Oregairu S3 #04 — Impressões semanais

Olá, pessoal! Primeiramente, desculpem pela demora. Só para vocês terem uma ideia, só consegui ver o episódio da semana passada, hoje (terça-feira). Mas a partir dessa quinta, voltarei com a assiduidade normalmente.

Pois então, esse foi um episódio bastante sentimental, principalmente quando olhamos para o ato final dele. Confesso que se não fosse pelos spoilers que eu recebi previamente, aquele clima descontraído da primeira parte iria ter me convencido facilmente de que seria um episódio 100% tranquilo.

Há muitos pontos para falarmos, é verdade, mas óbvio que Yui Yuigahama é o tópico mais pertinente aqui. Em especial, irei falar sobre aquele monólogo dela no final e toda a sequência aterradora que mostrou o Hachiman correndo e ela chorando no beco.

Será que é um ponto final?

Eu espero que sim.

:c

Sinceramente falando, é bem perceptível que essas metáforas, indiretas e acontecimentos são somente formas do autor de mostrar para o telespectador e para a Yui que a menina não tem chances. Confesso que é algo bem… desgastante. Já que cada evento desse destrói a Yui mais e mais… cara, desde os pinguins é só “pancada” na guria.

Um dos motivos de eu ansiar por ela ser direta é mais para ela por um ponto final nesse sofrimento do que por qualquer outra coisa.

Quanto mais a Yui se adia quanto isso, mais ela se machuca e mais o público (em especial seus fãs) vão amargurando-se também. Eu até entendo o lado da personagem de não querer gerar um mal-estar na amizade, mas vale sofrer tanto assim? Esse mal-estar seria pior do que o que já está acontecendo?

Óbvio que é apenas o meu ponto de vista, já que, como eu disse em textos passados, eu sou do método de por tudo o que está me fazendo mal para fora.

De qualquer forma, o título do episódio foi algo do tipo: “Yui pensa sobre o futuro” e sabe por que isso foi tão dolorido? Porque o que ela pensava para o futuro era casar-se. Inclusive aquela sequência dela na loja de móveis com o Hachiman foi muito bonita, estilo recém-casados, mas para a Yui isso foi bastante triste depois. Foi decepcionante ela ver o “futuro” dela correndo sem pensar ao resgate de outra garota.

Resumindo, se a Yui falasse de uma vez, o sofrimento também terminaria de uma vez só. Eu realmente não sei se esse é um ponto final nas esperanças da personagem, mas espero que seja. A Yui merece muito mais do que só ficar chorando pelo Hachiman o resto do anime, já é hora de virar essa página.

Mudando de assunto, parece que a Hiratsuka-sensei segue mantendo o mistério sobre a sua saída. Apesar dela não ter falado, já ficou claro para alguns personagens como o Hachiman, por exemplo, que é isso que está prestes a acontecer. É triste, já que a sensei segue sendo facilmente uma das melhores personagens do elenco.

Em compensação, eu não posso dizer o mesmo da mãe da Yukino. Agora a mulher decidiu se unir com os outros responsáveis para ir contra a ideia do baile (?). É até engraçado a mulher querendo ser “mãe” agora, não é? De qualquer forma, é até intendível a implicância, já que estamos falando de outra cultura que é cheia de tradições. Meu problema não é a treta com os pais e sim o fato da Yukinoshita mãe ser a “cabeça” das reclamações. A personagem exala chatice.

Destaque da cena: character acting da Haruno tomando chá hauahua ~

A parte positiva é que a Yukinon segue mostrando sinais claros de sua evolução pessoal e o próprio gesto dela de dispensar a ajuda oferecida pelo Hachiman em primeira instância foi uma prova disso.

Isso leva até a algo que a Haruno fala com o Hachiman sobre a co-dependência. Pelo o que eu interpretei, é a forma deles se sentirem bem, fazendo um depender do outro para resolver seus problemas, só que isso tem um ponto negativo. Como a própria Haruno disse, ninguém cresce. Por que alguém buscaria evoluir se existe sempre “x” ajudando? Lidar com alguns problemas sozinho é algo que todo ser humano precisa para evoluir.

Mas parece que o Hachiman não captou a mensagem da onee-san, já que no primeiro sinal de problema, correu ao resgate da Yukino. Se for dessa forma mesmo que eu interpretei, vamos ver as consequências da atitude do rapaz, já está na hora dele entender as coisas também. Dará ele uma lição de moral na Haruno e neste que vos escreve? Ou perceberá que deve deixar a Yukinoshita agir por conta própria? Cenas para os próximos capítulos.

A sensação dos outros dependerem de você é boa, não é? ~

Para finalizar, vamos falar de uma cena engraçada? Achei muito divertido o momento do Hachiman com a máquina de café… de fato, compartilhamos uma paixão em comum. Nem Yukino nem Yui, tampouco Iroha, o ship do momento é Hachiman com a máquina de café!

Em linhas gerais, foi um episódio interessante e que gerou diversas interpretações, creio eu. Então vamos conversar sobre elas? Essa cena da Haruno, por exemplo, o que vocês acham que ela quis dizer?

Enfim, o que vocês acharam desse episódio de Oregairu?

Extra

Melhor casal! ~

Breno Santos

Editor, Filmmaker, 22 anos, amante de astronomia, café e cultura otaku no geral; além disso, é fascinado por cinema e pelo trabalho executado por uma staff de animação.