Top 5 melhores Openings – Temporada de Abril 2013

Nunca tinha visto uma temporada com tantas openings boas igual a essa.

Na maioria das temporadas de anime que assisti até hoje tinha dificuldade pra pensar em um top 5, mas nessa eu faria um top 10 fácil. E como essa temporada tem mais openings boas que o normal é obvio que vou deixar coisa boa de fora, não tem jeito, mas pelo menos vou tentar dar uma comentada sobre todas as Openings que me chamaram atenção no final do post.


Esse Top foi montado apartir da votação de todos os membros do blog(Marco,Tanaka, Adramalesh). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top(1º vale 15 pontos, 2º vale 11 pontos, ect) e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir(o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas esses 32 Openings estavam concorrendo: http://www.youtube.com/watch?v=AplrGFzNErk 

Top 5 melhores openings – Temporada de Abril 2013


“Watashi wa Sōzō suru” by Natsumi Kon – Majestic Prince(12)

Marco Eu não vi 1 episódio sequer do anime mas essa abertura me fisgou de cara. A música começa toda lenta e melódica apresentando os personagens, acelera perto do meio e quando parece que vai parar na metade vem o refrão com as cenas de ação em excelente sincronia com a animação. Muito bom.

Tanaka – Watashi wa Sõzõ suru funciona por dois motivos. Primeiro, a animação é perfeitamente intercalada com o intervalo silábico da vocalista, e segundo, por se ajustar a temática do anime. As células ao início são uma alegoria a manipulação genética a que os estudantes foram submetidos, particularmente os personagens principais, cuja genética foi otimizada a ponto de torna-los aptos a pilotar mechas personalizados com o JURIA System (o verso “My custom maid” se refere aos mesmos). Os versos seguintes fazem menção a resposta do sistema às emoções do usuário (“Migi kara san-banme ni narabu yoku aru kanjō DL”; eu faço download das minhas emoções que estão na terceira fila) e às infinitas possibilidades que este pode oferecer, assim como alude a uma avidez de libertação (“Idenshi ni se o mukete”; eu vou virar as costas para a minha genética).

4º – “Preserved Roses” by TM.Revolution e Mizuki Nana –  Valvrave The Libertator (14)


Marco – Muitos consideram a melhor abertura da temporada, principalmente por causa da música que empolga logo no início. A animação ficou bem sincronizada com a música e combina bem com o anime, ótima abertura.

Tanaka – A abertura de Valvrave é bem típica no quesito de encaixar os enquadramentos com as partes da música (para uma série mecha), sendo esta que faz realmente a diferença na hora de ouvir. Mizuki Nana e Nishikawa Takanori conseguiram transpassar uma emoção vibrante na hora de gravar, com vozes poderosas e entonações na medida certa. Você consegue sentir todo o impacto da ação quando o refrão começa a tocar e o foco muda dos personagens para os mechas entrando em cena, e nesse momento sabe-se que a coisa vai ficar séria.
3º – “Fantastic Future” by Nightcore – HenNeko(24)


Marco – Essas garotas “desprovidas de gordura nas partes” balançando o peito e as nádegas na abertura só pode ser uma paródia. Queria ter filmado minha cara de “wtf?” a primeira vez que vi essa OP. É engraçada, combina muito bem com o anime e é muito gostosa de ficar ouvindo.

Adramalesh – Nem mesmo a Kyoto Animation já conhecida por seu moe conseguiria fazer uma OP que gerasse tantos “hnnnnnnnnggggggggg” como a feita por esse anime da J.C Staff.

2º – “ZERO!!” by Minami Kuribayashi – Hataraku Maou-sama(30)


Marco – A música é bem leve e agradável, combinando muito bem com a proposta do anime. A sincronia da música com a animação que mostra o cotidiano dos personagens na terra com chamadas aqui e ali ao papel deles em seu mundo original(Ente Island) ficou ótimo. Destaque para o Alsiel, a “super dona de casa ninja”.

Adramalesh – A dualidade das cenas usando até mesmo cores em contraste para acentuar a diferença entre o bem (Emilia) e o mal (Maou) trouxe um ótimo resultado junto a bons e dinâmicos momentos do cotidiano dos personagens. 



1º – “Guren no Yumiya” by Linked Horizon – Shingeki no Kyogin(45)


Marco – A abertura Bombril, “1001 utilidades”, nunca uma abertura foi tão comentada como essa. Eu poderia dizer que ela combina muito bem com o anime(e combina mesmo) mas podem achar que estou sendo sarcástico, afinal essa OP da certo com tudo! Até comercial de coca-cola já fizeram com ela. Mas já vi gente que não gostou, “A música é tão genérica que da pra colocar qualquer coisa por trás”(acho que 100% de satisfação não existe). De qualquer modo a pontuação já diz tudo, todos os integrantes do blog colocaram ela em primeiro na votação individual.

Tanaka – “Sie sind das Essen und Wir sind die Jäger” (eles são a comida e nós somos os caçadores). Esse trecho ilustra bem o reacionismo da humanidade contra a opressão titânica alavancado pelo ódio das derrotas e da perda dos familiares em que os papéis de caça e caçador se invertem com os humanos reivindicando sua posição no ápice da cadeia alimentar. As sequências de batalha são de arrepiar e tem um embalo espontâneo que não permite que ninguém pare para respirar enquanto assiste, escalando a adrenalina até chegar ao ponto de máximo no grito de “Jäger!” e mudando o enfoque das expedições individuais para por o “nós” em primeiro plano, com a visão abrangente das muralhas e dos canhões tentando conter a invasão dos titãs e finalmente Eren se deparando com o titã colossal. Simplesmente espetacular.


Menções honrosas

Esses aqui empataram na votação com 11 pontos.


“Kono Sekai wa Bokura o Matte Ita” by Minori Chihara  – Gargantia


Marco – Hum….gosto dessa OP, mas não tem nada em particular que me chame a atenção. Diria que combina bem com o anime, principalmente com os episódios mais voltados ao slice of life.

“Sister’s Noise” FripSide – Railgun S


Marco – Acertaram de novo na OP de Railgun(a OP da primeira temporada é muito boa também), a música empolga e a animação é bem executada principalmente nas cenas de ação.

Adramalesh – Como já é tradição da séries To Aru (tanto Index quanto Railgun), as OP’s sempre apresentam músicas agitadas, envoltas de um eletrônico viciante  e que lhe prepara bem para o feeling do anime. Destaque para a boa animação nas cenas de ação.

Mais pior de ruim

“Tomo yo” Gagaga SP Mushibugyou

Marco – Quando vi essa Opening pela primeira vez pensei que o arquivo estava corrompido. Até onde eu sei o normal das aberturas é seguirem o ritmo da música ou vice-versa mas aqui não é esse o caso.  Repare como a música(se é que da pra chamar esse resmungo cantado de música) além de não ter nada a ver com o anime não bate em nada com a animação da opening. Não tem sincronia alguma, me senti vendo um filme com o áudio de outro filme.

Tanaka – Gagaga SP, guardem o nome dessa banda e rezem para que ela não fique encarregada de compor a abertura da adaptação em anime de seu mangá ou light novel favoritos. A música é tão horrível que a produção desistiu de tentar coordenar a abertura quadro por quadro e mandou os animadores estagiários fazerem o que quisessem. Em uma abertura de shounen, o normal é organizar a primeira parte de modo a mostrar os personagens e o refrão seria reservado para as cenas de ação, e o que aconteceu aqui foi uma desorganização descabida de cenas de ação jogadas aleatoriamente durante todo o percurso. Terrível.

Adramalesh – Como comentei com meus parceiros em uma conversa, essa música parece ter sido feita por um japonês bêbado enquanto berrava de tão ridícula.

Extra

Pois é, tem mais openings legais essa temporada mas se eu fosse colocar tudo em um top o post ficaria enorme, então deixei pra dar uma palinha sobre o que faltou no final.
Clique no nome do anime para ver a OP.

Date a Live – O inicio da OP é bem legal mas ai vem aquela narradora infeliz e solta umas introduções completamente doidas como se fossem algo foda ¬¬. Olha a introdução da OP do episodio 7 – “Sejam elas naturais ou imitações……as irmãzinhas tem um doce laço imoral….que não é comestível ….e nem mesmo mágico….isso é….”. WTF?????

Crime Edge – Legal, não gostei tanto assim da música mas combina perfeitamente com o clima do anime.

OreGairu – Muito bonita essa abertura, mas não tem muito a ver com o anime, deem uma olhada na letra…..isso é opening de um slice of life bonitinho, OreGairu precisava de algo mais….dark?

Karneval, Devil Survivor – Ambas são boas, me davam um felling de “Durarara”, um bando de personagens em uma OP só.

Oreimo 2 – Lembra muito a música da primeira temporada. As canções da Claris são muito boas em geral, a música combina com o ar slice of life do anime mas não gostei muito da animação, a da primeira temporada ficou melhor.

Recomendado:
Top 5 melhores Endings – Temporada de Abril 2013