Impressões Semanais: Parasyte 5 e 6 & Gara – Honoo no Gokuin – 6 e 7

Dois episódios excelentes de uma série e medíocres de outra. Adivinhe quem é quem.

Parasyte 5-6

SPOILER NA CARA

Ok, vamos todos combinar: esse aqui é o anime bom.
Parasyte vinha seguindo como uma série com episódios sem muito impacto, mas que não de deixavam de ser de alto nível. Esses últimos continuaram no mesmo esquema, mas por colherem desenvolvimento começado nos anteriores, conseguiram se destacar.
No episódio 6, vimos a morte da mãe e Shinichi combinados com mais de uma série de questionamento sobre o comportamento humano, sendo um deles, o altruísmo que é questionado por Migi como sendo algo irracional. Bem, considerando alguns pontos, altruísmo não é algo sem sentido, afinal, humanos são animais sociáveis então é normal ajudarmos (e ferrarmos) outros da nossa espécie, diferente de parasitas solitários que disputam comida e não veem benefícios em auxiliarem uns aos outros, mas isso é outra história.

Hello darkness, my old friend.

Vi algumas pessoas questionando duas coisas sobre esse episódio: o fato dele não ter usado o Migi na briga e dele ter surtado ao saber que a mãe morreu (e ao ter visto o parasita no corpo da mesma). Ambas as situações… fazem sentido. Shinichi não iria usar Migi na frente de sua amiga considerando que esse iria provavelmente fatiá-la junto. Sobre o fato dele ter perdido a razão também é uma reação normal. Apesar de que alguns possam julgá-lo um personagem fraco emocionalmente, não é nada fora do que foi apresentado sobre o mesmo.

Em sequencia, vimos uma mudança repentina em Shinichi (e em Migi, o que é ainda mais surpreendente) para poder lidar com a situação. Eu admito ter estranhado um pouco essa reviravolta de personalidade, mas Shinichi ao mesmo tempo que é fraco, mostrou iniciativa na luta conta A, por exemplo. Ainda é um desenvolvimento meio brusco demais para o meu gosto, mas não deixa de fazer sentido.
Outro ponto interessante à levantar é que os dois episódios acabaram em cliffhanger. Não sei se isso é culpa do mangá ou do anime, mas é uma ótima escolha considerando os últimos acontecimentos que cobram um ritmo mais frenético.

Garo -Honoo no Gokuin – 6-7

Se Parasyte só melhorou recentemente, Garo… segue o caminho contrário.
Essas duas semanas foram realmente “sem sal”: tanto o episódio 6 quanto o 7 sofrerem de problemas como de falta de animação e direção meia boca (no ultimo então, isso ficou ainda mais evidente).
Já se passou metade de um cour e os personagens continuam sem conseguir pouco envolvimento com o espectador, o que à essa altura vem pesando. Falta um pouco mais de trabalho no conflito de Leon, por exemplo, imagino que estejam tentando fazer isso de maneira mais sútil, mas não vem funcionando.

Ao menos os cenários continuam bem charmosos, ainda que Bahamut se destaque bem mais nesse sentido.

Comparando aos episódios 3 e 4 que também fizeram um par de um focado na trama principal e outro mais solto, esses dois últimos se mostraram muito mais fracos, com uma narrativa artificial e cansativa. Enfim, espero que Garo volte a me conquistar nas próximas semanas.

EXTRAS:

POXA, PORQUE EU NÃO PERCEBI ISSO ANTES?!

End Card de Garo feito aparentemente pelo produtor Masao Mirayama.

Shinichi me lembrou alguém no ultimo episódio, mas não sei exatamente quem…