Terceiras Impressões – Temporada de Verão 2014

Impressões dos 6 primeiros episódios de diversos animes da temporada de verão.

Como sempre as classificações que dou são uma nota e  um dos vereditos abaixo:

Recomendado – o que achei bom, com certeza verei até o fim e recomendo.
Divertido – os que não achei tão bons assim mas ainda conseguem me entreter de forma satisfatória.
Dá pra ver – os que achei mais ou menos e estão em perigo de serem dropados caso não melhorem.
Guilty Pleasure  não achei bom, não recomendo, mas me diverte e vou continuar vendo. 
Ruim – é ruim!

Os animes que tiverem dois desses “vereditos” é porque não consegui encaixar em nenhum e acabei colocando eles entre as duas opções que eu acharia plausível/aceitável de classificar.


Sword Art Online 2 (1 a 6)


Está se saindo melhor que a primeira temporada em quase todos os aspectos possíveis. Tem personagens com conflitos, uma animação ainda melhor, direção mais firme e historia mais cadenciada. Não é perfeito ou está adaptando tudo exatamente como eu gostaria, mas em geral está muito bom. Admito, no entanto, que quem prefere um clima medieval com foco em lutas de espada pode sentir falta da S1, mas esse seria o único motivo plausível para tal.

Avaliação: 4/5
Veredito: Recomendado 

Akame ga KILL! (1 ao 6)

Tem um começo confuso e sem pulso por parte da direção, misturando gore, brutalidade, drama e gags ao mesmo tempo, principalmente no episódio 1 e 3, que te levam a não saber o que pensar exatamente da série. Mas a coisa melhora bastante apartir do episódio 4 (primeira luta mais elaborada), no qual a série toma um tom mais sério nas lutas e deixa a comédia para momentos mais adequados. O episódio 6, aonde a série parece finalmente começar a mostrar a que veio reforça ainda mais isso, com um bocado de lutas, gore e cenas brutais.
O protagonista está ok considerante que é uma série de 2 cour. Mesmo que a maior parte desses episódios iniciais sejam gastas explicando o background dos outros personagens da Night Raid o protagonista está sempre aprendendo algo, e pouco a pouco parece estar se adequando ao grupo e evoluindo. O que ele realmente precisa e rápido é de uma arma descente.

O trabalho da White Fox com a série está mediano. Eles estão seguindo o mangá a risca e acrescentando muito pouco as lutas. A animação está mediana com alguns cortes de animação mais elaborados nos episódios com lutas maiores, como o 4 e 6, e, tirando as lutas dos episódios 2 e 3 não tenho muito do que reclamar. Não é top, mas não é ruim também e tem alguns cortes acima da média comparado ao que se vê “normalmente” em animes de ação.


Falando como leitor do mangá, Akame apenas começou a mostrar a que veio. O episódio 6 abre a proposta da série, e se ela não ficou clara ainda em alguns episódios irá ficar. O anime começa pra valer quando essa parte introdutória acaba, lá pelo episódio 9, e um grupo de antagonistas parecido com a Night Raid é apresentado, assim como a vilã principal – e grande diva da obra – começa a ganhar mais foco.

Concluindo, mesmo com um início mais fraco Akame pode se gabar de não ter episódios chatos. Todo episódio tem ação (nem que seja com flashbacks), os build up que acontecem são rápidos e mesmo que a série ainda esteja engatinhando com o que quer realmente mostrar o entretenimento é de primeira. Os episódios passam voando (mesmo pra mim que já li o original). 

Avaliação: 3.5/5
Veredito: Recomendado


Tokyo Ghoul  (1 ao 6)

A história é sem duvidas interessante (diferentes tipos de ghouls e suas filosofias, ghouls tentando ter uma vida normal, caçadores de ghouls, ect) e a direção é bem afiada de modo geral, mas a história tem caído mais do que melhorado ao longo dos episódios. Mesmo com um protagonista chorão (esse cara é uma copia escarrada do Shinji) o primeiro episódio é no mínimo instigante e os desenvolvimentos que vem a seguir só deixam você mais curioso com o rumo que a historia vai tomar. Mas ai entra um cara chamado Gourmet…….pqp, que vilão mega trash! (isso é um seinen! não devia ter vilões despirocados assim não!). Esse arco Gourmet deixa bem a desejar, ainda mais porque dura cerca de 3 episódios. Algumas incoerências começaram a se mostrar mais visíveis, falta de explicação de várias coisas (normal já que parecem estar cortando boa parte do mangá) e o fato notório que depois de 6 episódios o protagonista não evolui praticamente nada. Em uma série de 24 episódios eles ainda teriam tempo sobrando para isso, mas em uma de 12 isso é meio preocupante.

Ainda é um bom entretenimento e a protagonista feminina é uma personagem interessante (muito mais do que o protagonista), ainda que tenha ações um tanto quanto estúpidas como se envenenar com a comida da amiga mesmo sem ela estar vendo. O protagonista está na mesma desde que o episódio começou e parece ter regredido em termos de habilidade de luta desde o episódio 2, além de que ele nunca mais usou seus tentáculos. Tem um bando de furos estranhos (uma mordida no protagonista e a garota fica super, o cara ficou semanas sem conseguir se recuperar da surra que levou do Kaneki, leva uma surra ainda maior do Gourmet, não morre e ainda é mostrado curado, feliz e pulando pouco depois), mas dizem que alguns deles tem explicação no mangá.

Touka é muito legal, mas o protagonista é um belo de um bosta até agora.

A animação foi excelente no episódio 1, boa no 2 e começou a despencar apartir do episódio 3. No episódio 5 a coisa está bem ruim e nota-se claramente que toda fluides dos episódios inicias se foi. Fora que começam a aparecer vários “quality frames” característicos da Pierrot. O episódio 6 tem alguns cortes de animação um pouco melhores – como se espera de um climax de arco – mas o resultado final ainda é bem fraco. Essa inconsistência e queda de qualidade era meio que esperada dado ao estúdio, que parece que nem mesmo um bom diretor salva. 

Concluindo, não é o que promete no episódio 1 mas tem se mostrado no mínimo um bom entretenimento até agora, com altos e baixos na história.

Avaliação: 3.5/5
Veredito: Recomendado 


Tokyo ESP  (1 ao 5)



Tem ação todo episódio e a historia se move rápido (adaptando 150 páginas do mangá por episódio fica difícil não ser rápido XD). A protagonista tem pulso e está levando bem o anime. Por outro lado as cenas de ação caíram absurdamente de nível após o episódio 1 e a historia é cheio de fatores WTF! sem explicação (fora algumas incoerências). A trilha sonora chama atenção no episódio 1 mas morre depois dele.

Divertido e recomendado para quem tem tempo sobrando. Do contrário tem coisa melhor pra ver.

Avaliação: 3/5
Veredito: Divertido

Tokyo Terror (1 ao 5)

Ele começou muito bem, mas depois disso só foi caindo semana apos semana. Temos um enigma por episódio, mas as consequências de resolve-los ou não são insignificantes, já que os “terroristas” são mais gente boa que os policiais. A coisa toda é tão bizarra que embora tenham explodido um prédio gigantesco no episódio 1, e sabe-se lá como só ferido um número mínimo de pessoas (o que garantia que ninguém iria morrer?) eles estavam super preocupados em não matar pessoas no metro, a ponto de arriscar a própria vida por isso.
Também temos uma protagonista feminina inútil e depressiva que em 5 episódios não disse nada com nada. E uma policial que parece ter permissão para provocar assassinatos em massa no metro (WUT?). É, plot twist, os terroristas são os bonzinhos e a policia que é a vilã!

Fora isso está realmente difícil se importar com qualquer um dos personagens, já que os mesmos tem pouquíssima personalidade (o detetive é o mais desenvolvido nesse ponto, mas ainda assim é bem apagadão).

Concluindo, esse anime está muito devagar (e chato) e saber que já estou na metade dele e praticamente nada aconteceu não me anima nem um pouco.

Avaliação: 2.5/5
Veredito: Dá pra ver

Rail Wars (1 ao 6)

Uma das maiores decepções da temporada. O show parece muito mais preocupado com fanservice (mesmo que light) do que com qualquer tipo de historia ou desenvolvimento de personagens. Ganhamos histórias random a cada episódio, e, tirando o episódio 1, sempre que chega em uma cena de ação ela é medíocre ou pulada. 

A animação tem o design de personagem mais inconsistente que eu já vi. É um anime pra citar de exemplo nesse aspecto inclusive. Reparem como os rostos e volumes dos cabelos dos personagens ficam variando absurdamente a cada mudança de frame.

Não chega a ser absurdamente ruim e ao menos você aprende um pouco sobre as ferrovias do japão, mas em geral é um anime bem fraco. Se quer fanservice pode ver, mas fora isso não recomendo.
Avaliação: 2/5
Veredito: Ruim/Guilty Pleasure 

Seirei Tsukai no Blade Dance (1 ao 5) 



O primeiro arco foi bem genérico, com uma animação desleixada e sem grandes momentos, mesmo no climax. De destaque positivo só o protagonista com seu passado nebuloso e uma trilha sonora muito acima da média, bem notória principalmente no episodio 4 (segunda melhor OST da temporada pra mim, depois de Aldnoah).  A espada loli, geniosa e com um fetiche estranho por meia calças também tem seus momentos.

Não é nenhum anime maravilhoso e como adaptação está bem fraca (estão cortando lutas e adaptando as que não cortam absurdamente mal), mas pra quem quer sua dose de ação/ecchi da temporada esse aqui é de longe a melhor opção, já que ao menos os personagens tem um background relevante e parecem querer chegar a algum lugar (diferente de um certo anime ai em cima).

Avaliação: 2.5/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido/Guilty Pleasure 


Aldnoah Zero (1 ao 6) 

Inicialmente eu gostei bastante da dinâmica de ter ação em todo episódio. É sempre um build up no inicio e ação no final. O problema é que isso começou a cansar com o tempo. Acabou virando um sistema de inimigo da semana e como o protagonista vai usar seu super intelecto e frieza para lidar com ele. A trama em si está caminhando, devagar mas está.
O protagonista é um porre com aquela cara de não ligo pra nada (Mahoukadude 2 a revanche).

Aldnoah está bom, mas falta alguma coisa que empolgue e a trama poderia parar de soar tão episódica. A trilha sonora do Sawano está sensacional (só pra variar), mas a frieza das cenas está dando contraste em algumas horas. Funciona, mas funcionaria melhor se o protagonista não fosse completamente apático a tudo e os mechas tão travados.

Avaliação: 4/5
Veredito: Recomendado 


Rokujyouma no Shinryakusha!? (1 ao 5)

Começou bem engraçado no primeiro arco e depois caiu no episódio 4 e 5. Ainda dá pra ver mas não estou achando lá muita graça no momento. Se não tiver tempo sobrando melhor pular esse.

Avaliação: 3/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido

Sabagebu! (1 ao 6)

Uma das comédias mais engraçadas que eu já vi. Cada episódio trás algo novo, sejam personagens ou novas situações. A animação é até boa considerando que a produção é pelo terrível “Pierrot Plus”. O mérito parece estar quase todo nas mãos do diretor já que o anime é 10x melhor que o mangá pelo que pude comparar.

Nunca pensei que iria me divertir tanto vendo uma comédia sobre um clube de tiro de armas de pressão. O sendo de humor sempre varia muito de pessoa pra pessoa mas recomendo a qualquer um tentar pelo menos 2 episódio para ver do que se trata. É atualmente minha surpresa da temporada.

Tem uma masoquista

Tem uma sádica, bulling, mau carater e…..ela é a protagonista o.O

Tem Matrix

Tem tiroteio

Tem gore

Mais gore

E mais gore
Ja falei que tem gore?

Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado 


Gekkan Shoujo Nozaki-kun (1 ao 5) 


Excelente comédia, com situações divertidíssimas, boa animação, e, principalmente, personagens super carismáticos. Recomendação máxima da temporada.


Avaliação: 5/5
Veredito: Recomendado 


Barakamon (1 ao 6)

Ótimo anime que trata acerca do crescimento pessoal do protagonista, isolado em uma ilha com um bando de pessoas do campo. Os personagens são super engraçados e carismáticos. Nota-se também um claro desenvolvimento do personagem principal conforme os episódios passam.

Essa garota é épica!



Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado 

********
Eu vi mais animes que isso mas decidi só comentar os que consegui passar de 3 episódios, os outros eu dropei porque achei ruim ou chato ou não é um gênero/estilo que eu aprecio.

Para sinopses, dias da semana que cada anime sai, além da lista “quase” completa de todas as obras olhem o Guia da Temporada. Para impressões de outros animes tem o primeiras impressões nos links abaixo.

Relacionado:
Terceiras Impressões de outras temporadas
Primeiras impressões Verão 2014
Guia da Temporada de Verão 2014
Animação boa x Animação ruim, como diferenciar