Impressões: Oregairu 2 #03, #04 e #05

Bom arco, mas admito que esperava mais do climax.

Acho impressionante como Oregairu 2 está absurdamente melhor (e mais estável) que a primeira temporada. Imagino que se a S1 tivesse começado mais focada em desenvolvimento de personagem ao invés de abordagens e piadas clichê de romcom, a série teria ficado bem mais popular, já que muita gente dropou nos primeiros 3 episódios, sendo que a série só mostrou algum diferencial para com as outras do gênero apartir do episódio 5, e só conseguiu um arco com real impacto no final, do episódio 10 ao 12. Fora essas partes a S1 é só mediana, algo que está dando contraste com essa, que já teve 5 ótimos episódios um atrás do outro. O autor realmente evoluiu sua abordagem e foco ao longo da história.

O episódio 3 apresenta um novo problema para o trio, com cada personagem propondo uma solução. O problema em si não é interessante mas sim o que ele levanta em termos de discussão e desenvolvimento dos personagens. O Hachiman sendo confrontado pela Yukina quanto a sua hipocrisia parece responder qual era a tal mentira dele no final do arco passado. Ele diz que relações mantidas a custas de mentiras ou superficialidade não tem valor, mas acabou disposto a sacrificar sua própria imagem para mante-las. Como ele comenta no episódio seguinte, o desprezo a falsidade era uma coisa que ele dividia com alguém (Yukino), mas até isso ele acabou sacrificando.

Me sentindo mal por ter pensado que ele se mostraria um playboy mimado com interior podre ao longo da história. Que bom que o autor fugiu do clichê de “homens bonitos são na verdade maus por dentro e os normais ou feios são injustiçados”.

O mais relevante do episódio 4 acabou sendo a cena no restaurante. Nunca dei nada pelo Hayato mas ele cresceu absurdamente nesse episódio. Não por tentar ajudar o Hachiman mas por mostrar que ele tem conflitos e também não sabe ao certo como lidar com eles. Ele se sentiu culpado pelo o que Hachiman teve que fazer no arco passado para ajuda-lo, o que acabou o levando a tentar ajuda-lo também, de uma forma bem drástica – ao invés de apenas ter um conversa franca com as garotas que estavam pentelhando o Hachiman, ele decidiu humilhá-las. Hachiman, por outro lado, fica revoltado com isso. Se ele aceitar que fiquem com pena dele ele vai ter que admitir que dava valor ao que perdeu, quando insiste em dizer que não se importa, porque, segundo ele, ele está sozinho e ninguém liga para o que ele faz. O que nesse ponto da história é bem exagerado, vamos convir, mas ele é um adolescente meio revoltado, então o exagero dele bate com a mentalidade (não importa o quanto a Yui ou Yukina mostrem que se importam com ele, ele continua negando para se manter em seu personagem de solitário e mal compreendido). Em suma, ele está com medo de lá no fundo estar sendo hipócrita.

E falando em pirraça adolescente, a Yukino também caiu direitinho nas provocações da irmã, que continua nem um pouco sutil, incluindo na sua análise de que o Hachiman é muito mais interessante de pentelhar por ser internamente fragilizado, enquanto o Hayato é chato por conseguir se vira bem na maioria das situações.

O quinto episódio me deixou meio decepcionado. A solução de influenciar a Iroha a aceitar a nomeação foi bem melhor do que a opção inicial do Hachiman de destruir mais um pouco sua imagem no colégio (não que o método novo também não tivesse seus riscos). Mas esperava algo mais impactante no fechamento desse arco, já que os “build ups” dos episódios 3 e 4 foram muito bons. Mas o que acabei levando foi um episódio bem calmo, que apenas desfez as resoluções da Yukino e Yui sem grandes perdas ou ganhos aparentes.

A interação dele com a irmã é interessante e estranha ao mesmo tempo: como ele querendo que ela pedisse pra ele ajudar a Yui e a Yukino para poder dizer a si mesmo que estava fazendo isso pela irmã e não porque era algo que ele próprio desejava fazer (vai ser tsundere assim no inferno Hachiman!). Isso inclusive reflete naquela frase “há pessoas que não conseguem agir a menos que se deparem com um problema”, que caracteriza tanto ele quanto a Yukino.

Enquanto no episódio 4 temos uma declaração muito bonita da Yui, no 5 é reforçado como ela é meio…..”desprovida de faculdades intelectuais dignas de nota” (ela pensando nas suas propostas de campanha……), o que achei meio que uma maldade, mas a realidade é dura, e cérebro não é mesmo o forte da Yui, ela honesta e gente boa, mas só isso. Já a Yukino, pelo que deu a entender na reflexão do Hachiman, queria ser presidente do concelho, com aquela situação sendo apenas a desculpa que ela precisava para concorrer – “há pessoas que não conseguem agir a menos que se deparem com um problema” -, e o Hachiman tirou isso dela (foi isso que interpretei pelo menos, o anime anda bem sutil quanto as ações dos personagens nessa temporada, o que é bom por te fazer pensar mas também pode gerar interpretações errôneas).

Admito que a solução aonde os três entram para o conselho ao invés de ficarem naquela sala seria de fato muito interessante, e me pegou desprevenido no final, não era algo que eu tinha cogitado como uma possível solução, e, pelo jeito, nem o Hachiman. Ele estava tão preocupado em manter as coisas como estão que não notou que poderia haver uma solução aonde todos sairiam ganhando (no concelho estudantil eles teriam mais coisa pra fazer, continuariam juntos e ainda teriam tanto sua imagem no colégio como currículo estudantil melhorados).

O Hachiman não mudou seu modo de pensar ou agir por enquanto, mas o autor parece estar ao menos confrontando ele com mais frequência, inclusive apontando por melhores soluções que ele perdeu, como foi o caso do final desse episódio. Agora é esperar para ver se o próximo arco continua o confronto ideológico com o Hachiman, ou  desenvolve melhor a Yukino (ela tá precisando de um foco maior, porque ela só ficar indo contra o Hachiman e fazendo cara de emburrada todo episódio está mantendo ela em um status de “personagem chata”). E claro, espero que tenhamos um climax mas impactante a seguir.

Avaliação: ★    ★

Extras

Essa Opening finalizada ficou bem legal. A primeira versão era tão sem graça. Eu não entendia como tendo um animador top na staff eles não tinham colocado ele pra fazer nada na OP, mas ai veio a versão final. Não pude deixar de rir da cena que a Yui corre pro lado do Hachiman e ele pula pro lado ou na Sensei com carrão sendo multada.

Aka, “não tem graça fazer bulling com quem não é afetado por ele”. Essa mulher é do mal.

Ao que parece alguém ficou revoltado com a falta de fanservice e desenhou como seria a cena por outro angulo XD.

Essa personagem é involuntariamente engraçada devido a sua cara de pau e constantes rejeições ao Hachiman.
A insistência do Hachiman em fingir ignorância quanto a Yui gostar dele ou até mesmo tentar repelir os atos dela está começando a ficar chata. Mesmo se isso for o clichê do protagonista denso, existe um certo limite.

Quem será a garota com Y que o Hayato gosta? Yukino? Yui?

Visão geral: ELA TÁ SE DECLARANDO PRA ELE CACETE!

Visão do Hachiman………………

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2