Tales of Berseria – O mais recente e sombrio jogo da franquia | Review

TALES OF BERSERIA

Por que você acha que os pássaros voam?

Desenvolvedora: Bandai Namco Entertainment

Gênero: RPG

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Playstation 3 (somente Japão)

Tempo Médio da Campanha: 45 a 50 horas

Data de Lançamento: Agosto de 2016 (Japão) e Janeiro de 2017 (resto do Mundo)

Idioma: Inglês/Japonês

Legendas: Totalmente em português

 

Tales of Berseria é o mais recente jogo da famosa franquia de RPG da Bandai. Neste novo capítulo, a série apresenta uma pegada bem diferente de seus antecessores, levando o jogador a explorar um interessante mundo de fantasia enquanto é guiado por um enredo rico, bem feito, e trágico.

O jogo se passa no mesmo mundo de seu predecessor, Tales of Zestiria, algumas eras antes. Mas, apesar de algumas referências entre os jogos, não há nenhuma necessidade de conhecer Zestiria para jogar Tales of Berseria, sendo uma história completa em si.

Aqui, não temos a clássica aventura dos heróis “perfeitinhos” que buscam salvar o mundo. O enredo de Berseria possui uma temática mais sombria, apresentando personagens cheios de falhas e com intenções egoístas. São personagens desajustados da sociedade, com seus próprios traumas e ideais, que se juntam, pelo menos em princípio, por terem seus próprios objetivos se cruzando em um mesmo caminho e inimigo.

A história gira em torno de Velvet, uma jovem mulher órfã que após um ataque de demônios em sua vila, perde sua irmã mais velha ainda quando criança. Ela então cresce apenas com seu debilitado irmão mais novo e seu cunhado como única família que lhe resta. É então que em outra noite escarlate, mesmo evento que aconteceu anos antes na morte de sua irmã, uma nova tragédia ocorre em sua vida, sendo traída por quem mais confiava.

Ao presenciar tal tragédia, Veltet é transformada em um demônio, passando a possuir um braço demoníaco, capaz de devorar outras criaturas e adquirir sua força. Ela então é levada presa, passando três anos em um pequeno poço como cativeiro. Veltet passa a nutrir um incontrolável ódio pela pessoa que a traiu.

A protagonista Velvet e seu braço demoníaco.

Velvet, graças a uma antiga aliada de seu inimigo; e com a ajuda de Rokurou, um espadachim demônio que possui um rigoroso senso de honra; e a misteriosa e excêntrica bruxa Magilou, escapa da prisão, apenas para descobrir que concederam à pessoa que lhe traiu o status de salvador do mundo, por proteger as pessoas dos demônios, e tornaram-no chefe da abadia, organização formada por exorcistas ligada ao governo e a igreja.

Em sua jornada por vingança, Veltet encontra pessoas que, por seus próprios objetivos, acompanham ela em sua jornada. São eles, além de Rokurou e Magilou, Laphi, uma criança malak, extremamente inocente e sem experiências sociais, e o pirata malak Eizen (para quem conhece Tales of Zestiria, uma ligação com o jogo) com forte ideal pela liberdade individual de cada ser, e que deseja encontrar o capitão de seu navio, que teve seu desaparecimento ligado à abadia.

Há ainda mais um membro do grupo, mas como não faz parte da equipe em momento tão inicial do jogo, seria spoiler revelar, mas é de igual qualidade e faz um ótimo contraste com a personalidade de Velvet.

O grupo quase completo. Da esquerda para direita: Magilou, Eizen, Velvet, Rokurou e Laphi.

A título de esclarecimento, malaks são criaturas, de forma não necessariamente humana, com capacidades mágicas. As pessoas acreditavam que eles não possuíam sentimentos e vontades próprias. Pessoas puras e com grande afinidade mágica podiam utilizar esses malaks para lhes dar poder, daí vem o poder dos exorcistas, que enxergam os malaks como meras ferramentas.

A jornada pela vingança não é algo muito original, já tendo sido utilizado diversas vezes pelas indústrias do entretenimento nos mais diversos seguimentos, mas isso ainda funciona muito bem em Tales of Berseria. Seus personagens são bem trabalhados, possuindo personalidades marcantes e ideais próprios.

Na realidade, os protagonistas podem ser classificados como os vilões aos olhos do mundo. Durante o jogo, os protagonistas matam e tomam atitudes que sabidamente trarão grande prejuízo aos cidadãos. Motivados pelo ódio de Velvet e demais objetivos, por vezes egoístas, de cada um, os protagonistas são odiados e temidos pela população.

Os personagens possuem falhas, deixando-os mais realistas. Velvet, por exemplo, é cega pelo ódio e apresenta certa arrogância. Já Laphi é excessivamente inocente. Estes pontos são bem trabalhados e confrontados no decorrer do jogo, mostrando que foi dada a devida atenção por parte da desenvolvedora.

Os antagonistas também são bem trabalhados e fogem do padrão do vilão de pura maldade. Aqui, os antagonistas lutam por ideais fortes, acreditando sempre no que chamam de razão, onde põem o coletivo acima do individual.

Além disso, exercem exagerado controle sobre a população, em troca da segurança. É interessante como a história se desenvolve, sempre trabalhando a questão de que lado está certo ou errado, o que há por trás dos planos da abadia, se eles são assim tão bons como as pessoas veem ou se escondem algo mais nefasto.

Não só os personagens principais foram bem trabalhados. Praticamente todo personagem apresentado possui sua parcela de importância no desenvolvimento da história e dos demais personagens.

Oscar e Teresa, exemplos de inimigos com histórias bem desenvolvidas.

O jogo tem uma pegada sombria, com momentos emocionantes e trágicos, mas que consegue manter um bom equilíbrio com o humor. As piadas são constantes, mas os desenvolvedores souberam usá-las nos momentos certos, sem quebrar os momentos mais tensos do jogo. O alívio cômico é maior representado por Magilou, principalmente em suas interações com Velvet e Laphi, com diversas piadas bem humoradas.

Apesar de o enredo ser de fato bom, há longos momentos claramente feitos apenas para dar longevidade à aventura. Não é nenhum problema uma desenvolvedora trabalhar para estender o tempo de diversão de seus jogos, mas em Berseria o que se vê são longas sessões onde a história parece dar voltas desnecessárias apenas para nos fazer ir, através mais uma dungeon, sem que nela haja o devido desenvolvimento da história.

Os combates são iniciados ao tocar nos monstros pelo cenário. Nele o jogador tem o controle do personagem pela área de combate limitada que se forma, movimentando o personagem e executando os golpes e combos pré-definidos no menu de personalização.

Há diversos golpes que podem ser escolhidos, bem como sua ordem de utilização conforme os botões apertados durante o confronto e são todos únicos para cada personagem. Há também habilidades de liberação de alma, que dão vantagens no combate, como Velvet utilizando seu braço demoníaco, mas à custa do medidor de almas, que servem também para contar quantos golpes podem se utilizar até ter que reiniciar um combo. Os inimigos também possuem tal medidor e podem perdê-los em favor do jogador, caso mortos ou atordoados.

O jogador possui a liberdade de trocar de personagem durante a luta. Cada combate conta com até 04 personagens simultaneamente, podendo haver a substituição por um dos outros, à custa de outro medidor, também utilizado para os golpes especiais.

Berseria tem um forte teor de estratégia, podendo o jogador definir o modo como os personagens que não estiver controlando devem se comportar durante o combate, como: se devem manter distância ou atacar de perto e em qual situação utilizar o medidor de almas, etc.

O jogo disponibiliza uma enorme quantidade de equipamentos, todos podendo ser aperfeiçoados com a utilização de certos materiais obtidos pelos cenários e em batalhas. Os equipamentos, além de aprimorar os atributos como o dano causado ou a defesa, trazem uma serie de bônus, sendo um bônus que, após utilizado o equipamento diversas vezes, se torna permanente no personagem.

Há também uma grande quantidade de itens estéticos, permitindo grande personalização nos visuais de cada personagem.

O mundo do jogo é bem grande, tendo uma boa quantidade de cenários, de áreas frias e cheias de neves a cidades praianas. Os cenários escondem grande quantidade de itens, o que eleva o desejo de exploração.

Entretanto, apesar do jogo apresentar bons cenários e com diversidade, as dungeons sofrem por seguirem o mesmo padrão de corredores repetitivos e com puzzles fracos, que são mais perda de tempo, mais forçando o jogador a ficar indo e voltando pela dungeon, do que oferecendo desafios.

Berseria também apresenta certa linearidade desagradável. O jogo possui alguns minigames divertidos, mas não há muitas atividades a serem feitas além de seguir pela missão principal. Na maior parte do tempo é desinteressante revisitar as áreas por onde já passou, até que alguma das poucas missões secundárias ofereça algo para se fazer nesses cenários.

O jogo apresenta gráficos razoáveis, mas bem desenhados. Em sua maioria as cutscenes são feitas com os gráficos do game, mas em alguns momentos raros, o jogo apresenta cutscenes em 2d, como um anime. Essas cenas são belíssimas, muito bem animadas e bem detalhadas. Infelizmente são pouquíssimas, só se tornando mais frequentes nos momentos finais do jogo. A trilha sonora é excelente, com faixas realmente belas.

 

As cutscenes são belíssimas.

Quanto a pergunta que fiz no subtítulo da análise, sobre o porquê dos pássaros voarem, trata-se de uma pergunta feita diversas vezes durante o jogo. Ela tem um grande significado implícito, com cada personagem colocando inconscientemente um pouco de sua personalidade e ideais em suas respostas.

Tales of Berseria é um ótimo RPG, capaz de agradar os fãs do gênero, independente de prévio contato com a franquia, possuindo uma forte narrativa, emocionante, com bons personagens e um final que não decepciona bem humorado e ao mesmo tempo, sombrio. É uma história sobre pessoas problemáticas, lutando por seus ideais, aceitando quem realmente são.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS E EXTRAS

Trailer com gameplay

Para quem deseja conhecer um pouco mais da história do jogo antes de jogá-lo, os episódios 06 e 07 do anime de Tales of Zestiria, não são sobre Zestiria, mas sim sobre os momentos iniciais de Tales of Berseria.

Podem ver a review destes episódios nesste link, também do IntoxiAnime.

REQUISITOS DE SISTEMA:

MÍNIMOS:

SO: Windows 7, 8, 10 (64-bit)

Processador: Intel Core 2 Duo E8400 3.0GHz ou AMD Phenom II X2 550, 3.1GHz

Memória: 2 GB de RAM

Placa de vídeo: GeForce 9800 GTX ou AMD Radeon HD 4850

DirectX: Versão 9.0c

Armazenamento: 15 GB de espaço disponível

Placa de som: DirectX 11 compatível

RECOMENDADOS:

SO: Windows 7, 8, 10 (64-bit)

Processador: Intel Core i5-750, 2.66GHz or AMD Phenom II X4 965, 3.2GHz

Memória: 4 GB de RAM

Placa de vídeo: GeForce GTX 560 or Radeon HD 7870

DirectX: Versão 9.0c

Armazenamento: 15 GB de espaço disponível

Placa de som: DirectX 11 compatível