Top 5 melhores Endings – Temporada de Verão 2014

Espero que ninguém tenha pulado as Endings dessa temporada, porque elas estavam melhores que as Openings.

Esse Top foi montado apartir da votação de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas endings estavam concorrendo: clique aqui e aqui


Top 5 melhores Endings – Temporada de Verão 2014

 – “Konno Sekai, Shiritakunakatta” by Miku Sawai –  Akame ga Kill (10)

Marco – O clima melancólico da ending combinou bem com o anime. Existe até alguma criatividade na animação, apesar de ser só do meio pro no final. Mas o que mais gostei mesmo foi a música. A letra basicamente parece a Akame falando da tristeza que ela sente mas esconde, suas duvidas, pensamentos e determinação. Nesse vídeo dá pra ver a letra (e uma versão meio boca de dublagem em inglês) -> clique aqui. Suponho que a cena do espelho quebrando represente o que a Akame sente por dentro e a fachada não mostra.

Tanaka – Sempre que aparecer uma ending triste com piano+vocal feminino+personagens em posição de leve reflexão melancólica, vou votar nessa ending.


 – “Dazzling Smile” by Hirata Shihoko –  Persona 4 (10)

Tanaka – Eu não vejo Persona e não faço ideia de nada do que está acontecendo aí. Mas a música é legal e me lembra a ending de K-ON por causa do microfone.

Jessica – Apesar da abertura de Persona 4 TGA ter ficado inferior ao anime anterior, já quanto ao enceramento, realmente preferi a versão do segundo anime. Não tanto pela música, mas mais pela animação bonita em cores 

Marco – A animação ficou bem bacana, só não votei nessa porque não gostei muito da música.


– “Kyuusei Argyros” by Yousei Teikoku –  Tokyo ESP (10)

Marco – Além de ser toda animada o que mais gostei nessa ending é o contraste dela com a opening. A abertura que foca na protagonista é toda feliz, com cenários claros e uma música pra cima. A ending, em comparação, foca na vilã e tem um cenário mais gótico, uma música mais pesada, um pouco de gore e um clima mais pra baixo. Gostei muito mais dela do que da opening.

Tanaka – Rosas vermelhas simbolizam paixão, que é o que ela sente por aquele personagem do cabelinho cujo nome eu esqueci (apesar de o romance nesse anime ser do tipo que não agrada nem aos que gostam de romance). Tem vermelho, muito vermelho, que seria a cor da fúria, do pecado, por razões também óbvias, já que ela é uma vilã que era boazinha e ficou do mal.



 – “A/Z” e “aLIEz” by SawanoHiroyuki[nZk]: mizuki –  Aldnoah Zero (11)

Troquei pela versão completa porque deletaram todos os vídeos da ED do youtube.

Marco – Visualmente acho essas endings bem pobres. A primeira são um bando de quadros com a princesa em algumas ruinas. Alguns quadros como o visual falso dela contrastando com a aparência real refletida na água são legais, mas fora isso nada demais. A segunda enfoca os protagonistas masculinos, mas de novo sem muita criatividade. A única coisa que salva são os efeitos de iluminação piscando enquanto tentam acompanhar a batida da música. Alías, aonde ambas me ganharam foi na música, compostas pelo responsável pela OST do anime (Sawano). Adoro esse pop misturando japones, alemão e inglês. Estou particularmente viciado em escutar a versão completa de A/Z.

Tanaka – Os primeiros 40 segundos são compostos de basicamente monitores verdes estáticos na tela, e não é a toa que votei nela em oitavo por falta de opção. Parando pra pensar, essa é a música que toca nas cenas de ação quando o Inaho salva todo mundo (e o Slaine se ferra). 

Jessica – Ambos os enceramentos são bem simples, mas certeiros e combinadas à uma boa música conseguem ser bem efetivas, funcionando bem como fechamento do episódio. O primeiro tem uma arte muito melhor do que o segundo que é meio preguiçoso nesse ponto, porém… gosto de ambos, apesar de nunca entender porque o Sawano mistura tanto os idiomas.

– “Dare ka, Umi wo” by Aimer – Zankyou no Terror (18)

Tanaka – Essa personagem é realmente um saco, e a letra é melancólica como ela. E ela afundando no mar da depressão. E corvos anunciando um mau presságio. Já pegaram o espírito da coisa, não é?

Jessica – Não gosto da Lisa, mas isso não muda o fato do enceramento ser soberbo, tanto na parte da animação quanto música. Desenhada por Takechi Koike, ela passa bem o clima do anime: frio. Fora que de novo essa referencia com pássaros… imagino o que isso significa. A música foge bem do padrão de anisongs também.

– “Startear” by Luna Haruna- Sword Art Online 2 (30)

Marco – Minha ending preferida da temporada. Além de muito bem animada, com direito a sakuga e tudo mais, ela representa bem a protagonista. A letra discorre bem sobre os pensamentos internos da Sinon e é praticamente auto-explicativa pra quem está vendo o anime. A animação mostra uma personagem triste e que não consegue esquecer o passado (representado pelo seu eu de quando era criança). Quando muda para seu alter ego online seu humor muda e ela ganha confiança. Os giros que ela dá no ar com as mãos pra cima representam bem a liberdade que ela sente, provavelmente por se ver livre do “peso” dos seus medos quando está nesse mundo. Volta pra versão melancólica do mundo real e fecha com uma cena que achei muito bonita, da versão do mundo online dela abraçando a do mundo real, em uma tentativa de passar a força e confiança que ela tem no mundo online para a versão do mundo real. 10/10, conseguiu ser melhor que a opening.

Tanaka – A ending é sobre a Sinon (oh rlly, Tanaka? Ninguém percebeu…). O azul melancólico provavelmente representa o seu trauma e os cacos de vidro são as partes de sua consciência que se fragmentaram em ideias unilaterais devido ao trauma (a ideia de ela sentir prazer em matar vs a ideia de ela sentir medo de matar são exemplos de ideias unilaterais contraditórias). 

Jessica – Ok, eu não vi SAO, mas gostei bastante desse enceramento. Ainda que a música não me atraia muito, é um show visual. 

– “Innocence” by NoisyCell – Barakamon (41)

Tanaka – Eu não sou especialista em cores e nem pretendo ser, mas esse encerramento me lembra uma pintura em pastel (?). Há a predominância de cores claras em tons que variam do vermelho ao amarelo, como que tentando fazer uma miscelânea de todos os tons de pôr-do-sol existentes. A letra é basicamente o tema do anime, ou seja, diversão e não querer que o mundo esteja nas suas mãos o tempo todo, ser aberto a novidades e surpresas, etc.

Marco – Ótima ED, combina perfeitamente com o clima leve e reflexivo do anime.

Jessica – Música fantástica + Arte fantástica = enceramento fantástico. É simples.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.

Free! Eternal Summer

Marco – Nunca tinha dado tanta risada com uma ending, tanto pelo modo como tenta se vender ao público feminino (não estou criticando, apenas constatando, DxD faz a mesma coisa e é ainda mais apelativo em suas EDs) como na mistura doida dos personagens encarnando as mais diversas profissões (e espécies?) enquanto interagem uns com os outros. A música ficou muito boa e a coisa toda acaba lembrando um clipe a lá WMCA. Achei bem divertido e criativo.

Jessica –  KyoAni sabe fazer enceramentos bons e principalmente criativos, não é toa que o da primeira temporada virou um verdadeiro meme. A segunda temporada mantem o padrão e se relaciona diretamente à dúvida que os personagens tem para conseguirem escolher suas futuras profissões, tudo de uma maneira bem divertida.

Nobunaga Concerto


Marco – Não estou assistindo o anime mas achei essa montagem da Ending, assim como a música, muito boas. 

Rail Wars 

Jessica – Devo ter me esquecido dessa abertura por que droppei Rail Wars logo no primeiro episódio, mas ela muito boa. Além da música ser bem empolgante, o uso de filtros e da iluminação acabam combinando com ritmo agito e fazendo-a ficar visualmente bonita ao mesmo tempo. Enfim, bem legal.

Tokyo Ghoul

Jessica – Admito que desgostei muito desse enceramento no inicio. Eu havia achado ela meio preguiçosa, apesar da música boa e das ilustrações fenomenais (em ambas as versões). Mas não sei exatamente porque, mas viciei nela. A letra ilustra o cenário urbano, na qual  todo a história se passa. É uma ligação menos óbvia ao enredo que achei interessante, além de que contrapondo com a abertura que é intimista ao protagonista, ela aborda um sentimento comum de todos os Ghouls. 



Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
Jessica
1
15
Barakamon
SAO 2
Barakamon
2
11
SAO 2
Bakaramon
Zankyou no Terror
3
8
Persona 4
Tokyo ESP
Tokyo Ghoul
4
6
Zankyou no Terror
Akame ga Kill
Aldnoah Zero
5
4
Akame ga Kill
Aldnoah
SAO 2
6
3
Captain Earth 2
Free
Free
7
2
Tokyo ESP
Nobunaga
Persona 4
8
1
Aldnoah Zero
Zankyou no Terror
Captain Earth 2
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Barakamon
41
2
SAO 2
30
3
Zankyou no Terror
18
4
Aldnoah
11
5
Akame ga Kill, Tokyo ESP, Persona 4
10
6
Tokyo Ghoul 
8
7
Free
6
8
Captain Earth
4