Impressões: Oregairu 2 #08

EITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nunca pensei que ia ver esse dia chegar, O HACHIMAN TENTOU DESABAFAR!, com emoções que ele nem sabe expressar direito, mas estão lá, e ele finalmente tentou coloca-las pra fora. Embora um personagem interessante, nunca consegui gostar tanto do Hachiman como alguns, porque ele basicamente não mostrava aberturas. Não importa o que faziam, falavam, ou ele pensava, nada nunca parecia afeta-lo muito emocionalmente, ele era uma rocha. Isso é ruim, porque ao menos pra mim fica difícil de simpatizar com um personagem que não mostre sentimentos que todo humano tem, que se desespere em algum momento, que precise de ajuda (até o Batman a que ele tanto é comparado tem momentos assim).

Pelo que leio por ai existe um público que quer um herói que não expressa emoções, com soluções infalíveis, psicológico e fisicamente invencível (não me refiro necessariamente ao Hachiman mas sim a uma gama de protagonistas atuais vindos de fabrica com boa parte dessas características). A questão é que de alguma forma alguns tornaram essa imagem do cara com planos infalíveis e frio o protagonista ideal, e o Hachiman em parte se encaixava nisso, principalmente na S1, ainda que haja uma explicação para tal. Só que eu nunca consegui ver sentido nessa caracterização do protagonista como um ser inabalável, e é nesse ponto que essa segunda temporada está mais acertando ao meu ver.

O ser humano é falho, ele não pode acertar sempre, ele nem sempre consegue lidar com qualquer situação, ele nem sequer consegue entender todas as situações, e é por isso que, em tese, precisará de ajuda de vez em quando, rever seus conceitos e crescer com isso. Obviamente, se o personagem for afetado e isso se repetir toda hora fica irritante, mas no caso de Oregairu o protagonista pedir ajuda e se abrir é algo tão impensável que pode ser comparado a um plot twist.

A Sensei nunca pareceu tão “legal” (como ela mesmo comenta sobre si mesma). Ela falou exatamente as qualidades e defeitos do Hachiman que o levaram a presente situação. Ele é fantástico para entender o que as pessoas estão pensando, mas é horrível para entender o que elas estão sentindo. Ambos tem uma ligação mas não são a mesma coisa. E como ele só entendo o primeiro ele toma decisões por muitas vezes equivocadas. O que leva a reflexão que fez logo depois, aonde finalmente admite que cometeu diversos equívocos até ali, baseado na sua visão da interação humana, que claramente não é 100% como ele teorizou. Após pensar ele cai então na única solução possível para tudo aquilo, pedir ajuda.

Hachimam virou o que virou por medo de se machucar internamente, ele criou um escudo e decidiu que se esperasse sempre o pior das pessoas e escolhe-se as palavras com cuidado elas não poderiam mais feri-lo. Mas a questão é que, tem situações em que as pessoas precisam falar o que pensam, precisam ferir umas as outras, para que então possam entrar em acordo, ficar evitando isso como o Hachiman estava fazendo só estava piorando as coisas. Como uma fala do anime resume bem: “você pode machucar uma pessoa só por existir”. O que o Hachiman esquece é que feridas se curam, se machucar faz parte da vida, e você normalmente aprende com os erros que te levaram a cada um desses machucados, ou, saindo da metáfora, amadurece.

Essa cena foi sensacional em termos da noção do animador em tentar mostrar como alguém que não está habituado a se expressar emocionalmente tentaria faze-lo. É como se os músculos do rosto dele estivessem meio travados e ele os estivesse forçando a se mexer pela primeira vez em muito tempo. Não é algo que ele consiga fazer com naturalidade, e essa cena mostra exatamente isso: o rosto dele vagando em diversas emoções enquanto ele tenta expressar o que realmente sente pela primeira vez, sem frases “legais” ou diálogos vazios, só o que ele realmente estava sentindo. Duvido que vá ser permanente, mas por alguns segundos, pela primeira vez em 2 temporadas, ele saiu da casca/baixou seu escudo/se abriu! A direção foi nota 10 com os acréscimos dos flashbacks e trilha sonora nesse momento, ficou bem emocionante. Um excelente exemplo de cena em que a adaptação pode deixar uma cena do original muito mais forte.

A Yokino continuou resistindo no entanto, se mostrando extremamente antipática ao pedido de ajuda do Hachiman, até que a Yui entra e as duas acabam desabafando. Não tinha notado que a Yukino estava magoada da Yui ter tentado competir contra ela nas eleições, me pegou realmente de surpresa o desabafo dela. Era toda essa falsidade deles de ficar dando sorrisinhos ou falando calmamento quando estavam magoados internamente que estava criando aquele climão no clube.

A solução era obvia, mas exigia o que vou chamar de “coragem emocional”, porque apesar de personagens mais simplórios como a Yui terem facilidade nisso (foi graças a ela que o Hachiman acabou desabafando, vale dizer, porque ele só foi lá para pedir ajuda inicialmente), é uma coisa que pessoas que pensam e analisam demais tem extrema dificuldade de fazer. Hachiman nunca pareceu alguém tão corajoso pra mim quanto nesse episódio. Fazer o que ele fez, de ir contra tudo que ele pensava, rever tudo que ele fez e admitir seus erros, exige muito mais coragem do que destruir a própria imagem, ainda mais quando a maioria das pessoas nem sequer liga muito pra você, e as que ligam não vão mudar sua visão sobre você por situações as quais elas entendem o motivo do porque você fez o que fez.

Excelente episódio, foi basicamente conversa o episódio inteiro, mas foram diálogos com profundidade, reflexões excelentes, atuações excelentes. Direção. roteiro, animação (com direito a mais de um corte fluido de expressão), trilha sonora, tudo funcionou. De novo a série não te chama de burro, ela te dá diálogos para te fazer pensar ao invés de ficar explicando em mínimos detalhes cada pensamento do personagem (e graças a isso eu posso fazer um post destrinchando esses diálogos em interpretações).

Não importa que o Hachiman diga para si mesmo que as relações das pessoas são faltas, que aquilo é o normal, que as pessoas tem sempre algum interesse escondido por trás de todas as suas atuações ou falas, lá dentro não é isso o que ele quer, ele anseia por uma relação verdadeira, aonde as pessoas falem o que pensam ao invés de ficarem se escondendo em cascas e sorrisos falsos. Yukino é a mais problemática nesse aspecto (como a própria Sensei comenta), se negando desesperadamente a admitir o que realmente pensa ou sente. Mas conseguiram uma pequena brecha na armadura dela nesse episódio, então quem sabe o que virá a seguir. Não acho que nenhum personagem vá mudar completamente (nem quero isso), porque não é assim que as pessoas funcionam, mas suponho que esse foi o primeiro passo para algumas pequenas mudanças positivas no Hachiman e Yukino daqui pra frente, afinal, eles precisam evoluir para ver um mundo além das barreiras que criaram, mesmo que tenham que se machucar um pouco no processo.

Avaliação: ★    

PS: Eles não gastaram praticamente nada da LN nesse episódio, pegaram esse climax dramático e foram o mais fiel possível, colocando frase a frase da LN e ainda acrescentando extras na parte visual (flashback). Levando em conta o que ainda tem de material (um pouco menos de metade da LN) deve ter mais uns 2 episódios até o final dessa saga.

Extras

CARALHO HACHIMAN!! Cantou a Sensei e se abriu emocionalmente no mesmo episódio! 11/10.

NOOOOOOOOOOO!!!!!!!! Rota da Sensei acabou de levar um banho de água fria………..que preconceito com idade é esse?

Resumo desse arco até agora. Embora tenha dado crédito a ao Hachiman acho que foi a Yui que salvou a coisa toda de desmoronar no final.

Minha cara quando o Hachiman fechou o rosto e tentou desabafar. Não acreditei no que estava vendo.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2