Impressões finais e review: Shinmai Maou no Testament

Até que para um anime que se mostrou tão instável na maior parte do tempo Shinmai conseguiu se fechar direitinho. Com direito até a algumas surpresas.

Tirando o climax não ter sido nada demais foi um episódio melhor do que imaginei. Eu não tenho nada grandioso pra elogiar mas é um dos poucos episódios que eu não tenho quase nada para reclamar também. Se todos os episódios fossem mais bem estruturados como esse Shinmai poderia ter sido bem melhor, analisando ele como um todo.

A luta pra sair de dentro do demônio acabou não sendo nenhum grande desafio, mas fez sua parte nos entregando um pouco de ação e um desenvolvimento maior para Zest – que eu não esperava. 

Basara não é nenhum santo. Apesar de no episódio anterior ter pedido pra Mio não matar o Zolgear ele compareceu em uma sala de tortura para ver ele morrer, na maior frieza. 

A animação estava melhor que o normal nesse episódio, não só a ação mas o episódio como um todo estava bem mais consistente no design dos personagens se comparado a maioria dos anteriores. Não teve nenhum corte lindo de animação mas isso acho que todo mundo já desistiu de tentar encontrar aqui. Pra ser honesto se a segunda temporada fosse no nível da produção desse episódio eu já ficaria satisfeito, mas duvido muito.

Esse desenvolvimento com a Mio foi meio….inesperado, e estranho? Primeiro ele ficou possuído por alguma coisa (que aparentemente o pai dele tem também, como mostra no final) e atacou a Mio. Sendo Shinmai como é eu quase pensei que eles iriam realmente até o final, mas não. Ainda assim, me surpreendi de novo com a Mio pedindo pra ele continuar depois. Para quem parecia incomodada com o fato de ser apalpada no início ela mudou bastante. Acho que já ficou na cara que ela está apaixonada pelo protagonista, então pra que manter esse negócio de “Oni-chan”? Espero que sumam com isso daqui pra frente. Ou ela quer um namorado ou um irmão, querer “os dois em um” seria um fetiche muito do estranho.

E falando em romance, o Basara continua não parecendo estar apaixonado por ninguém, tratando todo mundo como “família”, seja lá o que isso signifique pra ele. Nesse aspecto ele é bem estranho. 

O único porem aqui é que ficou meio forçado o Basara “quase” estuprar a Mio (não foi muito consensual no início), e ela dizer depois que não tinha problema. Ela querer fazer sexo com ele tudo bem mas dai a dizer que ser quase violentada não tem problema é forçação de barra do roteiro pra amenizar a atitude do Basara – o que nem era necessário, já que o anime deixou bem explicito que ele estava sendo possuído por alguma coisa.

Shinmai acaba voltando a seu tema recorrendo de “família”, que ele trabalha muito mal, vale dizer.

Deu pra entender porque eles queriam adaptar 3 volumes pelo final desse episódio. Ele fecha bem as pontas iniciadas desde o volume 1 e mostra uma progressão da relação do protagonista com as heroínas. Acho que ficaria melhor com 13 episódios, pra eles não terem que correr tanto na adaptação do volume 2, mas de resto fizeram bem em querer ir até esse volume. Pena a direção ser tão fraca na maioria dos episódios, tempo pra adaptar esse arco direito eles tinham. 

Agora é aguardar a próxima temporada (torcendo para que seja melhor) e uma explicação para o olho verde do Basara e do pai – badass as fuck – dele.

Impressões finais


Shinmai foi um anime ecchi+ação bem mediano. Ele tem como seu chamariz o fato de ter um ecchi muito mais pesado que o normal (quase um hentai) e ao mesmo tempo se dá ao trabalho de separar a “hora do fanservice” da “hora da luta”, algo que nunca vi nenhum outro ecchi+ação fazer. Ainda assim, é um anime do gênero ECCHI, então obviamente tem muito fanservice! (se não gosta de fanservice em animes não tem porque assistir esse aqui). Algumas lutas são interessantes mas não na maioria do tempo não conseguem empolgar (será que na segunda isso melhora?). 

O maior problema do anime é a estruturação do storyboard e roteiro. Alguns episódios, como esse último e uns 2 outros até funcionam bem, mas na maioria os eventos parecem desconexos e o anime fica jogando você de um lugar para o outro sem dar a devida transição, de modo que tudo acaba parecendo corrido ou pulado. A animação é mediana, dentro do padrão desse gênero, tem uns cortes legais aqui e ali mas nada digno de nota. O desenvolvimento de personagem é bem pequeno, tirando o fato da Mio ir ficando menos tsundere com o Basara conforme o tempo passa. A Zest é uma vilã tinha potencial para um desenvolvimento interessante, mas que acaba sendo desperdiçada.

Sintetizando o elenco: a Mio é horrível no início, parecendo uma boneca sem voz que está ali só pra mostrar o corpo pra câmera. Isso até melhora, mas demora um bocado (só apartir do episódio 7). Maria é sem duvida o personagem mais simpático, mas ela funciona melhor como suporte do que quando tentam deixar ela em foco. Yuki não fala muito, mas o fato de não fazer a amiga de infância clichê super ciumenta, chegando até a ajudar a rival as vezes, dá a ela alguns pontos. Basara não tem um proposito na vida e fez do seu lema proteger a família, o que é ok mas não ajuda nem um pouco a simpatizar com o personagem. Em geral são inegavelmente personagens rasos e com péssimos diálogos de vez em quando, mas que conseguem cumprir seu papel dentro do que o gênero pede. A censura foi uma decisão bem infeliz e exagerada, ainda mais com o BD já tendo cenas extras mais picantes pra atrair o público pagante.

Fiquei com a impressão de que esse anime poderia ser bem melhor em outras mãos, e que o diretor, embora se de bem com comédia, não sabe trabalhar ação direito – de forma a transmitir emoção nos combates. Isso pode melhorar na S2, já que como dizem, “a prática faz a perfeição”, mas recomendo manterem as expectativas baixas. Pra ser honesto se todos os episódios conseguirem o ritmo e qualidade visual desse último já estaria de bom tamanho pra mim. Shinmai até deve conseguir divertir quem gosta desse gênero ecchi+ação, mas a execução aparentemente desinteressada da staff transformam algo que poderia ser muito divertido em algo que é só “ok/dá pra ver”.  

Nota final: 6.5/10 (Mediano)

Pra quem nunca viu como eu dou nota(final):
5 = ruim, 6 = mediano/ruim, 7 = Mediano, 8 = Bom, 9 = Muito bom, 10 = Excelente. Pra ganhar menos de 5 tem que ser algo muito, mas muito ruim.


Comparação: DxD x Shinmai


Comparando a primeira temporada dos dois DxD tem um roteiro e storyboard muito melhor estruturado, conseguindo colocar ação em quase todo episódio (meia boca, mas tem), mantendo o anime divertido na maioria do tempo e fechando com bons ganchos. As situações parecem muito mais críticas que as de Shinmai também, com o primeiro arco usando a morte de uma das personagens como ameaça e o segundo o casamento da protagonista (casamento forçado é um recurso clichê bem safado, mas funciona). Shinmai, por outro lado, só consegue uma ameaça real no terceiro arco, e mesmo assim não faz um bom trabalho em criar tensão no público com ela. 

Agora, embora Shinmai não consiga criar a tensão pre-climax, ele faz seus climax parecerem menos bobos, não enfiando piadinhas ou ecchi no meio deles. Nessa separação eu gosto muito mais dele do que DxD, que é uma bagunça nesse aspecto, sendo que em um minuto a situação parece dramática, no outro estão fazendo piadinhas com a perversão do protagonista e 2 segundos depois querem voltar ao drama (é uma bagunça!). O protagonista de Shinmai paga por seu ar super sério tendo bem menos personalidade que o Issei, mas por outro lado não causa vergonha alheia a todo momento.

Em termos de heroínas DxD começou melhor, apresentando mulheres fortes que dominavam o protagonista enquanto em Shinmai é o contrário, com as garotas parecendo inferiorizadas perto do Basara. Isso melhorou com o passar do tempo e pode melhorar ainda mais na segunda temporada, mas tirando a Maria acho as personalidades das garotas de DxD melhor caracterizadas para o público. O mundo de DxD também parece mais vasto, dando a possibilidade de um foco diferente por saga, enquanto Shinmai fica o tempo todo preso a ter alguém querendo matar ou raptar a Mio, ao menos nessa primeira temporada. Sobre o ecchi, é bem obvio quem vai mais longe, DxD parece um ecchi levinho perto de Shinmai, aonde quase todas as cenas ecchi parecem preliminares para o sexo. 

É isso, acho os dois medianos, mas DxD “como adaptação” com certeza se sai melhor e diverte mais que Shinmai, que ao tentar se levar muito a sério sem ter uma direção e roteiro que deem suporte a isso acabou se tornando um anime muito irregular (não li quase nada de Shinmai pra poder comparar as LNs, mas se fosse comparar os mangás eu prefiro Shinmai). Teoricamente eu deveria gostar mais de Shinmai por se levar a sério nos combates, mas a execução medíocre acaba impedindo isso. A S2 pode melhorar minha impressão da obra, mas não vou criar grandes esperanças quanto a isso.


Extras:


Bem, ninguém no fandom ficou infeliz, todas as heroínas tiraram um pedaço do Basara nesse episódio.

Olhem essa zueira! hauahuauh. É uma adaptação para mangá de uma LN apelidada de MoePen, sobre dois aspirantes a mangaka.


21 Resultados

  1. olhos de falcao disse:

    A cena do pai do Basara com o lorde demonio foi a unica cena de encerramento que me deixou ansioso pelo proximo episodio do anime, que infelizmente nao virá T.T queria ver no que aquela conversa ia dar, sinto que estou perdendo uma luta muito foda T.T

  2. Shiba disse:

    Até que o ep final fechou bem o anime . Sobre a segunda temporada ainda não estou convencido se vou assistir , o plot já não é atraente e o fanservice todo censurado desanima muito , mas pelo pv parece que terá mais ação .

  3. Ars Roccii disse:

    Não assisti e tenho preguiça de assistir… Não consegui passar do episodio 4 por causa do desenvolvimento da história a história é meio fraca… Talvez a light novel compense ler por ter mais detalhes e mais profundo mas o anime não anima nem a pau.

    • Alucard™ disse:

      então né no epi 1 eu estava ansioso pensando que iria ser um baita anime,ta bom no epi 4 eu já começei a injuar e dai pra frente eu assisti tudo apulso não dava vontade de assistir preguiça e tals,bom fazer o que expectativas de mais da nisso,de qualquer forma Tokyo Ghoul foi Maginifico e vai ter 3 temporada já to feliz de mais U.u. Aldnoah Zer0 vai ser o unico da temporada a acabar no Alge da ação agr como sera o Final,espero um Final Otimo pra um Anime tão perfeito World Break também pareçe que chegou o Inimigo De vidas passadas do Moroha diferente dos outros monstros que apareciam no anime esse ai sim parece um forte de mais gostei também mais no prox epi ele vai se tornar super sayajin e vai derrotar o dragão como todos sabem. parasyta teve um ultimo epi meio lento mais eu gostei de mais os dialogos de Migi ele dizendo que ia dormir por um tempo e ir para um lugar bem desconhecido,e também disse suposições de que eles são seres criados apartir da propria terra,pois muitos pensavam que eles eram alhens ou estraterrestres ou marcianos sei la algo assim mais ele disse que foram criados pela propria terra e no final onde mostra aquele cara de novo e o shinichi salvando a minina la foi bom de mais realmente essa temporada foi inesquecivel com alguns animes mais também outros que foram orriveis

    • kingumaga disse:

      Nesse tipo de obra história boa é difícil.

  4. Edu© disse:

    Quando soube que seria 2 cour dropei na hora. Talvez volte a ver quando sair tudo em BD

  5. kingumaga disse:

    Acho q foi um final ok, ação foi bem fraquinha e a putaria censurada de sempre, nessa altura do campeonato beijo censurado foi demais pra mim.

    Não entendi o monstro soltando akela rajada de energia antes de morrer, fez pra dá uma aliviada? Foi equivalente a uma pessoa vomitar sangue antes de morrer? Enfim, ficou meio nada haver, teria sido melhor ter feito o bixo apenas explodir.

    Não estou muito empolgado para segunda temporada mas espero q melhore, achei maneiro o visual motherfucker do Basara no preview, oq bu#@*# a mais não faz com o homem hahahhaa, poderia sido melhor principalmente pela censura q atrapalhou demais a recepção do anime. Esperando sair a versão BD para assisti-lo de forma mais objetiva, onde tem esse vídeo sem as censuras? .

    Desse final não tenho q reclamar mas do final do Tokyo Ghoul, pqp q merda de final foi akele?

    • Marco disse:

      Aquilo foi pra demonstrar o poder do bicho antes dele morrer. Não vi nada demais. Ele soltar aquela rajada é o equivalente a uma pessoa desesperada que esta prestes a morrer gritando (pessoas não tem poderes para liberar). No caso ali foi o demônio soltando seu ataque mais forte. Se ele fosse um gambá soltaria aquele cheiro maravilhoso. A ação tava ok, não espero ver sakugas em Shinmai, só não quero uma porrada de quadro estático.

      A censura é exagerada mas não adianta reclamar dela. Eles colocam porque querem vender o BD, é uma estratégia comercial, safada mas é.

      Tokyo Ghoul devia ter terminado com a S1 usando o episódio 1 da S2 como final, teria sido mais digno. To em duvida se refaço o review dele acrescentando a S2 ou não, meu ânimo pra escrever sobre o que não gostei é baixo.

      • kingumaga disse:

        Se é um split cour acho q dá até pra avaliar junto por ser uma estrategia de produção, agora quando a S2 saiu um tempo depois o ideal é separado. O problema do TG dessa nova temporada q o nível de qualidade é totalmente diferente da primeira, apesar de dar para assistir ele ficou muito inferior.Eu tb acho q devia ter ficado só com uma temporada no fim das contas.

  6. Sora disse:

    Até que essa S1 fechou bem,aquele finalzinho com o pai do Basara foi bem foda de longe a melhor parte desse episódio,o maior problema do anime ao me ver foi essa censura absurda tinha como maneirar um pouco nesse aspecto,algumas cenas que eram para ser engraçadas acabaram sendo prejudicadas por isso.

    Sobre a comparação com DxD concordo com sua análise,em termos de heroínas Shinmai mesmo com a Maria não barra DxD(Rias e Akeno*-*) mas em termos de protagonistas prefiro o Basara ao Issei.Nota Final para Shinmai Maou:7/10 se eu ver o BD depois subo para 8 já que a putaria ta garantida xD.

  7. Lucio disse:

    apesar de tudo shinmai conseguiu me agradae e passar meu tempo não foi uma série memorável para mim mas vou com certeza ver a segunda temporada pra ver no que vai dar
    nota final 7/10 ( dando pra passar o tempo já dou de 6.5 em diante)

  8. mr.Poneis disse:

    Rapaz… essa comparação com Highschool DxD foi bem interessante… se muito, se muito a única coisa parecida era a filha do Maou local, bem afeiçoada e com aquela cabeleira vermelha… mas a Brunhyld lembra um pouco a Boosted Gear (que recentemente equipou uma espada Ascalon) … o que torna o Issei e o Basara bastante semelhantes (fora as roupas escuras e o cabelo marrom). E ainda vai evoluir para uma armadura… não que isso fosse novidade lá em DxD… O veredicto é que o Basara é o Issei mais comportado… funciona para mim…

    O Takigawa dublado pelo Sugita Tomokazu causou bastante estranheza no início, mas lá pelo final ele se tornou um foil bem mais interessante que o Kiba. A backstory dele foi uma virada interessante, não bem uma reviravolta, e ficou bem mais legal que a do Kiba que era que nem pisar em cacos de vidro, o tanto que ele se ferrou…

    Maria deveria ser comparada com a Koneko… Mas, quem eu acho que ganhou uma rival de peso foi a Shirai Kuroko de Railgun! Mas provavelmente se houvesse um quesito para lolis de cabelos prateados dessa temporada as duas perderiam para a Julie Sigtuna de Absolute Duo… Assim, o nível de angst da Maria foi e aumentou proporcionalmente ao bom, de suas proporções… e bom como já foi tratado no texto principal ela fica melhor fora do foco principal…

    O cast de DxD é meior então não apareceu muita gente que eu pudesse comparar com a Akeno e a Asia… Zest com aquele estereótipo de clone sem uma motivação para viver depois de “perder a sua função” lembra mais as Imoutos da Misaka e a Hasegawa-sensei embora tenha os traits como médica do time esta mais para a Nijou Aki de Maken-ki do que para a Asia mesmo (que eu apreciei bastante a backstory que alude ao Juramento de Hipócrates). Sendo que elas tiverem bem pouco foco eu deixo por isso mesmo…

    Xenovia, Irina, Gasp- (acho que esse ai não), parece que o Issei tem vantagens com relação a quantidade embora a qualidade seja bastante equivalente onde eu pude comprara (parâmetros insuficientes). Tenho a impressão que se o harem do Basara aumentar ele pode acabar morrendo… Dado que ele se esforça mais para cuidar do dele…

    Gostaria de ter me esforçado mais para acompanhar as Novels para comparações mais apropriadas… e bom e se perguntado só tem um único motivo pelo qual eu poderia considerar Highschool DxD melhor… O encerramento da primeira temporada… ainda estão para fazer um encerramento como aquele! (Pelo menos no que diz respeito ao gênero Ecchi/Ação)…

    Até mais ver
    Mr. Poneis

    • Marco disse:

      Todos os encerramentos de DxD são divertidos, e em animação fluida ainda. Nesse aspecto ele realmente é o melhor dos ecchis/ação. Mas enquanto isso as lutas do anime são porcamente animadas….deviam colocar o pessoal que faz as EDs pra animador as lutas ¬¬.

  9. Davi disse:

    Gostei muito desse último episódio, foi o melhor da série até agora. O design do monstro por fora foi bom, antes estava nojento, porém não tinha me passado a sensação de nojeira. Deu uma demonstração de poder, que até agora que eu me lembre foi o mais destrutivo da série, então se ele começasse a se reproduzir na Terra seria o fim. Zolgia morrendo, eu tava duvidando se ele realmente fosse morrer, mas o autor teve coragem e o matou sem dó.
    Estou lendo o mangá de Shinmai e estou gostando, lá mostra as cenas que terão nos BDs, e algumas coisinhas que no anime foram ok no mangá ficaram legais. E sobre o anime, eu me diverti assistindo ele, foram poucas as coisas que me incomodaram, como eu disse, no mangá essas partes ficam legais; e com certeza irei assistir a segunda temporada, não irei esperar o BD.
    Ótimas análises Marco!

  10. Rai Barbosa Andrade disse:

    Eu lí as análises e achei bem interessante seu ponto de vista, tem muitas coisas que concordo e que discordo, então vamos lá! A parte da separação clara da ação e do ecchi que concordamos é chato tá no clímax pra uma luta e fica passando peito e piadinha inoportuna toda hora. A questão das lutas também concordo, não há uma empolgação que realmente te prende de coração, mas creio que isso de deve ao tom mais “sério” que o anime tenta se dar, pois o Basara é bem diferente de muito protagonista que tem por aí, e por falta daquele carisma heroicamente exacerbado e uma “racionalidade” maior nos personagens, as lutas acabam por ficar sem emoção. O storyboard eu não tenho como argumentar pois não tenho uma compreenção tão boa nesse assunto, porém não sentí essa desconexão que foi comentada pelo autor da crítica(não sentí corrido ou pulado, para mim estã como qualquer outro). A questão dos gráficos pra mim é oque mais quebra a sacada do anime, pois se o anime quer se levar mais a sério uma animação mais articulada com uma trilha sonora engajada são necessárias, o gráfico mais “bobo” e genérico, acaba por ofuscar situações que poderiam ser bem mais marcantes.O desenvolvimento dos personagens é bem superficial e tbm comcardo que eu esperava mais do desenvolvimento da Zest, mas não reclamo muito disso pq quase todos os animes shonen tem essa características, até pq como eles costumam se prolongar muito, aprofundar os personagens torna a trama mais dificil de se administrar, e nesse quesito muitos se ferram (como naruto que desenvolveu personagens e esqueceu no shippuden). Na parte do elenco eu concordo plenamente, e acredito que a Mio é bem mal trabalhada, nessa parte o cara recorreu a velha donzela em perigo sem se preocupar com o lado mais enérgico dela, tsundere de coração, mocinha indefesa na ação.No fim tbm acredito que se a galera se esforçasse mais esse anime poderia ser muito melhor, boto uma fé na segunda temporada igual a highschool, quando eu ví a primeira vez ví muitos defeitos, mas o potencial estava lá, e só isso já me basta para crer num desenvolvimento melhor na próxima! Obrigado pela atenção, flw

  11. Daniel Monteiro disse:

    o manga parou?

  12. Pedro Júnior disse:

    Rapaz, o que mais me incomoda nesse anime é que ele pega nos peitos das meninas, faz o que quer e ainda veem com esse papo de “Oni-chan”, Oni-chan é o meu ovo, pra ter um romance envolvente tem que parar com essa conversa mole, isso deixa um clima um tanto bizarro. Alguém que já assistiu a segunda temporada pode pelo menos me dizer se ela para com essa conversa besta?

Deixe um comentário