Summer Time Rendering #09 – Passado | Impressões Semanais

O episódio dessa semana de Summer Time Rendering vem com algumas boas explicações sobre o que rolou antes da chegada do Shinpei na ilha e como as coisas se desenrolaram até a morte da Ushio.

Por mais que eu já esperasse que a original fosse fazer parte do vídeo, a adição da Sombra me pegou de surpresa porque nunca teria imaginado que as duas tiveram aquele tipo de contado antes de tudo acontecer.

Se uma Ushio já é bom, duas são ainda melhor e esse episódio é meio que isso para mim, uma forma de mostrar como a Ushio é divertida e importante para história.

Double Hizuru quando?

Como acabei de falar, o que mais me surpreendeu no vídeo foi a Ushio Sombra estar junto e ter um relacionamento tão bom com a Ushio original.

Eu já esperava que o vídeo fosse uma alerta para o Shinpei, então essa quebra na minha expectativa deixou o que antes seria algo óbvio com cara de novidade.

Além disso, a forma como as duas se relacionaram é muito interessante por conta de reforçar aquela segunda perspectiva sobre como as Sombras podem também ser a pessoa em si.

A cena da Ushio Sombra chorando a notar que não era a original ficou muito boa por conta disso. Você sente ali o peso que aquela descoberta criou nela e como ela realmente acreditava ser uma humana.

É tipo acordar de amanhã e descobrir que tem outro você dentro de casa e que, na verdade, você é quem é o falso.

Coitada.

Outra coisa bem interessante nessa primeira interação entre as Ushios foram as descobertas perto da clínica médica.

Além do lugar em si ser um ponto bem suspeito, a luta contra a outra Sombra cria uma leve inconsistência nas informações que Hizuru têm e em como isso pode acabar se voltado contra ela no futuro.

Por mais que a outra Sombra não tenha conseguido copiar perfeitamente a Ushio, ela ainda conseguiu fazer isso, mesmo que pela regra do Nezu não fosse possível copiar alguém que já tinha uma Sombra.

A pergunta agora é se isso foi pelo fato da Ushio Sombra ser defeituosa, se aquela Sombra em questão era resultado de algum experimento e por isso conseguiu fazer aquilo, ou se a imunidade que o Nezu acredita ter não é tão confiável assim.

Pelos episódios anteriores deu para entender que as informações da Hizuru não são absolutas, então não seria estranho se tivessem mais exceções dentro do que eles sabem.

Aposto na teoria do experimente fracassado.

Por fim, o episódio fecha com a verdade por trás da morte da Ushio, mas fazendo isso de uma forma muito boa e respondendo quase tudo.

A única pergunta que ficou para mim foi o motivo dela ter tanta certeza que o Shinpei pode resolver tudo sendo que em momento algum ele pareceu ser esse herói do povo que a Ushio faz parecer.

Tentando explicar melhor, o que quero dizer é que os dois ficaram separados por anos, e a Ushio só descobriu as Sombras naquele verão, então ainda me deixa a dúvida do porquê dela ter certeza que o Shinpei é capaz de lidar com as Sombras.

Além disso, ainda tem a questão de que ela mandou a mensagem para a Hizuru, mas o intervalo de tempo entre a descoberta e a sua morte foi bem pequeno, fora que ela disse não lembrar da Hizuru, então como chegou a conclusão de que deveria entrar em contado com ela?

A resposta, provavelmente está relacionada com o olho esquerdo do Shinpei e o próprio fato da Ushio aparecer nas voltas dos loops (seria a original?).

Agora é esperar para ver como vão responder tudo isso mais para frente.

Ainda teve ter acontecido muita coisa por trás disso.

Deixando de lado as teorias das conspirações conspiratórias, gostei de como o flashback + memórias da Ushio Sombra explicaram coisas até insignificantes, como o motivo dela estar de maiô o tempo todo e o porquê das Sombras quererem matar tanto os originais.

A forma como a direção foi mostrando a frustração do Shinpei e as cenas da morte da Ushio ficaram muito legais e passaram bem o sentimento de impotência que ele deveria estar sentido ali.

Por sinal, fica aí o ponto por não terem caído no típico clichê dos personagens emocionados que ficam gritando e tentando interferir nas memórias mesmo sabendo que não tem como mudar nada.

Pesado…

Para completar, a divindade trevosa (aka Haine) apareceu para fechar o episódio com aquele cliffhanger safado que te deixa curioso para saber o que vai acontecer com o Shinpei depois de ter sido marcado por ela.

Na verdade, o mais louco é saber que ela conseguiu aparecer dentro das memórias da Ushio e através da Sombra da Shiori, o que faz praticamente qualquer lugar virar um possível ponto onde ela pode voltar a aparecer.

Agora é saber o que vai acontecer com esse surgimento da Haine e como a marca no braço do Shinpei vai influenciar os eventos do final, já que os próximos episódios devem ser entorno do festival e as tentativas para evitar o banho de sangue.

Extra

Fiquei perdido em várias partes tentando diferenciar elas.

Mas é interessante ver a sintonia que as duas tinham chegando ao ponto de completar a frase uma da outra.

No caso da Ushio realmente é complicado dizer que a Sombra não está viva mesmo sabendo a verdade.

Detalhe bobo, mas que faz diferença na imersão da narrativa.

Grande Ushio T-T

Ela conseguir manipular o cabelo foi inesperado. Será que é algo exclusivo ou outras Sombras também conseguem?

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.