Impressões: Oregairu 2 #03, #04 e #05
Bom arco, mas admito que esperava mais do climax.
O episódio 3 apresenta um novo problema para o trio, com cada personagem propondo uma solução. O problema em si não é interessante mas sim o que ele levanta em termos de discussão e desenvolvimento dos personagens. O Hachiman sendo confrontado pela Yukina quanto a sua hipocrisia parece responder qual era a tal mentira dele no final do arco passado. Ele diz que relações mantidas a custas de mentiras ou superficialidade não tem valor, mas acabou disposto a sacrificar sua própria imagem para mante-las. Como ele comenta no episódio seguinte, o desprezo a falsidade era uma coisa que ele dividia com alguém (Yukino), mas até isso ele acabou sacrificando.
O mais relevante do episódio 4 acabou sendo a cena no restaurante. Nunca dei nada pelo Hayato mas ele cresceu absurdamente nesse episódio. Não por tentar ajudar o Hachiman mas por mostrar que ele tem conflitos e também não sabe ao certo como lidar com eles. Ele se sentiu culpado pelo o que Hachiman teve que fazer no arco passado para ajuda-lo, o que acabou o levando a tentar ajuda-lo também, de uma forma bem drástica – ao invés de apenas ter um conversa franca com as garotas que estavam pentelhando o Hachiman, ele decidiu humilhá-las. Hachiman, por outro lado, fica revoltado com isso. Se ele aceitar que fiquem com pena dele ele vai ter que admitir que dava valor ao que perdeu, quando insiste em dizer que não se importa, porque, segundo ele, ele está sozinho e ninguém liga para o que ele faz. O que nesse ponto da história é bem exagerado, vamos convir, mas ele é um adolescente meio revoltado, então o exagero dele bate com a mentalidade (não importa o quanto a Yui ou Yukina mostrem que se importam com ele, ele continua negando para se manter em seu personagem de solitário e mal compreendido). Em suma, ele está com medo de lá no fundo estar sendo hipócrita.
E falando em pirraça adolescente, a Yukino também caiu direitinho nas provocações da irmã, que continua nem um pouco sutil, incluindo na sua análise de que o Hachiman é muito mais interessante de pentelhar por ser internamente fragilizado, enquanto o Hayato é chato por conseguir se vira bem na maioria das situações.
O quinto episódio me deixou meio decepcionado. A solução de influenciar a Iroha a aceitar a nomeação foi bem melhor do que a opção inicial do Hachiman de destruir mais um pouco sua imagem no colégio (não que o método novo também não tivesse seus riscos). Mas esperava algo mais impactante no fechamento desse arco, já que os “build ups” dos episódios 3 e 4 foram muito bons. Mas o que acabei levando foi um episódio bem calmo, que apenas desfez as resoluções da Yukino e Yui sem grandes perdas ou ganhos aparentes.
A interação dele com a irmã é interessante e estranha ao mesmo tempo: como ele querendo que ela pedisse pra ele ajudar a Yui e a Yukino para poder dizer a si mesmo que estava fazendo isso pela irmã e não porque era algo que ele próprio desejava fazer (vai ser tsundere assim no inferno Hachiman!). Isso inclusive reflete naquela frase “há pessoas que não conseguem agir a menos que se deparem com um problema”, que caracteriza tanto ele quanto a Yukino.
Enquanto no episódio 4 temos uma declaração muito bonita da Yui, no 5 é reforçado como ela é meio…..”desprovida de faculdades intelectuais dignas de nota” (ela pensando nas suas propostas de campanha……), o que achei meio que uma maldade, mas a realidade é dura, e cérebro não é mesmo o forte da Yui, ela honesta e gente boa, mas só isso. Já a Yukino, pelo que deu a entender na reflexão do Hachiman, queria ser presidente do concelho, com aquela situação sendo apenas a desculpa que ela precisava para concorrer – “há pessoas que não conseguem agir a menos que se deparem com um problema” -, e o Hachiman tirou isso dela (foi isso que interpretei pelo menos, o anime anda bem sutil quanto as ações dos personagens nessa temporada, o que é bom por te fazer pensar mas também pode gerar interpretações errôneas).
Admito que a solução aonde os três entram para o conselho ao invés de ficarem naquela sala seria de fato muito interessante, e me pegou desprevenido no final, não era algo que eu tinha cogitado como uma possível solução, e, pelo jeito, nem o Hachiman. Ele estava tão preocupado em manter as coisas como estão que não notou que poderia haver uma solução aonde todos sairiam ganhando (no concelho estudantil eles teriam mais coisa pra fazer, continuariam juntos e ainda teriam tanto sua imagem no colégio como currículo estudantil melhorados).
O Hachiman não mudou seu modo de pensar ou agir por enquanto, mas o autor parece estar ao menos confrontando ele com mais frequência, inclusive apontando por melhores soluções que ele perdeu, como foi o caso do final desse episódio. Agora é esperar para ver se o próximo arco continua o confronto ideológico com o Hachiman, ou desenvolve melhor a Yukino (ela tá precisando de um foco maior, porque ela só ficar indo contra o Hachiman e fazendo cara de emburrada todo episódio está mantendo ela em um status de “personagem chata”). E claro, espero que tenhamos um climax mas impactante a seguir.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
Extras
Aka, “não tem graça fazer bulling com quem não é afetado por ele”. Essa mulher é do mal.
Ao que parece alguém ficou revoltado com a falta de fanservice e desenhou como seria a cena por outro angulo XD.
Quem será a garota com Y que o Hayato gosta? Yukino? Yui?
Visão geral: ELA TÁ SE DECLARANDO PRA ELE CACETE!
Visão do Hachiman………………
Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2

















Hachiman como sempre é inteligente e ao mesmo tempo burro. Tá muito óbvio que a Yui gosta dele.
Sobre a nova personagem: eu particularmente gostei dela, achei engraçado as cenas em que ela fica rejeitando o Batm.. digo Hachiman.
Também gostei da iniciativa do Hayato, também pensava que ele só iria ser o playboy genérico do anime. Achei bem feito elas serem humilhadas pelo por ele, ficaram zombando do Hachiman durante o encontro inteiro dava até pena.
PS: Ri muito nessa cena.
Pelo q deu a entender dessa cena ele só fingiu ter realmente se assustado né? Tipo, ele tentou não ficar muito monótono o encontro todo e fez isso pra ser um pouco engraçado, mas acabou só sendo zuado mesmo.
Verdade, também percebi isso.
Foi chato, mas eu achei foda msm quando elas falam de como ele era antigamente, quando eles se encontraram pela primeira vez, quando o Hachiman tava com a Haruno
Eu gostava muito da Yukino, só que alem de ter ficado chata agora estou achando ela super ”apagada”.
É, tomara que isso melhore nos próximos arcos.
O fato é que Oregairu e Souma são os melhores animes da temporada. O Hachiman está sendo contraditório pelo fato dele fingir que é distante de tudo e todos, quando na verdade ele está totalmente envolvido com o clube e com a Yui e a Yukinon. E cá para nós, aceitar o que sentimos é uma das coisas mais difíceis!!! A Yui tem inteligência emocional, ela já admitiu como se sente há tempos – ter essa inteligência, às vezes, é melhor do ter a capacidade cognitiva tão alta, como a Yukinon… A Yukinon, até agora, se mostra muito distante. Os outros protagonistas refletem sobre si e sobre os outros (como se sentem), já a ‘perfeitinha’ se esconde por trás de seu intelecto e de seu status. O Hachiman, sem dúvidas, será o responsável pelo crescimento dela. Ele a provoca o tempo inteiro só por existir – na temporada passada era Yukinon que provocava o Hachi. Temos mais 8 episódios pela frente, se não me engano. Espero muitas reviravoltas e ‘problemas existenciais’.
“Inteligencia emocional” é uma forma interessante de caracterizar a ação dela. Ao meu ver é só falta de capacidade cognitiva, algo que é benéfico para quem quer se expressar. Pessoas que pensam demais acabam relutantes em agir, enquanto quem pensa pouco e age por impulso nem sempre toma a melhor das decisões, mas ao menos é honesto consigo mesmo e com os outros, sempre tomando iniciativas com certa facilidade.
Do jeito que o enredo de Oregairu 2 está indo vai ser bem difícil não dar 10 até o final da obra,quem diria que o Hayato seria um cara legal no fundo gostei de ver ele humilhando as garotas,mesmo não gostando tanto assim da Yui a cena dela no 4 episódio se declarando foi perfeita,essa irmã da Yukino é sinistra as cenas com ela e o Hikki são legais…
Iroha é uma boa personagem são bem engraçadas as partes que ela rejeita o Hikki,gostei da nova idéia dele em relação a presidência o gordinho de HOTD deu uma passada e ajuda aqui,”O Hachiman não mudou seu modo de pensar ou agir por enquanto”,espero que continue assim mesmo com o autor o confrontando com melhores soluções que ele perdeu.
Depois que a Meguri fala a solução que ele perdeu ele solta uma frase foda:
”E se você pudesse carregar seu save para mudar suas escolhas anteriores,igual um video-game ??,Isso mudaria sua vida??,A resposta é um não ecoante ”.
OBS:Bato palmas para o cara que desenhou essa cena extra para nós u.u.
A frase dele parece ele tentando convencer a si mesmo que se ele tivesse escolhido a outra opção nada teria mudado pra melhor. Faz sentido ele dizer isso dado a personalidade, mas não sei se é algo para se ter admiração já que o autor só quer mostrar que ele continua imaturo e cabeça dura (ao menos foi o que interpretei ali). Tem tantas obras interessantes sobre viajem no tempo exemplificando a diferença que uma escolha pode fazer na vida da pessoas que é até redundante sequer cogitar o que o Hachiman falou como algo coerente.
No mais, mesmo que eu vá parecer um velho dando sermão, seu pensamento sobre querer manter o Hachiman como está me preocupa. Se seu filho virar um anti-social isolado, incapaz de aceitar que outros pontos de vista podem ser melhores que o dele um dia, eu não recomendo que você incentive ele dizendo que isso é legal e ele deveria se manter assim. É a receita para exclusão social, e isso cobra um preço muito alto, principalmente quando você vai para o mercado de trabalho.
Eu entendo perfeitamente o pessoal achar o comportamento de lobo solitário que se sacrifica do Hachiman “cool”, mas venerar isso como um modelo de conduta ideal a ser mantido já é um pouco de exagero.
Realmente considero o comportamento dele legal, mas não por ele gostar de se isolar (afinal acho impossível uma criatura não ter amigos), mas sim como ele consegue ver as coisas de um prisma diferente considerando coisas que a maioria não consegue e seguindo fiel aos seus princípios, por mais que alguns deles sejam distorcidos demais ou que com certeza não trará felicidade a ele. Diria que ele é um modelo de conduta ideal no quesito que você não deve aceitar opiniões e comportamentos impostos pelos outros se os mesmos confrontam seu modo de pensar e agir, ou seja, não fazer algo apenas por que todo mundo faz. Esse comportamento é visto na Yukinoshita também e acho digno de palmas. Afinal perante uma massa de opiniões contrárias a sua, é difícil pessoas que ainda sim se mantém firmes em suas convicções. Nota, o que estou dizendo é diferente de ser cabeça-dura puritano que acha que sempre tem razão.
Yuigahama late mas nao morde,ela e a versão feminina do Kinnosuke Ikezawa.
“OBS:Bato palmas para o cara que desenhou essa cena extra para nós u.u.” eu concordo!
O Y é mancada pq é a letra que mais tem personagem nesse anime. Yuigahama Yui, Yukinoshita Yukino, a Miura Yumiko. Meio difícil descobrir com essa dica. Fora isso apesar do Hikigaya estar sendo repetitivo (ao rejeitar a Yui) entendo esse medo de sair da zona de segurança dele. Para um cara que só acumulou experiências ruins (em relações a garotas, como ele adora deixar claro durante a série) é difícil acreditar e aceitar que alguém possa ter sentimentos por ele. Acho que por isso que ele ainda mantém essa distancia dela. Fora isso essa sutileza e desenvolvimento psicológico dos personagens está sensacional demais. Esqueça qualquer consideração técnica, pra mim é o melhor anime da temporada. Sim sou fanboy de Oregairu desde que assisti o episódio 1 da S1.
Ótimas observações, Angelo.
E concordo contigo, mesmo tecnicamente sendo ruim, Oregairu já mostrava um potencial fora de série. Imaginemos se a qualidade técnica da S-2 estivesse a dispor da S-1 – seria outro anime. A S-2 tem tudo para alinhavar uma S-3, dado ao sucesso – é o que esperamos – que alcançará no término.
Ah caro Ikky eu poderia falar de Oregairu por horas a fio sem cansar, adoro o fato de que msm tendo assistido diversas vezes ainda aparecem detalhes que vc não percebera anteriormente devido ao caráter sutil da série. Os personagens são cativantes e fora do padrão e se desenvolvem bem mantendo-se fieis no que acreditam. E a melhor parte, ver nosso querido Hikigaya quebrando certas imposições sociais irritantes como vemos no melhor arco da S1, o caso da Sagami. Vê? Nem um pouco fanboy. Infelizmente uma S3 provavelmente demorará pela quantidade disponível de material de adaptação, mas estaremos sempre na expectativa. Por hora aproveitar a S-2 o máximo que der. Na questão sucesso, acredito que se for proporcional a comoção que está ocorrendo na net, e as recentes excelentes vendas do box blu-ray da S-1, teremos resultados positivos xD
Eu já comecei a ler a Novel, mas imagino que são coisas diferentes. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Hein, Marco, seja mais otimista, mano! Vai que surja uma S-3… não queremos comparar com a saga do Kirito, mas o Hachiman pode um pouquinho mais, não é?! A Novel é um sucesso de críticas no Japão…. enfim. E convenhamos, todo o ganho de qualidade que a S-2 vem apresentando é consequência do potencial de Oregairu. Quero acreditar que veremos mais. Não sei quando, mas é bom aguardar. Vai, Hachiman!!!
Eu tava tão feliz pensando q essa temporada ia ter 24 episódios T-T
Tbm espero q tenho uma terceira temporada, vi gente comentado q mais p frente vai ter umas partes mto top com a Iroha e a Yukino, e isso me deixou bem animado.
É muito pra frente mesmo?
Por favor,se for me da spoiler 😀
Só tem mais dois volumes pra adaptar e o anime deve passar eles até, então melhor esperar.
Eu não sei oq é cara, eu to curioso tbm pq um cara disse q é uma das melhores partes de Oregairu mas já q o Marco disse q só falta adaptar dois arcos, nós vamos ver isso animado.
S3? Acho que acaba nessa. Quando a qualidade técnica, a maioria das pessoas não nota isso, no máximo vão dizer que gostaram mais do design (ou não). O diferencial da S2 está em um roteiro melhor mesmo (não necessariamente no do anime, mas nos desenvolvimentos do original). O da S1 é cheio de altos e baixos, e não começa muito forte, enquanto o dessa já começou bem desde o início.
OBS: quem tiver curiosidade e tempo, ouça os drama CD. Apesar de focar na parte de comédia ainda sim acrescenta na trama em si. Todos os dramas-CDs se passam entre episódios da S1
Gostei dessa parte, desse conflito entre os personagens, só a solução q pareceu meio fácil demais.
O design do cara de sobretudo to achando muito esquisito. Gostei dessa nova personagem. Essa carinha q a Yui fez na hora da declaração q charme S2.
Não curti terem mudado a opening.
Gostava mais da anterior o.O? Era praticamente só uns quadros estáticos um atrás do outro.
Em vez do clichê do protagonista denso, acredito que o que carateriza a “ignorância” do Hachiman em relação a Yui é “gato escaldado tem medo de água fria”.
Em um primeiro momento ele ignora todos os avanços dela por ter medo de estar lendo demais nas entrelinhas (vide a cena em que eles estão no ônibus da viagem escolar). Afinal se ela está sendo legal com ele, significa que ela é legal com todo mundo, não existe a possibilidade de isso representar algo a mais.
Mas depois de tantos sinais deixados pela Yui, uma parte dele reconheceu que talvez ela esteja dando em cima dele. A questão agora é por quê. Estaria ela tentando fazê-lo acreditar que gosta dela só para zombar dele? Teria ela ficado com pena do modo solitário de vida que ele leva?
O Hachiman tem a auto-estima tão baixa, ou se preferir é tão auto-depreciativo, que pra ele não existe a possibilidade de alguém simplesmente gostar dele pelo que ele é. Em uma situação dessas deve existir algum motivo oculto para outra pessoa agir como age, do contrário nada fará sentido (ao menos do ponto de vista do Hikki).
Resumindo, é só uma maneira que ele encontrou de se proteger.
Você escreveu perfeitamente o q eu penso. Normalmente um protagonista denso e clichê é ignorante simplesmente por ser, o 8man já passou por rejeições e faz de tudo para não entender sinais errados e passar por isso denovo.
fazer o que hachiman nunca foi um protagonista amoroso… pq é uma pena o cara ser tão inteligente e não ter percebido tamanhas indiretas… bom ao menos na KN parece que ele fica com alguém, acho difícil ver isso em anime mas quem sabe né .
Os últimos eps foram muito bons mesmo , essa segunda temporada está muito interessante com foco nos personagens principais , o incrível é que mesmo com pouca participações os outros personagens da série também tiveram envolvimento no arco , nenhum passou despercebido . O que me deixou chocado mesmo foi a atitude do Hayato , eu nunca simpatizei com ele , desde a primeira season , então aquela ação dele na cena do restaurante foi uma surpresa , realmente entendi muito bem o que ele quis passar para aquelas garotas que pegavam no pé do Hachiman , com certeza a garota com a letra que ele gosta é a Yukino , eu já desconfiava desde a primeira season , quando ele falou a primeira letra eu tive certeza kkk . A confissão da Yui foi uma cena muito bonita , tava bem na cara mesmo que ela havia se declarado pelo Hachiman , não acho que ele seja burro , só acho que ele não quer aceitar essa possibilidade que a Yui gosta dele , até porque as ações dela tornam isso obvio demais . A Yukino foi uma personagem bem apagada mesmo , acho muito irritante quando ela se deixa levar pelas provocações da irmã , espero um desenvolvimento maior nela nos próximos eps . A solução final para o problema foi algo que eu não esperava , sei lá a garota voltar com decisão e concorrer meio que deixou um clima meio vazio , já o pensamento da ex-presidente , de ver eles todos juntos no conselho foi algo que não passou na minha cabeça , mas que seria uma ótima solução , eu acharia interessante . A OP finalizada ficou linda mesma .
Esse Anime é legal eu Gosto desse estilo unico na temporada e também gosto da Treta q teve nos ultimos epi espero treta melhor ainda entre o Hacchi e a Yukino q realmente esta chata e por esse motivo espero q seja uma briga onde os 2 fiquem em lados opostos porque Yukino de algum jeito pareçe se achar superior ao Hacchi ela diz não gostar dos metodos dele mais muitas vezes a melhor solução é a q a logica humana de manter as aparencias não esta Yukino não conseguiria fazer o q Hacchi faz por mais q ele sofra fazendo tals Coisas ele encontra resultados q se apensar se deixar levar pelo clima não poderia aconteçer então espero outro desentendimento entre Hacchi e Yukino algo q separe os 2 acerto ponto onde faça yukino pensar um pouco como as atitudes deles se diferenciam.
Eu tenho uma impressão bem diferente de quem o Hayato gosta… Eu acho que o “Y” é de Yukinoshita, ele gosta mesmo é da irmã da Yukino. E eu acho que a Yukinoshita o despreza tanto na frente dos outros porque ela sabe disso… E mesmo sofrendo com este despreso, o Hayato sempre esta a disposição dela…
Eu acho q é da Yukino msm, aconteceu algo com eles no passado
Yukinoshita é sobrenome, falar a primeira letra do sobrenome da pessoa que você gosta seria meio estranho.
Faz sentido. Mas você não acha estranho como a Haruno meche com o Hayato, e a expressão dele sempre que é ignorado. Em especial no episódio 3 da S2. Quando o Hayato diz que a Haruno simplesmente ignora aqueles que ela não tem interesse. Aquela expressão, quase que invejosa… Não acha que tem algo mais??
Na primeira reminiscência que a Yukino apresenta, ela fala que por ser o alvo do afeto de um garoto ainda na escola primária ela foi ostracizada por todas as outras garotas e não teve a infância mais agradável do mundo… Meus palpites (WMG) são 1 – Ela ainda ressente o garoto pelo acontecido, 2 – Esse garoto era o Hayato, 3 – Boa parte dos problemas do Hayato residem no fato de que ele passou a infância vendo a garota de que ele gostava ser isolada e não moveu uma palha para ‘salvar’ a menina… o que o torna de certa forma responsável por este monstro adorável que é Yukinoshita Yukino… e estes são os meus dois centavos sobre o relacionamento deles… Vai saber…
Até onde especulações alcançam, estou esperando explicarem o Hayato desde a primeira temporada… Desde que como @marcoabreu00:disqus-san mencionou ele é uma grata excessão a esta regra do vilãozinho/playboy/fdp que obras do gênero insistem em usar desde tempos imemoriais…
Já Yukinoshita Haruno é alguém que procura por alguém que saiba lhe responder a altura (algo que penso nem seus pais puderam fazer)… Ou algo parecido com isso…
Até mais ver
mr. Poneis
Hachiman sai da friendzone e garra a Yui poha, ta com trauma ctz. kkkk’
Tbm não aguento mais ver a Yukino com cara de merda todo epi e.e’
Essa cena da “declaração” da Yui ficou mto top, que quadros *o*
Quero ver esse desenrolar tretoso das Yukinoshita…….