Hanebado! #12 – Impressões Semanais

Hanebado! continua seu caminho em direção à emblemática disputa final entre as protagonistas, tentando construir uma base para o jogo, ao mesmo tempo que busca organizar melhor a situação emocional da Ayano em relação a mãe.

A questão, no entanto, ainda é o quão problemático tudo isso pode se tornar quando as coisas se acertarem, e até que ponto a credibilidade dentro das quadras continuam valendo.

Não subiu muito no meu conceito, mas também não decaiu ainda mais…

Sem grandes surpresas, o grande problema ainda continua em cima da mãe da Ayano, e toda aquela justificativa injustificável sobre o abandono, e em como isso foi feito para “melhorar” a Ayano.

A Elena, que poderia dizer algumas boas verdades para Uchika, servindo de alívio para o espectador, acaba não fazendo muita coisa, e assumindo apenas a posição de mecanismo do roteiro para forçar uma exposição do passado da Ayano e dos ideais da sua mãe.

Por mais que já imaginasse que a Elena não fosse ser a grande voz da razão, podia ter rolado pelo menos um “tu tá maluca?” para ao menos não deixar essa sensação de impunidade sobre a Uchika.

Eu já tinha sentido isso na semana passada com os avós da Ayano, e agora, com a Elena tentando “pressionar” uma resposta, a mesma coisa acaba acontecendo.

Existe uma comoção dos personagens pela situação da Ayano, mas nenhum deles parece desaprovar abertamente as ações da Uchika, agindo como se as coisas pudessem ser consertadas com um pouco de conversa, ou dando a oportunidade de justificativa para a ela.

Eu espero que deem um pouco mais de atenção para isso, porque seria interessante ver uma situação de causa/efeito para o que a Uchika fez.

Ainda espero que seja a Ayano quem vá fazer isso…

Fora essa relação de mãe e filha, o resto do episódio conseguiu me entreter relativamente bem.

O jogo entre a Ayano e Aragaki não perde em nada para os outros que tiveram no anime, então, ao menos visualmente, o anime consegue fazer valer o episódio, apresentando uma partida disputada e empolgante de assistir.

Já em relação a forma como as coisas estão acontecendo, eu não vejo muitos motivos para reclamar até aqui.

O joelho machucado ainda é o que me faz ficar olhando desconfiando para o quão bem a Aragaki poderia estar jogando sobre a pressão de uma jogadora como a Ayano, mas fora isso, tudo o que mostraram até agora conseguiu me passar o mínimo de confiança sobre a disputa.

A explicação do cansaço da Ayano por ser forçada a ficar no ataque, ao invés da defesa, fazem sentido para mim, e ajudam a parecer menos exagerado a Aragaki jogar machucada, já que, pelo pouco que vi sobre badminton, evitaria que ela tivesse que ficar saltando para fazer os cortes, ou coisa do tipo.

Se realmente funcionaria assim na prática, eu já não sei, mas do meu ponto de vista, não tem muitos motivos para problematizar a partida.

Tem ainda o psicológico dela no meio.

Além disso, temos também a tentativa de motivar a Ayano.

É meio que um clichêzão do gênero, mas, particularmente, esse espírito de companheirismo que boa parte dos animes tenta vender, é algo que eu gosto, e apenas por não ter acontecido do lado da Aragaki, já me deixou um pouco mais satisfeito.

A Ayano vinha nessa vibe de não querer depender de ninguém para jogar, enquanto a Aragaki passou a aceitar bem mais a influência dos companheiros de equipe, coisa que contrasta bem com o início da obra, onde era a Aragaki quem tinha essa visão mais fechada sobre vencer.

Não é nenhuma solução milagrosa, e acaba sendo outra tentativa de dramatizar situações que não tinham necessidade, deixando o roteiro meio fraco, mas considerando o lado do entretenimento, a primeira “volta” da Ayano para realidade foi aceitável para mim.

Só não sei se vai convencer todo mundo.

Mantendo a qualidade dos jogos, Hanebado! continua no mesmo ritmo de antes, sustentando uma partida disputada, enquanto tenta caminhar com a história da melhor forma possível.

Agora resta saber se vão conseguir encerrar o jogo sem problemas causar um estranhamento muito grande no público, e como vão resolver os problemas com a Uchika.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Isso, Ayano, é assim que tem que olhar.

Alguém precisa explicar para ela que isso não muda muita coisa…

Ayano tava parecendo quase outra pessoa, mas fica bem melhor assim.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.