Análise de Staff – Akame ga KILL! [Atualizado com novo trailer]

A coisa não está muito boa para Akame. Alguém ai acredita em milagres? Porque estamos precisando de um para essa staff mediana fazer o melhor trabalho de suas vidas.

Atualizado com análise do novo trailer.

Clique em cima dos nomes para ver os trabalhos anteriores de cada membro da staff:


Staff:
Cast:
Diretor:

Tomoki Kobayashi já dirigiu Utawarerumono(2006), Sola(2007), Tears to Tiara(2009) e Amagami SS+ (2012). Os melhores a serem analisados em termos de comparação é Utawarerumono e Tear to Tiara, já que esses também são animes medievais/fantasia com lutas de espada, ect. “Tears to Tiara” foi inclusive o primeiro anime solo da White Fox. O anime não é a pior coisa do mundo (7,50 no MAL – que é a média aproximada de todos os animes desse diretor) mas está longe de ser considerado bom. O desenvolvimento do enredo é chato, as lutas mal feitas ou sem inspiração e a animação mais ou menos. 
Em termos de contatos com bons animadores esse diretor é péssimo. Ele está a tempos – quase que exclusivamente – na White Fox e nunca foi visto escolhendo animadores de peso em nenhuma das obras que dirigiu (tirando o Naoto Hosoda, um dos poucos animadores talentosos da White Fox).

Em resumo, Kobayashi é um diretor mediano e experiente com diversos trabalhos medianos no currículo. Segundo o MAL o melhor anime desse diretor é Utawarerumono.

Composição do roteiro:

Mesmo com ressalvas diria que o roteiro é a menor das nossas preocupações nessa staff. Makoto Uezo é bem experiente – o que não necessariamente fez dele um cara bom na composição de roteiros. Ele varia de mediano a ruim nas obras que adapta. A obra que mais se assemelha a Akame do que ele já fez é Seiken no Quaser, que também é a adaptação de um mangá meio dark com gore. Se ele seguir os mesmos parâmetros ele não vai fazer muitas mudanças na historia original, a única preocupação é com um final filler (o que aconteceu em Seiken no Quaser). O autor original de Akame (Takahiro) está supervisionando os roteiros, o que é bom e talvez evite invencionices doidas por parte do Uezo, ainda assim não é garantia de um bom trabalho já que não sabemos quanta liberdade deram ao autor para opinar no projeto.

Concluindo, acho que devem seguir o mangá, só não esperem melhorias, isso só acontece quando tem roteiristas acima da média envolvidos no projeto.

Character Design e Diretor Chefe de Animação:

Outro velho de guerra da White Fox (a staff de Akame é praticamente toda composta pelo pessoal que está a tempos no estúdio).  Eu gosto do character design do Kazuhisa Nakamura, meu problema com ele é a participação dele como “Diretor chefe de animação” no projeto. Ele não é muito talentoso como animador e na direção de episódios ele é só “ok”. Pior ainda ele praticamente só trabalhou dentro da White Fox e não parece ter contatos com bons animadores de ação (levando-se em conta Jormungand, outro anime no qual ele foi “diretor chefe de animação”). Outro problema é que os melhores animadores com quem ele tem contado foram “roubados” para trabalhar em SAO 2. 

Também vale dizer que apesar do character design dele ser legal ele não consegue manter uma boa consistência como se pode notar por algumas imagens estranhas de Jormungand.

Em resumo, ele não é horrível mas eu também não tenho nada de bom para falar dele fora que gosto do traço dos character designs que ele já faz. Outro membro mediano da staff.

Música:

Nem de longe um dos meus compositores preferidos mas é a pessoa de mais renome na equipe. Taku Iwasaki é um compositor razoável na minha opinião e já fez a trilha sonora de vários animes de renome, meu problema com ele é que ele além de se prender ao instrumental básico (com algumas poucas exceções) não tem nenhuma música – main theme – que me empolgue ou fique na minha cabeça ou uma trilha que me de vontade de baixar o CD, diferente do Sawano e da Kajiura. Fique um bom tempo ouvindo as OSTs dele atrás de alguma coisa que eu achasse que se encaixaria bem em Akame mas não achei nada com “felling épico” como as trilhas mais recentes do Sawano (desde Guilty Crow). 
Ele também gosta de fazer misturas loucas de estilos diferentes nas composições dele então não se espantem se sair um rap/hip hop/jazz/música oriental ou qualquer outra coisa esquisita que seja no meio da música. Outro fato que não me atrai nas composições dele é que tenho dificuldade de identificar seus trabalhos sem olhar o nome dele na staff (alguém que não viu a staff sabia que ele estava fazendo a trilha sonora de Mahouka?), diferente de alguns outros compositores que considero mais top ele também não tem nenhuma “marca” ou “estilo” que ajude a identificar suas composições.
Ou seja, é um pouco acima da média mas não o considero como um compositor top de linha que vá fazer uma OST épica que empolgue (como a de SnK). Ele estar engatando um trabalho em cima do outro também não é um fator positivo já que ele acaba dando o mínimo de atenção necessária para cada obra [Noragami(Winter)->Mahouka(Spring)->Akame(Summer)]. 
Meu único consolo aqui é pensar que “podia ser pior”. No mais só espero que ele não enfie rap/hip-hop/bizarrices no meio da trilha de Akame.

Outros membros:

Não tem ninguém ruim, se clicarem nos nomes e olharem os trabalhos em geral vão ver um bando de pessoas com trabalhos medianos/bons.

Cast/Dubladores:

De modo geral é um bom grupo, só não gostei do dublador do Tatsumi e da dubladora da Esdese. Tenho lá minhas duvidas se a voz vai combinar e se eles vão conseguir fazer um bom trabalho, jã que nenhum deles tem nenhum papel semelhante no currículo.

Opening e Ending:

O ending está ok, a Miku Sawai cantou a ED de “Kimi to Boku” que é muito bonita e a ED 1 de “Kill la Kill” (que não fede nem cheira pra mim).
A opening já é preocupante. A Sora Amamiya só cantou 2 EDs até agora e colocar ela pra contar a Opening de um anime de ação é meio estranho. Não nego que estou curioso pra ver o que vai sair mas também estou com o pé atrás e preferiria sem duvidas uma banda de renome. Os cantores são escolhidos baseados nos contatos da produtora principal (Toho) com produtores da parte de som (Sony, ect) envolvidos no projeto. Provavelmente tem alguma produtora querendo alavancar a carreira da Amamiya como cantora então espero que ela faça um bom trabalho.

Tamanho:

Toda lógica do universo aponta para 2 cour(ou split) mas com tudo que está dando errado não duvido nada que acabem anunciando apenas 1 cour.
Soltaram uma foto no twiiter com um dos produtores com os volumes 3,4,5 e 6 de Akame nas mãos e cheio de marquinhas de anotação em cada um dos volumes. É uma esperança de que vão adaptar pelo menos até o volume 6, o que indicaria 2 cours (mas de novo, é só uma suposição e é impossível confirmar algo no momento).
Gostaria que terminassem no cap 33 mas como esse capítulo é do volume 7 talvez eles só adaptem até alguma parte do volume 6 e inventem um final original (tomara que não!).

Editado: Acabaram de confirmar(28/05) que Akame é 2 cour (ou split). Tanto faz pra mim, vou poder ver Esdese-sama em toda sua gloria por um monte de episódios. Ao menos uma noticia boa.

Estúdio:

A única real vantagem em ser da White Fox é que o estúdio tem consistência na animação. Quase todos os trabalhos do estúdio são medianos ou bons na parte técnica (muito bom ou excepcional não tem nada no entanto na lista de animes produzidos no padrão semanal para TV). Isso dá uma garantia modesta de que não deve rolar “slideshow” em Akame, mas não tira minha preocupação quanto as cenas de ação (não se iludam com a fluidez da cena da Akame no PV, é quase impossível conseguir um anime daquele jeito a não ser que seja animado pela KyoAni).

Conclusão:

Quem quiser ver como deve ficar Akame em termos de animação e direção dá uma olhada em “Tear to Tiara” e “Jormungand”, já que esse staff de Akame não é nada mais que uma mistura do pessoal que trabalhou em ambos os animes, e o Makoto Uezo está ai porque trabalhou com o diretor de Akame em Utawarerumono(2006) como series composition  (o que reforça o fato de diretores costumarem chamar para seus trabalhos pessoas com quem já trabalharam antes, e no presente caso esse diretor nunca trabalhou com bons animadores de ação…….). 
Mesmo com tudo apontando contra pode sair coisa melhor que esses animes que citei? claro que pode, afinal qualquer diretor ou animador com obras medianas ou até ruins pode acabar conseguindo fazer uma obra melhor em algum momento(Seiji Kishi que o diga), as pessoas evoluem (ou dão sorte de vez em quando). Só que assim como pode sair coisa melhor pode sair coisa pior também……
Pra mim que sou super fã do mangá é doloroso falar isso tudo mas eu prefiro estar preparado para algo ruim e me surpreender do que esperar algo magnifico e me decepcionar. A Staff não é horrível, é mediana, sofrendo com a falta de gente talentosa e bons contatos por parte do diretor e chefe de animação. E com praticamente tudo sendo mediano nessa Staff esperar que Akame acabe saindo acima da média é um tanto quanto difícil. A única salvação que vejo é se por alguma sorte do destino eles conseguiram bons animadores de ação e storyboarders acima da média, mesmo nunca tendo trabalhado com eles antes.

Por fim, criei uma página no Facebook pra ficar postando noticias menores sobre Akame sem floodar a página principal do blog. Quem se interessar pela obra passa lá de vez em quando -> Link da página.

Atualizado (20/06) – Trailer: