Youkoso Jitsuryoku (You Jitsu) #01 e #02 – Impressões semanais

 

“Minha surpresa da temporada”, é a forma mais simples de descrever esse anime pra mim, que vem se mostrando bem mais que um Oregairu 2.0, mesmo que algumas semelhanças ainda existam. Aproposito, é o Marco aqui, para quem nunca olha o nome do autor do post. Os reviews semanais de You Jitsu vão ficar comigo.

Em resumo, para quem não viu os episódios (se viu ou lembra pule para depois da imagem abaixo):

Começamos com foco em um protagonista apático e analítico, uma garota fria e uma garota mais amigável do que parece possível. Todos entraram em um colégio de elite do governo, e estavam pasmos ao descobrir que ganhariam 1000 dólares por mês no local, para gastar no que quisessem. Parecia um lugar dos sonhos, até que no mês seguinte não ganham nada, descobrindo que a escola reduz os ganhos mensais de acordo com os pontos que a turma perde, e a Turma do protagonista perdeu todos: alunos conversando na aula, atrasos, notas, dentre outros fatores colaboraram para isso.

A escola funciona por meritocracia, e quanto melhor se sair a turma mais pontos ganha, ou ao menos não perde. O protagonista está na turma D, contendo os estudantes com pior avaliação na prova de entrada. Como em um emprego normal, o método de avaliação dos alunos não é totalmente revelado, gerando então alguns mistérios. Somado a isso temos uma reviravolta quanto ao protagonista masculino no episódio 2, em uma trama que, embora focada em diálogos, consegue não te entediar (um grande feito). Além disso, as turmas podem passar umas as outras se conseguirem mais pontos, e só a turma A é dado o privilégio de sair da escola empregado. No fim, é um grande Battle Royal acadêmico.

Já estou shippando

A tal semelhança com Oregairu me vendeu a obra inicialmente, mas não coloquei muito hype, só estava um pouco interessado. E claro, com o interesse, vem a cruel possibilidade do desapontamento. Mas não é que a estreia foi boa? Sólida, eu diria, apresentando bem os personagens e deixando você curioso com o modo que o episódio 1 termina. O episódio 2 soma a isso um belo twists quanto ao protagonista, deixando até mesmo quem estava infeliz com ele durante o episódio 1, mais animado a partir de agora.

O sistema rígido da escola é radical, mas é fácil de notar que embora possa ter alguns contras, psicologicamente falando, competição sempre foi algo funcional para se conseguir progresso. Sejam empresas competindo, ou pessoas individualmente. Então a escola só está adiantando um futuro cruel para seus estudantes, e os incentivando a melhorar com métodos drásticos. Mesmo a opção de deixar alguns estudante serem expulsos para melhorar o desempenho da turma, é basicamente uma empresa se livrando de um funcionário ruim.

O mistério quanto ao S-System continua. Sabemos o básico, mas como o pessoal do concelho estudantil deixou claro, tem mais segredos nele do que aparenta. Se o anime queria ter um diferencial quanto a Oregairu, já começou bem nesse aspecto. Um começa focado em comédia, o outro com uma pegada séria e de suspense. O episódio 2 jogou ainda mais diferenças com o modelo do protagonista. A única coisa que se mantem semelhante é a heroína de cabelo preto, que fala muito parecido com a Yukino, e claro, a garota peituda com a Yui, ao menos por enquanto.

Que segredos você esconde protagonista?

Creio que a maior surpresa, e ponto alto do episódio 2, foi o protagonista na verdade ser inteligente e bom de briga. A garota reparar que ele tinha um corpo musculoso demais para quem dizia não praticar esporte foi a primeira dica, e no final vem o twist, tanto que ele claramente sabe alguma arte marcial, quanto que propositalmente tirou 50 em todos os testes por algum motivo nebuloso.

Apesar disso, ele continua mentindo/se fingindo de bobo (a piada do “piano e alguma outra coisa que ele sempre muda” foi boa), o que bate perfeitamente com a frase que inicia o episódio: “É preciso habilidade para ocultar que se tem grandes habilidades”. Não poderia descrever melhor o protagonista, que claramente esconde um bando de coisas por trás daquela fachada passiva e desinteressada.

Isso não é tudo que a cena da luta representa, no entanto. Ela serve para quebrar a, até agora, fria e isolada personagem de cabelo preto (lá pro episódio 7 eu já devo lembrar os nomes). Ela se mostrou vulnerável pela primeira vez ao discutir com o irmão, o que ajuda a dar mais humanidade a personagem (sim, nossos defeitos nos fazem mais humanos que nossas qualidades).

Adorei os olhos dela

Alguns provavelmente já estão com ódio do personagem, mas o irmão dela, por mais sem noção que seja com aquela violência toda, pareceu falar as coisas certas: como questionar se ela ainda acha que isolamento é o mesmo que independência, ou ter ficado surpresa positivamente por ela fazer um amigo. Isso, alias, também vem ajudando, ao menos um pouco, a simpatizar mais com a personagem. Mesmo por interesse, ela mantem conversas constantes com o protagonista.

Podem reparar que as notas dela são muito altas, indicando que só a parte acadêmica não garante a você boa colocação no ranking do colégio. E vendo como a mente dela funciona, foi provavelmente, a parte anti-social de sua personalidade que a jogou na turma D, já que capacidade de socialização é considerado primordial para as empresas que vão contratar os alunos futuramente.

Essa aqui é gente boa até de mais

O final do episódio com o teste, mesmo que positivo, deixa você curioso para saber “o que acontece agora?”. Eles foram bem nas provas, mas isso vai mesmo melhorar a situação deles? Será que vem um twist por ai? O protagonista, aliás, continua se fingindo de idiota, pegando notas só um pouco acima da média. Imagino quando ele vai mostrar seu potencial…

E claro, espero que ele não seja absurdo em tudo, mas sim alguém habilidoso em algumas áreas, e verdadeiramente fraco em outras. Caso contrário, entraremos no full clichê do “protagonista que parece fraco mas é Jesus”.

No fim das contas, se estava animado com esse anime no episódio 1, o 2 me animou ainda mais. Primeira por ser verdadeiramente interessante, e segundo por aumentar seus diferenciais para Oregairu, dando o primeiro passo para um vindouro fim da forte comparação inicial.

Pela frase do episódio que vem “O homem é um animal de barganhas: nenhum outro animal faz isso, cachorro algum troca osso com outro”, devem rolar negociações.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio 1 e 2?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Curiosidade:

A frase usada para dar título ao episódio é de François de La Rochefoucauld. O cara é uma figura, olhem as frases mais famosas dele:

“O orgulho é igual em todos os homens (ricos ou pobres), só diferem os meios e as maneiras de mostrá-los”; e “A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude”.

A wiki define bem ele: Segundo La Rochefoucauld, a necessidade de estima e de admiração está por trás de toda manifestação de bondade, sinceridade, gratidão. Ele é um pessimista desencantado com o gênero humano.

Extras

Fan service light

Toda hora mostram esses dois, que aparentemente são um casal bem pra cima de namorados. Imagino que devam ter relevância mais para frente.

Por essa eu não esperava.

Eu ri.