Previsões de Venda de BD/DVD de Animes – Inverno 2015

TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
Kancolle
15,000 – 20,000
——–
10,000 – 15,000
Kuroko no Basket
5,000 – 10,000
Jojo 2 P2
Idolmaster Cinderela
Aldnoah 2 (Talvez)
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
20k+
Kancolle
2
16 a 18k
Kuroko 3
3
6 – 10k
Idolmaster
4
4 – 6k
Aldnoah 2
5
5,7k
Durarara
6
4 – 5k
Shinmai Maou
7
8 – 10k
Jojo 2 Parte 2
8
4k a 5k
Saekano
9
3 a 4k
Dog Days 3, Tokyo Ghoul 2
22
Abaixo de 2,5k
Todo resto

Legenda:

Negrito = já saiu.

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários:


Kancolle embora com números excelentes está meio abaixo do que muita gente esperava (30 a 50k), dado a febre do jogo no japão. Kuroko e Jojo não tem mistério, vão vender bem mas um pouco menos que as temporadas anteriores. Idolmaster Cinderela acabou sendo a maior surpresa. Depois do anime anterior da serie vender 26k em 2011 o mínimo que se esperava dessa nova versão é uns 15k, mas a não ser que as previsões estejam muito erradas não deve passar de 10k. É uma obra da Aniplex no entanto e elas andam saindo com a previsão errada desde o ano passado por causa de uma encrenca com a Amazon (alguns títulos dão problema e outros não, difícil prever).

Durarara 2 já saiu e teve uma queda brutal de 16k para 5k (e olha que tem ticket de evento no primeiro volume). Death Parade só vai sair em julho em um box, então a previsão dele pode variar ainda dependendo do interesse do público após o final do anime. A previsão por enquanto é 2.3k. Yatterman não saiu na Amazon ainda então não tem previsão.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão abaixo de 2000)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada, sendo que em 2 anos acompanhando a Stalker eu só vi um caso. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Como deu pra notar as vendas vão ser muito fracas para maioria dos animes. Isso é normal nas Winter mas esse ano acho que está pior que o normal. Só o que está salvando do fracasso total são continuações e Kancolle, que pela febre do jogo no japão já se esperava que fosse um mega sucesso.

E ai, o que acharam das previsões ? Já esperavam por algo assim ? Está torcendo para algum anime em particular ? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses ? 

PS: Essa temporada não tem Previsões Parte 2, as vendas estão muito fracas pra isso.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 03/03/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.