Guia dos diversos e bizarros Mangas de Sword Art Online

SAO já tem 11 mangás. Nesse post vou falar brevemente sobre cada um deles, desde os ruins aos que eu quero muito que a Panini traga para o BR.

Versão escrita:

Já fiz um post a uns anos sobre os mangás de SAO, mas ele é uma bagunça porque também dei para explicar sobre o sistema de adaptação de novels para mangás nele. Algo que é até interessante, mas muda o foco do post.

Esse é só voltado a listar e falar brevemente sobre os mangás de Sword Art Online que foram adaptados de Light Novels, Jogos, e alguns que são originais.

A parte Bizarra da adaptação dele é que cada mangá é feito por um artista diferente, uma pratica que algumas editoras adotam para acelerar a adaptação das Light Novels mais populares. Se apenas um artista pegar a obra para adaptar tudo é quase impossível ele terminar, dado que cada volume de Novel gera em média 2 a 3 volumes de mangá quando adaptado.

Como todas as adaptação são em revistas mensais e precisa de 4 a 6 capítulos para preencher um livro, no fim das contas são lançadas 2 a 4 novels no tempo que o artista do mangá demora para adaptar 1.

Outras Light Novels adaptadas dessa forma são Mahouka e Re:Zero.

Explicado isso, vamos aos mangás de SAO:

SAO_Aincrad_manga_cover_1O primeiro que foca no arco Aincrad é doloroso de ler de tão feia e amadora que é a arte do desenhista Nakamura Tamako. Ele só adapta a primeira Light Novel e diferente do anime ele ignora as side stories de outros volumes. Além disso, tem alguns cortes comparado a light novel original, então não é um mangá que eu indicaria a leitura.

Já foi finalizado em 2 volumes e é vendido no Brasil pela editora Panini. Comprem só para incentivar ela a trazer outros da franquia. [divider]

Fairy_Dance_coverO segundo mangá adapta Alfhein. Ele tem um artista diferente (Hazuki Tsubasa) e bem mais experiente. Ele não desenha as lutas tão bem quanto eu gostaria mas é 100 vezes melhor do que o artista que adaptou o arco 1.

Já foi finalizado em 3 volumes e é vendido no Brasil pela editora Panini.[divider]

Phantom_Bullet_manga_vol_1_coverO arco Phantom Bullet ou Guns Gale Online começou a ser adaptado em 2014. Ele é desenhado pelo desenhista que adaptou Seiken no Blacksmith para mangá. O nome dele é Yamada Kōtarō. O cara é muito bom e tem um traço muito bonito, esse eu recomendo.

Já tem 3 volumes e deve ser finalizado no 4º ou 5º em 2017.[divider]

c87eabae5f0a96b39bb8298a6c68f49d1438624087_fullSword Art Online Caliber cobre a side story de mesmo nome que se passa depois dos eventos da segunda temporada do anime (arco Phantom Bullet). Nele, Kirito, em party com o resto do elenco apresentando nas LNs anteriores, invadem a dungeon mais difícil de Alfhein para tentar conseguir a Excalibur – a espada mais forte do jogo. A ilustradora é Kiya Shii e o mangá já foi finalizado em 1 volume. [divider]

Mother's_Rosario_Manga_Vol_1_CoverO arco seguinte, Mothers Rosario, também já está sendo adaptado pelo mesmo desenhista responsável pelo arco Alfhein (Hazuki Tsubasa). Ele não é um desenhista ruim e a saga foi bem adaptada em um total de 3 volumes. [divider]

xPLgBlRPeicO arco Alicization começou a ser adaptado para mangá em 2016 pelo artista que está adaptando Guns Gale Online (Yamada Kōtarō). O cara é excelente então deve ficar uma ótima adaptação. Ele vai ficar muito tempo nesse já que são 10 novels desse arco, o que dá uns 20 a 30 volumes em mangás. [divider]

61DbpkVGmKL._SX350_BO1,204,203,200_Sword Art Online 4-koma é um mangá de comédia que repassa a história de Sword Art Online de um ponto de vista mais bem humorado e satírico. Claro, por outro autor completamente diferente chamado Minami Juusei. [divider]

Progressive_Manga_Vol_3_CoverEsse é baseado na Light Novel spin-off de SAO chamada Progressive, que foca no primeiro arco de SAO, só que contado em detalhes, andar por andar (Já fiz um review dele). Está sendo adaptada por outro desenhista (Kiseki Himura), que apesar de ter alterado um pouco o Design original dos personagens está se saindo bem.

Só a forma como ele foca quase toda a história do ponto de vista da Asuna em vez da do Kirito (como acontece na LN) é um pouco estranha. Ele parece estar querendo fazer uma versão alternativa a LN original, contando a mesma história, só que por outro ponto de vista (da Asuna). Recomendo esse aqui, a arte é boa e a história divertida. Tem 5 volumes até o momento e é o que mais quero no BR. [divider]

 

Girls_Ops_3_CoverO mangá Sword Art Online – Girls Ops foi criado em 2013 por Nekobyō Neko e diferente dos outros tem uma historia totalmente original ao invés de ser baseado nas LNs. Ele foca no dia a dia e aventuras das garotas de SAO no mundo online de Alfhein e no mundo real. Eu chamo de “versão K-on” ou “Soul Eater NOT” de SAO. Não é minha praia, mas tem gente que pode gostar. [divider]

SAOAGGO_MangaSword Art Online Alternative Guns Gale Online é a adaptação de uma Light Novel do autor de Kino no Tabi. Ele está fazendo uso do universo de Guns Gale Online sobe a supervisão do autor de SAO. Ele criou novos personagens, os da série principal não aparecem na obra. O artista é Tamori Tadadi, que tem uma arte boa até. [divider]

tumblr_nvt41oSmxS1remjz9o1_400Sword Art Online Hollow Realization é a adaptação de um jogo de Sword Art Online que vai ser lançado no final de 2016. Ele se passa em uma versão alternativa do arco 1 aonde do nada o jogo reseta, todos voltam ao level 1 e o mundo muda completamente. Não tem artista definido ainda. [divider]

Ou seja, tem no total 11 mangás de SAO até o momento. E com o novo arco que vai vir em 2017 na Light Novel esse número em breve deve subir para 12, ou até mais se surgirem mais spin-offs da franquia. Claro, por um artista diferente para somar o quadro bizarro dessa adaptação.

Relacionado:

66 Resultados

  1. Arthurcs10 disse:

    Bem interessante toda essa variedade, progressive é um que estou afim de ler.
    E Marco, percebi agora que os posts não estão bloqueados (ctrl+c), não instala-se nenhum plugin para?

    • Marco disse:

      Ainda não, to com muita coisa para ajeitar, isso tem baixa prioridade por enquanto.

      • Arthurcs10 disse:

        Hm, tendi, não sei como se faz no blogger mas no wordpress tem uns plugins bem facinhos de usar (tipo, só ativar).
        A propósito, existe um botão para poder seguir o blog e receber e-mails quando há posts?

        • Marco disse:

          Existe uns 20 diferentes, ainda estou lendo para decidir qual o melhor no fim das contas. Não aguento mais ler artigo de WordPress e plugins, estou a 2 semanas nisso noite e dia. Isso e lendo a documentação do código para saber como mudar algumas coisas.

          • Arthurcs10 disse:

            Já passei fazendo algo semelhante a uns tempos atras hehe, é triste principalmente a parte de CSS, que no meu caso após certo tempo, esqueci tudo.
            O maior problema é botar plugins que não recebem atualização, eles dão mais peso e problemas ao site.
            Bom, acho desnecessário eu indicar plugins essenciais pois se estas lendo já deve conhece-los.
            A, e existe algo lindo chamado “fazer back-up”, use isso pelo seu bem rsrsrs

          • Marco disse:

            Backups configurei no automático, toda madrugada manda uma copia do blog para um repositório na Amazon.

          • Arthurcs10 disse:

            Isso é bom, tive problemas uma vez que perdi tudo e tive que pegar nos cachês de pags do google.
            Bom, e sobre o botão “seguir”, acho interessante, e será bem usado.
            De resto é limpar cachês do site e deixa-lo sempre tinindo.
            O servidor não tem limitações de CPU né ?(não sei se é o servidor ou o host…).

          • Marco disse:

            Não existe servidor sem limitações de CPU/RAM. Isso aqueles sites que ficam falando de trafego ilimitado não dizem alias. Aqueles planos de trafego ilimitado a 15 reais não aguentam mais de 5k visitas dia sem estourar a limitação ridícula de processador e memória (0.5Gz e 256 de Memoria).

            No meu caso tenho 2Ghz, 30Gb SSD e 2Gbs de RAM só meus no meu plano, tá usando só 60% por enquanto. Vai reduzir mais quando eu ligar o CloudFlare.

          • Arthurcs10 disse:

            Esse é o problema os caras não avisam.
            Teve uma vez que um site mais para testes meu (com plano horrivel) saiu do ar só por causa que não atualizei os plugins todos :p.
            O WP Super Cache era bem falado para essas limpezas pelo que me lembre.
            Não sei que plugins que vc usa mas o Jetpack pode ser muito útil.

          • Marco disse:

            Jetpack e Yoast SEO, tenho todos os mais recomendados já. Tá com 20 plugins ativos no momento. A empresa que to usando já tem um sistema de Cache por padrão (que meu deu a maior dor de cabeça alias, pois tutorias normais Blogger para WordPress não funcionam por causa dele), se não o loading no processador estaria mais pesado.

          • Arthurcs10 disse:

            Mas não tem como “tirar” esse padrão?
            Essas coisas só servem para dar dor de cabeça mesmo.
            Só tenho a lhe desejar muita boa sorte e que não tenhas problemas com isso, pois da uma dor de cabeça….

  2. Shiba disse:

    Seria otimo se essa novel de SAO pelo autor de Kino no Tabi ganhasse anime. Acho muito interessante o universo de GGO.

  3. Marco dá uma lida de novo no texto que vc vai achar uns errinhos de português, por exemplo com artigos que deveriam estar no plural mas não estão.

  4. Wendel Santos disse:

    Me pergunto se a panini irá publicar todos esses mangás um dia. Espero que sim, pois todos eles parecem bem legais (com exceção do aincrad, que é realmente ruim. Experiência própria).

    Mais o mais curioso é o GGO alternative. Já que Kino no Tabi é uma obra cult, filosófica, e subjetiva, me pergunto como ficaria SAO na visão dele.

  5. Alexandre Martins disse:

    Oque eu mais quero ler é progressive

  6. Julio César disse:

    Oi onde vc leu o primeiro capítulo do mangá do arco Alicization ?

  7. Sora disse:

    SAO realmente é cheio de mangás eita,SNK por sinal segue o mesmo caminho apesar que a maioria é Spin-Off mesmo,fiquei curioso também em como vão ”tentar” adaptar o Hollow Realization,GGO e o Progressive seriam bem vindos por aqui :D.

    OBS:Maneiro o visual novo blog mas só acho que deveria diminuir um pouco o azul,a primeira vista achei meio estranho mas é por causa de estar acostumado com a versão antiga(3 anos também lol).

  8. Danhy disse:

    Marco você vai fazer impressões de Alderamin on the Sky?

  9. Emanuel Moreira disse:

    Marco,eu gosto muito do seu blog visito o ia pelo menos umas 50 vezes por dia pra conferir as notícias, eu inclusive gosto muito de Sword Art Online,mas ultimamente voce tem oferecido conteúdo extra exclusivamente para Sword Art Online,e eu não sei bem por que isso ta acontecendo de um tempo pra cá,ta ficando enjoativo ver o IA e só ver SAO SAO SAO,isso não é uma crítica ao anime e nem ao marco e sim ao fato dele só postar notícias e extras sobre SAO,eu ate gosto,mas ta fazendo muita falta outro tipo de conteúdo,tipo…um guia de aplicativos de animes,um top de animes de cada estúdio,top ost ,top bands,top op,top personagens e as vezes até um debate aberto sobre re: zero kkkkkk .Serio mesmo ta de parabéns,vou seguir o intoxi até a morte,mas eu realmente to sentindo falta daquela antiga vibe do blog ?

    • Sora disse:

      De certa forma já á tem um post exclusivo para ”debater” Re:Zero vulgo previews,em relação aos últimos posts envolvendo SAO prefiro ficar neutro ai é com o Marco,apesar que não vejo problema nenhum pelo contrário já que gosto de SAO,apesar que no meu conceito fica atrás de Overlord e Log Horizon ainda mais no que diz respeito ao gênero de MMORPG.

    • Marco disse:

      Tem vários outros posts, lanço inclusive mais de 1 ao dia. Então reclamar que tem muito SAO não faz sentido. Só ignore os de SAO, ainda assim vai ter 2 ou mais posts ao dia pra ver. Surgiu um bando de notícias sobre SAO, e eu consequentemente usei delas para criar conteúdo extra, é uma lógica simples.

      Se vai sair filme X os sites de cinema começam a postar um bando de coisa sobre, se sai notícia de X filme popular sai um bando de postagens sobre, se algo fica popular como Pokemon Go os sites de jogos começam a fazer 5 posts ao dia sobre. A lógica é a mesma aqui, só que para anime, e para os que eu gosto de falar sobre.

  10. Mateus Fonseca disse:

    Eu ia curtir muito que tivessem todos os mangas aqui no brasil…To curioso especialmente pelo SAO Alternative Gun Gale Online, desde que anunciaram esse spin off eu gostei bastante da capa e to loko pra ler.. kkk olhando só pela novel apesar da quantia de arcos nem parece que possa ter tantos spin off mas quando se olha pros mangas…acho que o universo d SAO ñ vai acabar nem tão cedo kkk
    Desses mangas os unicos q eu nunca ouvi falar foi esse “Girls Ops” e o “Koma” .-.

  11. Lucio disse:

    Alguns destes eu bem que eu já li…o 4-koma eu tenho baixado é bem engraçado até.

  12. Centurionzo disse:

    SAO é um daqueles que divide muita gente odeia mas muita gente ama,só um daqueles que não gosta mas entendo por que alguém gosta,mas não tem como negar que SAO tem vários problemas de enredo,me lembro de ter assistido um video no youtube do DXFan619 um canal em inglês sobre o por que SAO era ruim,honestamente tudo o que ele falou realmente era verdade

    • Gabriel Nascimento disse:

      Mais um alimento para os Haters.

    • Marco disse:

      Um detalhe que a maioria não nota é que quase tudo tem problemas. Eu posso falar mal de um bando de coisas em Code Geass, meu anime preferido, e soltar que é uma bosta. Mas é mesmo? Ter problemas não torna algo ruim, depende muito se não tem qualidades para balancear. Foram as qualidades de SAO que tornaram ele popular, não os problemas, que sim existem, mas não se foca só nos problemas de algo, só se for “hater”. Se eu achasse SAO a quinta maravilha do mundo não teria dado uma nota mediana pra ele no review que fiz por exemplo.

      • Centurionzo disse:

        As qualidades e problemas sempre são algo que deve se contar,assim como produtos,filme,desenhos,jogos,animes e pessoas tem suas qualidades e problemas,não poderemos simplesmente ignorar esse problema mas sim percebe-lo,é tentar melhorar o máximo possível,as pessoas hoje em dia parecem não ser capazes de julgar por si mesma se acham algo bom ou ruim,simplesmente seguindo a vontade das massas,mas quanto mais opções e mais prontos de visões as pessoas verem maior será a chance de decidir por si mesma se gostam ou não,Sword Art Online tem um protagonista sem muita personalidade,personagens são esquecidos e voltam do nada,motivações confusas,é tinha muito potencial que foi desperdiçado,Sword Art Online teve suas qualidades mas essas qualidades não superaram seus problemas e acabou dividido as pessoas que acabaram odiando o anime pelos seus defeitos e amando pela suas qualidades

  13. Centurionzo disse:

    Uma coisa que achei engraçada sobre SAO foi a Abridged é hilária

    em alguns momentos

  14. Alan Santos disse:

    Ei marco, o que você acha de Beyond the Boundary??

  15. maria eduarda dias dias disse:

    alguem pode me falar se pode ter 2 temp de yuuki-yuna-wa-yusha-de-aru ? ja vi as vendas do blu -ray,mas foi final fechado? teve ovas ?

  16. David Moraes disse:

    Bom minha opinião se ele seguir a linha de raciocínio dele e a gente para pra pensar primeiro anime foca jogo medieval de espadas skill segundo jogo magia e voo fadas terceiro jogo FPS 4 caliber mother rosário volta pro medieval magia 5 fada Alicization nome já diz tudo baseado em um conto popular pelo jeito mas focado em batalhas e guerras, se ele seguir essa mesma linha pra próxima saga tendo em mente que o sonho do Kirito é ir pros EUA e Asuna disse que ia acompanha- lo ele deve finalizar explicando algo sobre esse lado oculto do protagonista talvez até o tornando um dos vilões, ele já passo por muita coisa não sei se ele vai seguir isso mas, no arco mother rosário Yuuki fala de um possível mundo em que ele está preso, ela notou que o kirito apenas estava usando uma mascara e aconselho Asuna ficar longe dele. Sempre tive uma certa dúvida sobre incidente do primeiro jogo ele parecia esconder algo. Acredito que o foco seja nele desenvolvendo algo no mundo virtual e algumas revelações sobre ele que ninguém sabe. Mas como todos queria que fosse só paranoia do autor naquela hora e que ele tivesse um final feliz com Asuna. Acredito Marco que o próximo tema seja baseado em algo mas dark

  17. Marco, sobre essa variação tremenda de autores: o original tem alguma autoridade sobre quem utiliza sua propriedade intelectual, ou é responsabilidade da editora?

    • Marco disse:

      Não, a editora que decide isso e sai distribuindo pra quem quer. Lógico que se o autor for popular e vender muito a editora vai tentar não desagradar ele. Se reparar o primeiro mangá ruim que saiu na época que SAO tava começando em LN. Nunca mais deram pra um artista meia boca depois disso.

  18. NicoNico disse:

    Amo SAO, mas admito que de todos eu só li (estou lendo) o Progressive (estou gostando muito), e é claro aguardando o Alicization. O restante.. bem, se der vontade depois tiro um tempinho para ler.

  19. Davi disse:

    Marco ainda assite hentai né meu caro?
    Confesse

    E de SAO já basta o anime
    E vai falar sobre Esquadrão Suicida? Se for eu recomendo q espere o blu ray com mais cenas e possivelmente uma outra monatagem.

    E esse chat em baixo da tela no cel é um pouco chato

    • Marco disse:

      De fato, estou vendo como tirar da versão mobile.

      De vez em quando, mas o mercado tá meio ruim, quase nenhuma história longa atualmente. Não curto aquelas de 10 min com cenas explicitas 90% do tempo, e a porcaria virou moda. Rance foi o melhorzinho dos últimos 2 anos em termos de algo que de fato foque em contar uma história.

      • Davi disse:

        Ainda verei hentai pela história… (¬¬ até parece XD)

        E já assistiu o Suicide Squad?
        Pobre Leto.

        • Marco disse:

          Não me animei com as críticas ruins. Esse nem foi dividido, foi todo mundo dizendo que é ruim apenas.

          • Davi disse:

            Sim, também pudera, os caras botaram a mão no filme do David, q seria bem mais sombrio pelo enredo oficial q saiu à venda por aí.
            Mostraria mais do Coringa fugindo e invadindo o Asilo Arkham além de torturar a doutora a ponto dela passar a gostar… Já viu né haha XD

            Com certeza ia ter chilique de algumas pessoas q começam com fe e termina com minazis

            Esperar agora q saia uma versão extra full edition como BvS. Mas aqui é mais complicado de ter…

  20. Não aguento a galera pela internet falando que SAO é modinha !

    • Eduardo Saito disse:

      Como fã de SAO, eu digo que ele é sim modinha, porque pra mim, um anime modinha é aquele que todos conhecem, muitos comentam sobre, criticam (seja positivamente ou negativamente). E isso é bom, porque só faz com que a popularidade da obra aumente mais ainda, e muito outros tenham vontade de conhecer. Naruto, Bleach, One Piece, Fairy Tail, Tokyo Ghoul, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter, e muitos outros. Esse são exemplos de animes modinhas e extremamente populares.

      • Então se o anime é bom ele tem que ser modinha ?!

        • Eduardo Saito disse:

          Não, claro que não. Existem muitos animes bons que não viraram modinha. Tipo Boku Dake ga Inai Machi (ERASED). Ele foi o melhor anime da temporada de inverno desse ano. Só comentaram sobre ele durante a exibição dele, e agora nem se houve mais falar. Rakudai Kishi no Kavalry, outro mais comentado durante a exibição, mas que aos poucos foi sendo esquecido. Shingeki no Kyojin foi outro muito comentado durante a exibição do anime. Ainda continua por conta do mangá, mas não tanto como antes. Ano quem vem tem a segunda temporada, aí os comentários sobre ele vão aumentar.

  21. Luis Eduardo disse:

    Marco, Tem Como Voce Falar Sobre Uma Continuação no manga de big order ou no anime msm? o anime morreu , entrou em hiato alguma coisa to tentando saber mais n acho uma fonte especifica :/

  22. Tio Gon Do Hiato disse:

    Nem ligo para mangas baseados em LN/

  23. Lucy disse:

    Muito obrigada pelo post. Me ajudou muito!!!

Deixe um comentário