Top 5 melhores Endings – Temporada de Primavera 2014

Essa foi uma temporada com um número considerável de boas endings (para o meu espanto).

Esse Top foi montado a partir da votação de dois membros do blog (Marco e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio e foram dados valores para cada colocação nesse Top. Quem quiser mais detalhes no final do post tem as tabelas com os votos de cada um.


Todas as EDs da temporada estavam concorrendo. Segue um compilado com a maioria delas: clique aqui.

Top 5 melhores Endings – Temporada de Primavera 2014


5º – “Days” by Lia – Mekaku City Actors (10)

Marco – Não assisti o anime, mas achei a música bonita, assim como os personagens aparecendo em volta da garota (provavelmente nostalgia disso aqui). Suponho que para quem vê o anime a letra e animação devam ter um significado mais profundo.

5º – “Tokohana” by Nagi Yanagi – Black Bullet (10)

Marco – Achei a música bonita e tenho um fraco por EDs com boa animação. Mas admito que tirando a letra representar os pensamentos da garota sobre o protagonista eu não faço a mínima ideia do simbolismo da animação para com a obra (se é que existe um).

Tanaka – Ok, vamos lá. A garota se encontra destacada dentro dos contornos de um buraco de formato elíptico em uma cruz, enquanto pétalas de alguma flor vermelha caem no chão. Isso indica que ela é uma pecadora (vermelho) condenada pelos preceitos cristãos e que de alguma forma o fato de ela ser do sexo feminino (o formato elíptico remete ao órgão sexual feminino, imagino) agrava essa condição pecaminosa. Ela então entra pelo canal vaginal, viajando entre as células de sangue menstrual, até que finalmente alcança a luz, ou seja, o útero. Nesse momento nasce a flor azul, que ela não consegue pegar, por estar contaminada com o pecado, e imerge em um lago de sangue. Então, ela renasce e torna-se pura novamente (agora num lago de água) graças ao protagonista.


4º – “Kasukana Hisokana no Maizoukin” by Sphere – Nanana (11)

Marco – Linda música da Sphere. A letra é complicada de interpretar (tive dificuldade pelo menos), já que tendo visto o anime achei que serve tanto para Nanana(personagem da ED) se referindo ao protagonista como para o protagonista falando da Nanana. A animação é de primeira e parece mostrar Nanana sonhando com o que ela gastaria de fazer e não pode – já que é um fantasma preso a um quarto.

Tanaka – Bem, poderia servir para o protagonista conquistar a Nanana (?), quebrando a barreira emocional que os separa, ou para a Nanana sair do quarto, quebrando a barreira física que a separa do resto do mundo. Mas já que ela não consegue fazer isso, então não tem escolha senão sentar no pudim.

3º – “Rainbow” by Lego Big Morl –  Blade and Soul ED2 (15)

Marco – Gostei muito da música mas o diferencial foi a mulher dançando. Os movimentos são absurdamente bem feitos para CG – normalmente os movimentos parecem meio travados em personagens em CG -, dizem que usaram captura de movimento e acho bem provável mesmo. No mais, nem sequer vi o anime. Achei essa ED sem querer, gostei, comecei a assistir em loop e acabou virando minha preferida.


2º – “Millenaria” by ELISA – Mahouka (16)

Marco – Bonita música. Não cheguei a olhar a letra mas parece um canto de esperança ou algo assim pelo modo como começa mais triste e cresce no final, soando um pouco mais alegre (a personagem se levantando e olhando para cima também dá a entender isso).

Tanaka – Acho que aqueles prédios poderiam estar fazendo alusão à guerra em que o Mahoukadude estava lutando no início do anime. A neve é pra mostrar que eles sabem usar photoshop e dizer que a Miyuki tem parte central na composição das cenas. De resto, acredito que tenha escolhido por gostar da música.


1º – “Oracion” by Kayano Ai – No Game No Life (19)

Marco – A música e animação se encaixam lindamente enquanto a personagem feminina conta sua história de vida desde quando era solitária (note como a música é melancólica no início) até encontrar com o protagonista, que também estava infeliz até encontra-lá. A partir do momento que os dois se encontram a música e o cenário se alegram até o final da música. Plus essa ED ainda é usado com algumas modificações no episódio 9 do anime para complementar uma determinada situação.  Excelente. 

Tanaka – Sou de mesma opinião, nada a acrescentar. 

Menções honrosas

Clique no nome do anime para ver a OP.

Marco

Haikyu – Ótima música e animação, tudo a ver com o anime (amizade, não desistir, ect). 

Nisekoi – ED legal, das quatro de Nisekoi essa e a primeira foram as que mais gostei.

Isshukan Friends – Estou citando só porque gostei da música (principalmente do efeito dramático que causava ao final de cada episódio). De resto achei pouco inspirada.

Sidonia – A música fecha muito bem com o sentimento de tensão ao final de cada episódio (infelizmente não achei a ED na internet).
Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
1
15
Mahouka
Blade and Soul ED 2
2
11
No Game No Life
Nanana
3
8
WIXXOS
No Game No Life
4
6
Mekaku City Actors
Black Bullet
5
4
Black Bullet
Mekaku City Actors
6
3
Haikyuu
Sidonia
7
2
Date a Live 2
One Week Friends
8
1
Nisekoi
Mahouka

Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
No Game No Life
19
2
Mahouka
16
3
Blade and Souls ED 2
15
4
Nanana
11
5
Mekaku City Actors, Black Bullet
10
6
WIXXOS
8
7
Haikyuu, SIdonia
3
8
Date a Live, One Week Friends
2
9
Nisekoi
1