Given #01 a # 06 – Impressões Parciais | Review

Antes de começar a falar do anime, acho que temos que considerar certa coisas, já que existe um certo “medo” em cima de yaois.

Existe anime onde o gênero principal é o romance, e como tal, todo o desenvolvimento é baseado na relação e aproximação dos personagens, porém, existem casos onde o romance entra mais como um subgênero, onde, mesmo presente na obra, não é o que toma destaque no enredo.

Given vem se encaixando bem nesse segundo aspecto, onde o romance não tem sido a prioridade da obra, e o foco maior acaba indo para os dramas dos personagens, e claro, a música.

Essa diferença sutil em como as coisas são abordas tem feito com que Given se torne uma obra cativante, que vem me fazendo ficar cada vez mais interessado em saber os rumos que cada personagem vai tomar.

Vamos ver até onde vai.

Um dos principais pontos que me fez sentir interesse em acompanhar Given foi a música. Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais difícil achar boas obras com a temática sem que seja envolvido um grupo Idol, ou coisas do gênero, então ter algo mais voltado para realidade, em um estilo musical que gosto, despertou meu interesse.

Nesse aspecto o anime não tem me decepcionado. Por mais que em seis episódios não tenha havido uma apresentação do grupo, o fator música é bem presente, e você consegue sentir o envolvimento dos personagens com a mesma.

Eu acho isso bacana, porque sou bem poético a respeito do qual forte a música pode tocar as pessoas, e ver os personagens sendo influenciados por ela me deixa bem empolgado em acompanhar, principalmente no caso de um dos protagonista, que tem todo um envolvimento emocional com ela.

No quesito técnico, como falei mais acima, não dá para dizer muito porque não houve uma apresentação, então o máximo que temos são alguns ensaios e passagem de instrumentos.

Isso para mim é o suficiente para ser interessante, já que gosto de ver um pouco dessa aprendizagem, mas talvez já não seja o mesmo para quem busca algo repleto de músicas originais e boas apresentações.

Por mais que os ensaios sejam bem divertidos.

Outro aspecto que tem me agradado bastante no anime, é a história. O passado trágico do segundo protagonista tem um clima de mistério muito bom, que me faz querer entender o que aconteceu com ele.

De inicio eu achei que ele fosse muito parado, como se tivesse com sono o tempo inteiro, mas, querendo ou não, esse é um dos aspecto da depressão, e é algo que você sente que teve um peso enorme na vida do personagem.

O outro protagonista também tem seus méritos, onde a personalidade acaba funcionando bem para ser uma contra-parte do outro garoto.

No geral, a direção entra nesse ponto para deixar as coisas um pouco melhor, conseguindo pontuar bem o sentimento que cada cena precisa ter, como o choque que o protagonista de cabelos pretos tem ao descobrir do passado do outro garoto.

São coisas assim que vão fazendo com que o anime consiga se destacar bem, sendo uma boa opção para quem gosta de drama e enredos mais focados no personagem.

O lance com o suicídio é curioso.

Por final, naturalmente, não tem como deixar de falar sobre o romance.

Como disse no começo, a obra não se foca nisso. Claro, você, por saber o gênero, acaba procurando esse tipo de coisa nas interações dos personagens, mas no geral, o anime não entra em romance propriamente dito, ficando mais naquela relação de shipp.

Para não dizer que não teve nada, o quinto episódio foi o mais agressivo, mas ainda assim, quando digo agressivo, é no sentido de ter entrado no assunto, porque a forma como mostrou o passado do personagem, e o jeito que ele se apaixonou, é bem natural, e te faz entender bem os sentimentos dele.

A dinâmica dos personagens também funciona de uma forma muito boa, onde é bem divertido ver eles interagindo e se comunicando. Não tem nada forçado, ou que tente ser fanservice demais, sendo que você acaba se divertindo com a interação entre eles.

Eu ri muito disso.

Em resumo, Given é uma obra que me surpreendeu bastante. É a primeira vez que pego algo do gênero para ver, e o resultado tem sido bem interessante, trazendo não só um relacionamento que te mantém curioso para ver como vai ser formado, como uma história cativante e, em certos pontos, dramática.

Para que gosta de música, o anime também é uma opção bacana, aproveitando bem esse aspecto na sua história.

Coletânea de imagens do anime

 

 

 

 

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.