Impressões: Oregairu 2 #06 e #07

Esse arco parece que vai ser maior que o normal, então resolvi comentar o que teve dele até agora para não acumular coisa demais depois.

Novo arco, novo problema, e a situação do “clube da ajuda” (não lembro o nome certo) piorando. Hachiman continua a insistir em seus erros, nada mais obvio com ele dizendo para si mesmo no episódio passado que se ele tivesse deixado a Yukino ser presidente nada teria mudado. Uma atitude infantil e forma barata dele tentar convencer a si mesmo de que sua opção não foi uma escolha equivocada (“Hachiman did nothing wrong….”, entendedores entenderão XD). O problema é que esse novo arco não está deixando ele se safar com essa, fazendo questão de jogar na cara dele o resultado as vezes pouco eficaz que seus métodos de fazer as coisas podem estar gerando a longo prazo, o que é ótimo.

Hachiman decidiu que como ele fez da Iroha presidente ele iria ajudar ela sozinho, algo que é a cara da visão dele de lobo solitário, que não quer incomodar os outros. O problema é que ficou um climão depois do arco passado com a Yukino e ele novamente ignorar o que os outros membros do clube dele podem querer só está piorando as coisas. É irônico, mas reparem como o problema central de Oregairu nos últimos tempos se dá pela incapacidade do Hachiman de sentar com a Yukino e conversar abertamente sobre o que aconteceu no arco passado ou mesmo o na viagem do episódio 1 e 2. Ao invés disso um fica fugindo do olhar do outro ou dando sorrisos falsos a todo momento, porque o Hachiman não quer admitir que possa estar errado e a Yukino não consegue colocar pra fora sua frustração com tudo que está acontecendo (mesmo no final do episódio 7 ela fala de um modo meio auto-contido). Uma das coisas que o Hachiman parece mais prezar e querer proteger é o clube dele, mas os métodos que ele está usando para, segundo ele, proteger o clube, é o que está o destruindo.

Parece um clone miniatura da Yukino. 

Falando do problema novo que ele está enfrentando, aqueles caras são realmente um saco, e demonstram como é um porre tentar dialogar com alguém que diz muito sem dizer quase nada (me lembrei daqueles diálogos fanservice de Monogatari agora). Está mais que claro que o Hachimam não sabe como resolver o problema atual, e a Iroha não contestar nada (porque não está entendendo) não ajuda, apesar do tempo com a demoníaca Iroha estar se mostrando algo bacana, a interação dela com o Hachiman é muito sincero e engraçado.

Bem, enquanto o episódio 6 apresenta o problema e faz o build up, o episódio 7 começa a mostrar os resultados falhos do que o Hachiman vem fazendo, incluindo uma bela reflexão dele próprio sobre aquilo. Será que ele ajudou mesmo a “mini Yukino”? Será que ele ajudou o clube dele no arco passado? Será que seus métodos e filosofia são a coisa certa? Ele conseguiu uma solução rápida na S1 para o “protótipo de Youkino” se entrosar, mas isso não parece ter sido eficaz a longo prazo (nem deveria), já que a garota claramente continua isolada. O autor está forçando um personagem cabeça dura a ver tudo que ele acredita sendo desfeito pouco a pouco devido a sua visão (possivelmente equivocada) da vida, a ponto do personagem chegar a admitir que está sendo teimoso porque não consegue desagarrar da imagem do personagem “cool” e solitário que criou para si mesmo como forma de auto-proteção. Mas ele está sendo indiretamente advertido com exemplos negativos do que a filosofia dele pode gerar, e por consequência está começando contestar a si mesmo, o que é lindo em termos de narrativa. O ser humano é uma criatura que aprende melhor levando na cabeça afinal.

 
O final do episódio 7 é o resultado de tudo que o Hachiman fez até aqui. Ele criou um clima ruim na solução do problema do concelho estudantil, e ao invés de conversar para resolver a situação ele decide deixar o seu clube de fora de um novo problema em que eles poderiam com certeza ajudar. Ele criou o climão dentro do clube e em vez de tentar encaro-lo estava fugindo dele e piorando as coisas ainda mais com seu modo solitário de fazer as coisas.

É legal como ambos (Hachiman e Yukino) finalmente refletem sobre os seus erros nesse dialogo final, mas quando a Yukino finalmente contesta que a relação deles pode estar ruindo por ser superficial (reparem, algo que o Hachiman sempre despreza nas relações alheias está acontecendo com as dele, que ele alegava serem muito mais honestas que a da maioria), ao invés de negar, de forma a tentar manter essa relação, ele fica calado, e quem cala consente. O clube do Hachiman está morrendo, e ninguém é mais culpado por isso do que ele mesmo (embora a atitude da Youkino não seja das melhores também, mas ao menos ela tentou colocar as coisas a limpo nesse episódio). Essa cena inclusive ficou um pouco aquém do que deveria em termos de impacto, já que colocaram até uma ED mais lenta no final, de forma a tentar dar um tom mais melancólico a situação. Se a ideia era criar outro episódio 5 da S1 essa sequencia não foi tão eficaz.

Pelo que olhei estamos mais ou menos na metade da LN 9, então ainda tem mais pelo menos dois ou três episódios até o final desse arco (please, seja bom, quero gastar um 5/5 pra variar), com a qual eu estou ficando realmente animado apesar do início mais paradão. Essa divisão de 4 ou 5 episódios para uma LN também sabota minha teoria do final original, já que se eles resolverem usar uns 4 episódios para a LN 10 eles usariam só o material que tem disponível até agora e deixariam o final aberto para uma possível continuação no futuro.

Avaliação: ★    ★

PS: Estou gostando muito dessa temporada de Oregairu, ela me dá realmente o que pensar e escrever sem eu ter que me esforçar. Ela não descasca ou usa exposição para explicar o que está acontecendo, o anime joga alguns pensamentos e deixa o telespectador completar as lacunas sozinho apartir disso (algo que outro anime que estou comentando nessa season se recusa a fazer ¬¬). Quem dera eu sempre tivesse um anime assim pra comentar toda temporada. Um outro anime que me fazia usar o cérebro é Sidonia (devia ter pego para comentar), só que em vez de psicológico e pensamentos soltos ele fazia isso com “world build”. Ele tem tantos conceitos famosos de ficção cientifica teórica ali dentro, mas ao mesmo tempo te explica só o básico, obrigando o telespectador a tentar fazer as ligações lógicas para todo o resto que você vê ali.

Extras

Hayato apareceu pouco mas está ganhando pontos mesmo assim.

Essa relação natural do Hachiman com a irmã, a qual ele não tem medo de ofender ou fica escolhendo muito as palavras é divertida.

Faltou um “não” em uma parte dessa legenda.

Impressionante como a relação do Hachiman com a Iroha está mais a vontade do que com a Yui e a Yukino, a quem ele conhece faz bem mais tempo.

Já sabe o que o.O? Yui continua claramente na ofensiva (que cara de cachorrinha pidão!), um hora esse barco vai ter que andar ou afundar em algum lugar de uma vez por todas.

A personagem mais intelectualmente desprovida é a que tem as respostas certas. As vezes pensar demais, a ponto de ficar com medo de agir, é uma maldição e não uma dádiva.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2