Impressões: Sword Art Online II #06 – Enfrentando o passado

Traumas, volta ao passado e confrontos.

A parte dos diálogos em geral foi boa mas as lutas me decepcionaram. O flashback que era pra ser um dos pontos fortes ficou bem fraco ao meu ver (visão de quem leu a LN e gosta de sakugas). A animação estava mediana, variando de cortes com coreografias pouco inspiradas (apesar de terem boa noção de espaço e peso) a alguns quadros estáticos aqui e ali. Lógico que ainda é superior a quase qualquer anime de ação de temporada, mas eu não comparo a eles, ou mesmo a season 1 (que tinha algumas lutas mais fracas no meio das bem animadas), comparo ao nível que vi no episódio 1 ao 5 de SAO 2.

A ideia dessa parte era mostrar que os players normais não tinham coragem para matar os PKs [compreensível, considerando que é como matar alguém no mundo real], eles só queriam prende-los. Alguns PKs se aproveitam disso e começam a revidar, até que finalmente começam a ser mortos pelos poucos players que tiveram a coragem de dar o golpe final. Já outros se renderam como mostra no episódio. No livro essa parte tem lutas bacanas e imaginei que ficaria muito legal no anime mas……cortaram uma boa parte da luta do Kirito contra os dois Pks atacam ele, e o que colocaram teve uma coreografia bem fraca. Existia movimentação e colocaram até um pouco da Asuna lutando (não descreve isso no livro), mas custava ter feito algo mais empolgante? No livro a coisa toda parecia bem mais brutal e desesperadora do que mostra no anime. Não chegou a ficar ruim mas eu esperava ser surpreendido como fui na luta do episódio 2, e não fui. 
Além disso, o que é mostrado na tela não deixa claro que os PKs com vida no vermelho estavam matando os players com vida completa facilmente porque os com vida completa não tinham coragem de sujar as mãos pra dar o golpe final. Não duvido nada que um bando de gente tenha ficado pensando “mas que diabos está acontecendo?” nessa parte.


Essas lutas preliminares eram pra ser melhores ou no mesmo nível que as do episódio anterior (ao menos na minha cabeça), mas ficaram bem medianas, sem grandes coreografias ou movimentos mais elaborados. Kirito simplesmente sai correndo pra frente e mexendo o sabre de luz mal e porcamente, cadê os movimentos ágeis e saltos no ar do episódio anterior? Eu sabia que não tinha como manter o nível do episódios 2 em todas as lutas, mas tinham que dar pra traz logo no clímax? Esperava chegar no episódio 7 – que não tem ação – pelo menos.

Imagino se sou só eu que esperava mais desse episódio……estou sendo muito exigente? opinem ai.

Climão……..
Melhor cena desse episódio foi a conversa entre o Kirito e a Sinon no final. Ser forte ou ter “skill” no mundo online faz alguma diferença para o seu psicológico do mundo real? O torna mais forte? O desespero da Sinon ao saber que o que ela busca talvez não possa ser encontrado naquele mundo foi bem colocado. Assim como o Kirito a questionar sobre matar sem saber sobre o passado dela.
Só acho meio exagerado o trauma do protagonista. A explicação dele faz sentido até: ele matou players em situações extremas e depois tentou esquecer ou ignorar aquele evento trágico. O problema em si não está na explicação dele do porque essas memórias não o perturbavam antes e sim no porque estão o perturbando tanto agora. Eu entenderia se ele ficasse pensativo sobre a situação ao ser lembrado da mesma, mas começar a tremer e tudo mais eu achei meio exagerado (se alguém discordar ok, não sou psicólogo pra ter uma palavra final nesse assunto). Mas ele estabiliza depois de um tempo então ok.
O autor aqui quis dar um desenvolvimento para o protagonista, algo pra ser superado, que ele não tinha na primeira temporada (correndo atrás do prejuízo?). O trauma dele ainda bate com o da Sinon e a faz ficar interessada no protagonista ao mesmo tempo em que se pergunta se ele pode ser a resposta para a solução do seu trauma. Isso foi legal.
Esse episódio deixa bem claro o tema desse arco: “matar e suas consequências psicológicas”. O autor deu o mesmo problema para os dois personagens principais e os colocou para questionar um ao outro. Veremos o que sai disso. Mas só olhando esses primeiros 6 episódios e comparando com a S1 em termos de desenvolvimento e profundidade dos personagens essa temporada está a anos luz a frente.
Em geral eu esperava que esse fosse o melhor episódio desses primeiros seis, com uma animação “godlike” do nível do episódio 2 ou melhor, mas tudo acabou sendo apenas mediano (decepção). A parte de diálogos e dramas foi ok, teve alguns cortes melhorzinhos, assim como boas tomadas e escolhas criativas da direção, mas as lutas poderiam ter sido melhores.
Avaliação: ★    ★ 
Extras
WTF! Ou ele corta as balas ou ele derrete elas, parem de mudar a porra do negócio por conveniência! Falando nisso, essa era uma cena que ficaria legal em slow motion ao invés de pular a cena pra dar efeito de velocidade. Pegar esse tiro eu achei meio forte também. O resto tá ok, já que tem as linhas de previsão e  o protagonista leva um bando de tiros, só bloqueando os que vão acertar pontos vitais e tiram mais vida.
Asuna! Ver isso me deu vontade de ver SAO Progressive adaptado, mas acho que só rola depois de Alicization.
Enquanto as lutas estavam mais fracas a parte cotidiana continuava acima da média e os personagens tinham boas variações de expressão nos momentos mais dramáticos. 
Fucking backgrounds!

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.