As Visual Novels de Gen Urobuchi (criador de Psycho-Pass, Madoka e Fate/Zero)

Existem muitos escritores famosos no mundo das Visual Novels, mas pouquíssimos deles chegam ao “mundo aberto” e trabalham em animes. Hoje eu decidi falar um pouco da carreira do famoso Gen Urobuchi (Criador de Madoka Magica, Fate/Zero, Psycho-Pass e etc).

Urobuchi ficou conhecido por suas histórias bem trágicas, mas sempre carregada por alguma mensagem, filosofia e principalmente a exploração do psicológico dos personagens. Mas diferente do que muitos pensam, Urobuchi não começou escrevendo a light novel de Fate/Zero ou o anime de Madoka, mas sim VNs de mais de 15 anos de idade.

A informação acima já é conhecida por muitos, principalmente pela VN Saya no Uta, que é um dos seus maiores trabalhos. No entanto, falarei de vários outros títulos que ele criou trabalhando na empresa Nitroplus.

Eu particularmente não sou muito fã de obras pesadas, mas sei que muitos aqui são. Diferente de animes que tem muitas restrições, principalmente os que são exibidos na TV, VNs são totalmente liberais para quase qualquer tipo de conteúdo. Por isso, caso queira se aventurar em alguns dos títulos abaixo, lembre-se que pode e vai ser um tanto grotesco ou perturbador, já que era onde o Urobuchi podia deixar seu sadismo brilhar.

Algo interessante que verão nessa lista é a variedade de cenários dos trabalhos dele, algo notavelmente comum se parar para pensar até mesmo nos animes em que ele escreveu o roteiro.

 

Phantom of Inferno

Começando pelo primeiro título não só do Urobuchi, como da Nitroplus em si. Ela tem diferentes versões, a original feita pelo Urobuchi, mas a versão de PS2 e o Remake receberam modificações de outros escritores.

Sinopse: Lançada em 2000, a obra conta a história de um garoto de 15 anos que, após presenciar o assassinato de um repórter, é sequestrado e dado a escolha de se juntar a organização Inferno ou morrer. Sem escolhas, decide aceitar, tem suas memórias apagadas e recebe um novo nome, agora sendo treinado pela assassina mais forte da organização.

A obra foi traduzida e lançada para DVD, um formato bem incomum e que provavelmente vai dar alguma dor de cabeça para fazer rodar para quem for jogar no PC. Se estiver curioso sobre Phantom of Inferno, a VN recebeu uma adaptação em anime em 2009 chamada Phantom: Requiem for the Phantom, com 26 episódios e aparentemente uma boa adaptação, até por ter 10 a 30 horas de duração, o número de episódios é ideal.

A VN é de combates com armas de fogo, assassinatos, máfia, terrorismo, intrigas e afins.

 

Vampirdzhija Vjedogonia

Este título lançado em 2001 segue um estilo um pouco similar aos romances góticos (Se não souber o que é isso, dê uma pesquisada).

Sinopse: Na história, o protagonista vê uma bela garota em pânico e corre para ajuda-la, mas recebe uma mordida dela em troca. Ela na verdade era uma vampira, e agora o protagonista precisa caçá-la e destruí-la antes que ele se torne um. Para isso, ele se junta a uma organização de caça a vampiros.

O título nunca foi traduzido, mas recebeu uma adaptação para mangá e outra para novel, embora sejam muito curtinhos. Quem estiver curioso pode procurar alguma tradução, já que a VN é inviável para maioria.

Se já não é óbvio, essa é uma história de temática de vampiros e horror.

 

Kikokugai – The Cyber Slayer

Kikokugai foi lançado em 2002, mas recebeu um remake “para todas as idades” com gráficos melhorados, dublagem e animação em 2011.

Sinopse: A história se passa em Shangai, numa China do futuro. Desde tempos antigos existiam duas escolas de artes marciais que possuíam estilos bem diferentes, mas uma delas era incomparavelmente superior a outra. Isso permaneceu até a evolução da cibernética mudar  tudo, com a escola mais fraca agora se livrando das limitações físicas.

Os herdeiros da tradição antiga desenvolveram técnicas anti-ciborgues para conseguirem derrota-los de mãos nuas, tendo um grande efeito colateral neles mesmos.

O protagonista é alguém que masterizou tais técnicas e também um antigo assassino, ele volta para Shangai depois de um ano em recuperação por ter sido traído e dado como morto. Descobrindo as coisas horríveis que fizeram com a irmã dele enquanto estava ausente, ele jura vingança e decide assassinar todos os responsáveis.

Para quem estiver interessado, a VN foi traduzida, as duas versões. Para quem for mais corajoso, pode tentar a versão de 2002. Quem quiser algo um pouco menos pesado, com dublagem e gráficos muito melhores, pode tentar a versão de 2011. A VN é bem curta, então é acessível até para quem não tem muito tempo livre.

Como a sinopse já explica, a obra é de artes marciais e cyberpunk.

 

Saya no Uta

Sendo o grande estopim da carreira de Urobuchi. Lançada bem no final de 2003, a VN foi uma das obras mais populares do escritor.

Sinopse: Fuminori Sakisaka é um jovem estudante de medicina cuja vida foi mudada drasticamente ao sofrer um acidente de carro que provocou a morte de seus parentes e deixou-o fortemente prejudicado. Fuminori foi submetido a uma cirurgia para salvar sua vida, porém acabou tendo um efeito colateral que criou uma espécie de agnosia (“deformou” seus sentidos). Fazendo tudo que ele ve aparentar ser coberto de sangue e órgãos. As pessoas lembram monstros tanto na aparência quando na voz, e até a comida tem um gosto e aspecto repugnante.

Ele tentou cometer suicídio ainda no hospital, porém, acabou conhecendo uma bela garota de aparência humana. Ela se apresentou como Saya, e dizia que estava lá procurando por seu pai. Ele passou a visitá-lo frequentemente, mas, por Fuminori ter que deixar o hospital, sem querer se separar de Saya, convidou-a para morar com ele, prometendo ajudá-la a encontrar seu pai, sendo assim o convite foi aceito.

Saya no Uta tem tradução para o português e é bem curta. Mas fica o aviso, se você tem o estomago fraco, não recomendo a obra.

O título é bem pesado em horror e gore, além de aspectos psicológicos também.

 

Zoku Satsuriku no Django -Jigoku no Shoukinkubi-

Tecnicamente falando, essa foi a última VN que o Urobuchi criou antes de começar a focar seu trabalho em outras mídias.

Sinopse: A história se passa em um mundo chamado Sweetwater, que é todo feito de desertos escaldantes, cheio de bandidos e com o uso de tecnologias galácticas proibidas por formas de vida biomecânicas chamadas de Protozoans.

Existe uma lenda de um atirador lendário chamado Black Franco que acumulou uma fortuna gigantesca, fez revolução e conseguiu uma recompensa de 500.000 dólares por sua cabeça, antes de desaparecer dez anos antes do início da história.

Recentemente, no entanto, surgiu a protagonista usando a mesma arma que Franco sempre usava. Ela é uma caçadora de recompensa que diz que vai conseguir a recompensa pela cabeça de Franco. Mas logo ela encontra uma outra mulher que se recusa a dar seu nome que diz a mesma coisa. Quem vai conseguir a recompensa? E quem exatamente é o Franco?

A Visual Novel de 2007 ficou de ser traduzida pela JAST USA, mas por enquanto não parece que sairá tão cedo (Se sair…). Ela não tem nenhuma adaptação, então é praticamente inacessível para qualquer um que não quiser se aventurar na língua nipônica.

A VN é tanto de velho oeste como sci-fi.

 

Outros Trabalhos

Claro, os trabalhos do Urobuchi em visuais novels não acabaram por aí. Ele também criou o conceito original e fez o planejamento de “Hello, World.”, foi diretor e supervisor da versão original de Zanmatasei Demonbane e de Togainu no Chi, supervisor de Jingai Makyou e escreveu um dos cenários bônus da versão de PSVita de Fate/Stay Night, “Tobitate!”, além de mais alguns trabalhos menores.

Sendo um grande fã de Fate/Stay Night, bem no final de 2006 ele começou a escrever a light novel de Fate/Zero, que posteriormente seria um dos seus grandes destaques nos animes junto de Madoka, ambos lançados em 2011.

Hoje em dia será difícil ver outra Visual Novel criada pelo Urobuchi, pois mesmo que a mídia em si seja superior aos animes em diversos quesitos, você só faz seu nome mesmo se alcançar o grande público (Mas não é impossível, nunca se sabe). No entanto, ele ainda tem bastante história desconhecida pela maioria, e por isso decidi fazer esse post.

Para os fãs do escritor, é uma boa oportunidade para se aprofundar nos antigos trabalhos dele, enquanto os próximos não chegam. Caso contrário, fica aí um post de curiosidade interessante.

Criou interesse em alguma dessas? Gostaria de ver alguma ganhando um anime, mesmo este sendo provavelmente bem censurado em alguns casos? Quais seriam?

 

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."