Impressões: Sword Art Online II #21 – Memorial das Espadas

Kirito ao resgate! – ao menos por alguns segundos……

O sistema estranho aonde parece que o episódio tem duas metades distintas dessa segunda temporada de SAO II continua. A primeira é cheia de ação enquanto a segunda já foi bem mais parada.

Kirito parando os caras foi legal. Mas fica a questão de como ele estava cortando magias (o mal hábito de pular explicações da primeira temporada voltou). Na LN é um pouco diferente essa parte mas eu gostei da adaptação que fizeram tirando a falta de explicação. Fora isso ficou mais rápida e mais lógica que a versão da LN.

Gostei bastante do grupo da Asuna enfrentando a outra guild. Apesar do foco na movimentação da Yuuki a luta não parecia isolada nela e a câmera ficava rodando na cena pra mostrar os outros em vez de simplesmente cortar e ficar focando em cada personagem separadamente, como acontecia muito no arco Excalibur. A parte da Asuna foi legal se eu descontar o exagero (Asuna, Yuuki, Kirito todo mundo teve sua animação bacana nesse episódio). Em tese parece que só dá pra usar aquela skill dela com muito espaço e quanto mais você acelera maior o efeito. Matar alguém com essa skill faz sentido por causa do tempo que precisa pra liberar ela, mas jogar todo mundo longe foi exagero. Fora isso, descobrimos de onde veio o apelido “Berserk Healer”.

È bom ver uma luta com tanque em SAO pra variar.
Da-lê FX Animation nesse episódio.

A luta contra o boss foi bem simples, com ataques diferentes se repetindo por parte do Boss a cada X tempo. O tanque barrava os ataques mais pesados e os DPSs alguns mais leves (ou desviavam deles) enquanto esperavam aberturas oportunas para dar dano. É uma dinâmica de luta bem mais natural comparada ao arco Excaliber, aonde ficava focando muito tempo em cada personagem e os Bosses ficavam parados em alguns momentos. O problema de tempo aqui era claramente que a mana dos healers estava acabando e ainda faltava muito pra derrotar o Boss. O tal do ponto fraco ajudou nisso, mas é algo possível apenas em Realidade virtual, mesmo porque em MMOs normais você acerta o Boss em qualquer lugar e o dano é o mesmo, não dá pra mirar na cabeça ou algo assim. A animação da batalha foi excelente como o esperado, só senti falta de fases. O boss só ficou na mesma fase e repetindo as mesmas mecânicas o tempo inteiro. Aquele sensação de SAO 1 de “ferrou, eles vão perder” também não estava lá. Mas isso é uma coisa que não poder morrer já mata por si só.

Eu nem contei o número de Sakugas porque a primeira parte do anime teve um monte de cortes de animação fluidos, alguns longos e outros mais curtos. O famoso FX animation, que é animação baseado em efeitos (fumaça, explosões, ect) também estava aparecendo pra todo lado (e nada de CG, salve!).

A segunda metade foi só confraternização, e enrolaram até demais nela pro meu gosto. Não ligo de não ter ação, mas o plot tem que andar de alguma forma. Está na hora de revelarem qual é o mistério da Yuki também. Inicialmente tinha o mistério e tudo mais mas se basear só nisso pra manter o telespectador interessado é meio pobre (ficaram usando bastante com a maga de cabelo Azul querendo falar algo pra Asuna e a Yuuki não deixando). A coisa da Yuuki com a Asuna é muito provavelmente pela Asuna lembrar a irmã dela ou algo assim. E algo não muito bom deve ter acontecido a mesma. Esse é naturalmente um arco dramático mas a direção podia maneirar um pouco mais nesse aspecto. Deixar a coisa mais sóbria por assim dizer e só aumentar a mão no drama nas partes mais climáticas. A exemplo a Yuuki fazer drama pela ajuda do Kirito e do Klein é desnecessário já que morrer não significa nada em um jogo. Não é como se eles fossem perder alguma coisa.

Foi um episódio legal na primeira parte. A segunda acho que podiam ter acelerado um pouco mais. No próximo “a jornada termina” devem finalmente começar a explicar a coisa toda do lado da Yuuki.

Avaliação: ★    ★ (-) 

Extras

Isso é um erro de continuidade, a explosão era laranja e quando volta e o Kirito corta ficou roxa.

Na LN o Kirito explica que o sistema de todos os jogos baseados na “semente” (base dos VRMMOS espalhada na net no final da S1) é igual. Magias, portanto, usam um sistema similar aos tiros de Guns Gale e se você acertar o centro dela a mesmo é anulada do mesmo modo que uma bala.
Na LN ele também avança pra cima da party da Guild e sai matando vários, o que não faz nenhum sentido com todo aquele pessoal ali. Essa dele ficar barrando as magias enquanto os caras bloqueiam a frente com tanques eu achei mais viável. Na verdade se o Kirito fosse espero tentaria avançar um pouco pros tanques levarem dado dos magos junto com ele. A estratégia do líder da guild era naturalmente esperar o Kirito morrer com o tempo enquanto mantinha a raid dele intacta. Eu achei burro dele não mandar os tanques avançarem e empurrarem o Kirito, mas suponho que a Excalibur adiciona um fator extra de medo dele conseguir matar alguns deles, o que ferraria com a entrada da raid por falta de membros.

YURI ART ONLINE!!! Hauhuauahua, caramba, os adoradores de Yuri devem ter pirado com o fanservice.

O bom marido deixa a comida pronta pra quando a esposa trabalhadora volta pra casa.

O design da roupa da Asuna é anti-fanservice! pobre diretor tarado por bundas…….

Asuna, badass as fuck.

Yuri Attack!

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.