Impressões Semanais: Mekaku City Actors Episódio 6 – Headphone Actor –

Shaft, é você mesma?

Ele foi bem animado. Com sakuga e tudo. Caramba. Bem, comentando a primeira coisa que me surpreendeu nesse episódio: Shaft animou ele inteiro. Inteiro. A abertura e o enceramento foram recolocados por insert songs e não houve a cena pós-créditos. Fora que não houve nenhuma cena realmente econômica. É, são as surpresas da vida.

Agora sobre o episódio em si: diferente do que eu esperava, mas não deixou de ser bem executado assim como o ultimo e o terceiro. Basicamente foi um flahs back (acredito que não todos tenham se tocado que o episódio se passava no passado) que aproveitou o gancho do final da semana passada, em que Ene reconhece Ayano na foto do celular da Mekakushidan, apesar de ser um tanto fechado em relação aos outros.

Por causa do salto no tempo, é possível ver a diferença na personalidade de vários personagens, talvez as mais chamativa sejam a de Takane/Ene (qual é, isso não é spoiler, o anime joga na cara que Ene é Takane) e de Shintaro, antes de se afastar do convívio social. Também são colocadas várias questões para serem respondidas, como por exemplo como Takane virou uma IA e porque Ayano se suicidou, mas o principal foi mostrar a interação dos personagens antes dos eventos que os levaram para seu estado presente mostrado nos episódios anteriores.

Como eu já falei, a animação estava bem melhor que nos episódios anteriores, apesar de continuar mediana se comparada com outras obras.  Shaft já deve estar com Nisekoi pronto e o ultimo arco da segunda temporada de Monogatari foi adiado, o que talvez pode ser a explicação para essa melhora súbita. Bem, uma pena que o anime não foi adiado para o verão (faria bastante sentido no contexto da história) para que isso pudesse ter acontecido nos outros episódios da série. Devo dizer que eu esperava uma carga dramática maior, mas acredito que se usassem a fórmula do quarto episódio com uma metade slice of life e outra “daquele jeito” não daria certo.

EXTRAS:

 Shintaro then Shintaro now. What the fuck happened?

Diferente do resto dos personagens, Kano mudou pouca coisa. Até de aparência as diferenças não passaram de uma camisa e uma face mais arredondada. Ele é o membro da Mekashi mais misterioso, apesar das piadas.

A sequencia de abertura do episódio foi de longe a melhor insert song da série, ou pelo menos a mais rica financeiramente falando. Além da sequencia ter sido mais bem animada que a própria abertura normal, foi a primeira feita por uma cantora realmente conhecida, Lisa no caso (que já fez a abertura de Fate/Zero, SAO e recentemente Mahouka). Fora isso, o efeito ao por do sol, “o fim do mundo”, foi tudo muito bem feito.

A parte Takane vs Shintaro também ficou bem animada, assim como as outras no joguinho. Segundo Jin, a OST dessas cenas foram feitas por Sasakure.UK, outro compositor famoso entre o fandom de VOCALOID. Pena terem ficado bem discretas.

 O enceramento Yuukei Yesterday foi bem fofo, apesar de não ter tido o refinamento da abertura, como é de costume.

E SEMANA QUE VEM TEM:

Konoha State of World, ultima música do projeto com a Miku.