Ranking de vendas de Light Novel (Julho 22 – 28)


Seirei Tsukai no Blade Dance vol 11, Madan no Ou to Vanadis vol 7 e Seikoku no Dragonar vol 13 pegam as primeiras posições. Todas tiveram adaptação para anime anunciada a poucos dias.

Vale lembrar, o anúncio da adaptação para anime das light novels que citei acima ocorreu dia 30 e esse ranking é do dia 22 ao 28, ou seja, o anúncio dificilmente vai fazer as LNs em questão ganharem um boost em vendas nesse volume. Primeiramente porque quem se interessar pela obra apartir do anúncio do anime vai ir atrás dos volume iniciais primeiro e não dos últimos lançados, e segundo, o boost nas vendas é mais comum quando o anime começa ou quando começam a sair trailers da adaptação. É muito raro uma obra ganhar um boost significativo em vendas só com o anuncio verbal da adaptação. Outra coisa que vale a pena lembrar é que após o anúncio da adaptação,uma obra pode levar um bom tempo até estrear (uns 2 anos em alguns casos).

Ranking de Vendas Semanal de Light Novels/Novels – Julho 22 – 28


Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 32,929 32,929 23/07 Seirei Tsukai no Blade Dance Vol.11 
2 30,379 30,379 23/07 Madan no Ou to Vanadis Vol.7
3 21,496 34,484  20/07  Hekiyou Gakuen Seitokai Mokushiroku Vol.8 
4 18,334 18,334 23/07 Seikoku no Dragonar Vol.13
5 17,051 17,051 23/07 Toruk no Kaizoku Vol.2
6 15,959 15,959 23/07 Mikagura School Suite Vol.1 l
7 14,403
    14,403
23/07 The Leviathan of the Convenant Vol.3
8 12,078 12,078 23/07 Magika no Kenshi to Vasreus Vol.2
9 11,880 11,880 23/07 Shurabara! Vol.8
10 8,563  8,563  23/07 Soukyuu no Lapis Lazuli Vol.4
11 8,068 8,068 20/07 Saenai Heroine no Sodatekata Vol.4
12 7,945 7,945 20/07 Boku no Yuusha Vol.1
13 7,485 14,441 20/07 Tokyo Ravens EX1 
14 7,374 7,374 24/07 Rokka no Yuusha Vol.4
15 7,329 7,329 23/07 Gindan no Gunswordia Vol.2
16 7,129 7,129 25/07 Gate Jieitai Kanochi nite, Kaku Tatakeri Gaiden 2


Extra:

24,519 320,782 The Twelve Kingdons Hisho no Tori – The Twelve Kingdons é uma Light Novel finalizada em 2001, então esse volume novo é provavelmente um compilado da série anterior ou um spin-off, por isso separei do ranking.

Light Novels já adaptadas para anime:

Seitokai Mokuchiroku vol 8 soma 21,496, total 34,484. Essa é uma spin-off de Seitokai no Ichizon ,que já teve duas adaptações para animes. Está com um bom numero de vendas mas dessas comédias de clube eu recomendo Boku wa Tomodachi, acho bem melhor que esse aqui.

Light Novels com adaptações anunciadas:

Seirei Tsukai no Blade Dance vol 11 vende 32,929. Vende bem, o volume anterior conseguiu 38k em duas semanas, vamos ver se esse consegue um pouco mais. Já teve adaptação para anime anunciada mas sem data por enquanto.

Sinopse: Em um mundo aonde somente mulheres podem ter o privilégio de fazer contrato com um espirito, Kazehaya Kamito, um jovem cheio de segredos e com passado desconhecido, é a única exceção, pelo menos desde a aparição do Rei demônio a muitos anos atrás.  Ele é chamado pela diretora para adentrar a Academia Espiritual Areishia, aonde donzelas de famílias nobres tem uma educação de elite objetivando se tornarem poderosas contratantes espirituais. A caminho da Academia Kamito acaba se envolvendo em uma confusão com a aluna Claire Rouge, e no processo acaba fazendo um contrato com um poderoso espirito antigo com qual Claire queria fazer contrato inicialmente. Apartir dai sua vida vira de cabeça para baixo, principalmente quando ele é requisitado a participar do maior torneio de espíritos do mundo…..o Seirei Tsukai no Blade Dance.

Comentários:

Já li 10 volumes dessa novel e posso dizer que é bem razoável, daria nota 7. Existe uma forte tendência do pessoal que lê a sinopse original (essa ai em cima foi criada por mim) de achar que vai ler outro “Zero no Tsukaima” (uma LN a que eu daria nota 4 ou 5 no máximo), mas ela é bem diferente, pra melhor. 

Os fatores harem e fanservice estão bem presentes nessa novel, mas não é nada absurdo como DxD, as lutas também são sérias, sem roupas rasgando ou coisas do tipo.
O protagonista dessa novel é meio canastrão, ele já foi um badass no passado mas está fora de forma faz 3 anos. O que vemos nos 10 primeiros volumes é ele gradualmente voltando a sua antiga forma. 
Todos os espíritos dessa light novel são primariamente armas, mas eles tem uma segunda forma, ou humana (só os mais poderosos) ou de algum animal (forma mais comum). A personagem de cabelo branco acima é a contratante do protagonista, sua forma real é uma espada. Se o anime fizer sucesso é quase certo que um dos motivos vai ser ela, além de gerar varias cenas de fanservice e comédia involuntárias, ela é a preferida do fandom (todo volume tem uma ilustração colorida dela, nenhuma outra personagem tem essa regalia). Ela costuma falar meio roboticamente e quase nunca expressa emoções em sua face (tipo a protagonista de HenNeko). 

Madan no Ou to Vanadis vol 7 vende 30,379. Ótimos números, o vol 6 fechou com 35k em duas semanas, vamos ver se esse consegue um pouco mais. Já teve adaptação de anime anunciada mas sem data por enquanto. É atualmente minha light novel preferida, fiz um mega review e apresentação detalha sobre a obra a pouco tempo, clique aqui para ler.

Sinopse: Passado em terras que lembram a Europa na idade média, a história começa com Ellenor “Ellen” Vertalia, uma das Vanadis do pais de Zhcted, liderando uma batalha contra o país de Brune. As titulares Vanadis são belas amazonas que lutam brandindo armas possuidoras de almas de dragões. Existem 7 Vanadis que comandam 7 diferentes territórios do pais de Zhcted e infligem pavor e medo aos países vizinhos. O jovem Tigrevurmund Vorn, membro da familia Earl, um arqueiro com habilidades excepcionais, é obrigado a lutar na guerra em favor do pais de Brune e acaba derrotado pela Vanadis Ellen no campo de batalha. No entanto, ao invés de mata-lo, Ellen decide poupar sua vida e leva-lo como prisioneiro. 
Após leva-lo ao pais de Zhcted, Ellen pede a Tigre que a sirva em seu exército, o que ele recusa. Enquanto isso no território de Brune, um dos nobres decide enviar tropas para tomar as terras da família de Tigre, aproveitando que este foi capturado pelo inimigo.

Seikoku no Dragoner vol 13 vende 18,334. Já teve adaptação de anime anunciada mas sem data por enquanto.

Sinopse: “Aprender a andar e treinar dragões geralmente é uma tarefa fácil para a maioria dos estudantes da Ansarivan Dragonar Academy – exceto pelo estudante do primeiro ano, Ash Blake, que é conhecido pelos seus colegas de classe como “Criança problema número 1”. O pobre Ash é motivo de risada na escolar porque, apesar da sua grande marca em formato de estrela dizer que ele é um futuro mestre dos dragões, ele não tem nada de bom para mostrar. Seu dragão nem ao mesmo apareceu. Até agora…Um fatídico dia, o dragão de Ash acorda, mas aparece numa forma diferente de qualquer dragão antes visto – em uma forma de uma bela garota. E o que é pior, Ash descobre a personalidade ruim do novo dragão, pois ela prontamente diz a ele que ela é a mestre e ele, o seu servo.” (Fonte: AnimeNewsNetwork)


Tokyo Ravens EX vol 1 vende 7,485, total 14,441. Essa é uma spin-off da série Tokyo Ravens, uma LN que vai ter adaptação para anime na temporada de outubro.

Sinopse: Tsuchimikado Harutora nasceu em uma prestigiosa família Onmyoji, mas ele não pode ver a “energia espiritual” que o rodeia. Por conta disso, ele tem apenas uma vida pacata com seus amigos em uma escola para Onmyos. Um dia, sua amiga de infância Tsuchimikado Natsume, herdeira da família principal, reaparece em sua cidade e esse encontro, mudara sua vida para sempre.


Hitsugi no Chaika vol 7 começou a ser vendido semana passada mas não conseguiu ranquear nem nessa semana nem na anterior. A série já teve anuncio da produção de um anime (sem data por enquanto).

Sinopse: Toru Acura um soldado aposentado de 20 anos de idade que tem seguido sua vida após o término de uma guerra. Ele encontra Chaika Trabant uma feiticeira de 14 anos de idade, carregando um caixão e a segue na esperança de encontrar um significado para sua vida novamente.


Kamisama no Inai vol 8 também não conseguiu ranquear. Se levar em conta que está com uma adaptação para anime passando nessa temporada isso é um mau sinal. Uma LN com adaptação pra anime não conseguir vender míseras 8k copias pra poder aparecer no ranking é muito incomum.

Sinopse: Deus abandonou o mundo no Domingo. Como resultado, ninguém no mundo pode morrer “naturalmente” ou se reproduzir. Uma garotinha, Ai, é a coveira de um vilarejo. Ela preparou 47 túmulos para as eventuais mortes de cada membro do vilarejo. Posteriormente, um homem que se identifica como “Hampnie Hambart”, que coincidentemente é como a mãe de Ai disse que seu pai se chamava, chega ao vilarejo e mata todos os habitantes. 

Menções honrosas:

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande de varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 
Light Novel Project –  Possui algumas Light Novels traduzidas para português.

Ranking anterior: