Youkoso Jitsuryoku (Youjitsu) #04 – Impressões semanais

Youkoso continua em sua rotina de conseguir fazer de um anime escolar um bom suspense, sempre com algum novo obstáculo e mistérios pipocando. O caso da garota duas caras, infelizmente, foi deixando em pausa essa semana, para se focar em uma armação da classe C contra a D. Essa classe C, por sinal, parece a grande vilã, já que ameaça a classe B também, com apenas 60 pontos de diferença entre as duas no momento.

Eu posso ficar divagando entre tudo que ocorreu no episódio, mas nunca gostei dessa abordagem. Existem apenas 5 pontos do meu real interesse:

Nem tá na cara que ela tirou uma foto…

O primeiro seria o que a garota de óculos está tentando esconder? O que é essa máscara dela? Ela não está sendo falsa, o que indicaria que parece apenas algo que ela tem vergonha e não quer que ninguém saiba. A câmera na mão dela deixa quase certo que ela tirou fotos do que aconteceu, o que serviria de prova e resolveria o caso de forma simples.

Em narrativas, se torna mais rico e interessante apresentarmos um personagem através de um evento a longo prazo (saga um pouco mais longa), ao invés de joga-lo no grupo de uma hora para a outra (como o abominável anime Smartphone faz com as heroínas). Esse evento da briga, portanto, parece criado, em parte, com o propósito de apresentar essa garota, que inclusive aparece no cover do anime.

Não que não tenha outras coisas envolvidas. Só um autor ruim cria um arco para apresentar cada uma das heroínas enquanto isola quase todo resto dos personagens da história. Um bom arco desenvolve a história como um todo, aprofundando de leve muitos aspectos da mesma, ao mesmo tempo que desenvolve personagens, sejam novos ou antigos.

Gente boa demais para ser verdade?

Isso leva a minha segunda curiosidade nesse episódio, a personagem de cabelo rosa e um mistério sobre ela. Outra utilidade desse arco parece ser aprofundar a relação do protagonista com aquela garota, que pode ou não ser uma duas caras também, embora não pareça ser o modelo forçado da Kushida, só alguém honestamente gente boa.

A terceira curiosidade são os antagonistas. Qual o problema do cara da boate com a turma D? Eles já são ferrados o bastante, pra que destruí-los ainda mais? Ou o problema é só com o cara de cabelo vermelho? Aquele cara da turma C é do time de basquete e está com ciume ou com assim? A garota de cabelo azul escuro que olhou feio para o antagonista é outra que desperta curiosidade.

Eu sei que vocês já estão shippando

O quarto ponto de interesse: como a garota de cabelo rosa (tenham paciência com minha inabilidade de gravar nomes) tem tantos pontos? Aquilo levanta a questão de que, possivelmente, tem mais coisas que não sabemos sobre o sistema de pontos, ou então está rolando algum esquema por parte dela. No final do episódio mostrou os pontos dos outros estudantes da classe B e C (a maioria entre 80 a 150k), que parecem bem normais em comparação aos dela, que tem 2.6 milhões. São 100.000 pontos por 1000 pontos, a turma B só tem 600, e só passaram 2 meses desde a entrada deles. Pela lógica, ter mais de 250.000 pontos seria impossível.

O quinto seria quando o protagonista pensa “deve ser uma armação”, quando a garota da turma B oferece ajuda. Não ficou claro o por que dele pensar isso, no entanto.

Isso fecha o que me chamou atenção nesse episódio. Todos os meus textos de análise episódica funcionam dessa forma: pontos de interesse específicos durante a narrativa. Embora eu não deixei isso obvio como fiz nesse, por puro exercício. O que eu não gostei foi como deixaram de lado a segunda personalidade de “vocês sabem quem”, logo depois da revelação. Fui verificar na novel, e a cena era muito mais longa e cheia de diálogos, dando um entendimento um pouco maior sobre a personagem. Meio anti-climático eles deixarem isso pra lá, ao menos por enquanto. E a cena da boate ficou meio exagerada com o cara soltando um “bad boy” e uma garota da classe servindo de maid pro “chefão”.

“Maldita pentelha duas caras”

Por fim, a chamada desse episódio era “nos não deveríamos ficar nervosos quando escondem a verdade de nós, quando tão frequentemente a escondemos de nós mesmos”. Quem está escondendo algo é a garota de óculos, então o resto da frase deveria se referir ao protagonista, embora ainda esteja meio vago se é essa mesma a interpretação. Vamos ter que aguardar o fim do arco para ter certeza.

O próximo episódio me chamou bastante atenção pelo título: “O inferno são os outros”. A frase é do filosofo Sartre, e ela é muito interessante, por não ter uma interpretação tão obvia como as outras usadas até agora. Para Sartre nascemos livres, e o que nos molda é nossas escolhas. Infelizmente, não podemos fazer todas as escolhas que queremos, porque temos outras pessoas a nossa volta, que vão julga-las, ou mesmo interferir nelas caso bata de encontro a alguma ideologia das mesmas. Os “outros” acabam afetando, portanto, nosso comportamento, e ao nos julgarem, espoem nossos erros e defeitos. Dai a frase “o inferno são os outros”, já que é com base neles que vemos o pior em nós, e nos limitamos em nossas escolhas. Como isso vai se aplicar ao episódio que vem, teremos que esperar pra ver.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Relacionado:

 

Extras

 

Uma classe de gente feliz pede uma professora alcoólatra e gente boa.

O protagonista agarrando a Kushida igual um cachorro e puxando ela de se agarrar na garota de cabelo rosa me fez rir.

Não gosto de personagens random em histórias, e fora a garota duas caras e o de cabelo vermelho, esses outros 2 parecem estar ali só para preencher espaço.

Como diabos essa garota conseguiu 2 milhões e meio de pontos?!