Impressões: Sword Art Online II #14 – Um passo de cada vez

E a saga da Sinon chega ao fim.

O que gostei do início é ver SAO sair do sistema do Kirito ter que salvar a mocinha indefesa. Ele ajuda ela no episódio passado, mas nesse ela toma a iniciativa e é ela que derruba o “vilão”. Kirito só apanha. Não que isso seja ruim, se ele fosse super no mundo real como é no virtual seria um demérito a série e falta de bom senso do autor (não se faz personagem bom em tudo! é tosco!).

Mãos ao alto!

Sinon veio evoluindo desde que o anime começou. Isso é notado claramente no episódio passado quando o eu dela do mundo online ficou mais relaxado (lembram do abraço bomba?) e o eu do mundo real ganhou coragem.
Nesse episódio a evolução dela é reforçada do melhor modo possível, voltando a cena do bulling do episódio 3. Ela enfrenta seu medo e como ela mesmo diz “esse é o primeiro passo”. Não existe uma cura mágica que vai fazer o trauma dela desaparecer do dia pra noite, mas ainda assim ela conseguiu encontrar a resposta que procurava e resolveu encarar seus medos. Muito bom.

O meio do episódio é só uma explicação detalhada sobre tudo que aconteceu e como toda a história do Death-gun começou. O mais interessante mesmo é notar que o próprio Kirito mudou um pouco sua visão sobre a separação do mundo online e do mundo real que ele fazia nessa saga.

“O que? Mais competição? Esse maldito namorado galinha!”

O final é muito bonito. Sinon não só ganha amigas (futuras, ainda não são no momento) como um ponto de vista que não a condena pelo que ela fez, mas sim a agradece. Lembram que nos episódios passados ela se questionava se o que ela fez era certo ou errado? Não tem uma resposta certa, apenas perspectivas diferentes, e ela precisava ouvir essa outra perspectiva para parar de se culpar.

Essa saga, diferente das outras de SAO, teve um foco grande em desenvolvimento de personagem. Para quem gosta desse aspecto nas obras que assiste GGO é infinitamente superior as outras sagas. Além da nova protagonista ser bem mais desenvolvida também (e como prometido nada de cair de amores pelo Kirito, viram apenas bons amigos). A direção e animação também estavam ridiculamente superiores, mesmo que alguns erros ainda se mantenham. Acho que a única coisa que piorou foi o fator “entretenimento”, aonde a primeira saga, com seu sistema de episódios variados conseguia se sair melhor. Essa teve umas partes meio lentas em alguns episódios.

Agora é ver como as próximas sagas vão se sair. Semana que vem é um recap e depois começa o novo arco.

Avaliação: ★    ★ 

Extras

Visuais chave que sairam da saga Calibur e Mothers Rosário.

Os próximos arcos já foram anunciados. São 3 episódios de Caliber, uma quest com todos os personagens pra conseguir a espada Escalibur de uma dungeon de ALO. A Saga seguinte é Mothers Rosario, que vai ter 7 episódios e foca na Asuna (Kirito vira personagem secundário e só aparece as vezes).

Opening do proximo arco “Courage” pela Tomatsu Haruka.
Ending SHIRUSHI pela LiSA.

GGO foi mais ou menos isso né?


Pra quem se apaixonou pelo Kirito trap, tem travesseiro de “Kiriko” a venda no japão hauahuauhahuhau.

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.