E tornou-se Netero na rosa de Hiroshima


-Uma luta entre um humano e uma formiga.


-Bodhisattva pode ter muitos significados, podendo representar um deus ou um ser humano muito próximo de se tornar um. Aqui será considerada a definição de que Bodhisattva é uma entidade muito próxima do estado de Buddha, ou seja, o estado de iluminação espiritual. Bodhisattva pode ser definido no hinduísmo da Malásia como um monge que adiou sua própria iluminação (Nirvana) e permaneceu em meio terreno para auxiliar os homens com sua sabedoria, conduzindo-os em seu sofrimento. Um Bodhisattva é alguém de grande virtude, que é o tema central dessa dissertação.


-A batalha entre Netero e Meruem é um grande marco para o universo de Hunter x Hunter, não apenas por apresentar uma das técnicas mais poderosas até então vistas, como por deixar implícito um conflito que vai muito além do imediatismo de querer acabar com o adversário o mais rápido possível. A luta é essencialmente uma guerra de ideais travada sem a necessidade de palavras. Trata-se, sobretudo, de uma colisão de vícios e virtudes, tanto de um lado quanto do outro, cujo resultado baseia-se na convicção que cada um tem das próprias atitudes.


-No início da luta, Netero, que estava preparado para arriscar sua vida na missão de assassinar o rei das formigas, vacila perante suas palavras. O rei afirma com propriedade que existem humanos que devem ser acolhidos e protegidos por valerem a pena. Em contraste, Netero compara a virtude dessas palavras com o egoísmo humano ao relembrar sua última conversa por telefone com os altos escalões da sociedade, que querem ver o trabalho feito, mas não pretendem assumir nenhuma responsabilidade caso algo dê errado. O rei tenta convencê-lo, argumentando que o mundo dos humanos é injusto (o que é verdade) e que o mundo idealizado por ele tem ordem e é justo. Dessa forma, as qualidades da sociedade das formigas ajudaria a criar um novo ideal de igualdade, em que os vícios humanos que elas próprias herdaram seriam controlados pela força.


-As formigas servem ao rei, que é seu líder supremo. O ser humano, por não conhecer a noção de uma liderança una e absoluta no mundo material, recorre à divindade, ao espírito, a Deus, pois só por meio da fé podem igualar-se ante ao não humano. E essa própria fé é colocada em questionamento quando Meruem, ao invés de se sentir ofendido e atacar Netero, reconhece seu valor e convida-o a se sentar. Nesse momento, o rei exibe as qualidades de Bodhisattva mais fielmente do que o próprio Netero, como se pode observar por algumas das 37 práticas essenciais de todo Bodhisattva:

  1. “Mesmo que os outros exponham os meus erros escondidos ou digam horrores sobre mim,
    quando discursam em grandes conferências
    pensar neles como amigos espirituais e inclinar-se
    ante eles com respeito – esta é a prática de todos os bodhisattvas”
  2. “Mesmo se outros, iguais ou inferiores a mim em estatuto,
    com arrogância, me desprezam, para os homenagear, tal como o faria ao meu mestre,
    inclino a minha cabeça perante eles – esta é a prática de todos os bodhisattvas.”

-O rei não só respeitava Netero como se colocou em uma posição inferior ao mesmo (sentado) e mostrou-se aberto a negociações. É nesse ponto que Netero é ideologicamente vencido na sua própria virtude, e a partir daí ele se torna mais agressivo por ter que trair tudo em que acredita para executar uma ordem fria e objetiva a fim de proteger empresários e líderes cheios de falcatruas para esconder e vícios a ostentar.


-Quanto a seus próprios vícios, destaca-se a sede de encontrar um inimigo a altura e derrotá-lo. A luta acaba se tornando algo pessoal e despertando um êxtase de sensações em Netero, que mesmo sabendo que seus ataques são ineficazes, continua a insistir ao invés de simplesmente apelar para sua arma secreta e acabar logo com isso. Ao fim de tudo, Netero abandona a virtude da vida e abraça os vícios da morte, mais especificamente o vício humano que comporta todas as diferentes formas que a nossa espécie já criou para fazer mal aos seus semelhantes.



-Togashi já havia abordado esse tema antes na saga do Sensui em YuYu Hakusho, se lembramos da infame “Black Tape” (Fita negra), um VHS contendo todas as atrocidades da raça humana já cometidas. Era um tema recorrente no anime a humanização dos monstros, e aqui não é diferente. Se a rosa dos homens pobres não é o bastante para mostrar o potencial destrutivo do ser humano e como ele consegue ver beleza nessa destruição, não sei o que seria.

Referências

http://www.merriam-webster.com/dictionary/bodhisattva
http://www.lotsawahouse.org/pt/tibetan-masters/gyalse-thogme-zangpo/37-practices-all-bodhisattvas