Impressões semanais: Hataraku Maou-sama 5 – As últimas palavras de Alsiel
![]() |
| Ao menos aproveite os descontos que eles oferecem no primeiro dia de cada mês… |
-Últimas palavras de Alsiel antes de morrer.
-Prosseguindo de onde o anime parou na semana passada, é revelado que Lúcifer é um cúmplice de Orba Meier, um membro do alto clero que também esteve presente na batalha final contra Satan, e seu pacto se deu sob a condição de que Lúcifer obtivesse permissão para retornar ao paraíso (ele é um anjo caído). Este é um evento muito típico de Jrpgs, onde há sempre um representante de alguma organização religiosa encabeçando conspirações, golpes de estado e até mesmo dominação mundial em alguns casos, principalmente em Final Fantasy. O motivo de Orba, entretanto, é tão trivial que o próprio Maou o deduziu em cerca de cinco segundos, poupando-nos de algum discurso eloquente e desnecessário sobre a natureza de sua traição. Ele a traiu por receio de se tornar um subalterno da mesma, o que é tão típico que me decepcionou de certa forma, mas ao menos não é importante no âmbito geral da obra, visto que a repreensão de Alsiel para com Maou por alugar filmes sem o seu conhecimento rapidamente suplantou qualquer peso que essa circunstância pudesse ostentar.
-Após a comovente despedida de Alsiel, segue-se uma cena de fuga. Nesse ínterim, Maou elucida o método pelo qual os demônios recarregam seu poder mágico, sendo este provindo de emoções humanas negativas, como medo, desespero e tristeza. Essa é a razão pela qual Maou recuperou seus poderes no Shopping center, e de certa forma faz mais sentido do que minha teoria inicial. Mas se os demônios necessitam de emoções negativas para recobrar as forças, de que necessitariam os humanos? E os híbridos? Deu a entender que no mundo de origem dos personagens, a “magia estava no ar”, mas se a magia está no ar, porque os demônios precisariam se alimentar de emoções humanas para obtê la? E se eles realmente não necessitam das mesmas, como saberiam de tal fato? Os anjos se alimentam das emoções positivas e de orações (provavelmente), então Emi por ser metade anjo poderia ser fortalecida por sentimentos positivos também?
-Assim que vi o que Maou fez, já deu pra sacar qual era o seu plano. Uma solução bem pensada, eu diria, mas ao mesmo tempo arriscada por colocar a vida de várias pessoas em jogo. Foi inclusive uma coincidência, pois Lucifer poderia ter matado Emi logo em seguida e simplesmente ido embora, mas a atitude é justificada por sua desilusão com Maou e seu complexo de superioridade adolescente. Maou devia entrar para a BAU. A ação foi bem orquestrada, com vários ângulos, enquadramentos, rotações de câmera e explosões, apesar de ter sido rápida demais se descontarmos as cenas obrigatórias (personagens conversando e Chiho atônita com o que acontecia diante de seus olhos).
-Mas espere, o Alsiel não morreu! Falando nisso, onde ele estava esse tempo todo? Ah, sim, ele foi buscar o seu manto. Eu fiquei surpreso por Maou nunca ter suspeitado da descendência de Emi, visto que ela tem cabelos brancos, olhos dourados e sabe voar, o que não é um argumento muito forte, pois os companheiros dela também sabem (ou estaria o grandalhão sob um feitiço da maga?). Após a tentativa frustrada de vitimismo hipócrita por parte de Orba, Maou terminou a luta com um golpe (que em teoria deveria ter sido um golpe de impacto e não uma explosão, levando em conta os círculos mágicos traçando uma rota retilínea). Lúcifer se mijou nas calças, é claro. Ele jamais teria se rebelado contra o Maou em seu auge.
-Enfim, Lúcifer apanhou, Maou restaurou a cidade e Orba aparentemente foi levado de volta (?) para ser julgado pelos seus crimes, apesar de isso não estar explícito. E sim, esses dois realmente só vieram para leva-lo de volta, o que é uma pena, pois eu esperava que eles permanecessem. Esse arco foi bastante consistente no tocante a amarrar pontas soltas. Tudo foi deliberado, os terremotos, os roubos, o fato de Maou precisar utilizar seus poderes restantes para reparar o viaduto e perder a chance de retornar a Ente Isla, a chegada dos companheiros de Emilia e Maou recuperando seus poderes. Minha única reclamação é os recém-chegados não terem feito coisa alguma, como ajudar na batalha, por exemplo. Eles mal chegaram e já foram embora. Por fim, deixo aqui minha esperança para o retorno dos mesmos nos próximos arcos.











Eu chorei de rir nesse episódio, foi o melhor pra mim até agora e ainda por cima fiquei impressionado com as cenas de ação, nunca tinha visto um anime de comédia com cena de ação descentes antes, eles já tinham colocado umas “senhoras” cenas de ação no episódio inicial mas eu pensei que ia ter ação de qualidade só ali mesmo, não esperava ver mais nada do gênero depois.
Tava com receio desse episódio porque colocar ação em um anime de comédia é sempre complicado, se você exagerar no drama fica estranho e se você deixar bobo demais ninguém leva nada a sério. Mas não é que a White Fox conseguiu unir tudo perfeitamente, clima relativamente sério, cenas de ação legais com quebras pra piadas no meio e sem deixar ficar com o ar non-sense total como acontece com 90% dos animes de comédia que tenta unir o que os aspectos que citei.
Teve varias cenas impagáveis mas o troféu vai para o Alsiel(the best wife -segundo o pessoal do animesuki):
“Porque demorou tanto?”
“Fui em casa pegar meu manto de general”
LOL
Isso fora sua ultima frase antes de morrer(desmaiar na verdade) e o comentário dos filmes, vou roubar uma frase do pessoal do randomc aqui, “O Alsiel não consegue não ser engraçado nem quando está morrendo”.
Até a Emilia tava de sacanagem, o Maou tentando segurar a ponte e ela reflete um raio na cabeça do coitado. Falando nela….caramba, doeu até em mim aquela cena dela arrastando o joelho nos asfalto. E a transformação “super sayajin” dela ficou bem legal.
Chi-chan também teve seu momento de brilhar, ainda não consigo não rir quando vejo essa gif -> http://s18.postimg.org/dxw58qp21/1367602750265.gif
Resumindo, excelente episódio. E adorei a OP oficial, gostei de muitas OPs nessa temporada mas essa virou minha preferida e achei que encaixou perfeitamente com o anime.
PS: Tanaka seu homem frio e sem coração XD, não teve nenhuma parte do episódio que se destacou pra você em termos de comédia ou mesmo cenas de ação? Você descreveu os acontecimentos do anime do início ao fim fazendo uma análise deles mas faltou sua opinião pessoal sobre o episódio em si, tipo….não tenho a mínima ideia se você gostou, riu de algo, não gostou de nada, ect. Posso tentar supor que como você não reclamou de quase nada e achou o arco “consistente” você não “desgostou” mas mesmo assim….suas análises são boas mas acho que falta um pouco de vida/personalidade no meio, em Valvrave ep 4 seu texto tava mais legal “Caralho Shouko, caralho Shouko, caralho Shouko, mas que MERDA você está tentando fazer?”, aqui pelo menos pude ver que você não é desprovido de senso de humor hauhauhau, acho que falta mais disso nos textos em geral, principalmente se tiver analisando um anime de comédia.
Mas que comentário gigantesco! Vamos de baixo pra cima. Eu ia colocar essa imagem aí, mas como já tinha no chat deixei pra lá.
Eu não fui diagnosticado com psicopatia (ainda), logo estou na posição de entender o que você quer dizer por enquanto. Como eu disse no chat, eu já havia pensado nessa possibilidade, mas ninguém havia se manifestado. É sempre bom ter alguém sincero pra apontar os defeitos. Eu posso adicionar impressões mais descontraídas sem problemas no meio da análise. Em retrospecto, eu poderia ter destacado aquela cena: “Emilia, quem juntaria forças com o mal?”
A opening demorou, mas quando veio foi espetacular, principalmente a parte do Alsiel dona de casa ninja.
A meia-calça rasgando no chão foi um toque bem bolado pra reforçar como o corpo humano é frágil.
Alsiel é um figuraça, até mais que o Maou às vezes. Quase que eu esqueci da parte do manto e o seu link do anisuki acabou me lembrando disso. Eu tive que alterar o rascunho em que eu questionava o paradeiro dele.
Tem os seus momentos, sabe ser divertido, mas eu me decepcionei com este argumento. Não exatamente com o argumento, mas com o seu desfecho tolo para algo que vem causando suspense desde o segundo episódio, assim como as “justificativas” apresentadas. É uma saída muito barata e imperdoável para uma série do porte de Hataraku. Eu bocejei e torci pra acabarem logo com aquelas cenas de ação estupidas, que mais parecia algo saído do Zorra Total (as cenas de ação em si não comprometem, mas a forma como os personagens se comportam, principalmente os antagonistas… A falta de uma pinceladinha de personalidade naquele conflito que eu só poderia apreciar plenamente em algo como Kore wa Zumbie /porque eles sabem ser toscos com vontade). Para mim, este episódio se salva ao mostrar mais sobre a Emília e dar meio passo a frente no conflito/tensão romântica entre ela e Maou. De certa maneira, há males que vem para o bem, estou intimamente contente em perceber que a série vai voltar para os eventos cotidianos e mundanos, assim como os conflitos de desajuste naquele mundo. Estou realmente feliz ^_^ Hataraku de volta aos trilhos e espero que se estabilize.
Não concordo, se as coisas seguissem o caminho que você queria(um desfecho super sério) iria virar um dramalhão, eu já tinha estranhado o clima do episódio 4 com o passado da Emília, teve seus momentos engraçados mas em geral foi mais pra baixo e enquanto eu não queria um desfecho zuado a lá Kore wa Zombie pra esse arco eu também não queria algo super denso e dramático porque iria estragar o clima de humor da série, achei esse meio termo do episódio o ideal, não é zuado mas também não é super sério e dramático, graças a isso conseguiram manter as piadas afiadas e ao mesmo tempo dar um clímax satisfatório com boas cena de ação.
“Eu bocejei e torci pra acabarem logo com aquelas cenas de ação estupidas”
Olha, você foi a unica, lí 10 páginas do forum do animesuki desse episódio e nenhuma reclamação, acho que foi quase unanimidade que esse foi o melhor episodio da serie até agora tanto pela comédia quanto pelas boas cenas de ação.
Some isso a fato que no dia que esse episódio 5 foi lançado Maou subiu mais de 100 posições no rank de pre-venda( e ainda não desceu). Com isso Maou que estava estimado para vender entre 3k – 5k subiu pra 8k, só pra você ver como a resposta a esse episódio foi positiva em geral.
PS: Não estou dizendo que você não tenha direito de ter achado ruim(todos tem gostos diferentes afinal) apenas que a maioria das pessoas teve a opinião contrária a sua no caso desse episódio.
Mas eu não disse que queria um desfecho sério e dramático, só que este esse desfecho é muito pobre e pouco criativo, uma saída fácil demais para um enredo que não é completamente despirocado. No mais, realmente tem seus momentos, mas eu não gostei do que vi nesse episódio.
Eu acho que entendi o que você quis dizer. “Então, tudo que aconteceu até agora foi meramente uma desculpa com a finalidade de que esses dois caras aparecessem e assim eles pudessem ter uma luta”. Parando pra pensar, pode ser realmente decepcionante. Eu acho que já usei o mesmo argumento em algum outro lugar, só não lembro onde.