Impressões Semanais: Parasyte e Garo -Honoo no Gokuin- 21
É, sem muito a comentar essa semana…
Parasyte: Episódio 21
Morte, medo e sexo.
Novamente, voltamos com mais críticas, mais sangue e algumas surpresas. Primeiramente: a primeira cena do episódio, com o discurso do Hirokawa foi a melhor desse “arco” (que eu considero um pouco abaixo dos outros, mais pelo cansaço que esse anime vem sofrendo na segunda metade). Primeiro pelo conteúdo das palavras dele em si, segundo pelo fato dele… ser humano! Isso me pegou desprevenida e dá um novo sentido ao que ele disse. De resto, como esperado, Gotou venceu facilmente a defesa humana, mesmo que essa tenha conseguido ser bem sucedida em eliminar a maioria dos parasitas.
Agora, um ponto que me incomodou na segunda metade do anime foi a reação do Shinichi ao ver Gatou. Não pelo fato dele ficar com medo, mas a reação dele ser um pouco… exagerada? Quer dizer, seria normal para qualquer um, mas o Shinichi já passou por muita coisa e definitivamente não é a mais o mesmo garoto que simplesmente “quebrou” ao ver o parasita no corpo da mãe. Enfim, a situação pode até fazer sentido, mas ainda achei que faltou naturalidade.
Por ultimo… mais uma transa nas séries que eu comento. Foi uma cena bonita, mas é uma pena que Murano seja tão… é, vocês sabem, a função dela na série se limitou a chegar nesse momento e é isso. Nos veremos semana que vem.
Garo -Honoo no Gokuin-
Pai e filho entrando em confronto!
Como prometido na semana passada, neste episódio tivemos a luta entre German e Leon, além das explicações do “o que diabos está acontecendo?“. Uma que com Garo sendo tão bom recentemente, esse episódio mais mediano acabou me desanimando um pouco…
German e Leon sempre foram, apesar de aliados e parente, personagens que sempre entraram em conflito. Não é à toa que boa parte dos diálogos dos dois simplesmente são Leon xingando German de “pai de merda” e ele simplesmente não correspondo à situação. Acho que um embate físico em algum ponto do anime seria inevitável. Ainda que a luta dos dois tenha sido um pouco fraca como “luta” (na parte em 2D faltou fluidez da animação, e na 3D… eu não sei dizer porque, mas tinha algo me incomodando”) foi o ponto alto do episódio pelo fator mais emocional. Houve um breve flashback Leon e German quando esses eram mais novos, retomando os valores de proteção (nesse caso, o conflito; deixar os mais fracos morrerem para salvar mais vidas ou evitar sacrifícios ao máximo, mesmo com poucas chances de sucesso?).
![]() |
| Não importa o motivo, não importa a lógica, ver um castelo no céu de cabeça para baixo é sempre muito legal. |
Um dos problemas foi o que está pros trás de tudo isso: o que está acontecendo continua meio vago e confuso. Vi algumas pessoas comentando que talvez culpa disso seja o fato do anime de Garo ainda que seja original, faz parte de toda uma franquia com universo próprio, e assume que você já tenha algum contato com a mesma. Com isso, alguns conceitos ficaram bem vagos e confusos. Mas vamos lá, veremos no que isso vai dar.
Ah, enfim, se tem alguém ai que já viu outros títulos da franquia, por favor, dê um pouco de luz para nós nos comentários.
EXTRAS:
Ok, dessa vez resolvi trazer luz à um outro anime que eu comentava, Mekaku City Actors. O motivo? O criador da série, Jin, postou um “AMV oficial” com as cantoras Lia e Maria cantando a música tema do Kano, Yobanashi Deceive! Não tiveram a chance de colocar a música no anime mas não esqueceram dela. Aqui o link para o vídeo postado no canal IAPROJECT no Youtube.









Hirokawa ser um humano eu ja suspeitava,quando parasita fodao falo que ele poderia sair livremente.
A parte do sexo foi meio sem logica,do nada eles vão pra cama,talvez o manga explique melhor,apesar da Kana ja ter morrido eu queria que ele desse um fora nela e manda-se ela ir plantar capim.Essa Murano ja entro na minha lista negra de personagens de anime imperdoáveis.
“Não importa o motivo, não importa a lógica, ver um castelo no céu de cabeça para baixo é sempre muito legal.”concordo.
[spooiler]
eu achei que o psicopata assassino ia estupra a Murano,quando pensei nessa possibilidade fui ver o manga,apesar de nao gostar dela,realmente shinichi voce nao tem bom gosto.
Parasyte tá muito bom nesses últimos eps , se bem que não tô conseguindo enxergar um final feliz para Shinichi no anime . Fiquei chocado em saber que Hirokawa era humano , tava crente que ele era um parasita , isso me surpreendeu , o discurso dele foi épico . Também achei a reação de Shinichi quando viu Gotou meio exagerada , era como se o personagem tivesse voltado a ser quem era antes da morte de sua mãe , mas pelo que parece que ele tá voltando a sentir emoções .
Garo por fim terminou aquela saga de ”fillers” que tava e focou na história principal e estou gostando muito , o anime voltou a vibe que tinha no primeiro cour , a história de Leon e o seu pai foi um pouco emocionante , a luta foi legal , nada grandioso . Só esperando ver como vai terminar esses dois animes .
Também não gostei dessa reação exagerado do Shinichi, autor jogou tudo que o personagem passou na privada e ele voltou a ser o bunda mole do episódio 6, que desgosto ver isso. Ele só estava calmo e racional antes porque tinha perdido sua humanidade? Isso não faz sentido pra mim ¬¬. Bem, de resto é legal ver um personagem adolescente de anime transante mas como aconteceu foi meio estranho e abrupto, fora a Murano ser muito apagada (alguém torcia por ela?). De resto, mesmo que ainda consistente essa segunda parte está de fato mais fraca que a primeira.
Olha discordo hein .
Não vejo nada de tão exagero nisso a ponto de ficar como algo ruim para a obra, até porque ele que agora estava com a cabeça alta e se achando o mais forte por ter derrotado vários parasitas antes,ele mesmo vem a citar em tempos anteriores ”Se eu pegar um por um,consigo destruir eles” ele estava com um excesso de confiança enorme em sua força,o que aconteceu é que ele tomou uma real do Universo que existia um Parasita daquele nível de força,e por mais que ele tenha se fundido ao Migi e etc ele ainda continuava ”Humano” algo construído a tempos atrás,moldado naquele excelente momento de morte da Reiko e agora acabado nesse choque de realidade que ele levou agora,ele por ser Humano e vendo a sua vida em risco se desesperou ,vendo que todo aquele excesso de confiança foi simplesmente reduzido a cinzas ,se desesperar é uma reação totalmente normal .
E por mais finalizando do Shipp dele com a Murano foi normal,por mais que a personagem tenha sido jogada aqui e ali toda vez, ela finalmente terminou o seu papel de personagem como par romántico cannon do manga.
Ficar com medo é uma coisa, dar chilique e ficar estérico é outra. Ele já passou por muita coisa pra dar um ataque de loser daqueles, por isso achei a reação dele extremamente exagerada (felizmente não fui o único). Como eu disse: me pareceu que o autor apagou tudo pelo qual ele passou do episódio 6 até aqui naquele negócio de “recuperar a humanidade”,o que acho fraco em termos de narrativa. Ele ficar com medo sem dar chilique e refletir sobre suas possibilidades seria mais coerente com o que foi apresentado até agora.
A mente humana é fascinante em momentos de adrenalina,uns se desesperam com o medo,outros se dão melhor com isso e conseguem lidar melhor com a situação,o negócio é que em todas as situações que ele passou antes não colocou um real perigo a ele mesmo, realmente colocou a sua vida em total jogo, era mais algo com os outros a Chacina de corpos e afins,realmente não tinha aparecido um Parasita em que as suas chances de vencer era nulas.
Até porque indo de volta para o assunto dos humanos, a maioria dos Humanos mesmo irão se preocupar com algo quando o problema bate na porta e não realmente quando a situação está afetando os outros ,fora que finalizando por aqui todo Parasyta que aparecia ele conseguia resolver as diferenças com ele sem muitos problemas,ele teve toda a sua zona de conforto e confiança destruídas como eu mesmo citei antes,se desesperar com isso é algo normal para a situação .
Reveja o episódio 16 quando ele percebe que o cara é muito mais forte que ele e foge (luta na floresta). Compare as reações dele no episódio com a desse último e me diga se não parece que mudaram a personalidade do personagem.
a quela parasita safada da Reiko fez ele voltar a ser o inútil chorao.
ele voltou a ser o shinichi que era antes(mas humano) a Reiko fez ele recuperar seu lado inútil,tanto e que a Murano nao fala mas “né,voce e mesmo o shinichi-kun”
Sobre Parasyte: Shinichi sempre foi um chorão, e mesmo desenvolvendo uma frieza com o passar da serie em todas as crises ele dava uma de chorão, e só depois do migi mandar se acalmar que ele se recompõem
Garo: O anime vem trazendo vários aspectos do universo Garo, um exemplo é o sentimento de Pai e Filho que sempre é trabalho(GARO 1,2 e 4 temporadas do Tokusatsu) contudo na animação é que podemos ver a interação entre eles, pois diferentes dos Tokusatsus como o Herman não era o detentor da Garo, não foi preciso está morto para que o Léon herdasse a armadura.
Bom é de costume na serie que a historia seja contada aos poucos com caráter episódico que trás algumas informações para clímax e sempre no final de cada temporada os últimos 4~7 episódios a história volta a focar na premissa inicial e sempre um horror de nível apostolo aparece.
Contudo Garo ainda é serie estilo: tokusatsu animado. Apesar de possui uma pegada mais adulta, este não deixa de ser um tokusatsu… então um desenvolvimento mais lento e de modo episódico com um plot twist no final é alho bem comum pra esse gênero.
A parte do soldado subindo para o telhado e virando foi melhor no mangá. Teve muito mais impacto que no episódio, ele chegou em um ponto que não tava ligando para os outros e acabou sozinho. E o discurso do Hirokawa foi muito bom.
Parasyte, que raios de cena de sexo foi aquela?! Vai ser sem sentido pro outro lado, francamente a minha ideia não mudou: anime frio e sem emoção, só tô continuando vendo pra ver onde vai parar a história, só isto me interessou, porque o resto… ninguém merece…
Por outro lado, Garo tá indo bem. Gostando dos rumos que tem tomado e se tem seguido uma ordem similar ao tokusatsu, não podemos esperar muita coisa, só assistir pra ver onde tudo isso vai parar. E a relação de Herman e do Leon passou a ter mais sentido, mesmo com as briguinhas clássicas entre eles. Vejamos o que o Mendonza vai aprontar, porque dá pra ver que é coisa grande, que afetará o mundo inteiro: típica estratégia vilanesca.