Impressões Semanais – Hentai Ouji to Warawanai Neko 02 – “Foi minha primeira vez.”

Intrigas, mentiras, passado triste e Tsukiko com suas overdoses de moe lhe esperam nesse episódio.

Resumo

Yokodera nos apresenta seu novo cotidiano ao lado de sua “dona” Azuki, na qual está com a característica que ele havia perdido por causa do pedido, a sua fachada. Ao mesmo tempo ele está contando para Tsukiko e pede para a mesma lhe dar alguma ideia do que fazer. Nesse ponto é apresentado algo na série que se era esperado desde o inicio: o interesse dela por Yokodera. Como a mesma não apresenta seus sentimentos, se torna algo um pouco mais guardado e menos notável, mas ao longo do episódio temos completa certeza de que ela nutre algo por ele. Bem, devo confessar aqui que fiquei decepcionado com esse quesito, pois esperava uma justificativa mais condizente do que simplesmente Yokodera ser seu primeiro contato com o sexo oposto e por começar a nutrir em um momento em que a mesma ainda nem montou completamente seu background, mas até posso perdoar devido a ser uma característica que reflete a imaturidade da personagem. Oras, ela é uma pré-adolescente (?) no fim das contas. 
De onde sai esse rabo?
Nosso protagonista decide levar Tsukiko a um café com temas de animais (sério, tomar café ou comer algo enquanto conversa e fica cercado por animas não me parece ser muito atrativo, mas cada qual com seu gosto) e os dois acabam se esbarrando com ninguém menos que Azuki. Como Yokodera não é bobo se aproveita da situação como pode e acaba envergonhando a menina (impressionante como fetiches japoneses viram boas piadas). Tsukiko sabiamente decide sair dali com ele, pois era perceptível que não poderiam ter sua dita conversa. A mesma resolve esperar por Azuki do lado de fora do café em frente a um hotel, mas para o infortúnio dos dois, o zelador (?) aparece e espanta os mesmos dali antes de poderem encontrar Azuki. 
Quando finalmente param de fugir, Tsukiko aparenta estar surpresa por parecem um casal onde acaba revelando um pouco sobre seu passado e dialogando rapidamente com Yokodera sobre si mesma (comentarei mais sobre isso em personagens). Eles acabam novamente encontrando Azuki agora trabalhando em uma construção civil, mas dessa vez, não decidem abordá-la ali. 
Adramalesh approves!
Na sequência, assistimos a um pequeno filme do que supostamente Yokodera conclui sobre a Azuki ter tantos trabalhos de meio período (e nos mostra suas grandes habilidades na arte de stalkear) seguido de um pequeno embate. Nosso protagonista então me surpreende mostrando uma atitude que pouco se vê nesse gênero. Sinceramente, ele pode ser o estereotipo extremo de animes ramcom, mas com essa cena ele conquistou não só meu respeito como uma fagulha de esperança para que sua base de desenvolvimento que comentei no post passado. E o que ele faz para ter tanta admiração assim? Simplesmente convida Azuki para sair. Sim, isso é louvável, ainda mais se conhecer a base que molda esse tipo de história (e a maioria dos animes em geral) onde o simples fato de pensar em sair com uma garota já cria um cataclismo de vergonha, vozes gaguejando e rostos corados. Yokodera foi direto, preciso e claro (novamente vou comentar mais sobre essa cena em personagens). 
O resto do anime se resume no encontro dos dois (onde a Tsukiko acaba indo também), na apresentação de alguns personagens secundários e na construção do background de Azuki. A comédia está no nível que eu desejava não apelando em momento algum para o fanservice. As piadas podem não me fazer soltar gargalhadas, mas são divertidas de se ver auxiliada pelo carisma dos personagens.

Personagens

Quero destacar algumas cenas em específico para comentar. Primeiramente a que Tsukiko e Yokodera estão em frente ao hotel. Nesse momento, um comentário do rapaz exemplifica bem a situação de Tsukiko e ao mesmo tempo torna a interação entre eles mais interessante de se acompanhar: “Desse jeito, não faço ideia do que ela está pensando”. Aqui ele começa a perceber os efeitos negativos do pedido dela e se preocupar por essa contenção de sentimentos. Como se relacionar com alguém que aparentemente não se sabe o que esta sentindo? Quero ver como isso pode ser trabalhado mais a frente. 
Ver a irmã ao lado de um pervertido não deve ser legal.
No dialogo que ocorre logo após os dois fugirem do zelador, Tsukiko revela que seus pais faleceram quando menor o que possivelmente explica o fato de sua irmã ser protetora e robusta. Tsukushi provavelmente teve que tomar de conta de sua irmã menor após a perda e como resultado seu lado maternal aflorou e enrijeceu sua personalidade para torná-la forte, ou pelo menos, transparecer. Isso explica também a exaltação de Tsukushi após sua irmã dizer que não é da conta dela o fato de estar ao lado de Yokodera, ferindo assim seu lado protetor. 
O Yokodera ser capaz de demonstrar suas emoções e pensamentos daquele modo para a Azuki foi o que mais gostei nesse episódio. Aqui é mostrando um dos efeitos benignos do seu pedido e justamente o que ele queria ao desejar para o gato. O rapaz até pode estar sobre o efeito, mas o modo como ele falou tão decidido soou como se tivesse partido por sua própria vontade. Percebam como essa cena pode ser interessante se avaliarmos que Yokodera estava lidando justamente com a característica que ele deseja ter de volta tratando-a como um defeito ou problema. Provavelmente ele não percebeu, mas já é um indício do possível desenvolvimento que espero dele. 
Azuki e seu lado yandere. 
E Azuki… a pobre Azuki. Temos ao final a justificativa da característica de Yokodera ter parado nela. A garota sofria (e ainda sofre) de bullying de suas supostas amigas com a qual estudava em seu antigo colégio. Por causa disso ela desejava criar uma fachada onde não fosse necessário se relacionar com as outras pessoas, pois no fim acabaria se ferindo. Bem, o problema dela é um pouco mais complexo até porque o que lhe falta é encontrar as pessoas certas (e se defender das tentativas de bullying), o problema não é ela em si, não totalmente. O mais provável é que a mesma seja auxiliada por nossos protagonistas para superar essa questão o que também quero ver como será trabalhado. 

Narrativa

Olhando de uma maneira ampla, esse episódio teve como principal função apresentar Azuki além de moldar um pouco mais a Tsukiko. Isso significa que os personagens estão tendo um bom desenvolvimento mesmo que fique aparentemente em um segundo plano na maioria do tempo em relação à comédia, mas que sabe a hora de tornar os momentos mais sérios. Fico contente que a narrativa seguiu com uma velocidade mais devagar e não tentando atropelar eventos e jogar personagens na tela como ocorreu no primeiro episódio. 

Concluindo

Mais divertido e menos apressado que o episódio anterior, HenNeko começa a mostrar com mais nitidez suas qualidades. Ainda continuo a esperar algo dos personagens que já me conquistaram com seu carisma e mesmo que não sejam trabalhados como espero, a comédia se mantida como nesse episódio pode tornar o anime um agradável entretenimento dessa temporada.