Impressões: Shinmai Maou no Testament #04

Demorou, mas saiu uma luta decente (ou quase). 

Impressão minha ou a primeira metade desse episódio foi corrida pra caramba? Tava tudo acontecendo muito rápido, até mesmo as cenas dos personagens falando pareciam aceleradas em algumas partes, o que deu um sentimento de situações forçadas, principalmente nos diálogos mais dramáticos (alguns ficaram meio robóticos). Acho que deviam ter dado mais tempo pro flashback do Basara em vez de fragmenta-lo durante todo o episódio também. O andamento estava ok até agora mas nesse aqui pareceu que enfiaram conteúdo pra dois episódios em um só. Tirando isso foi um climax mediano que atendeu minimamente minhas expectativas.

Gostei da amiga de infância do Basara indo ajudar a Mio, conseguiu dar um pouco de profundidade a personagem pra tirar a visão inicial de personalidade estereotipada da “amiga de infância ciumenta”.

A luta em si foi mediana. Não apelaram para quadro estático mas também não teve nenhuma animação acima da média. Foi de longe a luta mais longa até aqui mas em geral só teve vários cortes de animação curtos e simples. Admito que o inimigo ficar parado falando enquanto os personagens batiam nele não ajudava também. A luta não tinha grande emoção graças a esse estilo bizarro do vilão de ficar parado usando uma barreira. A trilha sonora foi mediana, ajuda a dar mais sentimento ao combate mas poderia ser melhor (e mais sonora, porque deixam ela tão baixa?). 

Queria que a Yuki(amiga de infância) tivesse lutado mais ao invés de ser salva pelo Basara, mas ok. O Basara é um “badass” mas não parece invencível (já foi “pego por trás” 2x), o que é bom. E ele ter derrotado o vilão com a ajuda da Succubus foi um belo toque do autor para não deixar ele parecendo apelão também. Só espero que arranjem pontos fracos para esse “banishing shift”, porque pela explicação ele parece absurdamente roubado. 



Merito aonde há mérito eles não usaram NADA de fanservice na luta, o que já é um diferencial e tanto dado que esse tipo de obra adora deixar as mulheres peladas nos combates pra gerar fanservice gratuito. Também não teve nenhuma piadinha no meio da luta, o que era um dos meus temores. Em suma, um climax de ação bem mais ou menos mas que por se levar a sério ganha uns pontos comigo. Espero que os próximos sejam melhores no entanto, principalmente com inimigos que se mexam na luta ao invés de ficarem quase parados levando golpe.

Se eles queriam fazer parecer que o Basara superou algum trauma não conseguiram. Ele faz as coisas com tanta facilidade e sem hesitação que seria quase impossível achar que ele superou algo se não fosse a amiga de infância dele narrando por trás. Trabalho ruim da direção nesse aspecto.

Falta de atenção da minha parte ou não acabei surpreso quando revelaram quem era esse vilão. O legal é que ele não é um daqueles malignos super clichê, então mais uns pontos para Shinmai por não apelar para o básico. 
O questionamento do Basara de que se o vilão realmente quisesse mata-lo ele já estaria morto foi legal. Estava achando estupido aqueles pseudo-fantasmas sempre acertando a barriga do protagonista em vez de cortar ele ao meio ou acertar o coração ou cabeça. Ele falando que não acha que está pronto para uma luta ainda foi um diferencial, ver um protagonista mais racional nesse tipo de anime não é comum.

Por último, gostei do cliffhanger do final já alertando para próxima ameaça e com o pai do Basara dando a entender que sabia o que estava acontecendo (alguém está vigiando o Basara pra ele aparentemente). Estou curioso quanto a tal mãe mencionada do protagonista, será que morreu? O foreshadow sobre “fugir do destino” que o pai dele fala indica um plot maior por trás de tudo. Aguardemos para ver aonde isso vai dar.

Extras:

Anatomia humana

Ninguém costuma comentar esse tipo de coisa por tão normal que já ficou em LNs tratar ferimentos graves como se não fosse nada (tenho certeza que os autores acham que não temos nenhum órgão na área abdominal). A mim, no entanto, ainda é algo bem incomodo. Eu espero que eles revelem depois que todo mundo da vilã dos heróis (ou pelo menos o Basara) tem super regeneração, porque esse infeliz já foi perfurado 2 vezes e eles só enfaixam ele pra resolver. A primeira vez ainda foi um buraco pequeno e com sorte não perfurou nenhum orgão, mas nessa segunda no mínimo um bom pedaço do intestino dele foi perfurado. Sabem o que significa? Vazou o que tinha dentro para os outros órgãos! Tem fezes e urina se espalhando pela área abdominal toda! Não sou médico mas suponho que se alguém não costurar o intestino e limpar todo resto ele deveria morrer por hemorragia interna + infecção. Esse papo dos autores de LN/Mangá de só coração e cérebro que importam, com o resto todo podendo ser furado a vontade é bem bizarro. A solução clichê de enfaixar o cara todo sem costurar o ferimento ou tratar a parte interna também acho zuada.

Mio tentou se defender mas continua sendo obrigada a ficar no papel de donzela a ser salva. Como ela ainda não controla seus poderes suponho que isso possa melhorar se ela passar por algum tipo de treinamento, a pergunta é se o autor vai estar disposto a dar esse upgrade de poder a ela. Em termos de personalidade, no entanto, continua sendo o personagem mais vazio da obra. Até o vilão se mostra bem mais interessante que ela.

Não curto lolis, mas essa continua sendo a melhor personagem da obra, apesar da “amiga de infância” também ter ganho meu respeito nesse episódio.

Relacionado:
Impressões de episódios anteriores de Shinmai Maou