Youkoso Jitsuryoku (Youjitsu) #06 – Impressões semanais

Esse é um daqueles episódios que tem até outras coisa pra comentar, mas 99% do foco acaba na cena final, fazendo todo resto sumir. Até porque, convenhamos, foi um arco meio fraco.

Mas antes de focarmos no final, vamos as partes não tão interessantes. Começando como o plano para acabar com as punições.

Foi tão simples que não tem muito o que falar, o famoso blefe bem sucedido. Tudo ali fez sentido, esse colégio maluco era bem capaz de estar testando os alunos mesmo, então se eu estudasse lá não duvidaria do blefe do protagonista para os alunos da turma C. A parte mais interessante, no entanto, é notar como o protagonista manipulou a Horikita a pensar naquele plano das câmeras, sem ela notar.

Depois vem o outro mini arco a ser resolvido, a Idol. De novo, tudo bem simples e obvio. Todo mundo devia saber quem era o perseguidor depois das caretas e comportamento do cara no episódio 5. Que ela iria ser salva pelo Ayano também era manjado. No geral, a surpresa, ou quebra do clichê, seria aquele cara da câmera não ser o stalker, ou ela se salvar de outra forma.

A cena, no entanto, acabou sendo dirigida, de forma a ficar mais claustrofobia (sentimento de isolamento sufocante), em vez de focar nas partes intimas ou o cara lambendo ela toda, etc, virando quase um fanservice grotesco, como alguns animes fazem em cenas de assedio (eu gosto de você SAO, mas aquilo no final do arco 2 foi bizarro).

Então, de novo, não tem muito o que analisar. Só fiquei feliz por ela não ser uma das idols que canta e veste roupas vergonha alheia, detesto isso misturado em animes. Ela claramente criou interesse no protagonista também, mas se vai virar um membro permanente do elenco ou sumir, só o tempo dirá. E o arco se completa com ela aceitando sua outra faceta, em vez de continuar se escondendo. Ela desistindo do óculos falso é a representação disso. O resto, do vilão da turma C agindo como líder de gangue, eu acho meio trash. Só daquilo ser permitido no colégio já é estranho.

Agora, ao que realmente foi interessante, as revelações sobre o protagonista no final. Muita coisa começa a fazer sentido agora. Ele parece ter sido criado em um regime radical: militar, experimentos, orfanato hardcore, algo assim. E foi ali que ele adquiriu o ar apático dele, possivelmente. Ele não se expressa porque ele não sente nada. Ele tenta agir como manda o senso comum, ou, em outras palavras, se comportar como uma pessoa normal, dá respostas de uma pessoa normal, fazendo de tudo um grande teatro. Isso justificaria muita coisa sobre o personagem até agora.

A primeira reação mais humana dele foi de nervosismo ao notar que a Horikita estava tentando saber mais sobre ele, dando uma resposta emocional pela primeira vez na série: “não se meta na minha vida”. Para um personagem que sempre dava respostas calmamente, e nunca agredia ninguém, física ou verbalmente, foi um senhor choque para mim.

Outra quebra aqui é do protagonista padrão de novels, que quase sempre é legal com a heroína central, ou cria interesse romântico nela do dia pra noite. Ele basicamente deu um fora na garota que estava querendo saber mais sobre ele, algo bem fora dos padrões para protagonistas desse gênero de obra.

Achei o arco como um todo fraco. Não horrível, mas sem impacto em suas resoluções, que variaram de previsíveis a fáceis. Mas essa parte no final da professora alertando a Horikita e o protagonista sendo grosso com ela, com certeza deu uma elevada legal no episódio em si (o arco não, até porque isso foi uma parte minuscula dele, ainda que faça parte do arco notar como o protagonista manipulou a Horikita).

Agora é aguardar para mais informações sobre o que o protagonista quer, e mais sobre o seu passado. Mas se queriam fisgar quem estava meio desanimado com esse arco morno, conseguiram. Ao menos o epílogo foi bom.

“Nada é tão perigoso quando um amigo ignorante; até um inimigo sábio é uma opção melhor”. O título do próximo episódio creio que seja mais ao pé dá letra. Quem será o amigo burro fazendo besteira?

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Relacionado:

 

Extras

Alguém parece apaixonada… Ele não te olha com desejo ou julgamento porque ele é um sociopata sem emoções mulher!

Por essa ninguém esperava.