Impressões: Akame ga Kill #02 – Mate a autoridade

Bem vindo a Night Raid!

Ainda aquém do que eu gostaria, mas a direção se saiu bem melhor nesse episódio. Ele concerta o que parecia uma entrada forçada do personagem principal na Night Raid e tem um bom fechamento.

O mais normal em mangás de ação shounen é que o autor estabeleça o time em foco como os mocinhos e os inimigos como os bandidos (caras maus/errados), fica mais fácil pro público encarar assim. Akame não foge disso ao colocar pessoas muito corruptas como alvos, de modo que não tenha como ter o mínimo de simpatia pelo inimigo. “Ele é um filho da mãe e você quer que ele morra”. Felizmente isso muda depois de alguns capítulos. Você ainda vai estar torcendo pela Night Raid, mas terá alguns personagens para simpatizar do outro lado também.

O que Akame faz um pouco diferente é desiludir seu protagonista. Tatsumi é padrão de protagonistas shounen, ele quer acreditar que está fazendo “justiça”. O pessoal da Night Raid rindo dele nessa hora foi um bom momento do autor. Eles são assassinos, não justiceiros. “Não há justiça alguma em matar”. Eles não ficam por ai tentando salvar as pessoas também. Eles recebem missões de assassinato por parte do exército revolucionário ou são pagos por civis para matar figurões de elite. O único diferencial deles é fazer uma pesquisa em cima do alvo para confirmar que é realmente alguém corrupto (Dexter?). 

A pergunta do Tatsumi é meio ingênua. “Quando o exército revolucionário ganhar as pessoas serão tratadas igualmente?”. A mulher responde que sim, mas não há garantia real disso. A coisa pode ficar ainda pior. Mas com já está ruim a níveis absurdos vale a pena qualquer tentativa de mudança.
“Insira uma piada sobre o membro fálico do Tatsumi aqui”
A troca constante entre comédia e partes sérias funcionou bem melhor nesse episódio. A direção ainda não está 100% mas já é uma evolução. Provavelmente ter sido menos corrido ajudou nisso.
Gosto da comédia em Akame. Principalmente no futuro aonde ela diminui e serve mais de contraponto pra não deixar o clima pesado demais por muito tempo. Sempre fiquei na duvida se o autor fez o inicio mais tranquilo de proposito (por um motivo que não vou citar agora) ou foi porque no início tinha menos lutas, e sempre que o pessoal da Night Raid está junto fora de batalha fica esse clima mais relaxado entre eles. Vou poder observar isso melhor agora com a adaptação.
A mulher teve que se prostituir para pagar pelo serviço deles e ter sua vingança. Esse foi um dos meus primeiros “eita!” no mangá, já que isso não é uma abordagem normal em mangás shounen. A comédia do início do episódio acaba servindo pra gerar um bom contraste com essas situações também.

Estou curioso com o que eles vão fazer com algumas partes mais a frente. No mangá a Leone constata que a mulher estava se prostituindo por ela feder a diversas doenças venéreas (o Tengu/Arma mágica dela que a transforma em meio animal dá super olfato e etc pra ela. Vão explicar isso mais a frente). No anime deram uma aliviada e trocaram para “senti dor nela”. Ficou ok.

Se alguém ainda tinha duvidas quanto ao protagonista……
Notem que o Tatsumi não sente grande remorso ao matar. Isso não faz dele um psicopata como brinquei no post passado, mas não deixa de ser um caso raro. Serve para justificar a Leone dizer que ele tem talento para o ofício também. Ele sabe que matar é errado e não sente prazer nisso, mas não tem problema em faze-lo e isso não o atormenta (na maioria das vezes pelo menos).
A maioria das pessoas normais hesitaria para matar outro ser humano, e se o fizesse iria se sentir muito mal depois. Mas claro, tudo é questão de pratica e repetição (olha as guerras por exemplo), não somos um dos “animais” com maior capacidade de adaptação a toa. No pós guerra existiram diversos casos de soldados com graves problemas psicológicos devido ao que viram no campo de batalha, outros não tiveram problema algum. Ambos os casos são validos, o problema é quando a pessoa não sente absolutamente nada. Ai já é sintoma de psicopatia – o que não é o caso aqui (não do pessoal da Night Raid pelo menos).

A luta ficou melhor nesse episódio. Não que tenha sido bem animada, foi mediana/pobre. Eles só copiaram os quadros do mangá sem dar um senso de continuidade a cena. Mas aqueles quadros semi-estáticos estilizados funcionaram bem melhor do que no episódio anterior. O slow motion também ficou bacana nessa cena, assim como a OST que o acompanhava. Aliás, a OST em si funcionou bem melhor nessa luta do que na anterior. Não é o que eu gostaria, mas ao menos não parece mais tão deslocada.

Pra cena ter sido melhor eles precisariam de um bom storyboarder de luta para dar uma movimentação extra na cena. Faltou acrescentar o movimento do Tatsumi dando o salto e cortando os braços do cara por exemplo. No anime, assim como no mangá, fica só sub-entendido o que aconteceu. E se Akame tivesse bons animadores sobrando teriam feita a cena da descida completa também e não só a finalização “cool” do Tatsumi.

A animação inclusive é um ponto curioso de Akame. Eles não utilizam muito de ângulos econômicos ou excesso de quadro estático durante a maior parte do anime. Os personagens estão quase sempre em movimento e tem alguns bons cortes as vezes. Mas na parte da luta aonde o anime poderia se sobressair acaba não acontecendo, ao menos por enquanto (como mencionei antes espero que estejam com o pessoal mais experiente da equipe trabalhando nos “episódios chave” em vez desses iniciais, que tem lutas menores e mais simples). Isso reforça algo pelo qual a White Fox já é conhecida – uma equipe de animadores descente mas sem grandes talentos para conseguir manter a animação acima da média (fora casos raros aonde eles tem muito tempo ou ajuda de talentos externos).

Não tentem entender essas roupas. A Mine luta com um fucking vestido rosa! Mais estilosa impossível.
Acho que está claro que estamos em uma espécie de arco introdutório aos personagens e ao mundo em que Akame é estabelecido. Isso vai se manter por mais um tempo e deve ser no mínimo um bom entretenimento enquanto durar. Cada episódio vai dar uma pequena base de um dos personagens ou introduzir novos tipos de inimigo ou introduzir novos fatores relevantes do mundo. Nesse focou na Akame (existe um mangá spin-off detalhando o passado dela pra quem interessar), no próximo é a Mine, depois apresentação dos Tengus e inimigos que os utilizam. Pra mim que já li o mangá essa parte não é tão legal, o que quero ver mesmo só vai começar lá pelo episódio 6 ou 7. É ai que Akame vai começar a mostrar do que é feito. A comédia também vai dar uma boa reduzida apartir dai e o foco começa a ser lutas. 
Em geral achei esse episódio mediano, um mediano melhor que o episódio anterior mas ainda assim mediano. Espero que os próximos continuem nessa linha e melhorem progressivamente. Não estamos com uma staff muito boa afinal então não adianta exigir grandes mudanças, correções ou sacadas inteligentes. Só quero um copy/paste razoável.

Nesse episódio eles adaptaram metade do capítulo 2 e o capítulo 3 inteiro. O próximo episódio dá indícios do capítulo 4, mas me pergunto se eles não vão colocar a metade que pularam do capítulo 2 nele também (tomara). 
Avaliação: ★    ★

Extras

Tão sabendo que o site oficial de Akame está soltando uns extras de 1 minutos focado em comédia a cada final de episódio? Esse acima é do episódio 1 (olhem a arma da Mine, Pumpkin = abobora em inglês pra quem não entendeu a piada XD), e do segundo episódio só no site oficial por enquanto, aqui o link. O do episodio 2 foi bem engraçado, e nem precisa entender os diálogos pra rir.

O melhor e mais refinado corte de animação do episódio (prioridades XD). Ainda estou na duvida se deram para um animador veterano fazer a cena ou se deram para um animador mais novo e ele se saiu bem melhor do que o esperado (talento, alguns tem, outros não).
Obs: Se quem leu o mangá e quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores