VOCALOID 9+3: (39) Uma introdução (ou não) aos Producers

Pra quem ainda é iniciado nisso. Texto GIGANTE, já vou avisando.

Eu nunca fui me aprofundar na música como mídia, mas sempre gostei de VOCALOID em geral nos últimos anos. Para quem não conhece, é basicamente é um programa de síntese de voz, ou seja, o computador reproduz a voz humana com base num banco de amostras de pessoas reais (voicebank). É muito popular no Japão depois do lançamento de Hatsune Miku, que tem um avatar em forma de uma idol virtual e voz com apelo mais pop, porém hoje existem mais de 50 voicebanks diferentes nas 3 versões do programa (a atual, VOCALOID3, é que mais tem VBs).
Porem, nada disso seria possível sem os producers. Eles nada mais são que músicos usuários do programa. Existem centenas (ou milhares) deles, geralmente postam seus trabalhos no Nico Nico Douga, site japonês de compartilhamento de vídeos ou no Piapro, site especializado em conteúdo relacionado ao fandom de VOCALOID.
Esse post vai ser basicamente uma apresentação a 9 desses producers, listados principalmente por influencia e popularidade.  Caso o post tenha boa recepção, farei outros com certeza ^^
1-Ryu (Supercell)
Ryu atualmente não trabalha mais com o programa (com exceção das músicas feitas para  a série de jogos Project Diva da Sega), mas ele foi um dos responsáveis por dar popularidade a Hatsune Miku nos anos de 2007 e 2008. O pessoal dos animes deve lembra-lo por Black Rock Shooter (mais porque foi um desastre) além da presença da supercell em diversos anisongs.
Seu primeiro hit foi a música Melt, até a hoje a segunda música com mais views no Nico Nico Douga, passando os 9 milhões (o que é muito para um site fechado). World is Mine, seu segundo hit, foi por muito tempo considerada a música mais conhecida de Hatsune Miku ao redor do mundo.  Outras músicas de destaque são Koi wa Sensou e Hajimete no Koi ga Owaru Toki, além das músicas feitas para a Sega, Kocchi Muite Baby, Sekinarun Grafitti e ODDS&ENDS. (Não vou comentar muito da Supercell sem VOCALOID por não se fã da banda a ponto de me aprofundar com essas informações, desculpem).

Álbuns:

Supercell feat. Hatsune Miku
10 faixas
Seu álbum relacionado mais relevante, lançado no começo de 2009 com todas as músicas feitas com Hatsune Miku até em tão. Até hoje é um dos álbuns relacionados a VOCALOID mais conhecidos mundo afora.

Playlist:
Melt
Música com a Miku mais conhecida do Ryo no Japão.

World is Mine (versão live)
Por muito tempo foi a música responsável pela maior divulgação de Hatsune Miku como “ídolo virtual”, além dos “shows” feitos com projeção no vidro (não, não é holograma). Provavelmente a música mais conhecida de Hatsune Miku em nível global.

Black Rock Shooter
Além da música em si, surpreendeu pelo PV ilustrado por Huke, que mais tarde fez a arte da Visual Novel Steins; Gate. Além do anime ruinzãozinho, inspirou um jogo e mangás.
Love is War/ Koi wa Sensou
AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH
Mais puxada pro rock.
Sekiranun Graffiti
PV animado dirigido pelo diretor de Macross Fronteir com o character design de Atsuya Uki (Tsuritama, Cencoroll)

ODDS&ENDS (live action PV com legendas em inglês e vietnamita, caso tenha alguém do Vietnã lendo o blog)
Ultima música feita pelo Ryo com Hatsune Miku. O desenho da Miku na TV também é feito por Atsuya Uki.

BONUS:

Supercell Tribute ~Stowaways~
12 faixas
Remixes/rearranjos do álbum original feito por outros Producers conhecidos. A versão feita com a Rin pelo Dios de Love is War tem um instrumental ótimo.
2- Sasakure.UK
Sua primeira experiência criando música segundo o mesmo foi um programa para criar toques de celular no colégio.  Inicialmente ele fazia apenas música instrumental, mas começou a trabalhar com vocais depois de descobrir a existência de Hatsune Miku.  Atualmente ele faz tanto músicas com vocalistas humanos quanto com VOCALOID.
Além de compor, Sasakure.Uk muitas vezes faz também o vídeo, sendo que ele considera o fator visual indispensável para complementar a música. Seu estilo musical é diretamente influenciado pela música de vídeo games retros (aqueles da geração 8/16bit), muitas vezes aproveitando o som robótico do VOCALOID. As letras muitas vezes contam histórias que lembram contos e fábulas futuristas, geralmente relacionadas à tristeza, podendo se relacionar entre si.
*Hello, Planet! é sua música mais conhecida e representa bem seu estilo. É interessante notar também um lado mais obscuro na mesma, apesar da aparência aparentemente infantil lembrando um jogo antigo. Outro destaque é a música Our 16-bit Warz, que foi um dos primeiros hits com a GUMI. Mais alguns sons incluem Lost and Found, The “Wanderlast”, Campanella, Tiger Rampage e The Trash-Heap Princess and the Apostrophe.
Sasakure.Uk também chegou a fazer uma música para um jogo da Sega, intitulado Seventh Dragon 2020, assim como sua sequel, usando Hatsune Miku, que também aparece no jogo.

Álbuns:

Do VOCALOIDs Dream of Doomsday Birds?
17 faixas (incluindo 2 remixes)
Primeiro álbum principal do Sasakure, feito apenas com VOCALOID, também seu mais conhecido por ai. Apresenta uma história em que a Terra foi destruída por uma  guerra. No CD as músicas foram colocadas em ordem cronológica.
Prototype Nanakujaku
11 Faixas (incluindo 2 Remixes)
Lançado na COMIKET 78. Ultimo CD lançado de maneira “amadora”, depois ele se juntou a UMAA (United Music and Artists).
The Fantastic Reality of Aesop
17 faixas (incluindo um cover), Crossfade (veja pelas ilustrações pelo menos)
Segundo álbum principal (meu favorito por enquanto), feito com VOCALOIDs e vocais humanos (uma das vocalistas é a Chouchou, que cantou a abertura de Hyouka e a Marina de Angel Beats que fez o cover no final do CD). Aqui inclui também a música feita para ser a abertura de Seventh Dragon 2020. Assim como em seu primeiro álbum, algumas músicas estão relacionadas a um mundo pós-apocalíptico e distópico.
Metrojackz 
10 faixas, Crossfade
Feito vocalistas humanos, uma parte das faixas são instrumentais. Uma faixa feita em parceria com a OSTER Project.
The Fantastic Diagram of Futuristic Playdreans
15 Faixas, Crossfade
Ultimo CD lançado, usando novamente VOCALOIDs e cantores, contando várias situações dos seres humanos em diversas épocas. 

Playlist:
Com VOCALOID:

*Hello, Planet!
Música mais conhecida de Sasakure.UK, feita para parecer um jogo de plataforma. O visual engana, mas se passa num futuro pós apocalíptico.  Faz parte da série Do Vocaloids Dream of Doomsdays Birds?, contando o final da série em que a humanidade foi aparentemente destruída
Wanderlast
Foi uma das primeiras músicas popular com a Luka, tem interpretação bem vaga. Foi publicada no Nico pouco antes de Hello, Planet e se passa cronologicamente antes da mesma.
The Weekend is Coming!
Fala sobre uma garota querendo se confessar para o amado, interrompida pela vinda da guerra. A música faz um trocadilho com “o final de semana está chegando” com “o fim está chegando”. É primeira da série cronologicamente e foi cantada pela Rin.

Our 16 Bit Warz
Conta sobre a guerra em si, sendo a segunda na ordem cronológica. Foi uma das primeiras músicas feitas com a GUMI a ter relativo sucesso. A ilustração foi feita por Chakoro, que depois disso passou a colaborar com Sasakure.UK em vários vídeos (em The Weekend is Coming!, que ele faz os cenários).

For Campanella
Outra música feita com a GUMI também ilustrada magnificamente por Chakoro. Conta a história de uma garota chamada Campanella que tenta enviar seus “sentimentos” para seu amado que está “distante” (morto). Teve influências do livro “Noite no Expresso Galáctico”, bem conhecido no Japão.
Lost and Found 
Outra das mais conhecidas música de Sasakure.UK, com uma mudança brusca de ritmo no refrão. Ele comenta que estudou várias flores e sua linguagem para fazer o PV.

Non-Wolrd Harmonaze e The Trash-Heap Princess and the Apostrophe
Duas músicas relacionadas, se passam num mundo em que existe uma guerra entre máquinas e humanos. Tem mais umas músicas relacionadas, mas só essas tem PV :/
Seventh Heaven 
A abertura de Seventh Dragon 2020. Nunca vi ninguém opinando sobre esse jogo ._.
Patchwork Eden
Feita para seu terceiro álbum principal, tem interpretação meio vaga, mas aparentemente se passa numa cidade futurista.

Spider Thread Monopoly 
Assim como Campella, também tem influencias num conto japonês, “A teia de aranha”. Arte linda de morrer, novamente feita por Chakoro.

Com vocais humanos:

to Asteroid B-612 (sim, inspirado no Pequeno Príncipe)
Love Blossoming Flower
Little Cry of The Abyss 
Butterfly Effect

A Soliloquy of The Boy who Cried Wolf

BONUS:

VRUSH UP! sasakure.UK Tribute
8 faixas

Primeiro CD de uma série que faz homenagens à alguns producers. Relaxante de ouvir.

3. DECO*27
Cantor e compositor de música rock/pop, geralmente com temas românticos. Enquanto os músicos até agora citados eram mais conhecidos pelas músicas com a Miku, os maiores hits de DECO*27 são com a GUMI, Mozaik Role e Coward Montblanc.  Ainda assim, DECO tem músicas bem conhecidas com a Miku: Tsumi no Batsu, Two Breaths Walking e Ai Kotoba.
Deco*27 costuma fazer várias colaborações, principalmente com Kous (geralmente este responsável pelo arranjo e ele pela composição e vocal) e com Sasakure.UK.  Ele também trabalha compondo para vocalistas humanos, um deles a cantora Marina (que fez algumas músicas da banda fictícia Dead Girl Monster de Angel Beats!). Adora auto-tune.

Álbuns (não vou comentar todos muito afundo por não tê-los ouvido:

No You, No Me
10 faixas (com um remix)
Primeiro álbum.

Aimai Elegy
16 faixas, 3 covers e 3 remixes
Colaboração com a Marina

Lovegazer
15 faixas, 1 remix e 2 covers

Palovrel World
 7 faixas
Copilação de músicas com a GUMI.

Mutal Love Theory
18 faixas, 3 remixes e 1 cover.

Playlist:
Músicas com VOCALOID;

Ai Kotoba
Aparece de vez em quando nos shows da Miku.
Tsumi no Batsu
A tradução quer dizer “crime e punição”. Um pouco mais pesada que a média do Deco.
Coward Mont Blanc
Começam as músicas com a GUMI.

Mozaik Role
Música mais conhecida do Deco e da GUMI. Guitarra bem forte aqui.

Once Upon a Me
Conta o dia a dia da Miku, desenhada de uma maneira nada moe. Letra e vídeo muito bonitos.
Ame Moyou
Outra música com a GUMI, não tão conhecida como as outras.

Two Braths Walking
A versão com PV foi deletada do Nico e recolocada por causa da referência à EVANGELION na hora do “Omedetou” (é, é a cena que vocês estão imaginando).
39
Feita em colaboração com Sasakure.UK para o aniversário da Miku. 39 escrito em japonês lembra a escrita de Miku e se pronuncia San Kyuu (Thank you) (e esse é significado escondido no título desse post).
My Name is
É meio antiga, mas o PV só foi lançado recentemente.

Delusion Tax
Lançada recentemente. A música fala sobre o pagamento de “desilusões” como taxas por nossos realizados.
Mono Poisener
Ultima música do Deco. PV psicodélico.

Músicas com a Marina:

Aimai Elegy
Auto-tune rolando solto. Também tem uma versão com a Miku lançada recentemente.
Egomama
Um pouco mais comportada. Trata sobre rivalidade.

BONUS:

VRUSH UP! Deco*27 Tribute
8 faixas
Segundo CD da série que homenageia producers famosos. Mesmo feeling do primeiro.

4. Hachi/ Kenji Yonezu
Outro dos producers mais bem sucedidos do fandom, Hachi atualmente usa seu nome verdadeiro, Kenji Yonezu, e leva a carreira de artista independente, sendo compositor, cantor e ilustrador. Suas primeiras músicas tinham um subtexto obscuro (isso é notado principalmente em In a Raining Town the Ballon Dances With the Devil e Musunde Hiraite Rasetsu to Mukuro, que as letras chegavam a envolver estrupo e aborto) que foi ficando mais leve com o tempo, flertando com temáticas mais românticas, porém manteve seu estilo surreal e abstrato, tanto na música quanto na ilustração. Ele se considera uma pessoas tímida e que não sabe se comunicar com os outros.
Sua música mais conhecida sem dúvidas é Matryoshka, um dueto entre GUMI e Hatsune Miku, que atualmente passa as 7 milhões de visualizações no Nico Nico Douga, seguido por Panda Hero, cantado só pela GUMI com cerca de 4 milhões.
Ele ficou um bom tempo afastado do VOCALOID, usando seus próprios vocais em suas músicas, mas recentemente divulgou outra música feita com a GUMI, Donut Hole.
Álbuns:

Burial at Sea With Bouquets
8 faixas
Primeiro CD do Hachi. Tem suas primeiras músicas, sendo que Persona Alice foi refeita.

OFFICIAL ORANGE
12 faixas, Crossfade
Copila quase todo o seu trabalho com VOCALOID até em então. Tem também uma cantada por ele próprio, um “protótipo” de seu próximo CD.
DIORAMA
14 faixas, Crossfade
Primeiro álbum feito com seus vocais. A ideia é que ele fosse como uma “cidade” de seus personagens das músicas.

Playlist:
Músicas com VOCALOIDs:
Persona Alice
Uma de suas primeiras músicas, no geral é pouco conhecida.

Musunde Hiraite Rasetsu To Mukuro.
Uma música bem famosa, em tradução livre, “Segure, solte, Rakshaka e as carcaças”. Hachi chegou a comentar que a música era como a inocência das crianças poderia se transformar em algo cruel e diabólico, porem as interpretações da melodia são bem vagas. A música também pode estar ligada a prostituição e o aborto cometido por essas prostitutas. É medonho de qualquer jeito.
Mrs. Pumpkin Comical Dream
Feita para o Halloween. O PV é artisticamente bem bonito, parecendo um show de marionetes de papel.
In a Rainy Town, Balloons Dance With the Devils
Foi deletada do Nico, restando só o upload do Youtube, não sabe exatamente o porque. É bem medonha também.

WORLD’S END UMBRELLA
PV todo animado, conta a história de uma cidade em baixo de um guarda-chuva gigante (!?) que sempre faz chover. Foi deletada da conta, mas depois repostada revisada.
clock lock works
Também muito bem animada. Tem letra com interpretação bem vaga.
Lover Rangge
Mais uma difícil de interpretar, conta sobre os sentimentos de solidão de uma garota. Interessante notar que aos 4:44 minutos (o número quatro é ruim para os japoneses por ter a pronúncia de “morte”) a tela fica preta com a mensagem “Você pode esquecer.”

Wonderland and the Sheep Song
Conta sobre um jovem montado numa ovelha que veio entregar uma lanterna para dois garotos de uma cidades (!?). Também tem um PV muito bem animado.
Rinne
Só sei que a tradução significa Samsara, uma crença do budismo relacionada ao renascimento. A música pode ser sobre também sobre a ida para a fase adulta, um “renascimento”.

Matryoshka
Música mais conhecida do producer, foi feita para o aniversário da Miku, apesar da GUMI também aparecer, além disso é uma das músicas mais conhecidas relacionadas a VOCALOID mundo afora. As letras são nonsense, mais do que já era padrão. Ah, ele que ilustrou o PV também.
PANDA HERO
Pa-pa pa-lah, pa-pa-la-pah
Ultima música do Hachi antes de ir para a carreira musical profissional. O PV foi feitos com ilustrações e fotomontagem, é uma das músicas mais populares feitas com a GUMI. Tem um estilo bem único.

DONUT HOLE
Marca a gloriosa volta ao fandom. Cantada com a GUMI mas com 4 divas no PV. Conta sobre uma garota tentando lembrar de alguém (buraco de donut é um simbolismo para perda de memória, “um buraco na mente”) até perceber que essa pessoa não existe. Vicia.

Músicas com vocais próprios:

Go Go Ghost Ship
Música divertida sobre um fantasma apaixonado por uma garota. Primeira música que lança pra promover seu álbum Diorama. O PV parece um mangá, com direito a balões de falas.
Vivi
Conta sobre um amor platônico, é artisticamente semelhante à Go Go Ghost Ship. Hachi chegou a comentar que essa é a música que mais reflete sua personalidade tímida e dificuldade em se comunicar. Segundo vídeo feito para promover o Dioroma
Love and Fever
Mais um som de amor, diferente dos dois anteriores, animado por um estúdio amador. Ultimo vídeo feito para promover o Diorama. Clima mais melancólico também.

Santa Maria
Música lenta com PV em live action. Não deixa de ser visualmente criativa.
MAD HEAD LOVE
Baby, baby-by I love you!
Também com vídeo em live action, com ele mesmo e dois ocidentais que desconheço. Bem estranho o vídeo, por sinal.

5. Wowaka/Genjitsutohi-P
Conhecido pelo ritmo rápido, wowaka começou sua produção musical em 2009 com In the Gray Zone, usando sua experiência com a guitarra do colegial. Suas músicas costumam ter letras com diversas interpretações. Atualmente ele não trabalha mais com VOCALOID, sendo membro de uma banda chamada Hitorie.
Diferente da maioria dos producers, os vídeos de Wowaka são extremamente simples, com uma imagem minimalista e a música tocando ao fundo, sem nenhuma relação com Hatsune Miku ou outro personagem em si. Ele conta que isso é para que a música seja a “atração principal” e também para tentar demonstrar alguma individualidade.
Apesar das músicas não estarem ligadas a nenhum VOCALOID, ele comenta sempre escreve suas canções imaginando os sentimentos de uma personagem feminina. O motivo seria porque a voz da Miku é feminina, mas o padrão foi mantido mesmo dentro da banda Hitorie.
Álbuns:
the monochrome disk
7 faixas
Primeiro CD do Wowaka. Apenas 7 faixas mesmo.
Unhappy Refrain
14 faixas (disco 1), 7 remixes (disco 2), crossfade
Marca a despedida do Wowaka do fandom, com praticamente todas as suas músicas feitas até então e um CD extra com remixes. 
Roomsick Girls Scape
7 faixas
Primeiro CD feito com a Hitorie, com ele nos vocais, uma situação parecida com o Diorama do Hachi. Por não ser música de VOCALOID, não tem aqueles vocais motherfucka rápidos mas tá longe de ser música lenta.
Playlist:
Músicas feitas com VOCALOID:

“Eu odei, odeio, odeio… o ontem e hoje também. E hoje e amanhã e para sempre.
Primeira música do Wowaka.  Bem depressiva, na época não tinha uma manipulação de voz tão boa.
Aqui os vocais já estão melhores. Também é depressiva.

Ura-Omote Lovers (versão com PV, a mais conhecida)
Maior amostra dos vocais rápidos do Wowaka (não tente cantar em casa). Aparentemente conta sobre as desilusões de uma garota grávida.
Rolling Girl  (também versão com PV da Akiakane)
Tem a interpretação mais conhecida relacionada a bulling e um consolo no final.
Música mais conhecida do Wowaka, um dueto entre Luka e Miku. Assim como as outras, sem sentido muito claro nas letras, mas a maior interpretação é sobre uma tentativa de suicídio no alto de um prédio.

AAAAAAHHHHHHHHH
Primeira música do álbum de mesmo nome, marca a despedida do Wowaka do fandom.

Músicas da Hitorie:

Sister Judy
Montage Girl
Rula Rula

Se alguém ai estiver afim de traduzir esse vídeos, eu ficarei contente.
6. 40 meters-p
Outro conhecido producer de Pop/Rock vivo, além de ser um dos mais ativos recentemente. Suas várias músicas costumam ter alta popularidade, sendo um dos músicos com mais canções no Hall das Lendas (termo usado para músicas com mais de 1 milhão de vizualizações).
É usuário do VOCALOID desde 2008, mas sua popularidade só começou a se elevar por volta de 2010. Costuma usar músicas com a Miku e Gumi. Atualmente sua música mais popular é Tonoriko City, atrás de outros diversos sucessos: Mousou Skectch, Kakumei Pierrot, Kiritorisen.
Vale ressaltar suas parceiras com 164 (outro producer de pop/rock), numa parceria chamada 1640mP, que rendeu outra música extremamente popular, Time Machine, e posteriormente, Future Line.

Álbuns (mesmo caso do Deco, não vou comentar porque não ouvi a maioria)

LIFE SIZE
15 faixas

Little Me, Big Word
16 faixas (1 cover)

39+1m
10 faixas (com 1 remix)

The Boy and the Magical Robot
16 faixas

Playlist:

Torinoko City
Música mais conhecida do producer, foi sua primeira a chegar ao milhão de visualizações no Nico também.
Time Machine
Feita em parceria com 164. Vocais ótimos.
Mousou Sketch
Também já tem um milhão no Nico.

Karakuri Pierrot
Acho que é a minha favorita do producer. Sim, outra no Hall das Lendas.
Kiritorisen
Feita com a GUMI.

Shiryoku Kensa
Essa música também tem um mangá, talvez vocês já tenham cruzado com ele num leitor online por ai.

7. White Flame (KurousaP)
Dentro do fandom desde o começo de 2008, seu maior sucesso é relativamente recente, Senbouzakura, de 2011. Apesar disso, outras músicas como Cantarella (feita com o KAITO, uma das primeiras das muitas músicas do compositor) já havia estabelecido sua popularidade. White Flame, inclusive, foi um dos maiores responsáveis pela popularidade do Kaito. Quando ele foi lançado para VOCALOID1 em 2006 havia sido considerado um fracasso comercial. White Flame então teria postado um cover da música YOU de Higurashi no Naku Koro ni com uma mensagem “Por favor, lembrem-se do Kaito!”   e desde então, sua popularidade subiu.
Várias das músicas de White Flame tem temas históricos, como Senbouzakura abordando a ocidentalização do Japão e Cantarella o suposto relacionamento incestuoso de Cesare e Lucrezia Borges.
Além disso, também produziu umas músicas em parceria com 96 Neko, uma Utaite (nome dado aos cantores de covers de VOCALOID). Apesar de ser músico antigo, nunca lançou um álbum próprio sózinho. Suas músicas são meio cafonas, mas eu gosto

Playlist:

Cantarella (única versão que achei com sub no youtube)
Deve ser uma das músicas mais populares com Kaito. Só ganhou fama depois do cover de You.
You
O cover que tirou o Kaito das sombras. Vi Higurashi inteiro e não lembro dessa música.
Akahitoha
Existe uma versão com a Miku feita antes, mas a com a Luka é mais conhecida.

ACUTE
Música com Kaito, Miku e Luka sobre um triangulo amoroso. Depois dessa, White Flame entrou num hiato de 2 anos, aproximadamente.
Risky Game
Marca a volta do hiato. Além do vocal decente tem um instrumental caprichado.
ReAct
Diretamente ligada com Acute, inclusive toca a versão para piano da mesma no começo. Ao invés da Luka e Kaito, Rin e Len foram usados, mas a Miku permaneceu.

Senbonzakura
Um fenômeno de popularidade, ficou muito, muitooo tempo nos rankings semanais de mais ouvidas, virou teatro, musical, e etc. De longe a música mais conhecida do White Flame e uma das mais conhecidas relacionadas a VOCALOID no Japão. PV caprichado como de costume e ritmo chiclete. Não, não é aquele golpe em Bleach.
Cantarella ~grace edition~
Basicamente, Catarella refeita com a versão para VOCALOID3 do Kaito, logo depois que ela foi lançada. O PV também foi refeito, com direito a um monte de efeitos e gliter saindo do chão.

Crescent Moon
Outra música feita com a versão do Kaito para VOCALOID3, porque KAITO nunca é demais. Apareceu primeiro no musical de Senbonzakura.

BONUS

Waning Moon e Srit The Wist
96 Neko: “Eu queria ter peitos grandes!”
Kurousa-P/ White Flame: “Baús rasos são a justiça.”
Colaboração com 96 Neko para o álbum Tsuki to Hoshi no Kyoukou Kuukan. Poderosos vocais dela como sempre presentes. Uma curiosidade: 96 Neko pode ser lido como “kuro neko” (gato preto) e Kurousa é uma abreviação de “kuro usagi” (coelho preto). Shippável, não?

8. Jin (Shizen no Teki-P)
Criador da série Kagerou-Days, foi provavelmente o músico que mais ganhou popularidade com a tendência da criação de séries musicais usando VOCALOID. Suas músicas já renderam um mangá e novel (que é hit de vendas, como o pessoal que acompanha o blog já deve saber) além do anime que está para estrear em abril.
No início, suas músicas eram feitas com Hatsune Miku, porém, a Fist Place, empresa que lançava seu novo voicebank IA o convidou para fazer uma demo de seu novo produto (Headphone Actor). Desde então, Jin usou a IA em praticamente todas as suas músicas.
Apesar de não ser muito habilidoso com os vocais (mesmo tendo melhorado com o tempo), as músicas de Jin chamaram a atenção principalmente por seus significados escondidos e ligações não muito claras entre si, sendo o maior exemplo disso Kagerou Days, sua música mais popular com mais de 3 milhões de views no Nico Nico Douga. Além disso, seus vídeos feitos por Shidu (que também foi evoluindo com o tempo) costumam ser muito bem produzidos.
Desde que encerou Kagerou Series em setembro do ano passado com a música Summer Time Record, Jin não lança nenhuma canção. Em uma entrevista, ele chegou a comentar que produzir o anime era seu grande sonho, então provavelmente está ocupado com o mesmo.

Álbuns:

Mekakucity V’s
14 faixas
Tem as principais músicas do Kagerou Project, além de alguns PVs exclusivos.

Playlist ( só Kagerou Series, existem outras músicas dele mas não são tão relevantes):
Jinzou Enemy
Primeira música do Jin. É a introdução da Ene.
Mekakushi Code
Introdução da Kido. Chegou a aparecer no ranking de mais ouvidas do Nico. Aqui o Shidu começa a fazer os PVs.

Kagerou Days
Música mais conhecida do Jin que fez a série deslanchar. É a que tem mais teorias formadas ao seu redor. Conta sobre duas crianças (Hibiya e Hiyori) presas num loop temporal.
Headphone Actor
Feita para como demo da IA, desde então ela é usada em todas as músicas.

Souzou Forest
Introdução da Mari, a garota Medusa, vive presa numa casa no meio da floresta com medo das pessoas. Não foi o Shidu que fez o PV, e sim o Wannyanpu.
Konoha no Sekai Jijou
Introdução do Konoha. Diretamente ligada ao Kagerou Days.
Kisarigi Attention
Introdução de Momo, uma idol que tem problemas com seu trabalho. Wannyanpu no PV.

Children Record
É feita para ser a abertura da série (não do anime). Eu francamente não gosto muito por causa dos vocais.
Yobanashi Device
Introdução do Kano, aquele que consegue mudar a impressão que os outros tem sobre ele (por isso costuma ser representado com uma máscara). Pessoalmente é a minha favorita da série.

Lost Time Memory
Introdução do Shintaro, que é irmão da Momo, e sua tragédia pessoal com a morte por suicídio de sua amiga.
Ayano Happiness Theory
A amiga de Shintaro. Fundadora do Mekakushidan e se matou mais tarde.
Otsukimi Recital
Conta sobre a relação de Hibiya com Momo. Wannyanpu faz o PV novamente.

Yuukei Yesterday
Conta sobre Konoha e a Actor quando esses ainda eram humanos.
Outer Science
Seria o bad end da série (?!). Geral morre aqui.

Summer Time Record
Enceramento da série. Interessante notar o avanço do Jin e do Shidu aqui.

9. Mitchie M
Um dos mais populares producers recentes, conhecido pelos seus vocais extremamente realistas sem o uso de programas de captura de voz ou semelhantes. Suas músicas são basicamente dance e pop.
Seu nome de producer é inspirado no baterista da banda inglesa The Jimi Hendrix Experience, Mitchie Michell. Curiosamente, sua maior influencia é de um músico brasileiro, Tom Jobim, compositor de Garota de Ipanema. 
Sua primeira música notável, FREELY TOMOROW, quebrou o recorde de música com entrada mais rápida a entrar no Hall das Lendas (termo usado para canções que passaram 1 milhão de visualizações no Nico Nico Douga). Ele também chegou a compor uma música de comemoração ao 5º aniversário de lançamento de Hatsune Miku.

Álbuns:

Greatest Idol
13 faixas
Maior álbum lançado até em então. Sim, isso é a ilustração do Sadamoto, o character design de Evangelion. Se quer conhecer o trabalho do producer, vá direto pra cá.

Playlist:

FREELY TOMOROW
Uma de suas primeiras música e continua a mais popular. Ritmo dançante e vocal vivo, que se manteve nas músicas seguinte. Os vocais realistas deram destaque ao músico.
EAZY DANCE
Tem um estilo mais anos 90.
City Boy
Cover de um rock japonês dos anos 70, aqui numa versão dance.

Ai Dee
Por enquanto a minha favorita do producer. Foi usado além da Miku, o voicebank inglês da Miku também com muita habilidade. A versão com PV foi exibida em Los Angeles.
Birthday song for Miku
O nome já diz. Foram usados Rin, Len, Luka, Kaito e Meiko. PV mistura animação 3D com live-action.
Blooming the Idol
PV feito com MikuMikuDance, programa amador criado pelo fandom para animações 3D.

Viva Happy
Mitchie havia comentado que queria algo mais próximo de uma seyuu cantando nessa música (aka moe). Português/espanhol maroto no meio.

Ageage Again
Feita para o Project Mirai 2 (que é tipo o Project Diva pra 3DS). Moe ataca novamente.
Love!Snow! Really Magic
Feito pro festival de inverno de Sapporo (terá natal da Miku). Arriscando um pouco no voicebank inglês da Miku.

+3: Producers Ocidentais
1- Cillia (Kyaami)
Conhecida não por suas músicas com VOCALOID, mas sim com UTAU (programa gratuito inspirado na engine, que apesar de não ser tão potente é mais customizável). Sua fama veio com o cover da música -ERROR, original pelo Niki, feita com Namine Ritsu, na época que esse tinha seu novo voicebank lançado. A música já passa o meio milhão de visualizações tanto no Youtube quanto no Nico Nico Douga.
Cillia costuma fazer covers com UTAU, tendo vocais de alta qualidade. Ela também participa eventualmente na produção de músicas originais e produz covers com os próprios vocais, além de ter sua própria UTAU, Samura Tomi.

Playlist:

Covers:
Flightless Bird
Feito com a Aoki Lapis, uma VOCALOID bem desconhecida. Original por Muryuko-P.
-ERROR
Cover do niki originalmente cantado com a Lily, ficou muito mais famosa que a original. Cantada com o Namine Ritsu (sim, Ritsu é homem, apesar de ter um voicebank feminino, mas isso é outra história). Apesar da voz  robótica, é bem expressiva. Cillia ficou bem famosa depois desse cover.
+Reverse
Mesmo esquema de -ERROR, foi lançado logo depois, inclusive.
magician’s operation
Cover feito com Matsudappoyo EZFG, originalmente cantada pela Luka. Matsuda é meu UTAU favorito, então eu tinha que postar uma música dele aqui.
E-scape
Só mais uma com o Matsuda, por favor.
One Room, All That Jazz
Feita com a Yuzuki Yukari (VOCALOID não tão desconhecida assim), original por DATEKEN com a Miku. Vocais leves.
ODD&ENDS
Cantada por Kasene Teto (UTAU), original com a Miku por Ryo (tem link nesse post ainda). O PV é uma versão que aparece no Project Diva.
Seven Colered Sea
Cantada com o Ritsu. Não conheço a original ._.
First
Outro cover do Niki, com a Teto.

Originais:

Rebellion
Feita com o Ritsu. Cillia fez a manipulação de voz e nog a composição.
Silence
Colaboração entre Niki e Ritsu, feita com a Avanna, VOCALOID inglesa.
Cheater Endroll
Foi lançada bem recentemente. Cillia cuidou dos vocais da Teto.


2- Circus-P (Doofus-P ou matt9five)
Producer de música eletrônica, muitas vezes usando o voicebank inglês de Megurine Luka (além de outros vocais ingleses). Seu nome de producer foi por causa da música Circus Monster, uma de suas primeiras a fazer relativo sucesso.  Certa vez, ele deletou todas as músicas em sua conta no youtube.
Ele costuma fazer os desenhos para seus vídeos sozinho. Além das músicas originais, ele faz diversos covers.

Álbuns:

Lucid
18 faixas
Maior álbum já lançado pelo Circus-P. Tem uma versão de Deluxe cheia de remixes também.

Playlist:

Circus Monster:
Bem simples e medonha, fez o producer ficar conhecido. Feita com o voicebank inglês da Luka.
Repeat II
Remake do primeiro Repeat, ambos feitos com a Sonika (VOCALOID inglesa).
iNSaNiTY
Uma das músicas mais populares do Circus, chegou a aparecer no ranking semanal de mais ouvidas do Nico (o que era muito incomum na época). O fato de ser cantado em japonês deve ter ajudado. Feita com a SF-A2 Miki e com o Kaito.
MERCY
Mesmo esquema da anterior, só que sem o Kaito. É um pouco mais desconhecida.

Lie
Já era conhecida antes, mas estourou depois de um PV animado. Também rankeou no Nico, quando o PV saiu.
Amai Kotoba
Feita com a GUMI logo depois de seu lançamento para VOCALOID3.
I (Love)
Também feito com a GUMI para VOCALOID3, é diretamente ligada a Lie. Engrishu.
Frigid Hearts
Feita com a Avanna logo depois que ela saiu.

iNFeCTioN
Feita com a UTAU Takoe Zuii. Ótima manipulação de voz.

3- Empath-P (AkiGlancy)

Producer e ilustradora, muitas vezes faz as demos dos voicebanks ingleses e inclusive fez o design da VOCALOID Avanna. Suas músicas são tanto em inglês quanto em japonês, geralmente com ritmos mais lentos (baladas) e temas sentimentais.  É conhecida entre o fandom ocidental. 

Playlist:

Leaving Donna
Feita com o voicebank japonês da Seeu (VOCALOID coreana).
White Knight
Cantada com a CUL. Tem muitos covers por ai.
Goodbye to a Childhood Friend
Feita com a GALACO, VOCALOID distribuída num  concurso.
Rose + Thorn
Feita com  a Avanna logo depois de seu lançamento.

Anonymous
Feita com o voicebank inglês do Kaito. Minha favorita da producer porque >Kaito.
Rain + Virus
Outra com o Kaito. Sequência da Rose + Thorn. A própria Aki canta ao fundo.
NeapolitaN
Um dos demos do YOHIOloid em que ela fez a letra
Witness
Demo do voicebank inglês da Meiko.

Então, é isso. Não foi fácil fazer esse texto hein. Espero que tenham conhecido um monte de música nova. Espero que tenham gostado ^^
Qualquer erro me avisem nos cometários.