Shikioriori – O novo anime do estúdio de Kimi no Na Wa (Your Name) | Impressões

 

Shikioriori – Flavors of Youth é o que saiu de mais recente do estúdio do diretor Makoto Shinkai (5 Centimeters per Second, Garden of Words, Kimi no na wa). Ele é uma antologia com 3 curtas que se passam na China, cada um deles focando em protagonistas distintos. São cerca de 1 episódio de anime cada, compilados em um filme de 1 hora e 15 minutos. A dublagem em PT da Netflix ficou muito boa, vale dizer, então quem puder assista dublado.

É importante salientar que não se deve esperar algo na mesma qualidade que Kimi no na wa, embora alguns cortes aqui e ali sejam de fato do mesmo nivel. O estúdio Comix Wave (5 Centimeters per Second, Garden of Words, Kimi no na wa) faz apenas parte da produção, principalmente cenários e aprimoramento de edição digital.

Grande parte da animação é feita em parceria com o estúdio Haoliners, então a variação da qualidade é devido a isso. Os momentos mais deslumbrantes em animação são claramente do estúdio premium e os comuns do outro estúdio. Mas os cenários ao menos são sempre lindos, e a direção de todos os curtas ficou muito boa, mesmo que uma tentativa clara de emular a direção do Makoto Shinkai.

Cada um dos curtas teve um diretor diferente, o do primeiro eu nunca tinha ouvido falar, mas fez um bom trabalho, já o segundo é assistente do Makoto Shinkai, e o terceiro o dono do estúdio chinês Haoliners (muito legal o dono do estúdio “gostar de meter a mão na massa” dessa forma).

Todas as história são boas, e extremamente realistas. Algumas são nostálgicas e reflexivas, outras dramas de superação, e a última um romance/drama, claramente inspirado/homenagem a 5 Centimeters per Second (a própria sinopse é essa, então nem estão tentando esconder), não só no enredo, mas até os personagens tem um design muito parecido.

Na verdade, falando do design, ele lembra muito o dos filmes do Makoto Shinkai, então a semelhança imediata com o último filme dele, Your Name, não foi a toa. Cenários, personagens, direção e estilo da narrativa, tudo ali lembra os filmes do Makoto Shinkai.

A primeira história eu resumiria como “bonita”, e achei surpreendente como aquela narrativa simples da infância do personagem me prendeu. Já a segunda é legal pela superação e relação das irmãs e o carismático produtor da protagonista. Mas de todas as histórias a que mais me marcou foi a última, embora bem mais leve que o filme em que se inspirou (5 Centimeters é depressão pura!), mas como sabem, eu tenho uma forte queda por romance…

Ao fim dele muitos vão ter aquele sentimento de Kimi no na wa de que faltou alguma coisa, então esperem os créditos passarem e vejam o complemento da cena, VOCÊ VAI TERMINAR COM UM SORRISÃO NA CARA! (Se bem que o protagonista fez tantas burradas que se tivesse ganho o final de 5 Centimeters per Second seria merecido… Mas foi legal ver um 5 Centimeters com final feliz também).

Nenhum dos curtos é um filmão, mas todos contam boas histórias que valem a pena serem vistas, e de bônus dão uma sensação de estar assistindo um spin-off no mundo de Kimi no na wa devido a semelhança nos designs, cenários e estilo de narrativa. Quem gostou de Your Name com certeza eu recomendo tentar esse, ao menos para mim foi uma ótima experiência.