Impressões Semanais: Parasyte 5 e 6 & Gara – Honoo no Gokuin – 6 e 7

Dois episódios excelentes de uma série e medíocres de outra. Adivinhe quem é quem.

Parasyte 5-6

SPOILER NA CARA

Ok, vamos todos combinar: esse aqui é o anime bom.
Parasyte vinha seguindo como uma série com episódios sem muito impacto, mas que não de deixavam de ser de alto nível. Esses últimos continuaram no mesmo esquema, mas por colherem desenvolvimento começado nos anteriores, conseguiram se destacar.
No episódio 6, vimos a morte da mãe e Shinichi combinados com mais de uma série de questionamento sobre o comportamento humano, sendo um deles, o altruísmo que é questionado por Migi como sendo algo irracional. Bem, considerando alguns pontos, altruísmo não é algo sem sentido, afinal, humanos são animais sociáveis então é normal ajudarmos (e ferrarmos) outros da nossa espécie, diferente de parasitas solitários que disputam comida e não veem benefícios em auxiliarem uns aos outros, mas isso é outra história.

Hello darkness, my old friend.

Vi algumas pessoas questionando duas coisas sobre esse episódio: o fato dele não ter usado o Migi na briga e dele ter surtado ao saber que a mãe morreu (e ao ter visto o parasita no corpo da mesma). Ambas as situações… fazem sentido. Shinichi não iria usar Migi na frente de sua amiga considerando que esse iria provavelmente fatiá-la junto. Sobre o fato dele ter perdido a razão também é uma reação normal. Apesar de que alguns possam julgá-lo um personagem fraco emocionalmente, não é nada fora do que foi apresentado sobre o mesmo.

Em sequencia, vimos uma mudança repentina em Shinichi (e em Migi, o que é ainda mais surpreendente) para poder lidar com a situação. Eu admito ter estranhado um pouco essa reviravolta de personalidade, mas Shinichi ao mesmo tempo que é fraco, mostrou iniciativa na luta conta A, por exemplo. Ainda é um desenvolvimento meio brusco demais para o meu gosto, mas não deixa de fazer sentido.
Outro ponto interessante à levantar é que os dois episódios acabaram em cliffhanger. Não sei se isso é culpa do mangá ou do anime, mas é uma ótima escolha considerando os últimos acontecimentos que cobram um ritmo mais frenético.

Garo -Honoo no Gokuin – 6-7

Se Parasyte só melhorou recentemente, Garo… segue o caminho contrário.
Essas duas semanas foram realmente “sem sal”: tanto o episódio 6 quanto o 7 sofrerem de problemas como de falta de animação e direção meia boca (no ultimo então, isso ficou ainda mais evidente).
Já se passou metade de um cour e os personagens continuam sem conseguir pouco envolvimento com o espectador, o que à essa altura vem pesando. Falta um pouco mais de trabalho no conflito de Leon, por exemplo, imagino que estejam tentando fazer isso de maneira mais sútil, mas não vem funcionando.

Ao menos os cenários continuam bem charmosos, ainda que Bahamut se destaque bem mais nesse sentido.

Comparando aos episódios 3 e 4 que também fizeram um par de um focado na trama principal e outro mais solto, esses dois últimos se mostraram muito mais fracos, com uma narrativa artificial e cansativa. Enfim, espero que Garo volte a me conquistar nas próximas semanas.

EXTRAS:

POXA, PORQUE EU NÃO PERCEBI ISSO ANTES?!

End Card de Garo feito aparentemente pelo produtor Masao Mirayama.

Shinichi me lembrou alguém no ultimo episódio, mas não sei exatamente quem…

42 Resultados

  1. vinicius disse:

    Garo realmente é bem chato, a unica coisa foda do anime são as armaduras o resto… Parasyte muito foda se loco.

  2. Marco disse:

    O problema do episódio 5 de Parasyte é a insistência do Shinichi em achar que apanhando bastante ele vai resolver a situação. Ele tem poder, mas não tem coragem de usar, porque não tem coragem de encarar as possíveis consequências, que sim podem fugir ao seu controle. O Migi não precisa sair fatiando ninguém. Aquele braço tem super força, é só pedir pro Migi socar os caras e pronto.

    Depois ele surta com a mãe. O impacto psicológico é compreensível, ele embirutar completamente não! Pode acontecer mas a pessoa tem que ser extremamente instável psicologicamente para fazer o que ele fez. O parasita da mãe dele não estava fingindo que era a mãe dele pra afetar ele psicologicamente, pelo contrário, ele mostrou todos os sinais ofensivos que podia, e ainda assim o protagonista começa a ameaçar seu único aliado do nada porque sim! Aquela cena só faria sentido pra mim se tivessem mostrado anteriormente que o Shinchi é fraco e instável no lado emocional. Mas se esse fosse o caso a resolução séria dele do episódio 6 não faria sentido. Pessoas com psicológico fraco não conseguem tomar decisões racionais tão facilmente ou mesmo se estabilizar por si mesmos. Olha o Shinji de EVA ai.

    O episódio 6 foi bom. Ele parece ter aprendido com o erro, apesar de muito disse parece ser movido pelo seu desejo de vingar a morte da mãe. A mudança não foi nada radical e não vi uma mudança na personalidade dele, só na resolução. E creio que deva vir mais mudanças conforme a obra progride. O que é bem melhor do que aquilo que fizeram em Tokyo Ghoul aonde praticamente trocaram um protagonista por outro.

    Larguei Garo de mão no ep 4, é episódico ao extremo com esses um caso diferente e monstro por episódio. Fora que o protagonista é um dos casos mais estranhos que já vi de falta de personalidade. Deve ser um dos piores do ano nesse ponto e só o pai dele não sustenta o anime. De qualquer modo é bom saber que não estou perdendo nada.

    PS: Jessica revise o posts. Tá sem espaçamento ou com espaçamento demais. Não tem divisão dos animes comentados também.

    • Kanko disse:

      Humanos não podem ser rotulados ou categorizados por suas características emocionais.

    • Jessica Alguma Coisa disse:

      Ele poderia pedir isso para o Migi, mas não havia garantias que o mesmo fosse adotar um método menos eficiente só porque o Shinichi pediu.
      Agora, sobre o caso da mãe: é entendível sim. Shinichi primeiro não estava aceitando a ideia que a mãe morreu, e segundo lugar julgava que isso era culpa do Migi e dos parasitas em geral. Ver um deles com a cara da mãe foi demais pra ele. E esse tipo de reação é impressível, não dá pra dizer quem vai ficar assim ou não nesse tipo de situação de estresse forte.
      Eu entendo a mudança foi mais para aquela ocorrência isolada do que uma troca de personalidade geral, mas ainda assim soou um pouco estranho aos meus olhos, isso mais pelo fato dele ter se desestabilizado na hora que viu a “mãe”.
      Ele estava acabado, aí acordou, deu uma chorradinha e então “agora eu vou matar aquele bicho!”. É algo que faz sentido, mas ainda assim pareceu muito repentino.
      E… ok, vou revisar o post ‘-‘

  3. Kanko disse:

    Como não explicaram a mudança no anime aqui vai…

    Ao fazer a “Cirurgia´´ no Shinichi, 30% por cento do corpo do MIGI acabou por cair na corrente sanguínea do nosso estimado protagonista.

    Isso ocasionou mudanças no corpo as quais são vistas no ultimo episódio…Entretanto também ocorreu uma sutil mudança psicológica fazendo o Shinichi ficar um pouco mais “Calculista´´ por causa da influência de MIGI.

    PS:No manga ele não usava oculos rssr

  4. Kanko disse:

    Ser um animal sociável não quer dizer necessariamente que o altruísmo esta presente.

    Altruísmo só é observado na espécie humana…Nenhum outro animal no nosso planeta teve esse comportamento registrado,mesmo sendo um animal que vive em sociedade.

  5. GodSoul disse:

    Grisaia e Kiseijuu estao sendo os melhores animes dessa temporada(minha opinião).

    Eu me identifico com o Migi porque sou muito racional, altruísmo nao faz sentido pra mim,ajudar alguém em troca de receber algum beneficio eu entendo mas ajudar outros sem ganhar nada com isso,wakaranai.

    a parte em que ele apanha e nao deixa o Migi ajudar eu entendo porque isso significaria matar a amiga dele,mas nao significa que ele nao pode ir atras deles quando ela nao estiver por perto(que eu faria porque sou muito vingativo),achei que a morte da mae dele foi rápido de mas,eles poderiam ter desenvolver melhor o personagem fazer voce simpatizar com ele e então mata-lo,quando ela morreu pra mim foi so mas uma morte normal do anime.

  6. Lucio disse:

    realmente paracyte está muito bom o outro eu não vejo mais minha atual dúvida é sobre o final de akame no anime.

  7. Shiba disse:

    Parasyte anda mostrado um bom desenvolvimento realmente , eu achei que Shinichi só ia largar os óculos depois de 1 cour inteiro , igual Kaneki que só ”acordou” no final de Tokyo Ghoul , espero que o anime continue com essa vibe . Já Garo , não anda mesmo mostrando a mesma coisa , os primeiros eps realmente foram bem legais , mais ultimamente esses andam muito parados , me pergunto se darão para finalizar isso ai com 12 eps , a animação e carácter design achei bem fracos , o que acho mesmo foda é o as armaduras que ficaram bem legais . Espero que o anime melhore futuramente .

  8. Escritora disse:

    Vamos começar: estou acompanhando os dois animes que estão sendo analisados. “Parasyte” vai seguindo a lógica que a história propõe, ou seja, dificilmente vai decepcionar e como o mangá já foi finalizado, não haverá fillers ou furos no contexto em si. Já sobre “Garo”, a melhor dica é não esperar por nada e não vou ficar surpresa se parar com as análises deste, porque cá entre nós: ficar dando expectativa demais a animes tá ficando chato e sem sentido. Claro que estou gostando da estética do “Garo” e tô pouco lixando se o pessoal gosta ou não, aí é gosto pessoal de cada um.
    Fora estes dois, tô curtindo a segunda temporada do “Yowamushi Pedal” e “Magic Kaito 1412”. E pra ressalva: “Parasyte” foi a minha aposta do tipo “será que vou assistir ou não?” pois os demais já estavam no papo. Ainda bem que tenho gostado.

  9. Lola disse:

    Um comentário meio random quanto ao post: Sério, eu peço encarecidamente que vocês deem uma chance à Akatsuki no Yona. No início da temporada a crítica foi ruim (não faço ideia do porquê), mas a história já se desenvolveu (e vai se desenvolver) MUUUUITO mesmo.

Deixe um comentário