Ranking de Vendas Semanal de Light Novels (Dezembro 30 – Janeiro 05)

Nenhum lançamento relevante essa semana (na próxima haverá). SAO, Hidan no Aria, Date a Live e Baka Test continuam no ranking mas o destaque fica para os quatro volumes de Kagerou Days voltando a ranquear do nada.


Ranking de Vendas Semanal de Light Novels (Dezembro 30 – Janeiro 05) – 2014

(recomendação de leitura -> Guia informativo sobre Light Novels)


Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 19,237  255,933 –  Sword Art Online Progressive 2
2 11,041 71,338 –  Hidan no Aria Vol.16
3 9,069 60,907 –  Date A Live Vol.9
4 8,830 16,313 –  Mismarca Koukoku Monogatari Vol.11
5 8,577 31,344 –  Mikagura Gakuen Kumikyoku Vol.2
6 7,487 297,449 –   Kagerou Days Vol.4
7 6,664
   26,643
–  Isekai Cheat Majutsushi Vol.2
8 6,479 155,308 –  Baka to Test to Shoukanjuu Vol.12
9 6,168 11,577 –  Takumi-kun Series: Kaze to Hikari to Tsuki to Inu (Bunkoban Edition)
10 5,988 476,589 –  Kagerou Days Vol.1
11 5,919 363,729 –  Kagerou Days Vol.3
12 5,833 415,143 –  Kagerou Days Vol.2
13 5,457 14,104 –  Hakushaku to Yousei Vol.33
Light Novels já adaptadas para anime:
Sword Art Online Progressive soma 19,237, total 255,933. Baseado na queda semanal de vendas que estava tendo tinha chutado que ia vender uns 250k como o volume anterior, só que pra minha surpresa a vendagem dessa semana foi quase a mesma da semana passada então minhas projeções já furaram. Deve fechar próximo a uns 275k, o que achei interessante porque nunca tinha visto uma LN spin-off vender quase o mesmo da LN original (o original de SAO vende próximo a 300k).

A versão Progressive da Light Novel conta a historia da primeira saga de Sword Art Online mais detalhadamente. Nesse “spin-off” ao invés de pular dois anos como acontece no primeiro livro da light novel o autor mostra tudo cronologicamente e sem saltos temporais. Se não me engano eles terminaram o quarto andar nesse volume 2. Pelo que o autor comentou ele deve lançar um volume dessa Light Novel anualmente.

Recomendo o anime para quem gosta de ação, slice of life, drama e romance. Segue o review do anime. Já foi anunciada segunda temporada e a quem interessar fiz um post detalhando as novidades da próximo arco que eles vão adaptar e o que eu espero de melhorias comparado a primeira temporada (link para o post). 

Baka to Test vol.12 soma 6,479, total 155,308. Último volume da série.

Spoilers do final:
Não tem muito o que falar….Yuuji e Shouko acabam juntos e o protagonista se declara pra garota de cabelo rosa (Himeji), que também se declara pra ele. O final, no entanto, não deixa claro o futuro deles, mas se um se declarou pro outro creio que devam ficar juntos.

Recomendo fortemente o anime dessa obra para quem gosta de comédia, se eu fizesse um Top 10 de comédia Baka to Test com certeza estaria lá (junto com Bingougamiga, Hataraku Maou-sama, Nichijou, HenNeko, Hanagai, Seitokai Yakuindomo e mais alguns). E esse anime ainda tem uma peculiaridade, a segunda temporada é ainda melhor e mais engraçada que a primeira (anormal, a maioria dos animes decai um pouco a cada temporada, principalmente comédias já que a formula e as piadas acabam ficando batidas depois de X repetições).

Date a Live vol.9 soma 9,069, total 79,656. Estou somando os valores da versão da LN + OVA com a versão normal (só LN), por isso não tá batendo com o valor mostrado da tabela. Se conseguir ranquear mais uma semana esse volume vai conseguir vender mais que o anterior, que vendeu 80k.

Hidan no Aria vol.16 soma 11,041, total 71,338. Se recuperou bem da primeira semana fraca em vendas mas dificilmente vai chegar aos seus 90k de outrora. Deve ranquear mais uma vez e fechar perto dos 80k.
O anime é legalzinho, tem uma boa quantidade de fanservice mas pelo menos o plot é sempre a prioridade e eles seguem a LN razoavelmente bem, sem muitas mudanças.







Light Novels com adaptações anunciadas:

Kagerou Days vol 1,2,3 e 4 todos voltaram a aparecer no ranking. Pelo que li lançou alguma coisa relacionada as músicas que deram origem a essa LN no japão esses dias, e com isso servindo de marketing todas voltaram a subir pro top do ranking de vendas.

Essa LN é baseada em uma coleção de músicas cantadas por Vocaloids. Já tem anime anunciado faz algum tempo pela Shaft (pro meu profundo desgosto, já que não gosto desse estúdio) , mas sem previsão de estreia até agora. Dei uma lida nos capítulos que tinham do manga em inglês e até que a historia é interessante, meio lenta, mas interessante. Dos 14 capítulos que li pareceu uma mistura de slice of life colegial com sobrenatural e drama. 

Mais informações:

(tradução e adaptação das informações da Wiki de Kagerou Project)

A série se originou do “Projeto Kagerou”, que é uma série de músicas populares cantadas por Vocaloids e escritas por Shizen no Teki-P(Jin). No dia 2 de Setembro de 2013 foi lançada a última música, “Summertime Record”, que marca o fim da história. O projeto totalizou 17 músicas. Link para ouvir as musicas com legendas em PT (a voz dessa Vocaloid que canta as musicas é muito ruim!!)

As músicas contam a história de “Mekakushi Dan”, um grupo de jovens com poderes, chamados de “Eye Abilities”(achei que traduzir isso literalmente ia ficar feio). Kagerou Days é o nome da música mais popular das varias lançadas, e por isso pegaram o nome pra usar no manga e light novel. As adaptações pra LN e manga servem como complemento a história principal contada através das músicas, já que essas mais descrevem os personagens do que contam uma história propriamente dita. Quanto ao anime, ele provavelmente vai adaptar a história da LN e do manga, mas ainda não é certeza.

Achei esquisitíssimo fazerem uma LN baseado em uma música cantada por uma Vocaloid, mas descobri que já houve alguns casos assim no passado. Elas só não chamavam tanta atenção porque não vendiam muito. Kangerou Days foi a única a conseguir vender mais de 100k até o momento.
Menções honrosas:

****************


Quer saber mais sobre Light Novels? Se o sua light novel preferida vendeu bem ou mal? Tem chance de ser adaptada para anime? dentre outras duvidas, leia esse guia->  Guia informativo sobre Light Novels . Se mesmo assim não encontrar a resposta que procura fique a vontade para perguntar nos comentários.

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande com varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 
Light Novel Project –  Possui algumas Light Novels traduzidas para português.

Ranking anterior: