Hanebado! #01 a #03 – A promissora surpresa da temporada | Impressões Semanais

Antes que alguns se sintam confusos, o Marco chegou a dar suas impressões sobre Hanebado! em outros dois posts, mas quem ficará com o anime será, eu, Marcelo. Ele talvez continue comentando através dos vídeos, porém, a frequência deles pode variar (não vai ser todo episódio, como era com Darling).

Sendo assim, sem mais delongas, vamos falar dessa maravilha que Hanebado! tem se mostrado ser nos últimos três episódios.

Venha apreciar essa coisa linda.

Acho que para mim, um dos principais motivos para ter gostado tanto de Hanebado! tenha sido o clima que o anime conseguiu transmitir logo nos primeiros minutos.

Ao invés de apostar em uma partida disputada, ou em uma clima mais descontraído para entreter o espectador, Hanebado! te apresenta um ambiente dramático, que em conjunto com uma excelente qualidade técnica, deixa claro que a obra é bem mais do que aparenta ser.

É legal perceber como a obra conseguiu mesclar tão bem esse clima pesado que a vida das garotas tem, com o esporte que deseja apresentar aos espectadores.

Por mais que o enredo trabalhe bem o drama das personagens, e a maneira como elas se enxergam, em momento algum isso sobrepõem a proposta inicial do anime, no caso, mostrar um pouco mais da competitividade que envolve o mundo do badminton.

Aproveitando ambos os lados.

Conseguir balancear esses dois pontos é algo que deixa a história bem rica e interessante de acompanhar para mim, além de trazer um belo diferencial para obra.

Os problemas da Aragaki, apresentados nos dois primeiros episódios, pareciam mais voltados a suas expectativas e frustrações com o esporte, mas a medida em que foi sendo trabalhado, mostraram que envolviam algumas questões até mesmo da sua infância, e a maneira como a própria personagem se enxergava em relação ao mundo.

A situação da Ayano também não fica atrás, e acompanha um passado bem complicado, com todos os problemas com a mãe, e a forma como isso impactou na sua vida.

Esse tipo de desenvolvimento me agrada  bastante, porque torna os personagens bem mais vivos e orgânicos, além de trazer situações que te forçam a pensar sobre determinados assuntos, como a cobrança que as garotas têm consigo mesmas, ou aquela velha ideia de talento X esforço.

Aquele toque existencialista que não faz mal a ninguém.

Esse cuidado com os personagens não vale apenas para as protagonistas, mas também para todo o elenco, onde você sente que todos ali têm seu devidos lugares, e são aproveitados da melhor forma possível para movimentar a história.

As amigas de infância, os membros secundários do clube, e até mesmo as garotas que deixaram o time, são trabalhadas dentro do drama das protagonistas, não somente contribuindo para provocar evoluções nas mesmas, mas também trazendo suas próprias evoluções, por mais que não tão expressivas, claro.

Não é difícil imaginar a Yu recebendo um pouco mais de atenção por conta da sua insegurança, assim como é interessante ver que as garotas, aparentemente figurantes, tiveram uma “continuidade” após se desligarem do elenco principal, onde expressam, inclusive, direções para seus futuros após o desligamento com o clube.

Esses aspectos foram sendo empilhados durante os três episódios lançados até agora, e fizeram Hanebado! me deixar bastante surpreso e contente com o que estava vendo, em especial, pela forma como conseguiu ser expressivo em trabalhar o drama dos seus personagens que, com apenas tão pouco tempo, já se mostram bem complexos e interessantes.

Se não se perderem, tem tudo para ir só melhorando de acordo com o tempo.

Mas, como falei mais acima, o anime não fica preso a um único extremo e, caso drama não seja exatamente a sua praia, a obra não deixa de oferecer um bom entretenimento para quem busca um anime de esporte.

A qualidade da animação é digna de nota, bem caprichada e com bastante detalhes, além da direção conseguir trazer ótimas jogadas, que deixam as coisas bem empolgantes, mesmo sendo apenas um jogos-treino, onde não existe uma real disputa ali, por assim dizer.

É interessante notar também que, ao invés de se apoiar naquelas OSTs mais épicas, o anime aposta forte em uma sonoplastia muito bem feita, trazendo uma imersão bem bacana das quadras e do impacto da petecas contra as raquetes, o que dentro da prática do esporte, acaba sendo o suficiente para te fazer ficar empolgado a medida em que o jogo vai aumentando de ritmo.

Depois desses três episódios, eu fiquei bem curioso para ver como serão as partidas oficiais, ou até mesmo um treino mais sério, agora que a Ayano aceitou melhor a ideia de jogar badminton.

Além de também estar curioso para conhecer as outras personagens que devem aparecer para trazer mais rivalidade dentro das quadras.

Uma delas já se mostrou bem interessante.

Se mostrando até o momento uma grata surpresa dessa temporada, Hanebado! traz a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um esporte não tão popular aqui para os nossos lados, além de mostrar personagens bem interessantes que, juntos de bons dramas, prometem um entretenimento de qualidade.

Para quem ainda está em dúvida se vale a pena acompanhar, eu sugiro abrir logo o primeiro episódio, já que as chances são grandes de ser envolvido pela história, e mesmo se não gostar, ainda pode aproveitar um belo espetáculo visual.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Adoro esse tipo de drama, onde, mesmo com talento, ela, não necessariamente, conseguiu os resultados que queria.

Não vamos acelerar o drama, mas não acho que a mãe dela seja “vilã” pelo o que fez.

Legal como ele resolve o problema, além de já ter deixado algumas coisas bem interessantes sobre seu passado.

Achei que ela fosse ser mais irritante por conta da arrogância, mas acabou sendo divertida.

Eu ri. Pena que deu bad ending depois…

É quase um pecado colocar isso sem os efeitos sonoros, mas tá aí.

Esse treinador me lembra o treinador de Uma Musume…

Em vários aspectos.

Eu invoco a possível best girl em modo de ataque!

… E encerro minha jogada com essa coletânea de waifus materiais.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.