Violet Evergarden #03 – Impressões semanais

O episódio 3 de Violet fechou a a introdução da história, com uma trama secundária bonita, mas uma parte no final meio difícil de engolir, ao menos para mim.

Segundo o pessoal que leu a novel, esse episódio, que assim como os anteriores, é original (os outros tinham parte da novel, já esse é 100% original, não mostrava nada dessa parte na novel), mas foi o episódio original que mais pegou o sentimento e esquema da novel, apresentando protagonistas em segundo plano que através de sua história, guiam a Violet a amadurecer.

Esse aspecto foi bem feito, de fato. Não teve melhora milagrosa, ela apenas deu um primeiro passo a parar de ver as coisas de forma robótica.

A novel já começa com ela acompanhando a história de uma pessoa, só que em um momento que ela já está bem mais madura, dizem até que ela é carismática, o que é difícil de acreditar vendo como ela se comporta atualmente. Mas se conseguirem replicar isso no anime, vai ser legal ver a mudança gradualmente.

Estamos no sistema de evolução gradual de um personagem que se comporta como um robô, e diferente de outras obras, não forçam um bando de situações engraçadas na “garota meio-robô”, para tentar gerar empatia por meio de outro personagem. Dessa forma, dependemos dos personagens a volta da Violet para nos carregarem na história.

Cabelorgarsmo. A personagem secundária que tem tratamento visual de protagonista.

A personagem da vez fez bem o serviço, apresentando uma situação interessante do pós-guerra, com seu irmão depressivo, por se culpar pela morte dos pais, e ela sem saber como falar com ele. A conclusão foi bonita, e serviu também para apresentar um pouco melhor esse mundo, que pelo que dizem, é uma coisa que fica bem rala na novel. O anime já está tentando melhorar o original mesmo nesse aspecto.

A única parte que me fez torcer a cara foi que, depois de todo aquele discurso de formar as “melhores memory dolls”, a mulher me passa a Violet por fazer uma carta de 3 linhas decente… O correto seria ela fazer o curso novamente do zero, agora já com a visão correta do que é uma carta em mente. Passar ela ali ficou forçado para caramba.

Bonitinho, mas…

Ironicamente, a novel é cheia de situações assim, pelo que quem leu a novel afirmou. Basicamente, você tem que “ligar a suspensão de descrença”, já que algumas situações são revolvidas de forma pouco aceitável logicamente. Daí esse episódio, apesar de original, ser tão parecido com o felling correto da novel, desde a história de alguém que a Violet conhece acabar como foco, até a parte que não é lá muito elogiável dela: a resolução de forma duvidosa de algumas situações.

A Novel, em seus 2 volumes, tem um total de 13 capítulos, e pelo que se especula, dificilmente todos serão adaptados, já que foram gastos 3 episódios em uma introdução original, para agora sim deve entrar nos casos da novel.

Segundo o pessoal mais crítico que vi comentar a novel, isso, apesar de deixar o começo meio morno, deve se mostrar positivo a longo prazo, já que o modelo de narrativa da novel não funciona muito bem para anime, precisando de uma adaptação mesmo. E algumas das histórias do 13 capítulo da novel são fracas o bastante para nem merecerem ser adaptadas, segundo alguns afirmam.

Ela corou e minha mente suja já pensou: “Oh meu deus, inces…”.

Estou achando toda essa comparação Novel x Anime bem interessante, até porque está havendo uma tentativa real de melhorar o original aqui, quer alguns fãs gostem de como estão fazendo isso ou não. Dar linearidade, a uma história que seria originalmente episódica, ajuda a prender melhor o público. E introduzir a personagem e mostrar ela evoluindo gradualmente, pode dar uma sensação forte de desenvolvimento de personagem, que perderia um pouco do impacto se ficassem indo e voltando no tempo mostrando várias histórias diferentes da Violet com pessoas que ela ajudou.

Por último, a música da Opening é linda, mas esperava mais da animação, que ficou bem econômica, embora detalhada. Já a Ending, embora eu não tenha gostado da música, achei a parte da animação linda. Não se pode ter tudo…

Bom, agora a história começa para valer, veremos que tipo de história vão mostrar, e que melhorias vão tentar fazer. Porque sim, claramente estão tentando pegar a ideia da novel e fazer melhorias, ao invés de só sair copiando tudo.

Violet Evergarden está sendo transmitido na Netflix semanalmente, com dublagem em PT ou legendado.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extra

 

Rapaz… Pensei que ia dar ruim pra valer nisso aqui e podia acabar até no irmão violentando a garota. Minha visão das coisas é meio negativa até demais às vezes… No fim das contas, ele não era uma pessoa ruim, felizmente.

Cabelorgarsmo nunca é demais.