Impressões semanais: Zankyou no Terror 02 e Aldnoah.Zero 03
Um dos nossos protagonistas agiu, e o outro só observa.
Mais uma semana de bons episódios, apesar de eu ainda achar Zankyou se sobressaindo muito mais na sua execução que Aldnoah, que mesmo conseguindo ficar acima da média não surpreende por enquanto, terminando seu primeiro arco (escrito pelo senhor Urobuchi) de maneira correta mas morna. Mas no fim, ando gostando de ambos.
Zankyuu no Terror Episódio 02 : -CALL & RESPONSE
“Desde quando eu nasci (até a morte)
Vou perguntar o que você quer fazer
Por que seu sorriso é como o de um anjo.”
Essa letra da abertura é muito bonita, não acham? Quando comecei a prestar atenção na mesma, fiquei imagino o sentimento de qual personagem ela retratava e para qual ele a expressava. Pelas pistas da própria abertura, imagino que seja de Arata/Nine para Touji/Twelve visto que ambos se conhecem a tempos e Lisa no meio é um tanto improvável (mas não impossível). No entanto, se o sorriso dos anjos for desse jeito, imagino que eles sejam assustadores.
Indo direto ao ponto, outro capítulo sem falhas relevantes, mantendo o fôlego da estreia mesmo soando teoricamente como o “episódio de transição”. A animação foi menos elaborada por questão simples de necessidade, afinal, enquanto a estreia falava por ações, essa semana tivemos um enfoque maior nos diálogos.
E mesmo que a animação não tenha se destacado mas continua acima do comum, senti que a fotografia estava ainda melhor que a do episódio anterior. O anime brinca muito com o fato de se passar no verão, que é uma estação tipicamente associada com as cores vivas e radiantes e optar sempre luz clara que cega a visão (destaque para a cena de Twelve caminhando e a no seu diálogo intimidador com Lisa). Trillers costumam estar sempre associados com cores e ambientes escuros (o que também é exemplo aqui, já que a maioria do episódio se passou num ambiente fechado, com iluminação ou artificial ou vindo da janela, forte o suficiente para que não pudêssemos ver o cenário lá fora), então acho interessante uma da cenas mais impactantes e de certo modo, assustadoras, se passarem em céu aberto.
Admito ter rido da primeira parte charada da Esfinge. Não é culpa do anime em si, mas essa o “O que é, que é?’ mais velho que existe (eu mesma já ouvia desde os 7 anos). No entanto, a segunda versão me pegou de surpresa, junto com reviravolta (que já era esperada para os mais atentos). O episódio serviu para criar ainda mais expectativas para os rumos de nossos dois protagonistas terroristas juvenis. Quem são? O que querem? Esses ataques, mesmo não sendo fatais, seriam apenas um aviso para um desastre maior que poderia estar por vir? Ah, teve a Lisa brigando com a mãe… mas perto dessas questões, quem liga para ela mesmo?
***********************************
Aldnoah.Zero Episódio 03: – The Children’s Echelon –
Como uma flor se desmanchando ao vendo, o sangue cobre o ar…. E MARTE SAIU COM O RABO ENTRE AS PERNAS, É ISSO QUE EU QUERO VER! ESSA GENTE TEM QUE APANHAR PRA APRENDER MESMO.
Então, aconteceu a minha primeira opção: o protagonista fez o que era sensato e pensou com calma. Vejo muita gente não gostando de sua personalidade, admito que seu jeito inexpressivo soa mesmo artificial demais às vezes, mas francamente, falta de naturalidade não é problema só dele (falo desse cara mesmo, o senhor marciano maligno). Bem, é inegável que sua habilidade de manter a calma e raciocinar foi decisiva na vitória do lado da Terra.
Aldnoah segue com um apelo mais popular que Zankyou, mesmo que continue muito mais sério e menos “colorido” que obras do gênero. Inclusive, usaram mais uma das musiquinhas de j-rock típicas do Sawano para dar o fator “cool” ao episódio (o que funciona para alguns, mas pra mim continua muito anti-climático).
Houveram algumas explicações quanto as tecnologias dos mechas inimigas, o qual algumas pessoas apontaram furos mas eu com meus conhecimentos leigos fui convencida. O plano de Inaho não foi nada de surpreendente ou que faça ele ser um gênio, foi até simples, funcionando principalmente pelo fato do soldado de Marte na sua arrogância estar tão confiante na sua tecnologia superior.
Com um leve plot twist, a princesa Vers aparece diante todos e tenta demonstra que sua vontade de apoiar os terráqueos. Mesmo que tenha aparecido pouco, ela já demonstrou ter força e convicção, apesar de que sua ideologia ser bem sonhadora. Ansiosa para ver seu desempenho daqui para frente.
Por fim, a cena final mostrando o primeiro passo de Slaine contra sua submissão aos superiores. Ele sendo muito mais fraco e emocional acaba contrastando muito com o protagonista. Agora que ele viu os podres de Vers, torço para tentar se aliar novamente a sua princesa e lutar pela Terra, deixando o “time principal” mais interessante. E EU NÃO QUERO TORCER CONTRA ELE!
Comentários Extras:
Eu ando falando brincando que Terror e Aldnoah são os Death Note e Code Geass, respectivamente, da temporada. Mas não é que faz sentido? Um é uma revoltada contra a sociedade (ou melhor, as autoridades responsáveis por sua segurança) e o outro contra um povo opressor.
Adorei o conceito desse fanart (arte por harrup).
Eu observando os comentários do site.














Compartilho da mesma opinião sobre as músicas do Sawano nesse episódio. Música errada no lugar certo ou certa no lugar errado, whatever, foi muito anti-climático na cena.
E dentre os três episódios até então esse se mostrou ser o mais fraco. Isso por causa da aplicação da música, o que nos outros foi muito relevante para dramatizar as cenas. Aqui além de já ter sido algo que todos já esperavam, o desfecho foi algo previsível, não sendo tão impactante quanto o final do primeiro, mas funcionou muito bem como um estímulo para continuar vendo o anime, assim como o epi. de estreia.
Aliás eles devem ter colocado o Urobuchi como roteirista dos 3 primeiros epis. talvez porque sabem que o pessoal faz essa aposta dos 3 episódios? Não seria surpresa se fosse até o próprio Gen quem quis fazer isso. Ele que vem em convenções de anime aqui na América, já deve manjar (e bem manjado se olhar o histórico de trollices dele no twitter) dos paranauês dos fãs. O episódio em si foi mediano mas o arco ao todo, que julgo ser todo uma introdução para o que vem depois, bem eficiente para apresentar o anime.
Eu já gostei muito desse personagem essa jogada da
visibilidade foi bem inteligente, o gostando dessa nova dinâmica mecha,o
protagonista não apareceu com nenhum robô fora do normal, o design e bonito demais
🙂
Por isso que qualquer tipo de discriminação,seja por raça,cor e etc é tão ilógico.Afinal como mostrado no fim do episódio de Aldnoah, todos sangram da mesma maneira !
Otima analise ,estou gostando muito de ambos animes, mas alguem pelo amor de Odin pode me falar oq é plot twist ?
Reviravolta, basicamente…
Reviravolta da história, um recurso pra criar surpresa no leitor/telespectador.
Estou gostando mt de Zankyou, ta ficando bem interessante. A ideia de protagonistas terroristas e bem legal, e o mistério, de o pq eles estao fazendo isso, tbm.
Aldnoah pensei q ia dropar, + ainda ta conseguindo me entreter. E legal ver o protagonista planejando, ao inves de sair atacando igual a um louco desesperado. Creio q posso considerar como “bom” por enquanto, afinal e mecha e to conseguindo assistir.
Estou gostando mais de Terror do que Aldnoah, simplesmente pq Terror não me deu nenhum “tick”, uma sensação de que tem algo errado.
Um tick que tive em Aldnoah foi a explicação que o escudo dos mechas absorve até luz, se fosse realmente assim eles seriam uma coisa preta com forma de mecha e o ‘weak spot’ onde Inaho enfiou a faca estaria bem aparente, talvez eles expliquem algo sobre isso no decorrer da série.
Outro foi no fato da pequena Eddelrittuo (mds esse nome) dizer “hime-sa–” e nenhum personagem perceber, achei uma decisão falha da direção, pois deixou o twist muito mais previsível do que já era e emburreceu os personagens que estavam envolvidos, fazendo de conta que ninguém nem estranhou.
Aquele protagonista também não me agrada muito, comecei a gostar um pouco dele a partir do episódio 2, quando pareceu que ele ficou chateado com a morte do amigo, isso diminuiu (se não eliminou) a chance dele ser outro Mahoukaonii-sama, a analise dele não foi nada genial e acredito que uma pessoa real conseguiria chegar naquilo (eu mesmo consegui chegar em metade do que ele pensou, mas descartei pois os mechas não eram pretos), então não achei forçado. Ainda preciso saber do passado e de suas motivações pra aí decidir se gosto ou não dele. Por enquanto eu tenho gostado muito mais do Slaine do que ele.
Por fim, acho que acabei escrevendo de mais pra meu primeiro comentário no site. /chora
Eu sou muito lerda, então nunca percebo os furos (só quando me falam ou quando é uma coisa muito óbvia) então tá tudo me agradando.
Eu não me incomodo mais com o protagonista, é até comum ver esse tipo de personagem (apesar de que não gosta desse tipo de personagem, na maior parte das vezes *cof cof Tatsuya cof cof*) e provavelmente futuramente ele mostrará uns sentimentos e talz desu
Ambos estão com uma trilha ótima que me dá orgasmos -q
Espero que Zankyou no Terror consiga a atenção que merece, se o primeiro já foi bom e nos deixou uma interrogação no ar, esse ampliou a dúvida e incerteza sobre seus objetivos. Watanabe! Que acontecestes contigo, dirigindo um brilhante roteiro, com praticamente todos aspectos técnicos no auge? Sério, tá o máximo.
Me pegou de surpresa a opening ser da banda Galileo Galilei, aliás só do vocalista ao que parece, mesma de Aoi Shiori do anime Ano Hana, outro original.
Eu gostei da Op mas no PV do anime ela parecia ser melhor, oq gostei msm foi a Ed, nuss q linda *—*
Concordo com a ideia de que Aldnoah Zero seja o novo Code Geass, até porque, pelo menos eu, quando assisti o primeiro episódio, disse, Caramba esse anime é o novo Code Geass, eu como um grande fã de Code Geass percebi várias semelhanças, por exemplo, o, preconceito contra os elevens em code geass se torna o preconceito contra os terráqueos em A/Z, posso até comparar personagens, o Suzaku com o Slaine (Sao muito parecidos mesmo, até na ideologia deles) a Euphemia com a Asseylum, pena que nao vi o Lelouch e a C.C. que eram meus personagens favoritos 🙁 e os Mechas obviamente. Ainda espero muito muito desse Anime, só não creio seja capaz de ser melhor que Code Geass, mas posso afirmar com toda certeza que será ótimo. E vou começar a assistir Zankyou no terror pq me disseram que se parece com Death note, que é mais um anime ótimo.