BNA #01 a #05 – Uma promissora aposta do estúdio de Kill la Kill | Primeiras Impressões

O vídeo é a análise do Marco e o texto a do Marcelo.

BNA, ou Brand New Animal, teve sua estreia com cinco episódios, e com isso já dá para ter uma boa ideia se o anime vale ou não a pena acompanhar, e o que dá para esperar dos futuros episódios que estão por vir.

Uma estreia bem interessante.

De maneira geral, os cinco episódios de estreia de BNA se saíram muito bem, apresentando o mundo da obra e deixando aquele sentimento de querer ver mais um pouco do anime.

Os três primeiros episódios, em especial, tiveram uma direção e roteiro muito bem feitos, mostrando tudo o que você precisa saber da obra sem cair em exposições chatas ou exageradas.

Tirando uma parte, onde explicam a diferença entre os humanos e os homens-bestas, todo o resto é falado pelos contextos e cenas que vão sendo mostrado, tudo isso de uma forma bem clara que te explica tudo, desde como funciona a divisão entre as espécies, e o preconceito que os homens-bestas sofrem, até alguns aspectos da cultura de Animacity, como a existência de um “Deus” que protege o lugar e as gangues que tem por lá.

Já aproveitando, é provável que alguns tenham criado aquele sentimento de comparação devido as semelhança com Beastars (ou Zootopia), por conta dessa ideia de animais humanoides vivendo em sociedade, mas as semelhanças param por aí, nesse aspecto visual entre as duas obras.

BNA, por mais que também trabalhe questões de preconceito e perseguição, não tem o foco nas diferentes espécies animais, como em Beastars, sendo as discussão mais voltadas para Humanos x Animais.

A sociedade dos animais não é exatamente pacifica, mas não tem aquela separação entre carnívoros e herbívoros, porque, em teoria, as pessoas ali não são exatamente animais.

Uma conotação diferente da coisa toda.

Esse, por sinal, foi um ponto que acabou me surpreendendo um pouco, porque achava que eles eram animais ao pé da letra, mas, a ideia ali é algo mais perto de X-Men (Não exatamente igual), com uma vertente da humanidade adquirindo essa capacidade de transformação.

No caso, seria algo como se durante o processo evolutivo dois ramos da humanidade tivessem surgido, sendo que um adquiriu essa capacidade.

A explicação sobre isso é bem simples, e ajuda entender um pouco de como as coisas funcionam, fora que, durante os episódios você percebe outros detalhes interessantes, como a possibilidade dos homens-bestas intensificarem a forma animal para ganharem ainda mais força, e até o uso de alguns “poderes”.

Uma aulinha necessária.

Deixando um pouco de lado os contextos do mundo do anime, temos os personagens. A protagonista é, provavelmente, o ponto mais intrigante da história por conta da sua situação.

O mistério que fica em cima dela – sobre ter sido transformada em um homem-besta –, acaba te deixando curioso para ver mais sobre o assunto e, felizmente, algumas coisas já começam a acontecer dentro desses cinco episódios, não deixando o mistério ficar saturado, ou com aquela cara de enrolação.

Claro, nem tudo é explicado, mas a forma como vão te provocando para saber mais de como ela foi transformada, e de quais organizações estão por traz disso, acaba fazendo com que o interesse no anime cresça com o passar dos episódios, em especial, após o quarto episódio, onde novos aspectos dos poderes dela são mostrados.

Muito carismática.

Em relação ao protagonista masculino… Ele foi o que ficou, digamos, em segundo plano. Não é como se ele tivesse ficado ofuscado nos episódios, mas o arquétipo dele segue um padrão de suspensa, com alguns segredos, tanto sobre sua origem e passado, quanto sobre seus objetivos.

Para quem gosta de personagem badass, ele acaba sendo um prato cheio, já que segue aquela linha de personagem forte, com um jeito indiferente que bastante gente gosta de ver em protagonistas.

Além disso, a função dele dentro da história é bem curiosa, agindo como uma espécie de justiceiro/policial especial, mas que não é tão certinho assim, já que algumas coisas no último episódio meio que quebram essa visão de “bom policial” que ele tinha até ali.

O cara é brabo.

Em resumo, para quem ainda está naquele limbo de inicio de temporada, sem muitas coisas para ver, vale a pena dar uma chance para os cinco episódios de BNA.

A proposta do anime é bem interessante, te mantendo interessado pela história durante todos esses episódios, aproveitando bem o ritmo da narrativa para deixar as coisas movimentadas.

Ação e comédia dentro da história são divididas de forma bem balanceada, fazendo com que seja episódios bem divertidos de assistir.

 

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.