Impressões: Sword Art Online 2 – Episódio 1 – Mundo de Armas

Basicamente uma introdução ao novo arco. Não era bem o que pensei que eles iriam fazer mas até que conseguiram se virar bem com a enorme quantidade de diálogo expositivo que abre essa saga.

Verdade. É um saco isso.
O cara se gabando sobre a mudança de build em GGO me fez lembrar de World of Warcraft. Joguei “WoW” por muito tempo, e me lembro que enquanto tinha gente despreocupada/casual que escolhia os talentos e itens quase que randomicamente tinha um povo hardcore que fazia diversas análises minuciosas de qual a combinação exata de atributos e talentos é melhor para sua classe (eu estava incluso ai). Isso gerou um exército de guias na internet do povo teorizando sobre “builds”(combinação de itens, atributos e talentos) que achavam melhor para cada classe e porque.
A explicação do anime foi bem mais simplória. Os stats mais valorizados simplesmente trocaram de agilidade para força. Isso é extremamente comum com a entrada de atualizações no jogo, já que os desenvolvedores estão sempre tentando balancear as coisas o máximo possível (e nunca conseguem). A build de agilidade é a mais forte, então eles enfraquecem ela e melhoram um pouco as outras para balancear. O resultado é que a build de agilidade pode perder valor e outra começa a se destacar como a mais forte. A diferença nem sempre é gritante, mas quando se fala em jogadores hardcore 5% de dano a mais pode ser a diferença entre a vitoria e a derrota.

No mais acho bem interessante o pessoal estar assistindo TV dentro do jogo como foi mostrado. As pessoas estão assistindo um programa de TV dentro de um mundo online e o próprio programa em si é feito de dentro do mundo online. Um futuro bem provável daqui a uns 10 a 15 anos eu diria.

E temos outro tipo de vilão comparado as outras sagas. O primeiro era um psicopata (simpático?), o segundo um vilão maligno/trash, e agora temos um vilão que gosta de teatralidade e quer chamar atenção. Espero que ele se saia melhor que os outros (sim, eu li a LN e sei como ele se comporta. Mas é assustador o poder que uma adaptação tem de alterar personagens pra melhor ou pra pior).
Melhor casal (haters gonna hate XD)
Os diálogos entre o Kirito e a Asuna foram estranhamente filosóficos em algumas partes – creio ter sido a parte mais lenta do episódio. Em geral soa mais como fanservice para os fãs do que algo realmente importante, mas ok.

Ok……essa cena foi estranha
Se esforçaram para deixar as explicações sobre a motivação do arco interessante (colocaram até uma animação bacana no meio da bala entrando no quarto do cara). Mas a exposição é muito longa e ai não tem animação auxiliar que salve completamente. 
Agora e se eu disser que na Light Novel essa parte é 2 a 3 vezes maior? Sim, eles cortaram muita coisa. Felizmente o resto não importava muito e não deve fazer falta mais pra frente (tinha explicação sobre como o VR evoluiu nos últimos anos, vírus desenvolvidos para realidade virtual e algumas outras informações. Um bom extra mas não é essencial saber).

O atrativo da coisa toda é o mistério. Se o novo capacete de realidade virtual é seguro o que está matando as pessoas e como? Na light novel ficam teorizando sobre formas deles terem morrido e resultados da autopsia mas não encontram nenhuma explicação plausível. No anime não perderam muito tempo nisso mas creio que o argumento ficou bem justificada. Os casos de mortes são bem isolados e parecem mais causa natural do que outra coisa.

A maior mudança da Light Novel pro anime ficou sendo terem colocado o encontro do Kikuosa com o Kirito como flashback dentro do encontro da Asuna com o Kirito. Na Light Novel o encontro com o Kikuosa acontece no inicio do livro e depois que vem o encontro com a Asuna (no qual eles mudaram algumas coisas, mas nada muito relevante).

Badass!
O fechamento na nova personagem seguido da Opening foi a parte mais movimentada no episódio. Agora é esperar o próximo – que deve focar nela (Sinon).

Em geral achei o episódio “ok” analisando isoladamente e “bom” analisando do ponto de vista de como o original foi adaptado. Não tinha muito o que fazer com esse diálogo todo. Explicações eram necessárias então cortar não era uma opção. O máximo que pensei que iriam fazer é trocar a ordem de alguns eventos pra colocar mais ação no início e deixar essa parte mais lenta e cheia de diálogos para o episódio 2 (a primeira impressão é a mais importante afinal). Em vez disso só deram uma enxugada na exposição pra conseguir encaixar tudo em apenas um episódio mais parado. Não é exatamente um problema, mas quem esperava um primeiro episódio mais tenso como o da primeira temporada com certeza vai ficar insatisfeito. Fora isso não vi nada que possa ser criticado como “errado” no episódio.

Avaliação: ★    ★ 
Extras


Welcome to the SAOTRIX

Na light novel assim como no anime o Kykuosa não diz quanto vai pagar a ele exatamente, mas sub-intendesse que é 300 mil yen (aproximadamente 3 mil dólares). Na light novel Kirito pensa que poderia comprar um processador de 24 núcleos que ele queria para o PC dele com esse dinheiro e ainda sobraria um tanto.

Essa foi boa. Então em um futuro não tão distante a Apple vai ter uma cópia do GoogleGlass XD.

SAO continua com cenários lindos (e pra reforçar esse aspecto ainda fazem um recap com um bando dos cenários da S1 no encontro da Asuna com o Kirito). A animação estava boa também mas não teve nada muito exigente nesse episódio pra realmente testar esse aspecto a fundo.

SAO WARS! Sério, tem alguém que não pensou “Star Wars!” quando viu esse corte?

A Opening ficou legal. Ainda prefiro a primeira mas essa ficou melhor que a de ALO. Além disso tem de longe os melhores cortes de animação dentre todas as openings de SAO até agora.
Creio que a interpretação seja bem fácil em geral. Só o Kirito brigando contra sombras (fantasmas do passado) e a Sinon afundando (em seus traumas) com o rosto do Deathgun ao lado que não iriam ser possíveis de interpretar por enquanto. Já o pessoal de ALO olhando pra frente e torcendo só vai fazer sentido lá para o episódio 6.

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.

32 Resultados

  1. Okarin disse:

    Ate que foi bom esse 1°ep, deu pra ter noçao do que esta por vim, mas como a maioria dos animes que começaram a lançar, que eu to vendo, to esperando os proximos eps pra criar uma opniao e decidir se continuou a acompanhar ou dropo. Embora tenha gostado do anime se passar em um game FPS(gostava mt de jogar FPS antigamente :P) talvez o anime n me agrade… bom vo esperar, assisitir e ver como vai se sair SAO II. Espero que seja melhor que a s1 😀

  2. Leonardo Henrique disse:

    Bom texto Marco. Eu gostei desse 1° episodio, foi parado sim mas isso me deu impressão q estão tentando adaptar bem a novel, sem cortar mtas coisas (como aconteceu com Tokyo Ghoul).
    Sobre o vilão, parece meio idiota, tomara q trabalhem bem ele.
    Ancioso p q as lutas comecem ‘-‘/
    Off topic: Akame vai ter uns oponentes dificies p ser o melhor do ano, principalmente Aldnoah.Zero (esse foi d+)
    Enfim, q venham as impressões de Akame!

  3. Eu gostei deste episódio introdutório de SAO, não foi muito movimentado, mas não foi ruim, no geral foi satisfatoriamente bem adaptado. Eu também li Phantom Bullet e esta parte com diálogos realmente é bem extensa. Eles conseguiram enxugar bastante coisa para o episódio 01, como Marco falou, havia diálogos sobre as autopsias, vírus para realidade virtual, e um monte de outras informações extras interessantes para quem ler a Light Novel, mas que para uma adaptação de TV, se seguissem fielmente a risca a obra original, conseguiriam fazer você dormir no sofá. Eu realmente gostei do encontro de Asuna e Kirito no jardim do palácio imperial (aquele complexo era o palácio imperial, para pessoas meio desatentas), afinal eu gosto de ação, mas até personagens fictícios precisam dá uma relaxada com a namorada de vez enquanto (Só para variar né?). Também gostei do final deste episódio com a Sinon em GGO, foi muito legal, e realmente ela é uma ótima Sniper – que frieza Sinon. Agora os comentários aos comentários extras: Eu achei muito pouco o Kirito te se vendido por 300 mil yen, fala sério, 3 mil dólares é uma mixaria para o cara arriscar sua vida dentro de um jogo. Além disso se eu pudesse dizer algo ao Kirito eu diria “Kirito acorda filho, o cara ali trabalha para o governo, se eu fosse você não teria piedade, fazia ele desembolsar pelo menos uns 5 mil dólares”. Os cenários de SAO realmente continuam lindos. Eu admito a parada com o “IGLASS” foi engraçada e inteligente. Sobre aquele corte, pensei a mesma coisa que o Marco enquanto via a opening de SAO. Quando vi o corte com Death Gun e Kirito eu exclamei “Star Wars?” – Em um universo paralelo, a guerra entre a república e os sistemas separatista se agrava, no setor GGO na orla exterior, Kirito, traveco Jidai enfrenta Darth Gun ( brincadeiras a parte, este corte realmente lembra Star Wars). No geral eu também gostei da opening de SAO II, os cortes foram bons e a trilha sonora também ficou legal ^^ – Agora aquela perguntinha curiosa ao Marco: Você jogava pela Horda ou pela Aliança?

  4. Kankoro disse:

    Analise Otima,concordo com tudo que vc disse :)!

  5. Kankoro disse:

    Espero que as lutas sejam bem mais fod-as que as do Primeiro arco >:)

  6. Marco sei que este post é de SAO, mas quando sai a impressões de Akame? Sei que você já deve estar fazendo um post com alguns xingamentos ai.

    • kkkkk eu nem havia reparado nisso kkkk olha gente Mahouka inspirando a OP de SAO kkk

      • Kankoro disse:

        Marco faz review de Mahouka quando acabar c.c.

        • Leonardo Rheinheimer disse:

          queria saber como estão as vendas do mahouka

        • Marco disse:

          Não to mais vendo Mahouka já faz algum tempo. Posso até me animar a ver tudo de uma vez quando terminar, mas eu duvido. Pra ver 10 episódios já foi sofrido.

          • Kankoro disse:

            c.c Pq se paro de ver?Eu sei que ta meio morno mas daquiapoco melhora e.e

          • Marco disse:

            Poxa, já foram 14 episódios!(de 26) Se fosse 1 cour seria o anime de ação mais lento/paradão que eu já vi na vida. Normalmente eu dou 6 episódios pra me chamar a atenção, Mahouka eu dei 10, ai desisti.
            Eu não ter gostado de nenhum personagem não ajuda também. O protagonista é uma porta que está sempre com cara de tédio e as garotas não são lá muito carismáticas. Metade de todo episódio são monólogos explicativos também. Haja paciência.
            Não acho horrível nem nada e a animação é boa, mas não adianta ser bom na parte técnica e ser chato (fora que as lutas apesar de bem animadas não empolgam).

          • Kankoro disse:

            Isso e verdade mesmo,o mesmo arco na LN tbm e bem chato c.c, mas é no proximo episódio que começa a ação mesmo…Mas pelo menos ta com qualidade boa e.e Da uma chance e tenta pegar esses episodios que estao por vir ae,acho que se anima 🙂

  7. Santastíco disse:

    Ótimo texto !! Seu blog é fantástico!!
    Só houve um pequeno equivoco , fazendo a conversão:
    ¥ 2000000 = $ 19580.3922

  8. lorran disse:

    Quantos episodios tera de sao 2

Deixe um comentário