Impressões Semanais: Zankyou no Terror 05 & Aldnoah.Zero 06

Dois episódios movimentados. O que não significa que foram melhores.

Apesar de continuar um tanto mediano, Aldnoah vem melhorando gradivamente nesses dois últimos episódios, mesmo que ainda esteja muito mais fraco que sua estreia prometia. Enquanto isso, Zankyou realmente me decepcionou essa semana e tirou muitas das expectativas que eu tinha com a série.

Zankyou no Terror Episódio 5: -Hide and Sick-

Ok, gente…. o que diabos foi esse episódio? Chegou a ser engraçado: um anime sobre terroristas que não matam ninguém e uma polícia que deixa bombas explodirem.

Certo, vamos com as reclamações da semana sobre a Lisa: é impressionante como a personagem piora a cada segundo em cena. Eu entendo o seu argumento: é uma personagem fraca, no sentindo de personalidade, que por consequência disso, acaba virando alvo do bulling e é rejeita pela sociedade. Lisa é um caso de passividade extrema e como ela é prejudicial. Porém, essas atitudes dela estão começando a ficar exageradas nesse sentido, tornando o envolvimento com a personagem mais difícil. Como eu já vinha comentando, não tem como simpatizar com um personagem que não fala. É um nível que chega a lembrar as protagonistas de adaptações de otome games que eu vi recentemente. E o uso de clichês como a cena em que ela aparece cozinhando (muito mal, por sinal) e a do banho parece uma tentativa de trazer mais carisma a personagem. Enfim, comigo não funcionou muito.
Mas o que me decepcionou mesmo foi a metade final. Como já havia ficado claro anteriormente, Twelve e Nine são terrorista diferentes do normal, sem um desejo típico destrutivo e que até tem o cuidado de tentar não ferir pessoas. Provavelmente, a intenção dos dois é apenas chamara a atenção da polícia para outro caso, no qual eles estariam conectados. No entanto, é um tanto surreal os dois terem detonado um prédio (mesmo que ele tenha sido evacuado,  os destroços feriram uma boa quantidade de gente é um milagre não ter havido vítimas fatais) mas irem buscar a bomba que eles mesmo implantaram. Eu esperava que ao menos, eles tivessem assumido o risco de seus atos, mas parece que não. É uma ação contraditória demais.

Mas de longe, o que mais me incomodou foi a polícia e o FBI deixando a bomba explodir como isca (sendo que mesmo ambos estando com plutônio, não mataram ninguém até agora), isso é um absurdo. Considerando que o plano tenha sido armado por Five, a garota de cabelo branco que tem ligação com os dois, não ligasse para vidas dos civis no vagão, é exagerado demais que um plano radical desses tenha passado e sido aprovado por uma agencia de segurança pública. Enfim, foi uma situação muito forçada que o anime não precisava.

A vinda de uma agencia internacional talvez não seja apenas para impedir o atos dos terrorista. Imagino que exista uma tentativa de evitar que os segredos que Twelve e Nine escondem sejam levados a público pelos dois, supondo que esses sejam seus objetivos. Apesar de ter achado seu episódio de estreia um ponto baixo para o anime, tenho expectativas que a vinda de Five comece finalmente a dar alguma luz à escuridão que é os personagens da série (em termos de informação). Ao menos ela parece mais convicta de seus objetivos que os protagonistas.

Aldnoah.Zero Episódio 6: -Steel Step Suite-

Metade do primeiro cour e finalmente temos todo o elenco reunido.

Aldnoah vem entregando uns episódios meio mornos, em parte culpa disso é a formula “explicação primeiro e mecha inimigo do episódio” que ficam mudando de truques, mas que sempre se ferram por subestimarem o inimigo. Nessa semana, no caso, nem mesmo o Inaho conseguiu segurar o avanço Vers, inclusive, acho bem positivo o mesmo admitindo que não há chances da Terra vencer com uma tecnologia mais obsoleta. Por mais que eu entenda pessoas questionando animes mechas que se limitam a luta de quem tem a arma mais forte, não faria muito sentido eles continuarem vencendo um inimigo em condições muito precárias.

Mas com certeza o que eu mais gostei do episódio foi o fato de Slaine finalmente tomando iniciativa e saindo do domínio de Marte. Era uma expectativa que eu tinha desde que o personagem apareceu e que provavelmente vai causar algum estardalhaço no lado terráqueo (Slaine estaria trazendo uma amostra da tecnologia adversário, por outro lado, a maioria deve desconfiar de alguém que está tanto tempo com o inimigo).

“Epa… to viva!” Um diálogo profundo esse.

Eu ainda aguardo alguma reviravolta antes do final desse primeiro cour, até porque seguir nesses padrão que os últimos desde o primeiro arco tem oferecido é um caminho bem tedioso para uma série que tem mais potencial. Já quanto aos personagens, só Slaine e a princesa parece que vão ter algum conflito ou aprofundamento mais interessante. Qualquer coisa a mais que o Inaho apresentar daqui para frente é lucro, considerando o que ele mostrou até agora.

Extras:

“Eu sou o número 2, procurando por uma namorada que pode fazer bombas e boa comida.” Então porque pegar a Lisa?
Já virou o melhor personagem secundário só por essa cara.