irritante, mas no caso de Oregairu o protagonista pedir ajuda e se abrir é algo tão impensável que pode ser comparado a um plot twist.
A Sensei nunca pareceu tão “legal” (como ela mesmo comenta sobre si mesma). Ela falou exatamente as qualidades e defeitos do Hachiman que o levaram a presente situação. Ele é fantástico para entender o que as pessoas estão pensando, mas é horrível para entender o que elas estão sentindo. Ambos tem uma ligação mas não são a mesma coisa. E como ele só entendo o primeiro ele toma decisões por muitas vezes equivocadas. O que leva a reflexão que fez logo depois, aonde finalmente admite que cometeu diversos equívocos até ali, baseado na sua visão da interação humana, que claramente não é 100% como ele teorizou. Após pensar ele cai então na única solução possível para tudo aquilo, pedir ajuda.
Hachimam virou o que virou por medo de se machucar internamente, ele criou um escudo e decidiu que se esperasse sempre o pior das pessoas e escolhe-se as palavras com cuidado elas não poderiam mais feri-lo. Mas a questão é que, tem situações em que as pessoas precisam falar o que pensam, precisam ferir umas as outras, para que então possam entrar em acordo, ficar evitando isso como o Hachiman estava fazendo só estava piorando as coisas. Como uma fala do anime resume bem: “você pode machucar uma pessoa só por existir”. O que o Hachiman esquece é que feridas se curam, se machucar faz parte da vida, e você normalmente aprende com os erros que te levaram a cada um desses machucados, ou, saindo da metáfora, amadurece.
Essa cena foi sensacional em termos da noção do animador em tentar mostrar como alguém que não está habituado a se expressar emocionalmente tentaria faze-lo. É como se os músculos do rosto dele estivessem meio travados e ele os estivesse forçando a se mexer pela primeira vez em muito tempo. Não é algo que ele consiga fazer com naturalidade, e essa cena mostra exatamente isso: o rosto dele vagando em diversas emoções enquanto ele tenta expressar o que realmente sente pela primeira vez, sem frases “legais” ou diálogos vazios, só o que ele realmente estava sentindo. Duvido que vá ser permanente, mas por alguns segundos, pela primeira vez em 2 temporadas, ele saiu da casca/baixou seu escudo/se abriu! A direção foi nota 10 com os acréscimos dos flashbacks e trilha sonora nesse momento, ficou bem emocionante. Um excelente exemplo de cena em que a adaptação pode deixar uma cena do original muito mais forte.
A Yokino continuou resistindo no entanto, se mostrando extremamente antipática ao pedido de ajuda do Hachiman, até que a Yui entra e as duas acabam desabafando. Não tinha notado que a Yukino estava magoada da Yui ter tentado competir contra ela nas eleições, me pegou realmente de surpresa o desabafo dela. Era toda essa falsidade deles de ficar dando sorrisinhos ou falando calmamento quando estavam magoados internamente que estava criando aquele climão no clube.
A solução era obvia, mas exigia o que vou chamar de “coragem emocional”, porque apesar de personagens mais simplórios como a Yui terem facilidade nisso (foi graças a ela que o Hachiman acabou desabafando, vale dizer, porque ele só foi lá para pedir ajuda inicialmente), é uma coisa que pessoas que pensam e analisam demais tem extrema dificuldade de fazer. Hachiman nunca pareceu alguém tão corajoso pra mim quanto nesse episódio. Fazer o que ele fez, de ir contra tudo que ele pensava, rever tudo que ele fez e admitir seus erros, exige muito mais coragem do que destruir a própria imagem, ainda mais quando a maioria das pessoas nem sequer liga muito pra você, e as que ligam não vão mudar sua visão sobre você por situações as quais elas entendem o motivo do porque você fez o que fez.
Excelente episódio, foi basicamente conversa o episódio inteiro, mas foram diálogos com profundidade, reflexões excelentes, atuações excelentes. Direção. roteiro, animação (com direito a mais de um corte fluido de expressão), trilha sonora, tudo funcionou. De novo a série não te chama de burro, ela te dá diálogos para te fazer pensar ao invés de ficar explicando em mínimos detalhes cada pensamento do personagem (e graças a isso eu posso fazer um post destrinchando esses diálogos em interpretações).
Não importa que o Hachiman diga para si mesmo que as relações das pessoas são faltas, que aquilo é o normal, que as pessoas tem sempre algum interesse escondido por trás de todas as suas atuações ou falas, lá dentro não é isso o que ele quer, ele anseia por uma relação verdadeira, aonde as pessoas falem o que pensam ao invés de ficarem se escondendo em cascas e sorrisos falsos. Yukino é a mais problemática nesse aspecto (como a própria Sensei comenta), se negando desesperadamente a admitir o que realmente pensa ou sente. Mas conseguiram uma pequena brecha na armadura dela nesse episódio, então quem sabe o que virá a seguir. Não acho que nenhum personagem vá mudar completamente (nem quero isso), porque não é assim que as pessoas funcionam, mas suponho que esse foi o primeiro passo para algumas pequenas mudanças positivas no Hachiman e Yukino daqui pra frente, afinal, eles precisam evoluir para ver um mundo além das barreiras que criaram, mesmo que tenham que se machucar um pouco no processo.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
PS: Eles não gastaram praticamente nada da LN nesse episódio, pegaram esse climax dramático e foram o mais fiel possível, colocando frase a frase da LN e ainda acrescentando extras na parte visual (flashback). Levando em conta o que ainda tem de material (um pouco menos de metade da LN) deve ter mais uns 2 episódios até o final dessa saga.
Extras
NOOOOOOOOOOO!!!!!!!! Rota da Sensei acabou de levar um banho de água fria………..que preconceito com idade é esse?
Resumo desse arco até agora. Embora tenha dado crédito a ao Hachiman acho que foi a Yui que salvou a coisa toda de desmoronar no final.
Minha cara quando o Hachiman fechou o rosto e tentou desabafar. Não acreditei no que estava vendo.
Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2













Marco, vc acha que oregairu vai ter um final original ou vai deixar espaço para um possivel 3 season ?
Quando essa temporada começou achei que não mas agora penso que devem terminar no volume 10 da LN e quem sabe um dia tenha uma S3.
poderiam fazer que nem fizeram com ore no imouto e cobrir os ultimos (ou ultimo) volume que faltam pra acabar, em ovas. Ja que a staff provou ser capaz de fazer isso sem perder nada
Talvez, depende de quantos volumes o autor tem planejados para o fim.
Sobre a problemática de gostarem muito do Hachiman por ele ser assim “perfeito”, eu já não acho isso. Ele não é perfeito, nunca foi! Tanto que todas as soluções que ele consegue pensar ferem, exatamente por causa do que a Sensei disse, ele sabe como pensam, mas não sabe como eles se sentem.
Hachiman sofreu muito quando mais novo, aqueles sentimentos o faziam infeliz e ele simplesmente não conseguiu desenvolver bem simpatia para com outras pessoas, mas ao mesmo tempo, você não acha incrível como ele deu a volta por cima mesmo depois de tudo, ele se fechou e se focou no seu próprio mundo para se tornar forte, ele não se odeia, ele não é depressivo, ele vive a vida que ele quer sem se preocupar com o seu redor, ele superou tudo. Mas ao mesmo tempo não, por quê? Porque ele é observador, ele sempre desconfia das pessoas, ele sempre tentar ver nas entrelinhas, ele sempre está alerta, exatamente para estar preparado para o pior, isso por si só, é uma fraqueza, não se sentir seguro pra confiar em ninguém.
E o fator dele não querer que as pessoas sintam pena dele ou que fiquem procurando motivos para acha-lo fraco o irrita, até a mim irrita, pq eu sei que ele não se importa, mas as pessoas ficarem lembrando o quando ele era “lamentável”, ficam trazendo de volta aquelas malditas memorias que ele quer tanto esquecer e selar… ele quer SEGUIR EM FRENTE, e eu acho isso fantástico. Porque ele é o que é.
Ele pode parecer errado, pode ser rude, mas eu considero-o um ótimo personagem, por ser assim, por seu desenvolvimento até chegar aonde chegou, e não por ser “perfeito”.
Mas pessoas e pessoas né, deve ter gente que gosta dele realmente por ser “perfeito”. Mas eu acho mais que ele é contraditório em seu entendimento, que o faz um bom personagem, e mantém sua humanidade. Minha explicação pode estar cheia de falhas, mas acho que isso só mostra que ele é falho, mesmo que ele próprio não perceba isso.
Mas Marco, eu realmente concordo com tudo que vc disse no seu texto, eu achei muito bom, está de parabéns.
E exatamente por ele ser assim tão impenetrável que quando ele começa a demonstrar uma fraqueza me emociona muito, é como se “Finalmente você está tentando se aproximar de mim.”, algo está mudando, de colegas para se tornar amigos. Essa situação toda tem UM GRANDE significado. Não importa o quanto ele pensa-se sobre a situação ele não consegui entender o que sentir, ele não conseguir por em palavras, ele não sabia como reagir, eu senti como se ele finalmente estivesse crescendo e por isso não pude segurar as lágrimas por gostar tanto dele.
Ele finalmente começou a entender (ou não) porque ele precisou de um “motivo”, porque ele precisou da Komachi, pq inconscientemente algo está travando ele ver a importância que ele dá a certas coisas, mesmo que ele não queria acreditar que está … que é essa muralha que ele próprio construiu.
MAL POSSO ESPERAR pra ver o crescimento dos 3 protagonistas *-* aaahhhhh vê-los assim aperta meu coração e me emociona.
Agora só falta o Hayato *-*… quero ver o lado bonzinho dele se destruindo aos poucos HOHOHOHOHO, quero ver todos esses medos e inseguranças (ou não…) que o forçam a se comportar daquele jeito.
(Nossa escrevi muito, DESCULPAAAAAAAAAA!! o//)
Sim, o “perfeito” que quis dizer foi uma imagem que algumas pessoas criaram de perfeição em termos de protagonista, alguém relativamente frio, analítico, isolado e com planos que sempre davam certo. Ser isolado inclusive é defeito em uma sociedade normal, mas estavam transformando em qualidade (é “cool”). A admiração também vinha por parte do auto-sacrifício, algo com o qual a maioria das pessoas simpatiza, mas que pra mim, depois do ato ser repetido diversas vezes, tinha perdido um pouco do valor. Ele estava longe de ser um personagem ruim ou sem sentido, sempre foi bem interessante até, mas ao menos pra mim só consegui gostar 100% dele quando vi que ele era capaz de se abrir e voltar atrás em suas decisões de vez em quando (ou quebrar a muralha que ele criou como você disse), ou mais precisamente, evoluir.
Hayato é um que gostaria de mais foco mesmo, ele é interessante porque embora tenha a imagem de cara perfeito ele mesmo admite que está longe disso. Não imagino o que se pode fazer com ele no entanto, já que diferente do Hachiman ele não parece estar prezo a uma visão especifica da sociedade ou limitação emocional. Ele parece bem aberto com o Hachiman até.
Eu acredito que o Hayato provavelmente vai se tornar um amigo de longa data do Hachiman, talvez não agora no período escolar já que ele estão todos presos ao “sistema”, mesmo que o Hayato não pareça estar preocupado com isso, mas acho que saindo das escola e de alguma forma eles estejam em contato, tipo mesma faculdade ou mesmo trabalho, eu acho que os dois vão se dar bem, provavelmente o Hachiman nunca vai achar isso, mas por parte do Hayato sim.
Eu venho a crer que o problema seja algo mais haver com a criação dele, tem haver mais com a família dele, a Yukinoshita provavelmente sabe muito mais sobre isso, e acho que a irmã mais velha deve saber, pq eu ACHO que ela tem culpa por ele ser assim até. A Yukinoshita e o Hayato tem isso de GUARDAR demais as coisas em comum. Mas o Hayato pelo menos procura ajuda quando já não tem mais pra onde correr.
Melhor episódio da série, essa segunda temporada está tão superior a primeira que eu tive a impressão que a primeira temporada só serviu de introdução dos personagens principais. Acho que não devia, mas eu ri do das expressões do Hachiman na parte que ele se abriu com a Yui e a Yukino, realmente pareceu que ele estava chorando pela primeira vez na vida.
No mais, Sensei>>>>>All, best girl do anime.
Se ela não fumasse ela seria 10/10, mas como fuma…
Eu tenho pra mim que o autor, como a maioria dos autores de LN, não sabia muito que rumo tomar no começo da história, nos primeiros 2 volumes principalmente, mas ele claramente foi se acertando e decidindo no tipo de desenvolvimento que iria se focar, o que resultou em uma segunda temporada absurdamente superior a primeira. Pensando agora Oregairu funciona quase em escala ascendente: a S1 começa só mediana e vai melhorando com o tempo, e a S2 vai melhorando ainda mais sobre a primeira.
o Hachiman ja tinha dado indícios desde o final do EP 02 dessa temp que ele ja n pensava do msm jeito e cara, assistindo o EP 01 da 1º temporada, ele evoluiu muito, mais muito, ele n conseguia conversa olhando pra Yukino, sempre desviava o olhar e suava frio, agora ele ja interage normalmente como uma pessoal “normal” em uma sociedade, ele é um protagonista único pra mim, pq eu realmente vejo um ser humano ali, ele estava longe de ser perfeito, muito pelo contrario, ele tava mais pra um fracassado que de tanto sofrer e falha criou um sistema pra se defender de um mundo “cruel” pra ele, o maior erro dele foi não procurar ajuda, é até irônico por causa do clube que ele esta, pós se depende-se dele seria as coisas n mudariam, mas por causa da professora tudo mudou, ele conseguiu crescer, com a influencia dela, por isso dele dizer que tentaria com ela se tivesse nascido/conhecido ela a 10 anos, por que alem de tudo ele a respeita e admira ela, do jeito teimoso dele claro, outra que tenta isso é a irmã soq sem sucesso, que apesar da empolgação da pra ver que ele realmente ama a irmã e faz os desejos dela, duvido muito que ele vai mudar de hora pra outra, mais acho tem tudo pra evoluir.
Não vejo grande mudança do Hachiman durante a S1 pra falar a verdade, ele já estava moldado no que é hoje em dia. O passado dele é backstory e nem focam muito, só serve para entender porque ele ficou desse jeito. Mas como só usam de justificativa não consigo considerar o eu dele do passado como uma prova de que ele tenha reações mais humanas, de ficar magoado e etc. O personagem que o anime foca 95% do tempo é um cara relativamente frio, ranzinza, e que, embora uma boa pessoa que quer ajudar os outros, fica procurando desculpas para não admitir que sua visão da sociedade pode estar meio equivocada em alguns aspectos. Teimosia não deixa de ser uma coisa humana, de fato, mas o roteiro nunca contradizer o personagem ou o colocar contra a parede me frustrava. E o maior dos problemas, o Hachiman da S1 parecia alguém impossível de desmoronar emocionalmente, por isso o comparei com uma pedra. Nessa S2 tudo aquilo foi desconstruido no entanto, e ai está a beleza, tudo que reclamei que faltou na S1 está acontecendo na S2. O Hachiman tem seus momentos de fraqueza, ele não consegue resolver tudo e até duvida de si mesmo atualmente. Agora consigo de fato simpatizar com ele. Pra mim na S1 ele era só interessante por fugir dos padrões, mas agora eu consigo ter simpatia por ele.
E como “perfeito”, quis dizer que algumas pessoas fizeram da imagem de protagonista frio, isolado e com planos “infalíveis” para tudo o protagonista perfeito.
Mas eu acho que a S1 foi necessária porque só começou a dar problema agora por causa dos acontecimentos da primeira parte, no fim, a pessoa toma uma atitude quando está sendo pressionada, e cara, virou uma bola de neve gigante que ai ele não teve como deixar passar. A S1 você entende que aquele é o jeito dele e pronto, e se continuar dando certo, pq mudar? O problema é que o que ele achava certo não estava, e começo tudo a desmoronar, e seu jeito de resolver tudo não adiantava mais, até ele ter que admitir que TINHA que ver as coisas de outro modo. Exatamente por ele ser um cara Cabeça dura e teimoso como vc disse, ele precisava dessa rasteira =P
Comecei a assisitr essa série pq vi os posts no blog, e em duas semanas devorei todos os episódios até agora… o anime se mostrou bem mais profundo do que eu pensava que seria, principalmente na segunda temporada… Era bem o que eu estava procurando para assistir hahaha.
É, parece um consenso geral que essa S2 está absurdamente superior a S1, ao menos para quem procura profundidade e desenvolvimento de personagem.
Melhor episódio até agora.
[OFF]
Alguém poderia me explicar o que significa a coluna “Yen(1m)” na tabela de vendas? (http://intoxianime.blogspot.com.br/p/blog-page_5524.html) é o quanto o anime lucrou por minuto produzido?
Não, é o preço dos BDs e DVDs multiplicado pelo número de unidades vendidas de todos os volumes. Yen é a moeda japonesa. Converta de 1000 yen = 10 dólares. o “1m” significa que tem que aquele valor da tabela tem que ser multiplicado por 1 milhão para se ter o número real em Yen. Como os BDs e DVDs de cada anime acabam sempre tendo preços e número de volumes meio diferentes aquela é uma forma melhor de tentar calcular o lucro do que apenas a média de unidades vendidas.
Ok, vlw pela informação. Teria algum site onde eu possa ver quais franquias de animes (DVD,BD, Figures, Brinquedos, Bilheteria, etc) mais movimentaram dinheiro nas ultimas décadas? Sempre tive curiosidade de saber isso mesmo que em números aproximados.
Teve um ano em que publicaram o lucro total por franquia (venda de BD/figure/ect), mas eram os dados somados de apenas um ano separadamente, acho que foi em 2014, os dados somados eram de 2013. Vários sites de noticia BR e gringos noticiaram na época. Agora, um site especifico com essas informações eu não sei dizer.
Não considero o Hachiman perfeito mas comparado com outros protagonistas acho ele bem acima da média,digo nunca vi outro personagem com o mesmo tipo de personalidade e raciocínio igual o dele,simpatizei com esse cara e seus tipos de métodos desde o começo da S1,mas de vez enquanto não custa nada ele tentar se expressar emocionalmente e se abrir como nesse episódio.
Sensei seria um bom par para o Hachiman ele deveria investir fodasse a idade kkk,de longe Oregairu 2 está sendo o melhor da temporada para mim.Sobre essa frase”ele nem sempre consegue lidar com qualquer situação”,protagonistas como Alucard,Tatsuya,Izayoi,Inaho e Yuuji desconhecem isso mas honestamente é fácil para mim simpatizar com eles(Tatsuya é um caso a parte).
Ver o Hachiman chorando foi a melhor cena desse ep , juro que quase chorei com ele kkk . Quem diria que ele quebraria o seu orgulho para pedir ajuda . A Yukino continua meio chata . A conversa no começo com a sensei foi mitosa kk cara achei muito fofo a rosto corado dela kkk . Aquele abraço da Yui na Yukino tava torcendo para que fosse uma abraço em grupo entre os três 🙁 . Agora é esperar para o que vem pela frente .
Sobre os personagens que não demonstram emoções eu consigo simpatizar sem nenhum problema , desde que os personagens tenha motivos para serem assim . Hachiman na primeira temporada a personalidade dele foi o que me prendeu ao anime . Tatsuya é outro que simpatizo muito ( mas parece está mudando) , assim como o Yuuji . Que eu achei meio irritante neste aspecto foi o Inaho em Aldnoah . O cara via um míssil passando por ele e ficava calmo , o amigo morreu na frente dele e ele calmo kkk , não entendia o motivo por traz de tanta frieza . Depois daquele olho robótico , deu para encarar ele como um robô mesmo kkk .
Tatsuya e seu primo Yuuji são mitos…Tatsuya demonstrou mais emoções no volume 16 do que os outros 15 volumes juntos..o.O. Embora comparar um personagem onde a família faz uma cirurgia para ter suas emoções limitadas a uma só pessoa… (spoiler: fora ser forçado a matar a 1° pessoa aos 6 anos e ser tratado como as crianças de Esparta, lidar com a quase morte da “irmã” e ser desprezado pela família… E para considerações finais desse personagem, ele teve a primeira e a segunda “derrota” no vol 16 embora seja no campo estratégico, mas sim ele perdeu ), e o Yuuji que era odiado pelo pai, abusado sexualmente pela irmã, teve que suportar os abusos de Oslo, “morte” da irmã que era um dos pilares da sua vida, o suicídio de sua mãe e perder sua “mestra” a quem tinha grande consideração são situações totalmente diferentes as do Hachiman que teve alguns tropeços na vida, e por isso tem uma visão distorcida da sociedade, tenta sempre ler as entrelinhas de uma conversa para que possa usar isso ao seu favor, esse jeito antissocial, calculista e dependente é uma desculpa para esconder seus pontos fracos.
As histórias das obras que citei tem focos totalmente diferentes, acho muito difícil comparar o Hachiman à Tatsuya ou Yuuji, Tatsuya e Yuuji se transformaram no que são pq foi necessário, as partes obscuras das vidas de ambos os personagens só estão começando a vir a tona agora, no caso de Yuuji no anime e Tatsuya na LN vol 16, e a comparação entre Tatsuya e Yuuji, é complicada já que o Yuuji tem aberturas e não é quase imortal…
Puts o que eu ainda não tinha visto ainda nessa temporada e eu tava dando muita falta era desses diálogos com tanta psicologia embutida,a sensei dando aquela aula magnifica ali no inicio já valeu o ep pra mim(se eu fosse o Hachiman ali já tinha agarrado ela e levado pra casa,e ainda casava depois).Já tava amando o ep até ai e nun imaginava que tinha como ficar tão bom e ficou,melhor ep do anime,teve tudo o que eu queria e foi além:sentimentos alflorados,finalmente botaram os pratos limpos e amarraram as pontas.
Na 1º temporada eu até simpatizei mais com a Yukino, mas nessa 2º isso se inverteu e passei a gostar mais da Yui quando a Yukino rejeita o pedido do Hachiman deu vontade de chingar ela(apesar de entender o porque disso se não mudar esse jeito dela vou acabar criando um rancor por ela).Concluindo,ep excelente em todos aspectos nota 1000 quando comecei a ler essa resenha do Marco já estava imaginando minha indignação se ele desse menos de 5 estrelas para esse episodio.
É, também fiquei meio “WTF sua filha da…..” com a Yukino quando o Hachiman pediu ajuda e ela mandou ele se virar sozinho. Suponho que o autor está deixando claro que ela ainda não consegue baixar a guarda como o Hachiman conseguiu. Yui é um um ser humano maravilhoso, quer gostem dela ou não. Emocionalmente ela é de longe a mais madura do grupo, tanto que não vejo nem o que desenvolver nela.
Como eu esperei por essa cena pra ser animada, e conseguiu ser muito melhor do que imaginava, ele pensando em vários momentos durante seu monologo e com dificuldade pra expressar o que realmente sentia. Isso me deixa ainda mais ansioso pelo próximo episódio, que apesar de não ter tanta carga emocional como esse, é considerado por muitos como o melhor capitulo. Só digo uma coisa: “Destinyland” *-*
Well, pra mim foi esperado esse ep. Era óbvio que algo assim ia acontecer mais cedo ou mais tarde… Mesmo assim, ficou interessante. [sem nota pra não causar polêmica, rsrsrsrsrsrs]
Esse episodio me deixo de queixo caido, Hachiman me impressiono melhor episodio da seria nunca eu pensei que isso ira acontecer, esse anime merece ser um dos melhores da temporada! o/
Gostei muito de ler seu texto parabéns, realmente esclaresseu bem mais as coisa pra mim. Agente se ve no crunchyroll! kkkkk
Ótimo episódio, realmente foi algo q não esperava ver.
acho que foi o melhor episódio da série esse , fiquei tão surpreso que nem acreditei .
Oregairu: A série está ótima, e bem melhor que a temporada anterior, na verdade quero falar Yukino: ela na verdade brigou com Hachiman por que ele mentiu no caso de episódio 2 para preservar amizades superficiais se usando como isca, isto fez com que ela ficasse com raiva pois é contra o que ela acredita sobre ser honesto e e também fez com que ela achasse que então conhecesse ele de verdade pois antes ele tinha tido que não gostava de relações “falsas” (superficiais) e acabo indo contra isso, além de ele se coloco como isca, alvo que nem no final da primeira temporada fazendo caso algo ruim acontecesse ele seria o único culpado de novo, inclusive ela ficou com raiva do seu plano inicial para Iroha não ser presidente pois ela percebeu que ele que iria fazer o discurso horrível, e depois ele tentou agir como se nada tivesse acontecido no clube criando um clima ruim, então ela achou que eles não eram amigos de verdade fazendo que ela ficasse abalada e sentisse como se não o conhecesse, então ela tentou se candidatar para provar que a amizade deles era verdadeira e não precisava do clube para serem amigos e talvez ela também queria ser presidente, mas Yui e Hachiman impediram ela pois eles achavam que se ela ganhasse o clube acabaria e sua amizade iria se desmantelar, então quando ele impediram sua vitória ela viu como prova que suas relações eram superficiais e “provou” que eles não eram amigos de verdade.
Terminei de assistir a S1 e o ep. 8 da S2, Hachiman me lembro muito Keima Katsuragi de kami nomi zo shiru sekai apesar do Keima ser mais histérico e compreender os sentimentos das garotas fato que o torna mais “legal” nas tramas amorosas, os pontos em comum dos dois seriam o auto sacrifício, a hipocrisia (um rejeita o mundo real e o relacionamento com pessoas de carne e osso, outro rejeita a interação social e as emoções humanas intrínsecas dessas interações), a frieza, a cretinice das ações de ambos para resolver os problemas (os fins justificam os meios), ambos possuem concelheiras sociais e emocionais ( professora e irmã; pseudo irmã), são inteligentes, amadurecem e começam a questionar seu modo de agir.
Muitos podem me apedrejar por comparar personagens de universos diferentes mas querendo ou não acaba sendo inevitável.
Se o autor não deixar o final em aberto eu ainda tenho fé que o Hachiman vai amadurecer o bastante para ter um final feliz com uma das garotas (preferia que fosse com a professora, LOL, fetiche mode ON).
Pensei que somente eu notava essa semelhança entre ambos os personagens. De fato, eles são muito parecidos em vários detalhes…
bem, ainda num vi a primera sason completa, mas sla, deu vontade de ler a postagem com aquele “EITA!!!!!” e ainda com uma personagem femina corando ao fundo….. eh neh…. ninguém resiste…… :v melhor deixar o anime em dia logo sabe.. agr fiquei BEEEM mas interessado do que ja estava…….. :v
alguém sabe me informar se tem a LN em PT????
Marco, comenta o polêmico episódio 8 de Hibiki!
Excelente análise, esse episódio foi tão bom que tive que procurar algo á mais sobre ele por que tive a impressão de que não tinha entendido tudo, e encontrei seu site, que aliás é nota 10, com certeza irei ler os outros posts.
Análise incrível, parabéns e continue com o excelente trabalho!Arigato!!!
Valeu cara, eu via e revia esse episódio sem entender os diálogos…
Eu nao acompanho o blog desta epoca,eu sou de 2k16 pra frente mas,eu amo esse anime