Ranking de vendas de Light Novel (Julho 15 – 21) – Fim de Sakurasou com spoiler do final da Novel

Melhor e mais bem produzido Slice of Life que a J.C Staff já fez
Só lançamentos fracos essa semana. Sakurasou no Pet na Kanojo vol 10 (final) continua bem no ranking junto a Horizon 6 vol 2 e Ro-Kyu-Bu! vol 13 (final). Kamisama no Ina – que teve uma adaptação para anime nessa temporada – não conseguiu ranquear.

Ranking de Vendas Semanal de Light Novels/Novels – Julho 15 – 21


Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 12,988  12,988  10/07 Hekiyou Gakuen Seitokai Mokushiroku Vol.8
2 9,555 45,480 10/07 Sakurasou no Pet na Kanojo Vol.10
3 8,949 8,949  10/07  Tokyou Kushu <Tokyo Ghoul> [Hibi]
4 8,472 8,472 10/07 Saenai Heroine no Sodatekata Vol.4
5 7,859 37,018 10/07  Ro-Kyu-Bu! Vol.13
6 7,418 271,296 10/07 Kagerou Days Vol.3 
7 7,315
   7,315
08/07 Toaru Hikuushi e no Seiyaku Vol.3
8 6,975  38,216  10/07 Kyoukaisenjou no Horizon VI Vol.2 of 3
9 6,956 6,956 07/06 Tokyo Ravens EX 1
Extra:

34,630 296,263 The Twelve Kingdons Hisho no Tori – The Twelve Kingdons é uma Light Novel finalizada em 2001, então esse volume novo é provavelmente um compilado da série anterior ou um spin-off, por isso separei do ranking.

Light Novels já adaptadas para anime:


Sakurasou no Pet na Kanojo vol 10(final) soma 9,555, total 45,480. Apesar de ter se saído melhor que o normal na primeira semana, estabilizou nessa, e parece que vai fechar em 50k como os outros volumes posteriores ao lançamento do anime (antes do anime a LN vendia bem menos). Apesar desse ser “simbolicamente” o volume final ainda vai ter mais um volume pra finalizar a história de personagens secundários, mas a historia dos personagens principais termina nesse volume 10 mesmo. Esse volume é enorme alias, tem mais de 450 páginas (o normal é 300).

Algumas imagens do último volume(clique em cima para ampliar):



Sobre a adaptação da LN para anime, tá no meu top 10, recomendação máxima pra quem gosta de slice of life/comédia/romance. Segue o review. O início é meio fraco, mas recomendo assistir pelo menos 4 episódios, apartir do episódio 4 a história melhora muito. A animação é absurdamente acima da média, principalmente considerando os padrões da J.C Staff. Gostaria muito de uma segunda temporada pra adaptar os 4 volumes que faltaram, mas as chances são baixas.

SPOILER DO FINAL da LN(atualizado):

 **** Mahiro e Sorata namoram por um tempo(do volume 8 pra frente) mas se separam no final do volume 10 para seguirem suas carreiras. Depois de 4 anos eles se reencontram (notem que a Shina está mais velha nas imagens acima), voltam a ficar juntos e HAPPY ENDING. Os outros casais que não foram concretizados no anime também tem um happy ending. E sim, a primeira imagem ali em cima é exatamente o que parece.**** 


Review de Sakurasou e obras parecidas com Sakurasou

Seitokai Mokuchiroku vol 8 vende 12,988. Essa é uma spin-off de Seitokai no Ichizon ,que já teve duas adaptações para anime. Não vende muito bem pra uma série tão antiga e divulgada. 


Horizon 6 vol 2 soma 6,975, total 38,216. Fechou um pouco abaixo dos 40k de costume e se seguir o padrão dos outros volumes não o veremos semana que vem. 
Dei minha opinião sobre a obra e a adaptação para anime de Horizon nesse post, e como mencionei nele quem quiser ter uma noção do que esperar da obra basta assistir ao episódio 1 do anime. 


Ro-Kyu-Bu! vol 13(final) soma 7,859, total  37,018. O volume anterior fechou em  37k depois de 3 semanas, esse conseguiu o mesmo valor em apenas 2, então mesmo que não apareça no ranking da semana que vem, ele vai vender mais que o anterior.







Light Novels com adaptações anunciadas:


Tokyo Ravens EX vol 1 vende 6,956. Essa é uma spin-off da série Tokyo Ravens, uma LN que vai ter adaptação para anime na temporada de outubro.

Sinopse: Tsuchimikado Harutora nasceu em uma prestigiosa família Onmyoji, mas ele não pode ver a “energia espiritual” que o rodeia. Por conta disso, ele tem apenas uma vida pacata com seus amigos em uma escola para Onmyos. Um dia, sua amiga de infância Tsuchimikado Natsume, herdeira da família principal, reaparece em sua cidade e esse encontro, mudara sua vida para sempre.


Hitsugi no Chaika vol 7 começou a ser vendido essa semana mas não conseguiu ranquear, vamos ver se ela aparece na semana que vem. A série já teve anuncio da produção de um anime (sem data por enquanto).

Sinopse: Toru Acura um soldado aposentado de 20 anos de idade que tem seguido sua vida após o término de uma guerra. Ele encontra Chaika Trabant uma feiticeira de 14 anos de idade, carregando um caixão e a segue na esperança de encontrar um significado para sua vida novamente.


Kamisama no Inai vol 8 também não conseguiu ranquear. Se levar em conta que está com uma adaptação para anime passando nessa temporada isso é um mau sinal. Vamos ver se consegue ranquear semana que vem.

Sinopse: Deus abandonou o mundo no Domingo. Como resultado, ninguém no mundo pode morrer “naturalmente” ou se reproduzir. Uma garotinha, Ai, é a coveira de um vilarejo. Ela preparou 47 túmulos para as eventuais mortes de cada membro do vilarejo. Posteriormente, um homem que se identifica como “Hampnie Hambart”, que coincidentemente é como a mãe de Ai disse que seu pai se chamava, chega ao vilarejo e mata todos os habitantes. 

Kagerou Days vol 3 soma 7,418, total 271,296.  

(tradução e adaptação das informações da Wiki de Kagerou Project)

A série se originou do “Projeto Kagerou”, que é uma serie de músicas populares cantadas por Vocaloids e escritas por Shizen no Teki-P(Jin). Existem 11 até o momento e mais estão sendo escritas sem previsão de conclusão. As músicas contam a história de Mekakushi Dan, um grupo de jovens com poderes, chamados de “Eye Abilities”(achei que traduzir isso literalmente ia ficar feio). Kagerou Days é o nome da música mais popular das varias lançadas até o momento, e por isso pegaram o nome pra usar no manga, light novel e futuro anime que foi anunciado ano passado. As adaptações pra LN e manga servem como complemento a história principal contada através das músicas. Quanto ao anime, ele provavelmente vai adaptar a história principal mesmo, mas ainda não é certeza.


Achei esquisitíssimo fazerem uma LN baseado em uma música cantada por uma Vocaloid, mas descobri que já houve alguns casos assim no passado. Elas só não chamavam tanta atenção porque não vendiam muito. Kangerou Days foi a única a conseguir vender mais de 100k até o momento. Pelo que li esse vol 3 deve ser o último mas não existe confirmação sobre isso.

Menções honrosas:

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande de varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 

Ranking anterior:

23 Resultados

  1. Lucas disse:

    Além de Kagerou Days, tem Black Rock Shooter que teve um OVA e uma série de TV, também baseada em uma música de vocaloid. Na época BRS era considerado um dos melhores OVAs já feitos, ou pelo menos com uma pu$% animação.

    Uma dúvida, Light Novels que ganham adaptação para mangá, é sinal de que em breve ganharão anime ou uma coisa não tem nada a ver com a outra? Já tem muito tempo que o mangá de Mahouka está sendo serializado, e até agr nenhuma notícia do anime, e esses dias saiu um anúncio de adptação para anime de 5 lns da MF Bunk, sendo que algumas delas nem tem mangá ainda.

    • Marco disse:

      Quase qualquer Light Novel que venda pelo menos 5k (valor mínimo pra manter uma série) acaba ganhando uma adaptação pra manga, então acho que não, não tem nada a ver a adaptação pra manga com a adaptação pra anime. LNs adaptadas pra anime normalmente são as que vendem bem (populares) ou nas quais a editora vê potencial. Manga no entanto, quase qualquer LN consegue, mas grande parte é descontinuada em 2 volumes ou menos por não fazerem sucesso.

      Sei que estou meio que me contradizendo aqui, mas em geral LNs que são adaptadas pra anime já possuem manga porque são populares e não porque vão ser adaptadas pra animes no futuro, mas se for popular o bastante além do manga vai acabar ganhando uma adaptação pra anime também.

      Concluindo, uma LN adaptada pra anime costuma já ter manga, mas ter manga não é um pre-requisito ou sinal de que uma LN vai ser adaptada pra anime no futuro.

      E só corrigindo, todas as 5 adaptações anunciadas pela MF Bunko tem sim adaptação pra manga. Madan no Ou (esse é muito bom) e Dragonar Academy são publicados em manga faz quase 2 anos. Magical Warfare e No Game No Life começaram faz menos de um ano. Blade Dance deu azar e caiu na mão de um artista ruim ( destruiu completamente a aparência do personagens ) e não sei se foi paralisado ou continua.

      A LN de Mahouka vende muito bem (mais de 100k), então é quase certeza que vai ter adaptação anunciada esse ano ou no próximo.

  2. Adramalesh disse:

    “Melhor e mais bem produzido Slice of Life que a J.C Staff já fez” depois de Toradora.

    KamiNai se saindo mal na pré-venda e nem sinal de boost nas vendas da LN. Sei não…

    • Marco disse:

      Não me arrependo de ter assistido Toradora, mas achei um slice of life mediano. A principal é um porre com aquela personalidade insuportável mega tsundere (como você bem sabe, eu “adoro” lolis também, ela é uma soma de tudo que eu não gosto em uma heroína). Some isso ao fato da personagem mais interessante ter sido completamente subutilizada e mal desenvolvida. A produção técnica/artística de Toradora não chega nem as pés de Sakurasou também.

      KamiNai já era, os BDs não mexem, a LN não mexe, o manga não deve vender também. No momento só um “milagre” pode fazer ele se levantar.

      • Adramalesh disse:

        Como você deu apenas argumentos influenciados pelo gosto não posso reputar. Eu achava a Taiga divertida apesar de que ela perdia o brilho perto da Ami. Em questão de carisma, o trio de Toradora vence, IMO.

        Quanto a produção, pegou pesado, a única diferença é que Sakurasou tem uma paleta de cores mais variável, a animação em si é na qualidade de Toradora.

        Engraçado você falar de milagre em KamiNai quando lembramos do plot do anime XD.

        • Marco disse:

          Nem comentei o fato de Sakurasou ter como sub-plot toda aquele negócio de talento X esforço e as lambadas que a vida nos dá, me identifiquei muito com aquilo. Então, comparando os dramas, eu achei o de Sakurasou muito mais interessante do que o de Toradora.

          A comédia também funcionou muito melhor comigo em Sakurasou, comparado a Toradora em que eu raramente achava graça em algo.

          Sobre KamiNai, eu coloquei as aspas na palavra milagre por isso mesmo, hehehe.

  3. chefe é chefe né pai disse:

    A cada 10 Novels no Japão com protagonistas de ambos os sexos,1 só consegue a super façanha quase impossível,parabéns Sorata.

    • chefe é chefe né pai disse:

      Mas também acho engraçado o anime não te vendido bem,teve um bom desenvolvimento de um bom material original,uma ótima produção ”lembro de uma sena do Sorata encontrando a Mashiro perto de uma fonte no natal,aquilo foi fantástico” as vezes esse mercado me parece incompreensívo

      • Marco disse:

        Também não entendo. Só consigo pensar que os episódios iniciais (que tiveram um pouco a mais de fanservice do que deveriam) afastaram o povo que curte um bom slice of life. Essa obra com certeza merecia ter sido um sucesso de vendas.

        • Adramalesh disse:

          Acho que fanservice não é a questão. Japoneses adoram uma panties de fora, vide OVAs que quase sempre trazem esse conteúdo (Mondaiji ta uma “belezura”).

          Acredite, mais até mesmo por ter sido feito pela J.C Staff pode ter influenciado nas vendas. Ela é um dos estúdios mais odiados por eles, isso foi comprovado até em uma pesquisa de popularidade feita ano passado. Vi 30 nomes na lista e a J.C Staff não estava nem em último lol.

    • Marco disse:

      hauhauauha, boa !

  4. Rick disse:

    Não consigo selecionar nada, acho q tá bugado, alguem pode me ajudar???

  5. Kai Inim disse:

    nao consigo selecionar o spoiler do sakurasou.

  6. Rick disse:

    A primeira imagem do ultimo volume é estilo DXD ou é estilo Yosuga no Sora?

  7. Rick disse:

    Me da um spoiler de sakurasou, oq acontece com a maid-chan no fim da novel?

  8. Fergus Oficial disse:

    É uma pena ser assim para essa obra que eu achei fantástica, bom, o jeito é ter um mínimo de esperança ou simplesmente se conformar. (Sakurasou)

  9. Longsmoke disse:

    Também não consigo clicar. E olha que já passou um ano em

  10. Longsmoke disse:

    É verdade que tem umas cenas feitas pelo studio que parecem ser feitas por aprendizes.

  11. Longsmoke disse:

    Concordo completamente com Adramalesh. Taiga era totalmente divertido por ser insuportavelmente irritante e contraditória com seus sentimentos. Digamos assim que, apesar da TAIGA e o RYÜJI serem os principais, a AMI é uma personagem muito mais interessante que eles. Quase nunca vemos isso.

    Outra que a pegada Toradora! é muito realista em questão do comportamento das personagens. É o ponto mais positivo da autora. Que também vemos isso em GOLDEN TIME. A principal pensa realmente como uma mulher, age de forma lógica, assim como a Ami. Isso dá um ar muito mais gostoso e inspirador que SAKURASOU.

    Você ter dito sobre comédia, é um gosto muito pessoal. Mas o engraçado que Toradora une os dois muito peculiarmente. Traz a visão de um homem como protagonista, mas dá alma às personagens com visão de uma mulher.

    Enfim, sakurasou foi bom, e bem na visão masculina. Bem mesmo. O que creio que muita garota perdeu o interesse em assistir. Mas certeza que não supera Toradora! Apesar das animações meio mal feitas, as personagens são muito vivas e realistas. Muito gostoso de se assistir.

  12. Longsmoke disse:

    Esse botao de spoiler tá foda. Ninguem consegue clicar ;/

Deixe um comentário