Impressões semanais: Gate #17 e Haikyuu 2 #18

GATE episódio #17

Não esperava que fossem encerrar o climax desse arco no mesmo episódio em que ele começou. É difícil entender a lógica com a qual Gate está sendo adaptado. A season 1 é lenta demais e deixa coisas que deveria cortar, e a Season 2 parece que inverteu o processo depois dos primeiros episódios. Olhem só:
-LN 1 (5 episódios)
-LN 2 (5 episódios)
-LN 3 (5 episódios)
-LN 4 (2 episódios). 

Por que diabos adaptaram a LN 4 em 2 episódios e deram 5 para cada uma das outras? Eu fui ler o mangá para comparar e cortaram algumas partes importantes (o mangá apesar de apelar demais no gore e choque visual é bem melhor que o anime por sinal). Nesse cortaram algumas partes que deixariam o desenvolvimento da elfa, enquanto não muito melhor, ao menos mais lógico. E no episódio passado cortaram toda a história da assassina . Não dá pra entender. Parece que o roteirista só foi descobrir que estava sem tempo depois do começo da season 2, ai resolveu rushar até o livro 6 cortando tudo que conseguia. 

Bem, deixando isso de lado, vamos falar do que o anime mostrou:

Esse foi de longe o primeiro combate com tensão em Gate. O dragão em CG não soa tão natural, é fato, mas já vi muito piores, então prefiro não reclamar muito. As coisas saindo errado e eles tendo que improvisar é o básico de um bom climax, e nesse aspecto a batalha estava boa, a tensão existia. Só dou um certo demérito para a OST que estava soando muito aventura/fantasia leve, faltando timbres mais pesados que dessem a sensação de urgência e desespero que o combate pedia. A cena final do raio caindo é a que mais notei isso.

Mas se acertaram na maioria da batalha o desenvolvimento da elfa foi horrível. O encaixe das cenas é meio sem sentido. A elfa se dá conta que o pai morreu, se desespera, a elfa apoia ela, e fica por isso mesmo, mas ela parece ao menos ter voltado a realidade. No final ela se desespera falando que o pai/Itami iria morrer, novamente esquecendo que ele já morreu (por que?), invoca uma magia bem apelona (porque o povo dela não usou isso contra o dragão?), e no fim aparece curada, sabendo que o pai morrendo e estando bem com isso.

Não teve trabalho psicológico, uma estruturação de pensamentos com OST dramática ao fundo, nada, ela grita achando que o Itami é o pai dela, e segundos depois quando sai da caverna teve o seu trauma resolvido e para de encarar o Itami como pai, sem mais nem menos. Quem como eu ansiava por algo mais bem trabalhado ficou só na decepção.

Outro aspecto estranho é que o arco é da elfa, mas quem brilhou foi a Rory e a maga Loli, o autor pensou nisso direito? A Maga invocando o gate of babilon controlando espadas ficou muito legal, assim como o plot twist do contrato da Rory com o Itami, não esperava nada daquilo, e ser surpreendido é sempre bom. Mas de novo, ele cria um arco para a elfa e dá os holofotes do climax para as 2 outras garotas…….

O final parecendo que o dragão era só o aperitivo de uma batalha ainda maior me animou, mas ai chegou o exercito e fez o que sempre faz, acaba com a batalha em 5 segundos. No mangá aquela parte é maior e melhor, vale dizer, o anime tá rushado demais. Essa LN 4 precisava de pelo menos uns 3 episódios para ficar melhor adaptada.

Por fim ficou um sentimento misto. Das batalhas até agora essa foi de longe a melhor. Por outro lado, o desenvolvimento da elfa, que era o que eu mais esperava, ficou bem fraco. Ela foi uma personagem fraca que ficou sendo tratada igual criança e acabou voltando ao normal sem o devido trabalho psicológico que a personagem deveria ter para isso (mostrar o ponto de vista dela, ela refletindo no que fez até ali, tomando uma resolução, etc, não tivemos nada disso). Agora é ver o que o próximo arco nos reserva. Tomara que tomem decisões melhores do que cortar e não cortar, porque as desses últimos 2 episódios foram péssimas.

Avaliação: ★   ★ ★ (+)

Bônus

Haikyuu episódio #17

E terminou mais uma partida. Meio esperado o resultado, mas ainda assim gostei de terem trabalhado o capitão do time e seu futuro substituto pra variar. Hinata também vem mostrando uma boa evolução e parando de depender tanto o Kajeyama, o que é ótimo de ver. Evolução gradual assim é algo raro de acompanhar.

O time adversário não ter um drama para ser superado foi outra grata surpresa. Eles eram só um time de amigos que queria ganhar, e o capitão admirava o pequeno gigante, assim como o protagonista.

Bom mini arco no geral. No fim meu contra fica mais para a falta de emoção desse jogo. Quer dizer, a segunda parte da season 1 teve jogos super emocionantes e trilha sonora emocional épica por trás, mas nessa season não tivemos 1 jogo sequer assim.

Extras

Ok, depois desse episódio eu me rendo, Rory é a best waifu de Gate mesmo. Tinha esperança que a elfa fosse melhorar nesse arco, mas a Rory deu um banho nela fazendo aquele contrato só para proteger o Itami.

Essa nanica tava possuída, quase matou o Itami com o Unlimited Blade Works dela.

Relacionado:
Impressões semanais dos episódios anteriores de Gate

40 Resultados

  1. Isabella Mendes disse:

    “mas já vi muito piores” veio shades de Chaos Dragon na minha cabeça agora, asuhuashasuhas

  2. Diego Meira disse:

    Fica muito difícil defender o anime de GATE depois desses dois últimos episódios. A falta de expressão sentimental dos personagens me irritou de uma forma absurda aqui, e ainda resolveram picotar TODA A MALDITA ESTÓRIA desse arco.

    De longe o mangá está sendo a melhor adaptação da novel original, e agora q resolveram acabar com o arco do dragão sem dar o mínimo de atenção para o desenvolvimento dos personagens, eu fico é com medo do tipo de coisa que vai sair nos próximos episódios.

    PS: se questionarem sobre a falta de expressão, basta olhar essas duas imagens:

    http://mangafox.me/manga/gate_jietai_kare_no_chi_nite_kaku_tatakeri/v03/c045/19.html
    http://mangafox.me/manga/gate_jietai_kare_no_chi_nite_kaku_tatakeri/v03/c045/21.html

    PS2: e é assim q a Rory terminou a luta de verdade:

    http://mangafox.me/manga/gate_jietai_kare_no_chi_nite_kaku_tatakeri/v03/c045/42.html

  3. Também achei Fate, digo Gate, meio zuado esses ultimos eps. Quando termina o ep eu tenho um misto de sentimentos, meio que de agrado mas que ficou faltando algo.
    E Grimgar teve mais um epi de slice of life sem a fu*@$g ação que deveria ter, é desanimador, mas tamo la vendo.

  4. Sora disse:

    Como eu ri ao ver a reação dessa Giselle,de toda empolgada devido a Rory estar meio ”incapacitada” sendo destruída segundos depois,quando o exército chega e coloca ordem no negócio vulgo poder bélico kkkk,hum diria que de longe esse foi o melhor episódio dessa S2 até o momento,mesmo que o ritmo corrido/rush deixou a resolução do trauma da Tuka meio vago em partes.

    Os elfos morenos ferraram com o plano,mas não os culpo no desespero para a sobrevivência vale tudo mesmo,meio irônico um dragão de fogo morrer pelo fogo haha,Lelei mandando um UBW no dragão foi bem massa,ainda mais com aquela cara de psicopata eita.

    Só observo essa zueira ai,Rory>>All já era um consenso desde a estréia xD.

  5. Bruno Pacheco disse:

    Depois desse capitulo percebi que as 3 nem são tao badass assim.. Sofreu um pouco pra derrotar o dragão vermelho.. Eu não leio o manga,mas me baseando no anime a rory tem medo do escuro? Algum parentesco dele no passado fez ela sofrer pra ter esse medo?…. Outro detalhe a rory gosta do itami a elfa considera ele como c fosse um pai…e a maga?

    • Diego Meira disse:

      1. A Rory não tem medo do escuro. Ela não entra em cavernas, porque o subterrâneo é o domínio da deusa Hardy que tenta a todo custo transformar ela na sua noiva. Como ela não gosta nem um pouco da ideia, ela teme q se fizer isso, Hardy vá percebê-la e persegui-la. (Essa parte foi totalmente cortada do anime)

      2. A Lelei só vê o Itami como amigo (mas ela acaba desenvolvendo algum afeto por ele).

  6. Lukas sb. disse:

    É uma pena que estejam cortando muita coisa da Ln, de longe um dos melhores episódios até agora espero que no seja tão corrido daqui pra frente.
    E depois dessa revelação do verdadeiro motivo do contrato de Rory com Itami ela ganha disparado o titulo de melhor waifu do anime.

    Aquele UBW de Lelei foi muito massa com a aquela cara maligna dela kkkkk , fiquei surpreso.

  7. Accelerator Vrum Vrum disse:

    marco, vou deixa um link de um vídeo nas resposta sobre gate primeira temporada, se isso que o kaneda fala no video sobre o autor for vdd, explicaria o pq do exercito ser tão forte e sem graça, começa mais ou menos em 05:35 essa parte

  8. Looserismo disse:

    Imagino como seria se pudesse ter gore igual o mangá.
    E Marco decida-se…gate ou unlimited? kkk

  9. Arthurcs10 disse:

    Esse ep de gate teve a melhor batalha até agr, com direito a gate of babilon e kamehameha para os céus/fus ro dah de raios.

    Mesmo assim da para perceber que os eps estão seguindo de um jeito diferente do que se tornou abitual.
    No total foi principalmente para quem n lê o manga ou LN um ep consideravelmente bom…
    PS:Só n entendi de como/pq diabos a elfa tinha aquele poder na manga e n foi usado por seu povo ou algo assim…

  10. Alexandre Martins disse:

    Marco sobre o filme/ova 2 de sora no otoshimono, tem como me explicar oque foi o filme? porque eu vi pois disseram que ele iria adaptar o final do mangá(que ainda não lí), mas quando vi começou de um jeito ai colocaram outra historia e depois o final voltando a cena inicial acaba em aberto com a ikarus desaparecendo e o filme acaba, sinceramente não entendi nada desse filme, tem como me explicar?

    • Wendel Santos disse:

      Não sou o marco, mas posso tentar responder.

      A staff do sora no otoshimono teve a “brilhante” ideia de tentar adaptar 5 volumes do mangá em um OVA de 40 minutos. O resultado foi que eles colocaram cenas isoladas dos volumes 19 e 20 no começo e fim do OVA, e todo o restante foram as cenas engraçadas do volume 15. Que fez com que o OVA ficasse daquele jeito, todo desconexo.

      Minha sugestão é que se você quiser saber o final definitivo, leia o mangá partir do volume 16 em diante (caso queira ver as cenas do ova, a partir do 15). Pois ali é que você tem o final fechado e todas as cenas que foram cortadas do OVA.

  11. Diego disse:

    Assim, provavelmente é por causa que antes era a primeira vez nos era mostrado um campeonato e cada partida era uma decisão importante. Não que dessa vez também não seja, mas já passamos por isso antes, então o autor resolveu deixar o todo o pique pros jogos principais. Entretanto discordo que não teve jogos tão bons, o do Jouzenji pra mim foi tão bom quanto os da segunda metade da S2 tirando o do AobaJousai. Embora entenda que você não deva ter achado isso por já está chateado com os vários arcos focados nos adversários.

    Legal que mesmo lendo o mangá fico feliz de ver o anime nessas horas, tem vários detalhes que acabo esquecendo pelo tempo e é bom serem relembrados quando vejo o anime. Só me reforça o quanto a obra é realmente boa.

    • Marco disse:

      Não acho que foram ruins, mas aquela emoção toda que tinha nos finais de jogos com uma música dramática a toda altura por trás meio que desapareceu na S2. Isso é uma mistura dos jogos estarem mais fáceis com uma trilha sonora nova, ou mais precisamente a antiga mixada, que não causa o mesmo da anterior infelizmente.

  12. The Brand disse:

    Sinceramente a Elfa estava bem irritante a um bom tempo no anime, só o simples fato de ela deixar de achar que o pai está morto e voltar ao normal já é suficiente para mim, dentre todas as três, a elfa é a personagem mais chata, acho que se gastassem muito tempo desenvolvendo ela em uma série que aparentemente tem muito a adaptar em poucos episódios seria a escolha errada. Apesar de eu não concordar com o jeito que estão adaptando, acho que foi bom deixarem o desenvolvimento da elfa o mais rápido possível pra deixar o personagem mais interessante logo, tenho alguns amigos que estão assistindo que gostavam da elfa no início e não estavam suportando mais.

    • Diego Meira disse:

      O problema é q a resolução foi muuuito apressada, e isso prejudicou mortalmente o desenvolvimento da personagem. Eu recomendo q você leia o mangá para entender o q quero dizer.

  13. BloodEND disse:

    gate é um resumo de ideia foda mas mal usada.

  14. BloodEND disse:

    alguem tipo me explica o bang do contrato da rory? tipo meio q ela absorve os danos do itami? meio q isso?

  15. MOISES GRAFIC disse:

    Eu sou o cara menos informado aqui, mas pelo que vi no manga de gate, e não sei como anda a LN, posso dizer que eles querem fechar dois arcos nessa temporada, tirando que como disseram, tem muito gore no roteiro original e pegaria mal (não pra mim) pra comercializar a ideia do anime assim, (pois creio que eles querem comercializa-los a outros paises alem do japão). Tirando esse fato, não podemos tirar os metodos dos roteristas, pois nem todo roteiro precisa ser linear a linha de tempo da obra original ( Game Of Throne é quem diga) e ainda tenho esperança que a temporada vai encerrar de forma agradavel, pois não creio que eles vão disperdiçar uma obra tão boa com final fillers ou a encerrando em aberto ( que é mais provavel pois acho que ta alcançando a LN), mas com uma super WAIFU como a Rory, eles vão é usar a obra ate o talo.

    quem poder questionar a minha opnião, por favor sinta-se livre.

    • Arthurcs10 disse:

      Acho que gate tem LN de sobra ainda,não tem como botar tudo nesse cour.Sobre usar a obra até o “talo” isso vai depender das vendas,mas pelas previsões no máximo pode se esperar por mais uma temporada,gate não é hit de vendadas como por ex SAO.
      Sobre não seguir exatamente a obra,eu penso que toda adaptação como o próprio nome diz ,ela vai adaptar para o que fica melhor em determinada plataforma(nesse caso o anime),porem o que não pode ser feito é mudar a estória ou cortar fatos importantes e explicações.
      Gate tem um total de 10 volumes(a LN).

    • Marco disse:

      A parte 1 de Gate tem 10 Novels, totalizando 5 arcos, 1 a cada 2 novels. A temporada anterior só adaptou um arco, e nessa eles querem adaptar 2. Vai terminar no arco 3, a questão é se vão fazer mais uma season com o arco 4 e 5 para fechar.

      O gore não é da LN, é basicamente uma escolha artística do mangá, que é uma adaptação da Novel. Sobre comercializar não há problema, Attack on Titan é um dos maiores hits da animação e tem Gore pra todo lado.

  16. BRAVE HEART disse:

    acho que a serie vai terminar em algum evento tragico, não sei omo ta a novel, mas pelo que vi no mangá, vai rolar alguma mer..d… politica que de apoio ao imperio e por o japão pra escanteio, não vamos esquecer que dos filhos do imperador se chama diabo, nada de bom vem de gente com nome assim, e assim vão dar precha pra um 3º cour

  17. Francisco Guimarães disse:

    Gostei da impressão sobre GATE foi muito bem explicados os seus pontos de vista e dou destaque pela comparação de Anime/LN/mangá que você fez, me deixou interessado para ler o mangá.
    Sou menos exigente e daria nota 4/5 para esse EP no qual o principal desmérito foi a OST que deixou faltando alguma coisa mais épica.

Deixe um comentário